Diabetes tipo 2
Diabetes tipo 2 ocorre quando uma hormona chamada insulina não funciona corretamente ou não há insulina suficiente. Isto causa um aumento do nível de glicose (açúcar) no seu sangue. Afeta adultos e, por vezes, crianças.
Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.
-
Nesta página
Sintomas da diabetes tipo 2Quem tem maior probabilidade de ter diabetes tipo 2Consulte um médico de família se:Avalie o seu riscoComo é diagnosticada a diabetes tipo 2Se lhe disserem que tem diabetes tipo 2Se for diagnosticado com pré-diabetesMudanças de estilo de vida para ajudar com diabetes tipo 2Medicação para diabetes tipo 2Consultas e testesOutras mudanças que pode precisar de fazerContracepção, gravidez e diabetes tipo 2Complicações a longo prazo da diabetes tipo 2Complicações da glicose alta no sangue
Diabetes tipo 2 ocorre quando uma hormona chamada insulina não funciona corretamente ou não há insulina suficiente. Isto causa um aumento do nível de glicose (açúcar) no seu sangue. Afeta adultos e, por vezes, crianças.
O que é diabetes tipo 2?
- O diabetes tipo 2 é uma condição comum em que o seu corpo não consegue produzir hormona suficiente chamada insulina, ou a insulina que produz não funciona corretamente (resistência à insulina).
- A insulina ajuda o seu corpo a usar glicose (açúcar) para obter energia. Sem insulina suficiente, o nível de glicose no seu sangue torna-se demasiado elevado.
- O diabetes tipo 2 é diferente de diabetes tipo 1, que é causado por um problema com o seu sistema imunitário. Ao contrário do diabetes tipo 1, o diabetes tipo 2 pode ser prevenido.
- Pode controlar o diabetes tipo 2 com dieta e exercício ou medicamentos.
- Ter níveis elevados de glicose no sangue pode causar complicações como doenças cardíacas, doenças renais, acidente vascular cerebral ou problemas nos nervos.
- Pode ser possível prevenir o diabetes tipo 2 ou pará-lo (remissão) perdendo peso e melhorando a sua dieta.
Sintomas da diabetes tipo 2 e como é diagnosticada
Sintomas da diabetes tipo 2
Os sintomas mais comuns da diabetes tipo 2 são:
- sentir-se muito cansado
- urinar mais do que o habitual
- sentir sede o tempo todo
- perder peso sem tentar
Outros sintomas podem incluir:
- visão turva
- cortes ou feridas demorarem mais tempo a cicatrizar
- comichão à volta do pénis ou da vagina, ou ter candidíase recorrente
Estes sintomas são os mesmos para adultos e crianças.
Se tiver sintomas (nem todos os têm), estes podem desenvolver-se gradualmente.
Os sintomas podem ser semelhantes aos da diabetes tipo 1, mas a diabetes tipo 1 geralmente desenvolve-se mais rapidamente e é mais comum em pessoas mais jovens.
Quem tem maior probabilidade de ter diabetes tipo 2
Algumas pessoas têm um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2. Pode estar mais em risco se:
- for branco e tiver mais de 40 anos ou tiver mais de 25 anos e for de etnia sul-asiática, chinesa, africana negra ou caribenha negra
- um dos seus pais, irmão ou irmã tiver a doença
- tiver excesso de peso e não for muito fisicamente ativo
- tiver uma condição que aumente o seu risco, como pressão arterial alta
Embora a diabetes tipo 2 seja menos comum em crianças, a etnia, o peso, a atividade e os antecedentes familiares também podem aumentar o risco.
Consulte um médico de família se:
- achar que você ou o seu filho pode ter diabetes tipo 2
- você ou o seu filho tiver um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2
Nem todas as pessoas com diabetes tipo 2 têm sintomas, por isso é importante fazer um check-up.
Avalie o seu risco
Este é um check-up geral que pode indicar se tem um risco maior de problemas de saúde, como a diabetes.
Como é diagnosticada a diabetes tipo 2
A diabetes tipo 2 é diagnosticada com um exame ao sangue que verifica o quão altos são os seus níveis de glicose (açúcar) no sangue. Os resultados geralmente demoram alguns dias.
Os exames irão confirmar se tem tipo 1 ou diabetes tipo 2.
Obtenha aconselhamento sobre o que perguntar ao seu médico ou a outro profissional de saúde.
