Bg pattern

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma condição de longo prazo que causa dor, inchaço e rigidez nas articulações. A condição afeta geralmente as mãos, pés e pulsos.

Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.

Esta página fornece informação geral e não substitui a consulta de um médico. Se os sintomas forem graves, persistentes ou estiverem a agravar-se, procure aconselhamento médico com urgência.

A artrite reumatoide é uma condição de longo prazo que causa dor, inchaço e rigidez nas articulações. A condição afeta geralmente as mãos, pés e pulsos.

Podem existir períodos em que os sintomas pioram, conhecidos como crises ou surtos.

Uma crise pode ser difícil de prever, mas com tratamento é possível diminuir o número de crises e minimizar ou prevenir danos a longo prazo nas articulações.

Algumas pessoas com artrite reumatoide também experimentam problemas noutras partes do corpo, ou sintomas mais gerais como cansaço e perda de peso.

Saiba mais sobre os sintomas da artrite reumatoide.

Quando procurar aconselhamento médico

Consulte um médico de família se pensa que tem sintomas de artrite reumatoide, para que ele possa tentar identificar a causa subjacente.

Diagnosticar a artrite reumatoide rapidamente é importante, porque o tratamento precoce pode impedir que piore e reduzir o risco de danos nas articulações.

Saiba mais sobre o diagnóstico da artrite reumatoide.

Causas da artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune. Isto significa que o seu sistema imunitário (que normalmente combate infeções) ataca as células que revestem as suas articulações por engano, tornando as articulações inchadas, rígidas e dolorosas.

Com o tempo, isto pode danificar as articulações, a cartilagem e o osso próximo.

Não está claro o que desencadeia este problema com o sistema imunitário, embora esteja em maior risco se:

  • for mulher
  • tiver um histórico familiar de artrite reumatoide
  • fumar

Saiba mais sobre as causas da artrite reumatoide.

Tratamento da artrite reumatoide

Não existe cura para a artrite reumatoide. No entanto, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado permitem que muitas pessoas com a condição tenham períodos de meses ou até anos entre crises. Isto pode ajudá-las a levar uma vida plena e a continuar o seu emprego habitual.

As principais opções de tratamento incluem:

  • medicação que é tomada a longo prazo para aliviar os sintomas e retardar a progressão da condição
  • tratamentos de suporte, como fisioterapia e terapia ocupacional, para ajudar a mantê-lo móvel e a gerir quaisquer problemas que tenha com as atividades diárias
  • cirurgia para corrigir quaisquer problemas nas articulações que se desenvolvam

Saiba mais sobre o tratamento da artrite reumatoide.

Dependendo da quantidade de dor, rigidez ou danos nas articulações que tiver, as tarefas diárias podem tornar-se difíceis ou demorar mais tempo a serem realizadas. Pode ter que adaptar a forma como faz as tarefas do dia a dia.

Saiba mais sobre como viver com artrite reumatoide.

Complicações da artrite reumatoide

Ter artrite reumatoide pode levar a várias outras condições que podem causar sintomas adicionais e, por vezes, colocar a vida em risco.

Possíveis complicações incluem:

Garantir que a artrite reumatoide está bem controlada pode ajudar a reduzir o seu risco destas complicações.

Saiba mais sobre as complicações da artrite reumatoide.

 Sintomas Artrite reumatoide 

Os principais sintomas da artrite reumatoide são dor, inchaço e rigidez nas articulações. Também pode causar sintomas mais gerais e inflamação em outras partes do corpo.

Os sintomas da artrite reumatoide geralmente se desenvolvem gradualmente ao longo de várias semanas, mas alguns casos podem progredir rapidamente em poucos dias.

Os sintomas variam de pessoa para pessoa. Podem ir e vir, ou mudar com o tempo. Você pode experimentar crises quando a sua condição piora e os seus sintomas se tornam mais graves.

Sintomas que afetam as articulações

A artrite reumatoide afeta principalmente as articulações. Pode causar problemas em qualquer articulação do corpo, embora as pequenas articulações das mãos e dos pés sejam frequentemente as primeiras a serem afetadas.

A artrite reumatoide geralmente afeta as articulações simetricamente (ambos os lados do corpo ao mesmo tempo e na mesma extensão), mas nem sempre é o caso.

Dor

A dor nas articulações associada à artrite reumatoide é geralmente uma dor pulsátil e dolorosa. É frequentemente pior pela manhã e após um período de inatividade.

Rigidez

As articulações afetadas pela artrite reumatoide podem ficar rígidas. Por exemplo, se as suas mãos forem afetadas, pode não conseguir dobrar totalmente os dedos ou fechar o punho.

