Bg pattern

Displasia do desenvolvimento da anca

A displasia do desenvolvimento da anca (DDA) é uma condição em que a articulação do "quadril" não se forma corretamente em bebés e crianças pequenas.

Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.

Esta página fornece informação geral e não substitui a consulta de um médico. Se os sintomas forem graves, persistentes ou estiverem a agravar-se, procure aconselhamento médico com urgência.

A displasia do desenvolvimento da anca (DDA) é uma condição em que a articulação do "quadril" não se forma corretamente em bebés e crianças pequenas.

Por vezes, é chamada de deslocação congénita da anca ou displasia da anca.

A articulação da anca liga o osso da coxa (fémur) à pélvis. A parte superior do fémur (cabeça femoral) é arredondada, como uma bola, e encaixa-se dentro do acetábulo, que é a cavidade da anca.

Na DDA, o acetábulo é demasiado raso e a cabeça femoral não é mantida firmemente no lugar, tornando a articulação da anca instável. Em casos graves, o fémur pode sair do acetábulo (deslocar).

A DDA pode afetar 1 ou ambas as ancas, mas é mais comum na anca esquerda. Também é mais comum em:

  • meninas
  • primeiros filhos
  • famílias com histórico de problemas de anca na infância (pais, irmãos ou irmãs)
  • bebés nascidos em posição de nádegas (pés ou nádegas para baixo) após 28 semanas de gravidez

Sem tratamento precoce, a DDA pode levar a:

Com diagnóstico e tratamento precoces, as crianças têm menos probabilidade de precisar de cirurgia e mais probabilidade de se desenvolverem normalmente.

Diagnóstico da DDA

As ancas do seu bebé serão examinadas como parte do exame físico neonatal nas primeiras 72 horas após o nascimento e novamente aos 6 a 8 semanas de idade.

O exame envolve mover suavemente as articulações da anca do seu bebé para verificar se existem problemas. Não deve causar desconforto.

Se um médico, parteira ou enfermeiro achar que a anca do seu bebé parece instável, ele deve ser submetido a uma ecografia da anca entre as 4 e as 6 semanas de idade.

Os bebés também devem ser submetidos a uma ecografia da anca entre as 4 e as 6 semanas de idade se:

  • houver histórico de problemas de anca na sua família
  • o seu bebé nasceu em posição de nádegas (pés ou nádegas para baixo) após 28 semanas de gravidez

Se tiver gémeos ou múltiplos e um dos bebés estava em posição de nádegas, cada bebé deve ser submetido a uma ecografia da anca até ter 4 a 6 semanas de idade.

Às vezes, a anca de um bebé estabiliza-se sozinha antes da data da ecografia, mas ainda assim deve ser examinada para garantir.

Tratamento da DDA

Arnés de Pavlik

Os bebés diagnosticados com DDA precocemente geralmente são tratados com uma tala de tecido chamada arnés de Pavlik.

Este fixa ambas as ancas do seu bebé numa posição estável e permite que se desenvolvam normalmente.

O arnés precisa ser usado constantemente por 6 a 12 semanas e não deve ser removido por ninguém além de um profissional de saúde.

O arnés pode ser ajustado durante as consultas de acompanhamento. O seu clínico discutirá o progresso do seu bebé consigo.

O seu hospital fornecerá instruções detalhadas sobre como cuidar do seu bebé enquanto ele usa um arnés de Pavlik.

Isto incluirá informações sobre:

  • como trocar a fralda do seu bebé sem remover o arnés – as fraldas podem ser usadas normalmente
  • limpar o arnés se estiver sujo – ainda não deve ser removido, mas pode ser limpo com detergente e uma escova de dentes velha ou escova de unhas
  • posicionar o seu bebé enquanto ele dorme – ele deve ser colocado de costas e não de lado
  • como evitar irritação da pele ao redor das alças do arnés – pode ser aconselhado a envolver algum material higiénico macio ao redor das faixas

Eventualmente, pode receber conselhos sobre como remover e recolocar o arnés por curtos períodos de tempo até que ele possa ser removido permanentemente.

Será encorajado a permitir que o seu bebé se mova livremente quando o arnés estiver desligado. A natação é frequentemente recomendada.

Cirurgia

A cirurgia pode ser necessária se o seu bebé for diagnosticado com DDA após os 6 meses de idade ou se o arnés de Pavlik não tiver ajudado.

A cirurgia mais comum é chamada de redução. Isto envolve colocar a cabeça femoral de volta no acetábulo.

A cirurgia de redução é realizada sob anestesia geral e pode ser realizada como:

  • redução fechada – a cabeça femoral é colocada no acetábulo sem fazer cortes grandes
  • redução aberta – é feita uma incisão na virilha para permitir que o cirurgião coloque a cabeça femoral no acetábulo

O seu filho pode precisar usar um gesso por pelo menos 12 semanas após a cirurgia.

A anca do seu filho será verificada novamente sob anestesia geral após 6 semanas, para garantir que está estável e a cicatrizar bem.

Após esta investigação, o seu filho provavelmente usará um gesso por pelo menos mais 6 semanas para permitir que a anca se estabilize completamente.

Algumas crianças também podem precisar de cirurgia óssea (osteotomia) durante uma redução aberta ou em uma data posterior para corrigir quaisquer deformidades ósseas.

Sinais tardios de DDA

O exame físico neonatal e o exame de rastreio infantil aos 6 a 8 semanas visam diagnosticar a DDA precocemente.

Mas, às vezes, problemas de anca podem se desenvolver ou aparecer após essas verificações.

É importante contactar um médico o mais rápido possível se notar que o seu filho desenvolveu algum dos seguintes sintomas:

  • uma perna não pode ser movida para o lado tão longe quanto a outra ao trocar a fralda
  • uma perna parece ser mais longa do que a outra
  • uma perna arrasta quando engatinha
  • manqueira ou marcha "cambaleante"

O seu filho será encaminhado para um especialista em ortopedia no hospital para uma ecografia da anca se o seu médico achar que há um problema com a anca dele.

Embrulho seguro para a anca

As ancas de um bebé são naturalmente mais flexíveis por um curto período de tempo após o nascimento. Mas se o seu bebé passar muito tempo enrolado com força com as pernas retas e juntas, há o risco de isso afetar o desenvolvimento da anca.

Usar técnicas de embrulho seguras para a anca pode reduzir este risco. Certifique-se de que o seu bebé consegue mover as ancas e os joelhos livremente para chutar.

bg-pattern-dark

Receba atualizações e ofertas exclusivas

Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.