Se lhe disserem que tem diabetes tipo 2
Se for diagnosticado com diabetes tipo 2, pode sentir-se sobrecarregado. Pode sentir-se ansioso sobre como isso o afetará. Mas haverá médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde na sua equipa de cuidados com a diabetes com quem poderá falar. Eles poderão ajudar com quaisquer questões sobre o tratamento e o que acontece a seguir.
Se for diagnosticado com pré-diabetes
Pré-diabetes significa que os seus níveis de glicose (açúcar) no sangue são mais altos do que o normal, mas não são altos o suficiente para ser diagnosticado com diabetes. Isto também significa que terá um risco maior de desenvolver diabetes no futuro.
A maioria das pessoas não tem sintomas de diabetes tipo 2, como urinar mais, sentir-se cansado e perder peso sem tentar.
Fale com a sua equipa de cuidados sobre como comer de forma mais saudável, exercício e outras mudanças no estilo de vida podem ajudar a prevenir que desenvolva diabetes tipo 2.
Tratamento para diabetes tipo 2
Mudanças de estilo de vida para ajudar com diabetes tipo 2
Se tem diabetes tipo 2 ou foi informado de que pode vir a tê-lo no futuro (pré-diabetes), as mudanças de estilo de vida podem ajudar a baixar os níveis de glicose (açúcar) no sangue. Isto pode ajudar a controlar a diabetes e possivelmente evitar ter que tomar medicação.
As mudanças de estilo de vida podem, por vezes, baixar a glicose no sangue para um nível normal e parar a diabetes (remissão).
O que pode fazer para mudar o seu estilo de vida:
Faça
-
tente ter uma dieta saudável, incluindo fruta, vegetais, alimentos integrais como pão integral e aveia, e leguminosas como grão-de-bico e lentilhas
-
melhore a sua dieta gradualmente se estiver a ter dificuldades – uma pequena mudança a cada semana pode torná-la mais fácil
-
fale com um médico de família ou enfermeiro de diabetes se estiver a ter dificuldades em mudar a sua dieta, pois eles podem ser capazes de encontrar apoio na sua área local
-
tente passar pelo menos 2,5 horas (ao longo da semana) a caminhar ou a fazer outra atividade que o deixe sem fôlego
-
tente perder peso se lhe disseram que está com excesso de peso
-
pare de fumar – ter diabetes aumenta os efeitos nocivos do tabagismo
-
tente limitar a quantidade de álcool que bebe
-
faça check-ups dentários regulares para ajudar a prevenir doenças das gengivas
Não faça
-
não coma muitos alimentos processados com muito sal e açúcar – isto pode incluir coisas como bacon, batatas fritas, queijo, doces e biscoitos
-
não mude para uma dieta muito restritiva e com poucas calorias sem falar primeiro com um profissional de saúde – este tipo de dieta pode não ser adequado se estiver a tomar insulina ou outros medicamentos para a diabetes
As crianças com diabetes tipo 2 estarão sob cuidados especializados.
Cursos de diabetes
Os cursos de diabetes são recomendados para todos com diabetes tipo 2. São concebidos para lhe dar a confiança e as competências de que precisa para controlar a diabetes.
Deve ser-lhe oferecido um curso gratuito no prazo de 1 ano após o diagnóstico. Existem também cursos online que pode fazer ao seu próprio ritmo.
Por exemplo:
Medicação para diabetes tipo 2
Se precisar de medicação, geralmente ser-lhe-á oferecido metformina, que é um dos poucos medicamentos usados para tratar a diabetes tipo 2.
Se tiver outro problema de saúde, ou se a metformina sozinha não baixar o seu nível de glicose no sangue, pode precisar de tomar outro medicamento com a metformina, ou mudar para um medicamento diferente para a diabetes.
Se a metformina, ou outros medicamentos para a diabetes, não ajudarem, pode precisar de tomar insulina. Geralmente é usada para tratar a diabetes tipo 1, mas pode ser usada para tratar a diabetes tipo 2 também.
Pode precisar de tomar insulina várias vezes ao dia, seja por injeção ou através de uma bomba. Isto ajudará a manter os seus níveis de glicose no sangue dentro de uma faixa normal.
Ser-lhe-á dito quanto tomar e quando tomar. Tomar muita insulina pode fazer com que os seus níveis de glicose no sangue fiquem muito baixos. Isto é conhecido como hipoglicemia ou ter um "hipo".
Se se sentir doente, como com vómitos, diarreia ou febre alta, enquanto estiver a tomar medicação para a diabetes, fale com um médico ou com um membro da sua equipa de cuidados de saúde. Eles podem dizer-lhe para parar de tomar a sua medicação temporariamente, até se sentir melhor. Não pare de tomar a sua medicação a menos que o seu profissional de saúde ou médico lhe diga para o fazer.