Tal como a dor nas articulações, a rigidez é frequentemente pior pela manhã ou após um período de inatividade.

A rigidez matinal que é um sintoma de outro tipo de artrite, chamada osteoartrite, geralmente desaparece dentro de 30 minutos após levantar, mas a rigidez matinal na artrite reumatoide geralmente dura mais tempo do que isso.

Inchaço, calor e vermelhidão

O revestimento das articulações afetadas pela artrite reumatoide fica inflamado, o que pode causar inchaço nas articulações, e torná-las quentes e sensíveis ao toque.

Em algumas pessoas, podem também desenvolver-se nódulos reumatoides firmes sob a pele à volta das articulações afetadas.

Sintomas adicionais

Além dos problemas que afetam as articulações, algumas pessoas com artrite reumatoide têm sintomas mais gerais, tais como:

  • cansaço e falta de energia
  • febre alta
  • suor
  • falta de apetite
  • perda de peso

A inflamação que faz parte da artrite reumatoide também pode, por vezes, causar problemas noutras áreas do corpo, tais como:

  • olhos secos – se os olhos forem afetados
  • dor no peito – se o coração ou os pulmões forem afetados

Saiba mais sobre as complicações da artrite reumatoide.

 Causas Artrite reumatoide 

A artrite reumatoide é uma condição autoimune, o que significa que é causada pelo sistema imunitário atacar tecidos saudáveis do corpo. No entanto, ainda não se sabe o que desencadeia isto.

O seu sistema imunitário normalmente produz anticorpos que atacam bactérias e vírus, ajudando a combater infeções.

Se tem artrite reumatoide, o seu sistema imunitário envia erroneamente anticorpos para o revestimento das suas articulações, onde atacam o tecido circundante à articulação.

Isto faz com que a fina camada de células (sinóvio) que cobre as suas articulações fique dorida e inflamada, libertando substâncias químicas que danificam as áreas próximas:

  • ossos
  • cartilagem – o tecido conjuntivo elástico entre os ossos
  • tendões – o tecido que conecta o osso ao músculo
  • ligamentos – o tecido que conecta o osso e a cartilagem

Se a artrite reumatoide não for tratada, estas substâncias químicas causam gradualmente a perda da forma e do alinhamento da articulação. Eventualmente, pode destruir a articulação completamente.

Várias teorias sobre o porquê de o sistema imunitário atacar as articulações foram sugeridas, como uma infeção a ser um gatilho, mas nenhuma destas teorias foi comprovada.

Possíveis fatores de risco

Existem várias coisas que podem aumentar o seu risco de desenvolver artrite reumatoide, incluindo:

  • os seus genes – há algumas evidências de que a artrite reumatoide pode ocorrer em famílias, embora se pense que o risco de a herdar seja baixo, uma vez que se acredita que os genes desempenham apenas um pequeno papel na condição
  • hormonas – a artrite reumatoide é mais comum em mulheres do que em homens, o que pode ser devido aos efeitos da hormona estrogénio, embora esta ligação não tenha sido comprovada
  • fumo – algumas evidências sugerem que as pessoas que fumam têm um risco aumentado de desenvolver artrite reumatoide

 Diagnóstico Artrite reumatoide 

A artrite reumatoide pode ser difícil de diagnosticar porque muitas condições causam rigidez e inflamação nas articulações e não existe um teste definitivo para a condição.

Consulte um médico de família se tiver estes sintomas para que ele possa tentar determinar a causa.

Consultar um médico de família

Um médico de família fará um exame físico, verificando as suas articulações quanto a qualquer inchaço e para avaliar com que facilidade elas se movem. O médico de família também lhe perguntará sobre os seus sintomas.

É importante informar o médico de família sobre todos os seus sintomas, não apenas aqueles que considera importantes, pois isso ajudará a fazer o diagnóstico correto.

Se o médico de família achar que tem artrite reumatoide, ele o encaminhará para um especialista (reumatologista).

Análises ao sangue

O médico de família pode solicitar análises ao sangue para ajudar a confirmar o diagnóstico.

Nenhuma análise ao sangue pode provar ou descartar definitivamente um diagnóstico de artrite reumatoide, mas várias análises podem mostrar indicações da condição.

Algumas das principais análises ao sangue utilizadas incluem:

  • taxa de sedimentação de eritrócitos (TSH) – que pode ajudar a avaliar os níveis de inflamação no corpo
  • proteína C-reativa (PCR) – outro teste que pode ajudar a medir os níveis de inflamação
  • hemograma completo – este teste pode ser usado para ajudar a descartar outras possíveis causas dos seus sintomas, bem como fornecer um indicador da sua saúde geral

O hemograma completo também pode ser usado para verificar se tem anemia. Anemia significa que o sangue é incapaz de transportar oxigénio suficiente devido à falta de células sanguíneas.

