Bg pattern

Perturbação da coordenação do desenvolvimento (dispraxia) em crianças

A perturbação da coordenação do desenvolvimento (PCD), também conhecida como dispraxia, é uma condição que afeta a coordenação física. Causa que uma criança tenha um desempenho inferior ao esperado em atividades diárias para a sua idade e pareça mover-se de forma desajeitada.

Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.

Esta página fornece informação geral e não substitui a consulta de um médico. Se os sintomas forem graves, persistentes ou estiverem a agravar-se, procure aconselhamento médico com urgência.

A perturbação da coordenação do desenvolvimento (PCD), também conhecida como dispraxia, é uma condição que afeta a coordenação física. Causa que uma criança tenha um desempenho inferior ao esperado em atividades diárias para a sua idade e pareça mover-se de forma desajeitada.

Este tópico é sobre a PCD em crianças, embora a condição cause frequentemente problemas contínuos na idade adulta. 

Saiba mais sobre PCD em adultos.

Sintomas da PCD

Os marcos iniciais do desenvolvimento de engatinhar, andar, alimentar-se e vestir-se podem ser atrasados em crianças pequenas com PCD. Desenhar, escrever e o desempenho em desportos também costumam estar atrás do que é esperado para a sua idade.

Embora os sinais da condição estejam presentes desde tenra idade, as crianças variam amplamente na sua taxa de desenvolvimento. Isso significa que um diagnóstico definitivo de PCD geralmente não ocorre até que a criança com a condição tenha 5 anos ou mais.

Saiba mais sobre os sintomas da PCD em crianças.

Quando procurar aconselhamento médico

Se estiver preocupado com a saúde ou desenvolvimento do seu filho, fale com um médico de família ou visitante de saúde, ou converse com um enfermeiro, médico ou coordenador de necessidades educativas especiais (CNEE) na escola do seu filho.

Eles podem encaminhar o seu filho para um terapeuta ocupacional, pediatra ou outro profissional de saúde que possa avaliá-lo e tentar identificar quaisquer problemas de desenvolvimento.

Saiba mais sobre o diagnóstico da PCD em crianças.

Causas da PCD

Realizar movimentos coordenados é um processo complexo que envolve muitos nervos e partes diferentes do cérebro.

Qualquer problema neste processo pode potencialmente levar a dificuldades com o movimento e a coordenação.

Geralmente não é claro por que a coordenação não se desenvolve tão bem quanto outras habilidades em crianças com PCD.

No entanto, foram identificados vários fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de uma criança desenvolver PCD.

Estes incluem:

  • nascer prematuramente, antes da 37ª semana de gravidez
  • nascer com baixo peso ao nascer
  • ter um histórico familiar de PCD, embora não esteja claro quais genes podem estar envolvidos na condição
  • a mãe beber álcool ou tomar drogas ilegais durante a gravidez

Tratamento da PCD

Não existe cura para a PCD, mas várias terapias podem ajudar as crianças a gerir os seus problemas.

Estes incluem:

  • ser ensinado a realizar atividades que considera difíceis, como dividir movimentos difíceis em partes menores e praticá-los regularmente
  • adaptar tarefas para as tornar mais fáceis, como usar pegas especiais em canetas e lápis para que sejam mais fáceis de segurar

Embora a PCD não afete a inteligência de uma criança, pode dificultar o seu aprendizado e ela pode precisar de ajuda extra para acompanhar a escola.

O tratamento para a PCD será adaptado ao seu filho e geralmente envolve vários profissionais de saúde trabalhando juntos.

Embora a coordenação física de uma criança com PCD permaneça abaixo da média, isso pode ser menos problemático à medida que ela envelhece e desenvolve estratégias de enfrentamento. Algumas crianças podem continuar a ter problemas.

No entanto, as dificuldades na escola – particularmente a produção de trabalhos escritos – podem tornar-se muito mais proeminentes e exigir ajuda extra de pais e professores.

Saiba mais sobre o tratamento da PCD em crianças.

Dispraxia ou PCD?

