Botulismo
O botulismo é uma condição rara, mas com risco de vida, causada por toxinas produzidas por bactérias Clostridium botulinum.
Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.
-
Nesta página
O botulismo é uma condição rara, mas com risco de vida, causada por toxinas produzidas por bactérias Clostridium botulinum.
Estas toxinas atacam o sistema nervoso (nervos, cérebro e medula espinhal) e causam paralisia (fraqueza muscular).
A maioria das pessoas recuperará totalmente com tratamento, mas a paralisia pode espalhar-se para os músculos que controlam a respiração se não for tratada rapidamente. Isto é fatal em cerca de 5 a 10% dos casos.
Sintomas do botulismo
O tempo que leva para desenvolver sintomas pode variar de algumas horas a vários dias após a exposição às bactérias Clostridium botulinum ou às suas toxinas.
Dependendo do tipo exato de botulismo, algumas pessoas inicialmente têm sintomas como sentir-se doente, ter náuseas (vómitos), cólicas estomacais, diarreia ou obstipação.
Sem tratamento, o botulismo eventualmente causa paralisia que se espalha pelo corpo da cabeça para as pernas.
Os sintomas podem incluir:
- pálpebras caídas
- visão turva ou visão dupla
- fraqueza dos músculos faciais
- dificuldade em engolir (disfagia)
- discurso arrastado
- dificuldades respiratórias
Bebés afetados também podem ter um choro fraco, dificuldade em alimentar-se e ter a cabeça, pescoço e membros flácidos.
Quando procurar aconselhamento médico
O botulismo é uma condição grave que requer atenção médica imediata.
Vá para o seu serviço de urgência mais próximo ou ligue imediatamente para o 112 se você ou alguém que conhece tiver sintomas de botulismo.
O tratamento é mais eficaz quanto mais cedo for iniciado.
Causas e tipos de botulismo
As bactérias Clostridium botulinum são encontradas no solo, poeira e sedimentos de rios ou mares.
As bactérias em si não são prejudiciais, mas podem produzir toxinas altamente venenosas quando privadas de oxigénio, como em latas ou garrafas fechadas, solo ou lama estagnados ou, ocasionalmente, no corpo humano.
Existem 3 tipos principais de botulismo:
- botulismo alimentar – quando alguém come alimentos que contêm as toxinas porque não foram devidamente enlatados, conservados ou cozidos
- botulismo de feridas – quando uma ferida fica infetada com as bactérias, geralmente como resultado da injeção de drogas ilegais como heroína contaminada com as bactérias no músculo em vez de uma veia
- botulismo infantil – quando um bebé engole uma forma resistente das bactérias, chamada esporo, em solo ou alimentos contaminados, como mel (estes esporos são inofensivos para crianças mais velhas e adultos porque o corpo desenvolve defesas contra eles a partir dos cerca de 1 ano de idade)
- botulismo iatrogénico – quando uma quantidade excessiva de toxina é injetada quando está a ser utilizada para fins cosméticos ou tratamento médico e espalha-se para o interior do corpo
Todos estes tipos de botulismo são raros no Reino Unido, mas ocorrem casos ocasionais.
Tratamento para botulismo
O botulismo precisa ser tratado em hospital.
A forma como é tratado depende do tipo de botulismo, mas geralmente envolve:
- neutralizar as toxinas com injeções de antitoxinas ou anticorpos especiais
- apoiar as funções do corpo, como a respiração, até que você se recupere
O tratamento não reverterá imediatamente qualquer paralisia que já tenha sido causada pela toxina, mas impedirá que piore.
Na maioria das pessoas, a paralisia que ocorreu antes do tratamento melhorará gradualmente ao longo das semanas ou meses seguintes.
Prevenção do botulismo
Botulismo alimentar
Como resultado de altos padrões de higiene alimentar no Reino Unido, as chances de contrair botulismo alimentar de alimentos comprados neste país são baixas.
Existe um risco ligeiramente maior se você produzir seus próprios alimentos, especialmente se isso envolver enlatamento.
Mas seguir os procedimentos de higiene alimentar e as recomendações de enlatamento reduzirá qualquer risco.
Não coma alimentos de latas inchadas ou danificadas e evite comer alimentos com cheiro desagradável, alimentos armazenados na temperatura incorreta e alimentos fora do prazo de validade.
Botulismo infantil
Em muitos casos de botulismo infantil, a causa específica não é identificada por isso pode não ser sempre possível preveni-lo.
Mas você deve evitar dar mel a bebés com menos de 1 ano de idade, pois sabe-se que contém esporos de Clostridium botulinum.
Botulismo de feridas
Pessoas que injetam heroína podem contrair botulismo. Isto é frequentemente através da injeção de heroína contaminada com as bactérias na pele ou músculos.
Botulismo iatrogénico
É raro contrair botulismo da toxina a ser utilizada para procedimentos médicos ou cosméticos.
Você deve verificar com a pessoa que está realizando o seu procedimento se o produto que ela está usando é licenciado e foi prescrito por um médico ou profissional de saúde qualificado.
Certificar-se de que você consulta alguém que é treinado e qualificado para realizar procedimentos cosméticos também é importante.
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.