A anemia é comum em pessoas com artrite reumatoide, embora ter anemia não prove que tem artrite reumatoide.

Fator reumatoide e anticorpos anti-CCP

Uma análise ao sangue mede os níveis de fatores reumatoides no sangue. Os fatores reumatoides são proteínas que o sistema imunitário produz quando ataca tecidos saudáveis.

Mais de metade das pessoas com artrite reumatoide têm níveis elevados de fatores reumatoides no sangue quando a doença começa, mas cerca de 1 em 20 pessoas sem artrite reumatoide também testam positivo.

Uma análise ao sangue relacionada conhecida como teste de anticorpos anti-péptido cíclico citrulinado (anti-CCP) também está disponível. Os anti-CCP são anticorpos também produzidos pelo sistema imunitário.

As pessoas que testam positivo para anti-CCP têm grande probabilidade de desenvolver artrite reumatoide, mas nem todas as pessoas com artrite reumatoide têm este anticorpo.

Aqueles que testam positivo para fator reumatoide e anti-CCP podem ter maior probabilidade de ter artrite reumatoide grave que requer níveis mais elevados de tratamento.

Exames às articulações

Podem ser feitos exames para verificar a inflamação e os danos nas articulações.

Estes podem ajudar a distinguir entre os tipos de artrite e podem ser usados para monitorizar a progressão da sua condição ao longo do tempo.

Os exames que podem ser feitos para diagnosticar e monitorizar a artrite reumatoide incluem:

  • raios-X
  • ressonâncias magnéticas (onde campos magnéticos fortes e ondas de rádio são usados para produzir imagens detalhadas das suas articulações)

Avaliação da sua capacidade física

Se foi diagnosticado com artrite reumatoide, o seu especialista fará uma avaliação para ver o quão bem está a lidar com as tarefas diárias.

Pode ser solicitado que preencha um questionário sobre o quão bem consegue fazer coisas como vestir-se, caminhar e comer, e qual é a sua força de preensão.

Esta avaliação pode ser repetida após o seu tratamento, para ver se obteve alguma melhoria.

 Treatment Rheumatoid arthritis 

Tratamentos para a artrite reumatoide podem ajudar a reduzir a inflamação nas articulações, aliviar a dor, prevenir ou retardar os danos nas articulações, reduzir a incapacidade e permitir que você seja o mais ativo possível.

Embora não haja cura para a artrite reumatoide, o tratamento e o apoio precoces (incluindo medicamentos, mudanças no estilo de vida, tratamentos de apoio e cirurgia) podem reduzir o risco de danos nas articulações e limitar o impacto da condição.

O seu tratamento geralmente envolverá cuidados do seu médico de família e de vários especialistas diferentes.

Existem medicamentos disponíveis para ajudar a impedir que a artrite reumatoide piore e reduzir o risco de problemas adicionais.

Estes são frequentemente divididos em 2 tipos principais: medicamentos antirreumáticos modificadores da doença (DMARDs) e tratamentos biológicos.

Medicamentos antirreumáticos modificadores da doença (DMARDs)

Se você foi diagnosticado com artrite reumatoide, geralmente receberá uma combinação de comprimidos DMARD como parte do seu tratamento inicial.

Esses medicamentos aliviam os sintomas da condição e retardam sua progressão.

Os DMARDs funcionam bloqueando os efeitos das substâncias químicas liberadas quando o seu sistema imunológico ataca as suas articulações, o que, de outra forma, poderia causar mais danos aos ossos, tendões, ligamentos e cartilagem próximos.

Os DMARDs que podem ser usados incluem:

O metotrexato é geralmente o primeiro medicamento administrado para artrite reumatoide, frequentemente com outro DMARD e um curso curto de esteroides (corticosteroides) para aliviar qualquer dor.

Estes podem ser combinados com tratamentos biológicos.

Os efeitos colaterais comuns do metotrexato incluem:

  • sensação de enjoo
  • perda de apetite
  • boca dolorida
  • diarreia
  • dores de cabeça
  • queda de cabelo

O medicamento também pode afetar as suas células sanguíneas e o fígado, por isso você fará exames de sangue regulares para monitorar isso.