Embora muitas pessoas no Reino Unido usem o termo dispraxia para se referir às dificuldades com o movimento e a coordenação que se desenvolvem inicialmente em crianças pequenas, este termo é usado com menos frequência por profissionais de saúde.

Em vez disso, a maioria dos profissionais de saúde usa o termo perturbação da coordenação do desenvolvimento (PCD) para descrever a condição.

Este termo é geralmente preferido por profissionais de saúde porque a dispraxia pode ter vários significados.

Por exemplo, a dispraxia pode ser usada para descrever dificuldades de movimento que ocorrem mais tarde na vida devido a danos no cérebro, como um AVC ou lesão na cabeça.

Alguns profissionais de saúde também podem usar o termo perturbação específica do desenvolvimento da função motora (PDDFM) para se referir à PCD.

 Sintomas Perturbação do desenvolvimento da coordenação (dispraxia) em crianças 

A perturbação do desenvolvimento da coordenação (PDC) pode causar uma vasta gama de problemas. Alguns destes podem ser notórios desde tenra idade, enquanto outros podem apenas tornar-se óbvios à medida que o seu filho cresce.

Problemas em bebés

Atrasos no alcance dos marcos de desenvolvimento normais podem ser um sinal precoce de PDC em crianças pequenas. Por exemplo, o seu filho pode demorar um pouco mais do que o esperado para rolar, sentar-se, engatinhar ou andar.

Também poderá notar que o seu filho:

  • apresenta posições corporais incomuns (posturas) durante o seu 1º ano
  • tem dificuldade em brincar com brinquedos que envolvam boa coordenação, como empilhar blocos
  • tem alguma dificuldade em aprender a comer com talheres

Estes sinais podem aparecer e desaparecer.

Problemas em crianças mais velhas

À medida que o seu filho cresce, ele pode desenvolver dificuldades físicas mais notórias, além de problemas noutras áreas.

Problemas de movimento e coordenação

Os problemas de movimento e coordenação são os principais sintomas da PDC.

As crianças podem ter dificuldade com:

  • atividades no parque infantil, como saltar, correr, saltitar e apanhar ou chutar uma bola. Muitas vezes evitam participar devido à sua falta de coordenação e podem achar a educação física difícil
  • subir e descer escadas
  • escrever, desenhar e usar tesouras – a sua caligrafia e desenhos podem parecer rabiscados e menos desenvolvidos em comparação com outras crianças da sua idade
  • vestir-se, abotoar botões e atar sapatos
  • manter-se quieto – podem balançar ou mover muito os braços e as pernas

Uma criança com PDC pode parecer desajeitada e desajeitada, pois pode esbarrar em objetos, deixar cair coisas e cair com frequência.

Mas isso por si só não é necessariamente um sinal de PDC, pois muitas crianças que parecem desajeitadas na verdade têm todas as habilidades motoras normais para a sua idade.

Algumas crianças com PDC também podem ficar menos aptas do que outras crianças, pois o seu mau desempenho em desportos pode resultar em relutância em fazer exercício.

Problemas adicionais

Além das dificuldades relacionadas com o movimento e a coordenação, as crianças com PDC também podem ter outros problemas, como:

  • dificuldade em concentrar-se – podem ter um período de atenção curto e dificuldade em focar-se numa única coisa por mais de alguns minutos
  • dificuldade em seguir instruções e copiar informações – podem ter um melhor desempenho na escola numa situação individual do que num grupo, para que possam ser orientados no trabalho
  • serem pouco organizados e terem dificuldade em fazer as coisas
  • serem lentos a aprender novas habilidades – precisam de encorajamento e repetição para as ajudar a aprender
  • dificuldade em fazer amigos – podem evitar participar em jogos de equipa e podem ser intimidados por serem "diferentes" ou desajeitados
  • problemas de comportamento – muitas vezes resultantes da frustração da criança com os seus sintomas
  • baixa autoestima

Condições relacionadas

As crianças com PDC também podem ter outras condições, como:

  • transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) – um grupo de sintomas comportamentais que incluem desatenção, hiperatividade e impulsividade
  • dislexia – uma dificuldade de aprendizagem comum que afeta principalmente a forma como as pessoas leem e soletrar palavras
  • autismo – uma condição que afeta a interação social, a comunicação, os interesses e o comportamento

Algumas crianças com PDC têm dificuldade em coordenar os movimentos necessários para produzir uma fala clara.