Consultas e testes
Se tem diabetes tipo 2, precisará de check-ups para garantir que o seu tratamento está a funcionar e que a sua condição está a ser controlada.
Estes incluem:
- verificar os seus níveis médios de glicose no sangue (um teste HbA1c) a cada 3 a 6 meses
- um check-up dos pés uma vez a cada 2 anos se o seu último check-up estiver OK, ou uma vez por ano se precisar
- verificar o seu peso, índice de massa corporal (IMC), colesterol, pressão arterial e rins pelo menos uma vez por ano
Outras mudanças que pode precisar de fazer
Controlar a diabetes tipo 2 também pode envolver fazer outras mudanças, como:
- usar uma pulseira de identificação médica, em caso de emergência
- lembrar-se de embalar os seus medicamentos na sua bagagem de mão quando for de férias para que o tenha consigo
- obter uma carta do seu médico de família para levar consigo quando for de férias
Se tiver problemas de saúde causados pela diabetes tipo 2 ou tiver hipos (uma queda nos níveis de glicose no sangue que pode causar tonturas), pode precisar de contactar a Agência de Licenciamento de Condutores (DVLA).
Contracepção, gravidez e diabetes tipo 2
Se está a pensar em ter um bebé e tem diabetes tipo 2, é importante planear a sua gravidez o mais breve possível. Isto geralmente significa:
- pedir para ser encaminhado para uma clínica de pré-conceção (se houver uma disponível), ou para uma equipa de cuidados de diabetes
- mudar os seus medicamentos para outros que sejam seguros para tomar durante a gravidez
Se tem diabetes tipo 2, fale com um médico sobre a melhor contracepção a usar e como tomá-la ou usá-la. Estes podem incluir a pílula combinada, a pílula de progestagénio apenas ou a contracepção inserida no útero.
Complicações da diabetes tipo 2
Complicações a longo prazo da diabetes tipo 2
Ter diabetes tipo 2 aumenta a sua probabilidade de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, por isso é importante que seja tratado e gerido adequadamente.
Outros problemas de saúde incluem:
- danos nos seus vasos sanguíneos, que podem causar doença cardíaca coronária e acidente vascular cerebral
- problemas nos pés, como úlceras e infeções, que por vezes podem resultar na necessidade de cirurgia para remover o pé ou a perna (uma amputação)
- problemas de visão, como retinopatia diabética e cegueira
- problemas renais
- doença das gengivas
Pode reduzir as suas probabilidades de complicações gerindo a sua glicose no sangue (açúcar) tão bem quanto possível e fazendo mudanças de estilo de vida saudáveis, como ter uma dieta equilibrada, exercitar-se e não fumar.
Importante
É importante comparecer a todas as suas consultas de diabetes e garantir que não falta a nenhum teste. Fazer isto pode ajudar a encontrar e tratar quaisquer complicações o mais rapidamente possível.
Consulte um médico de família ou enfermeiro de diabetes se:
- tiver bolhas ou pele rachada nos pés
- tiver alguma dor, formigueiro ou dormência no corpo, problemas em ter relações sexuais, obstipação ou diarreia – estes podem ser sinais de danos nos nervos
- a sua visão piorar
Complicações da glicose alta no sangue
Embora seja raro na diabetes tipo 2, níveis elevados de glicose no sangue podem causar uma condição chamada estado hiperosmolar hiperglicémico (EHH). Isto pode acontecer ao longo de algumas semanas e é geralmente causado por uma infeção e desidratação.
Se tiver níveis elevados de glicose no sangue, a falta de insulina pode causar o acúmulo de substâncias nocivas chamadas cetonas no sangue. Isto pode causar uma condição chamada cetoacidose diabética (CAD).
Tanto o EHH como o CAD podem ser fatais.
Ligue para o 112 ou vá para a urgência se:
Tem diabetes tipo 2 e:
- estiver a urinar muito
- sentir muita sede
- sentir-se enjoado (com náuseas)
- sentir-se confuso ou muito sonolento
- sentir-se sonolento
- sentir falta de ar
Estes podem ser sinais de EHH ou CAD, que podem ser fatais se não forem tratados rapidamente.
Não conduza até à urgência. Peça a alguém que o leve ou ligue para o 112 e peça uma ambulância.
Traga consigo quaisquer medicamentos que esteja a tomar.
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.