Com menos frequência, o metotrexato pode afetar os pulmões, por isso você pode fazer um raio-x do tórax e possivelmente um teste de respiração quando começar a tomá-lo. Isso é para fornecer uma comparação se você desenvolver falta de ar ou uma tosse seca persistente tosse enquanto o toma. Mas a maioria das pessoas tolera bem o metotrexato.

Pode levar alguns meses para notar um DMARD funcionando. É importante continuar tomando o medicamento, mesmo que não perceba que está funcionando no início.

É importante tomar o metotrexato conforme as instruções do seu médico e consultar o seu médico se tiver quaisquer efeitos colaterais.

Você pode ter que experimentar 2 ou 3 tipos de DMARD antes de encontrar o que é mais adequado para você.

Uma vez que você e seu médico encontrem o DMARD mais adequado, geralmente terá que tomar o medicamento a longo prazo.

Tratamentos biológicos

Os tratamentos biológicos, como adalimumabe, etanercepte e infliximabe, são uma forma mais recente de tratamento para artrite reumatoide.

Eles são geralmente tomados em combinação com metotrexato ou outro DMARD, e geralmente são usados apenas se os DMARDs não foram eficazes sozinhos.

Os medicamentos biológicos são administrados por injeção. Eles funcionam interrompendo certas substâncias químicas no seu sangue que ativam o seu sistema imunológico para atacar as suas articulações.

Os efeitos colaterais dos tratamentos biológicos são geralmente leves, mas incluem:

  • reações cutâneas no local das injeções
  • infeções
  • sensação de enjoo
  • febre alta
  • dores de cabeça

Algumas pessoas também podem estar em risco de desenvolver problemas mais graves, incluindo a reativação de infecções, como tuberculose (TB), se as tiveram no passado.

Inibidores de JAK

Eles são oferecidos a pessoas que não podem tomar DMARDs ou biológicos, ou que os tentaram, mas descobriram que não eram eficazes.

Este medicamento é geralmente usado em combinação com metotrexato.

Os inibidores de JAK também podem ser tomados sozinhos por adultos que não podem tomar metotrexato.

Medicamentos para aliviar a dor

Além dos medicamentos usados para controlar a progressão da artrite reumatoide, você também pode precisar tomar medicamentos especificamente para aliviar a dor.

Analgésicos

Em alguns casos, você pode ser aconselhado a usar analgésicos, como paracetamol ou uma combinação de paracetamol e codeína (co-codamol), para aliviar a dor associada à artrite reumatoide.

Esses medicamentos não tratam a inflamação nas suas articulações, mas podem ser úteis para aliviar a dor em algumas pessoas.

Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)

Além de, ou em vez de, analgésicos como o paracetamol, o seu médico pode prescrever um anti-inflamatório não esteroide (AINE).

Este pode ser um AINE tradicional, como ibuprofeno, naproxeno ou diclofenaco. Ou o seu médico pode prescrever um tipo chamado inibidor da COX-2, como celecoxib ou etoricoxib.

Esses medicamentos podem ajudar a aliviar a dor enquanto também reduzem a inflamação nas articulações, embora não impeçam que a artrite reumatoide piore com o tempo.

O seu médico discutirá com você qual tipo de AINE você deve tomar e os benefícios e riscos associados a ele.

Embora incomum, tomar AINEs pode aumentar o risco de problemas estomacais graves, como sangramento interno.

Isso ocorre porque os medicamentos podem quebrar o revestimento que protege o estômago contra danos causados pelos ácidos do estômago.

Se você receber comprimidos de AINE prescritos, geralmente receberá outro medicamento para tomar com ele, como um inibidor da bomba de prótons (IBP).

Tomar um IBP reduz a quantidade de ácido no seu estômago, o que reduz o risco de danos ao revestimento do seu estômago.

Esteroides

Os esteroides são medicamentos potentes que podem ajudar a reduzir a dor, a rigidez e a inflamação.

Eles podem ser administrados como:

  • um comprimido (por exemplo, prednisona)
  • uma injeção diretamente em uma articulação dolorosa
  • uma injeção em um músculo (para ajudar muitas articulações)

Eles são geralmente usados para fornecer alívio da dor a curto prazo – por exemplo, enquanto você espera que os medicamentos DMARD façam efeito ou durante uma crise.

Os esteroides geralmente são tomados apenas por um curto período de tempo porque o uso a longo prazo pode ter efeitos colaterais graves, como:

  • ganho de peso
  • osteoporose (enfraquecimento dos ossos)
  • facilidade de hematomas
  • fraqueza muscular
  • afinamento da pele

Tratamentos de apoio

O seu médico também pode encaminhá-lo para outros serviços que podem ajudá-lo com os seus sintomas de artrite reumatoide.