 Diagnóstico Distúrbio de coordenação do desenvolvimento (dispraxia) em crianças 

Fale com um médico de família, visitador de saúde ou coordenador de necessidades educativas especiais (NEE) se pensa que o seu filho tem distúrbio de coordenação do desenvolvimento (DCD).

Eles podem encaminhar o seu filho para outro profissional de saúde que possa fazer uma avaliação.

Isto pode ser:

  • um pediatra – um médico especializado em cuidados a bebés e crianças que normalmente estará baseado localmente (pediatra comunitário)
  • um terapeuta ocupacional pediátrico – um profissional de saúde que pode avaliar as capacidades funcionais do seu filho em atividades diárias, como manusear talheres e vestir-se
  • um fisioterapeuta pediátrico – um profissional de saúde que pode avaliar as capacidades de movimento (motoras) do seu filho
  • um psicólogo educativo – um profissional que ajuda crianças que estão a ter dificuldades em progredir com a sua educação devido a fatores emocionais, psicológicos ou comportamentais

Outros médicos que podem estar envolvidos neste processo incluem um pediatra neurodesenvolvimentista ou um neurologista pediátrico.

Estes são pediatras que também se especializam no desenvolvimento do sistema nervoso central, que inclui o cérebro, os nervos e a medula espinhal.

Um pediatra neurodesenvolvimentista pode trabalhar num centro de desenvolvimento infantil ou em clínicas de saúde locais.

Ocasionalmente, é necessário um neurologista para ajudar a descartar outras condições que afetam o cérebro e o sistema nervoso (condições neurológicas), que podem estar a causar os sintomas do seu filho.

É importante obter um diagnóstico correto para que possa desenvolver uma melhor compreensão dos problemas do seu filho e possa ser oferecido um apoio adequado.

Obter um diagnóstico também pode ajudar a reduzir o stress experimentado tanto pelos pais como pelas crianças com DCD.

Avaliação

O diagnóstico de DCD é geralmente feito por um pediatra, muitas vezes em colaboração com um terapeuta ocupacional.

Geralmente, um pediatra está envolvido no diagnóstico e um terapeuta ocupacional está envolvido tanto no diagnóstico como no tratamento.

Para que seja feito um diagnóstico, é essencial que a criança tenha o que é chamado de avaliação de referência normativa das suas capacidades motoras. Isto pode ser feito por um terapeuta ocupacional, fisioterapeuta ou pediatra.

As crianças com suspeita de DCD são geralmente avaliadas usando um método chamado Movement ABC, que envolve testes de:

  • capacidades motoras grossas – a sua capacidade de usar grandes músculos que coordenam movimentos significativos do corpo, como mover-se, saltar e equilibrar-se
  • capacidades motoras finas – a sua capacidade de usar pequenos músculos para movimentos coordenados precisos, como desenhar e colocar pequenos pinos em buracos

O desempenho do seu filho na avaliação é pontuado e comparado com a gama normal de pontuações para uma criança da sua idade.

Também deve haver evidência de que a capacidade mental da criança está dentro da gama normal para a sua idade.

Às vezes, o seu filho também pode ter uma avaliação da sua capacidade mental por um psicólogo, ou se for muito novo, por um pediatra.

O profissional de saúde que está a fazer a avaliação terá em conta o histórico médico do seu filho. Isto inclui quaisquer problemas que possam ter acontecido durante o seu nascimento e quaisquer atrasos no alcance de marcos de desenvolvimento.

O histórico médico da sua família, como se algum membro da família foi diagnosticado com DCD, também será considerado.

Uma vez que o processo de avaliação esteja completo, os profissionais de saúde envolvidos produzirão um relatório sobre a condição do seu filho.