Fisioterapia

Um fisioterapeuta pode ajudá-lo a melhorar a sua forma física e força muscular e tornar as suas articulações mais flexíveis.

Se as suas mãos ou pulsos forem afetados, você pode experimentar um programa de exercícios manuais personalizado. Isso envolve sessões presenciais com um terapeuta treinado e fazer os exercícios sozinho em casa.

Um fisioterapeuta também pode ser capaz de ajudar com o alívio da dor usando compressas quentes ou frias, ou estimulação nervosa elétrica transcutânea (TENS).

Uma máquina TENS aplica uma pequena pulsação de eletricidade à articulação afetada, o que dorme as terminações nervosas e pode ajudar a aliviar a dor da artrite reumatoide.

Terapia ocupacional

Se a artrite reumatoide lhe causar problemas com as tarefas diárias, a terapia ocupacional pode ajudar.

Um terapeuta ocupacional pode fornecer treinamento e aconselhamento que o ajudarão a proteger as suas articulações, tanto em casa quanto no trabalho.

O uso de um suporte para as suas articulações, como uma tala, também pode ser recomendado, ou dispositivos que podem ajudá-lo a abrir potes ou ligar torneiras.

Podologia

Se você tiver problemas com os seus pés, um podólogo pode ajudá-lo.

Você também pode receber algum tipo de suporte para as suas articulações ou palmilhas que podem aliviar a dor.

Cirurgia

Às vezes, apesar de tomar medicamentos, as suas articulações ainda podem ficar danificadas. Se isso acontecer, você pode precisar de cirurgia para ajudar a restaurar a sua capacidade de usar a sua articulação.

A cirurgia também pode ser recomendada para reduzir a dor ou corrigir deformidades.

Cirurgia de dedo, mão e punho

Existem diferentes tipos de cirurgia para corrigir problemas nas articulações da mão.

Exemplos incluem:

  • liberação do túnel do carpo (cortar um ligamento no pulso para aliviar a pressão sobre um nervo). Saiba mais sobre a síndrome do túnel do carpo
  • liberação de tendões nos dedos para tratar a flexão anormal
  • remoção de tecido inflamado que reveste as articulações dos dedos

Artroscopia

Este é um procedimento para remover tecido articular inflamado.

Durante uma artroscopia, um tubo fino com uma luz e uma câmera acoplada (artroscópio) é inserido na articulação através de um pequeno corte na pele para que o cirurgião possa ver a articulação afetada.

Instrumentos especiais são inseridos através de outros pequenos cortes na pele para remover o tecido danificado.

Você geralmente não precisa ficar no hospital durante a noite para este tipo de cirurgia, mas a articulação precisará descansar em casa por vários dias.

Substituição da articulação

Algumas pessoas com artrite reumatoide precisam de cirurgia para substituir parte ou toda uma articulação, como a articulação do quadril, joelho ou ombro.

Isto é conhecido como substituição da articulação ou artroplastia.

A substituição dessas articulações é uma cirurgia importante que envolve vários dias no hospital, seguida de meses de reabilitação.

As articulações protéticas mais recentes têm uma vida útil de 10 a 20 anos, e alguma função pode não ser restaurada após uma articulação danificada ser substituída por uma prótese.

Saiba mais sobre substituição do joelho e substituição do quadril.

Terapias complementares

Muitas pessoas com artrite reumatoide experimentam terapias complementares, como:

  • acupuntura
  • quiropraxia
  • massagem
  • osteopatia

Na maioria dos casos, há pouca ou nenhuma evidência de que sejam eficazes a longo prazo, embora algumas pessoas possam experimentar benefícios a curto prazo.

Suplementos nutricionais e mudanças na dieta

Não há evidências fortes para sugerir que mudanças dietéticas específicas podem melhorar a artrite reumatoide, embora algumas pessoas com artrite reumatoide sintam que os seus sintomas pioram depois de comer certos alimentos.

Se você acha que este pode ser o caso para você, pode ser útil tentar evitar alimentos problemáticos por algumas semanas para ver se os seus sintomas melhoram.

Mas é importante garantir que a sua dieta geral ainda seja saudável e equilibrada. Uma dieta mediterrânea, que é baseada em vegetais, frutas, legumes, nozes, feijões, cereais, grãos, peixes e gorduras insaturadas, como o azeite, é recomendada.

Também há pouca evidência que apoie o uso de suplementos na artrite reumatoide, embora alguns possam ser úteis para prevenir os efeitos colaterais de medicamentos que você possa estar tomando.

Por exemplo, suplementos de cálcio e vitamina D podem ajudar a prevenir a osteoporose se você estiver tomando esteroides, e suplementos de ácido fólico podem ajudar a prevenir alguns dos efeitos colaterais do metotrexato.

 Viver com Artrite reumatoide 

A artrite reumatoide pode mudar a vida. Pode precisar de tratamento a longo prazo para controlar os sintomas e os danos nas articulações.

Dependendo da quantidade de dor e rigidez que sente e da quantidade de danos nas articulações que tem, as tarefas diárias simples podem tornar-se difíceis ou demorar mais tempo a serem realizadas.

Pode precisar de adaptar a forma como faz as tarefas diárias ou fazer alterações ao seu estilo de vida para o ajudar a gerir a sua condição.

Aqui estão algumas coisas que pode fazer para ajudar.

Cuidados pessoais

Os cuidados pessoais são uma parte importante da vida quotidiana. Envolvem assumir a responsabilidade pela sua própria saúde e bem-estar com o apoio das pessoas envolvidas nos seus cuidados.

Inclui o que faz todos os dias para se manter em forma e manter uma boa saúde física e mental, prevenir doenças e acidentes e gerir doenças ligeiras e condições de longa duração.

As pessoas que têm uma condição de longa duração, como a artrite reumatoide, podem beneficiar enormemente do apoio para cuidar de si mesmas. Podem viver mais tempo, ter uma melhor qualidade de vida e ser mais ativas e independentes.

Tome os seus medicamentos

É importante tomar os seus medicamentos conforme indicado, mesmo que comece a sentir-se melhor, pois os medicamentos podem ajudar a prevenir crises e reduzir o risco de problemas adicionais, como danos nas articulações.

Se tiver alguma questão ou preocupação sobre os medicamentos que está a tomar ou os efeitos secundários, fale com a sua equipa de saúde.

Pode também ser útil ler o folheto informativo que acompanha o medicamento, pois este informa sobre possíveis interações com outros medicamentos ou suplementos.

Consulte a sua equipa de saúde antes de tomar quaisquer medicamentos de venda livre, como analgésicos ou suplementos nutricionais. Estes podem interferir com os seus medicamentos.

Revisões regulares

Como a artrite reumatoide é uma condição de longa duração, estará em contacto regular com a sua equipa de saúde para que esta possa verificar se a sua condição está bem controlada e se o seu tratamento é adequado para si.

Pode ter uma pontuação de atividade da doença (PAD) medida regularmente, o que pode ajudar a sua equipa de saúde a decidir o melhor tratamento.

Quanto mais a sua equipa de saúde souber, mais o poderá ajudar, por isso discuta quaisquer preocupações que tenha com ela.

Reduzir a sua medicação

Algumas pessoas descobrem que os seus sintomas desaparecem ou melhoram muito. Se os seus sintomas permanecerem melhores por pelo menos 1 ano sem precisar de tomar esteroides, o seu tratamento pode ser revisto.

O seu médico pode sugerir a redução gradual da sua dose de medicamento e, em seguida, verificar se consegue parar de tomá-lo.

Será monitorizado durante este período. Se os seus sintomas regressarem, terá de voltar a tomar medicamentos modificadores da doença reumática (MMDR) imediatamente.

Manter-se bem

Se tiver artrite reumatoide, pode ser aconselhado a tomar uma vacina anual contra a gripe para se proteger contra a gripe.

Pode também ser aconselhado a tomar uma vacina pneumocócica, uma injeção única que o protege contra uma infeção pulmonar grave chamada pneumonia pneumocócica pneumonia.

Tente descansar bastante durante uma crise, quando as suas articulações podem estar particularmente doloridas e inflamadas.

Alimentação saudável e exercício físico

O exercício físico regular e uma alimentação saudável são recomendados para todos, não apenas para pessoas com artrite reumatoide.

Podem ajudar a reduzir o risco de muitas condições, incluindo doenças cardíacas e muitas formas de cancro.

O exercício físico regular pode ajudar a aliviar o stress, ajudar a manter as articulações móveis e fortalecer os músculos que suportam as articulações.

O exercício físico também pode ajudá-lo a perder peso se estiver com excesso de peso, o que pode exercer pressão adicional sobre as articulações.

Mas é importante encontrar um equilíbrio entre repouso e exercício físico. O repouso fará com que as articulações inflamadas se sintam mais confortáveis, mas sem movimento as suas articulações ficarão rígidas e os seus músculos enfraquecerão.

Encontre as melhores atividades e o equilíbrio certo para si. Geralmente, é melhor aumentar gradualmente a quantidade de exercício que faz.

Se uma determinada atividade fizer com que as suas articulações fiquem quentes e inchadas ou cause dor intensa, pare e descanse. Se não causar problemas, geralmente é seguro continuar.

Se uma determinada atividade sempre causar uma crise, é melhor evitá-la e encontrar uma alternativa.

Atividades de alto impacto, como corrida ou desportos de contacto como o rugby e o futebol, são mais propensas a causar problemas.

Experimente atividades de baixo impacto que exerçam menos pressão sobre as suas articulações, como natação, ciclismo, caminhada e hidroginástica.

Se precisar de mais orientação, um fisioterapeuta é uma boa pessoa para o aconselhar sobre os tipos de exercício adequados.

Autogestão

Assumir o controlo da artrite reumatoide ajudará a lidar com o seu impacto no seu estilo de vida.

Um programa de autogestão especificamente para pessoas com artrite reumatoide foi desenvolvido pela NRAS.

O programa de 6 semanas pode ajudá-lo a aprender mais sobre a sua condição e fornecer dicas práticas sobre como gerir a vida quotidiana, como:

  • como tirar o máximo partido dos seus medicamentos
  • técnicas para gerir a dor
  • exercícios de definição de objetivos

Fale com os outros

Muitas pessoas acham útil falar com outras pessoas numa situação semelhante. Pode haver um grupo de apoio local onde pode conhecer outras pessoas com a mesma condição que si.

Ligue para a linha de apoio da NRAS gratuitamente no número 0800 298 7650 de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30. Pode falar com um consultor de artrite reumatoide treinado. Também pode combinar falar com alguém que tenha artrite reumatoide.

Ou ligue para a linha de apoio gratuita da Versus Arthritis no número 0800 5200 520 de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Os seus sentimentos

Pode ser difícil lidar com a natureza imprevisível da artrite reumatoide.

Alguns dias a dor e a rigidez serão muito piores do que outros e pode não haver maneira de saber quando uma crise ocorrerá.

A natureza difícil da artrite reumatoide pode significar que algumas pessoas desenvolvem depressão ou sentimentos de stress e ansiedade.

Às vezes, estes sentimentos podem estar relacionados com a dor ou fadiga mal controladas.

Viver com uma condição de longa duração torna mais provável que tenha emoções como frustração, medo, raiva e ressentimento.

Fale com a sua equipa de saúde se estiver a ter dificuldades em lidar com os seus sentimentos sobre a sua condição.

Eles podem ser capazes de oferecer medicamentos ou sugerir serviços de saúde mental que podem ajudar.

Começar e aumentar a família

Se estiver a tomar medicamentos para a artrite reumatoide, informe a sua equipa de saúde se quiser começar uma família ou se estiver preocupado em engravidar enquanto toma medicamentos.

Alguns medicamentos, como metotrexato, leflunomida e tratamentos biológicos, não devem ser tomados por homens ou mulheres enquanto tentam engravidar.

A sua equipa de saúde trabalhará consigo para tentar manter a sua artrite reumatoide sob controlo enquanto tenta engravidar.

Bebés e crianças pequenas são fisicamente e mentalmente exigentes para qualquer pai ou mãe, mas especialmente se tiver artrite reumatoide.

Se estiver a ter dificuldades em lidar com a situação, pode ajudar falar com outras pessoas na mesma situação que si.

Também pode conseguir apoio adicional do seu visitante de saúde ou terapeuta ocupacional para o ajudar a gerir a sua jovem família.

Sexo e relacionamentos

A dor, o desconforto e as alterações na forma como se sente podem afetar a sua vida sexual.

A sua autoestima ou pensamentos sobre a sua aparência podem afetar a sua confiança.

Embora muitas pessoas achem difícil falar sobre questões tão privadas, existem recursos que podem ajudá-lo.

Falar com o seu parceiro ou médico sobre o impacto da artrite reumatoide na sua sexualidade e nos seus relacionamentos sexuais pode ajudar.

Dinheiro e benefícios

Se tiver de parar de trabalhar ou reduzir o trabalho a tempo parcial devido à sua artrite reumatoide, pode ser difícil lidar financeiramente.

Pode ter direito a um ou mais dos seguintes tipos de apoio financeiro:

Pode também ter direito a outros benefícios se tiver filhos a viver em casa ou um rendimento familiar baixo.

Pagar pelos seus medicamentos

Se tiver artrite reumatoide, provavelmente precisará de receitas repetidas de medicamentos para manter a sua condição sob controlo.

A artrite reumatoide não está listada como uma condição médica que confere a uma pessoa o direito a prescrições gratuitas em Inglaterra.

Mas pode conseguir os seus medicamentos gratuitamente se a sua condição se enquadrar na categoria de "uma deficiência física contínua que significa que a pessoa não pode sair sem a ajuda de outra pessoa".

Também tem direito a prescrições gratuitas se tiver 60 anos ou mais ou se receber algum dos seguintes:

  • Subsídio de Rendimento
  • Subsídio de Procura de Emprego baseado no rendimento
  • Subsídio de Subsistência baseado no rendimento.

Se não tiver direito a prescrições gratuitas, pode ser mais barato comprar um certificado de pré-pagamento de prescrição (CPP).

Este é, efetivamente, um "bilhete de época" de prescrição que cobre todas as suas prescrições durante um período de 3 ou 12 meses.

Leia mais sobre quem pode obter prescrições gratuitas.

 Complicações Artrite reumatoide 

A artrite reumatoide pode colocá-lo em maior risco de desenvolver outras condições, especialmente se não for bem controlada.

Algumas destas condições são descritas abaixo.

Síndrome do túnel cárpico

Síndrome do túnel cárpico é uma condição comum em pessoas com artrite reumatoide.

É causada pela compressão do nervo que controla a sensação e o movimento nas mãos (nervo mediano) e tem sintomas como:

  • dor
  • formigueiro
  • dormência no polegar, dedos e parte da mão

Os sintomas da síndrome do túnel cárpico podem, por vezes, ser controlados com ataduras de pulso ou injeções de esteroides, embora possa ser necessária uma cirurgia para aliviar a pressão sobre o nervo mediano em casos graves.

Inflamação generalizada

A artrite reumatoide é uma condição inflamatória que pode causar inflamação noutras partes do seu corpo, como os:

  • pulmões – a inflamação dos pulmões ou do revestimento dos pulmões pode levar a pleurisia ou fibrose pulmonar, o que pode causar dor no peito, tosse persistente tosse e falta de ar
  • coração – a inflamação do tecido à volta do coração pode levar a pericardite, que causa dor no peito
  • olhos – a inflamação dos olhos pode levar a esclerite ou síndrome de Sjögren. A esclerite pode causar vermelhidão e dor nos olhos, enquanto a síndrome de Sjögren pode causar olhos secos
  • vasos sanguíneos – a inflamação dos vasos sanguíneos, conhecida como vasculite, é o espessamento, enfraquecimento, estreitamento e cicatrização das paredes dos vasos sanguíneos. Em casos graves, pode afetar o fluxo sanguíneo para os órgãos e tecidos do seu corpo e pode colocar a vida em risco

No entanto, com tratamento precoce, a inflamação noutras partes do corpo causada pela artrite reumatoide é menos provável.

Danos nas articulações

Se a artrite reumatoide não for tratada precocemente ou não for bem controlada, a inflamação nas suas articulações pode levar a danos significativos e permanentes.

Os problemas que podem afetar as articulações incluem:

  • danos ao osso e à cartilagem próximos (um material resistente e flexível que cobre a superfície das articulações)
  • danos aos tendões próximos (tecido flexível que liga o músculo ao osso), o que pode fazer com que se rompam (ruptura)
  • deformidades articulares

Estes problemas, por vezes, precisam de ser tratados com cirurgia para evitar a perda de função nas articulações afetadas.

Doença cardiovascular

Se tiver artrite reumatoide, tem um risco maior de desenvolver doença cardiovascular (DCV).

A DCV é um termo geral que descreve condições que afetam o coração ou os vasos sanguíneos, e inclui problemas com risco de vida, como ataque cardíaco e AVC.

Não está claro exatamente por que as pessoas com artrite reumatoide têm um risco aumentado destes problemas. Pode reduzir o seu risco garantindo que a sua artrite está bem controlada e por:

  • parar de fumar
  • ter uma alimentação saudável e equilibrada
  • fazer exercício regularmente

Mielopatia cervical

Se tiver artrite reumatoide há algum tempo, tem um risco aumentado de desenvolver um problema na parte superior da coluna vertebral conhecido como mielopatia cervical.

Pode precisar de uma avaliação especial do seu pescoço antes de qualquer operação em que lhe seja administrada anestesia geral.

Esta condição leva à deslocação das articulações na parte superior da coluna vertebral, o que exerce pressão sobre a medula espinhal. Embora incomum, é uma condição grave que pode afetar muito a sua mobilidade e levar a danos permanentes na medula espinhal se não for tratada rapidamente com cirurgia.

bg-pattern-dark

Receba atualizações e ofertas exclusivas

Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.