Critérios de diagnóstico

Para que seja feito um diagnóstico de DCD, o seu filho geralmente precisará de cumprir todos os seguintes critérios:

  • as suas capacidades motoras estão significativamente abaixo do nível esperado para a sua idade e oportunidades que teve para aprender e usar estas capacidades
  • a sua falta de capacidades motoras afeta significativamente e persistentemente as suas atividades diárias e conquistas na escola
  • os seus sintomas desenvolveram-se pela primeira vez durante um estágio inicial do seu desenvolvimento
  • a sua falta de capacidades motoras não é melhor explicada por um atraso a longo prazo em todas as áreas (deficiência de aprendizagem geral) ou condições médicas raras, como paralisia cerebral ou distrofia muscular

O DCD só deve ser diagnosticado em crianças com uma deficiência de aprendizagem geral se a sua coordenação física for mais prejudicada do que seria esperado para a sua capacidade mental (cognitiva).

Embora o DCD possa ser suspeito nos anos pré-escolares, geralmente não é possível fazer um diagnóstico definitivo antes de uma criança ter 5 anos de idade.

 Tratamento Perturbação do desenvolvimento da coordenação (dispraxia) em crianças 

A perturbação do desenvolvimento da coordenação (PDC) não tem cura, mas existem formas de ajudar o seu filho a gerir os seus problemas.

Um pequeno número de crianças, geralmente aquelas com sintomas leves que são diagnosticadas precocemente, pode ser capaz de aprender a superar as suas dificuldades.

No entanto, a grande maioria das crianças precisa de ajuda a longo prazo e continuará a ser afetada como adolescentes e adultos.

Uma vez que a PDC tenha sido diagnosticada, pode ser elaborado um plano de tratamento adaptado às dificuldades específicas do seu filho. Este plano pode envolver uma variedade de especialistas.

Um plano de tratamento, combinado com ajuda extra na escola, pode ajudar o seu filho a gerir muitas das suas dificuldades físicas, melhorar a sua confiança e autoestima gerais e ajudá-lo a tornar-se um adulto bem ajustado.

Profissionais de saúde

Vários profissionais de saúde podem estar envolvidos nos cuidados do seu filho.

Por exemplo, o seu filho pode precisar de ajuda de um terapeuta ocupacional pediátrico, que pode avaliar as suas capacidades nas atividades diárias, como:

  • usar talheres
  • vestir-se
  • usar a casa de banho
  • brincar
  • atividades de movimentos finos, como escrever

Um terapeuta pode trabalhar com a criança, os seus cuidadores e os seus professores para ajudar a encontrar formas de gerir quaisquer problemas.

O seu filho também pode receber ajuda de um fisioterapeuta pediátrico. Eles podem avaliar as suas capacidades e criar um plano de terapia especialmente para ele, que pode incluir atividades para melhorar a caminhada, a corrida, o equilíbrio e a coordenação, entre outros.

Outros profissionais de saúde envolvidos nos cuidados do seu filho podem incluir:

  • um pediatra – um médico que se especializa nos cuidados de bebés e crianças
  • um psicólogo educacional – um profissional que ajuda crianças que estão a ter dificuldades em progredir com a sua educação devido a fatores emocionais, psicológicos ou comportamentais

Algumas das intervenções que estes profissionais de saúde podem fornecer são descritas abaixo.

Abordagem orientada para a atividade

Um dos principais tipos de intervenção utilizados para ajudar as crianças com PDC a gerir a sua condição é conhecido como uma abordagem orientada para a atividade.

Isto envolve trabalhar consigo e com o seu filho para identificar atividades específicas que causam dificuldades e encontrar formas de as superar.

Por exemplo, um terapeuta pode ajudar a melhorar as dificuldades com movimentos específicos, dividindo a ação em pequenos passos. Em seguida, ensinam o seu filho a planear esses movimentos individuais e a praticá-los regularmente.

O seu filho também pode beneficiar da adaptação de tarefas para as tornar mais fáceis de realizar, como adicionar pegas especiais às canetas para as tornar mais fáceis de segurar ou usar sapatos com fechos de velcro em vez de atacadores para facilitar a tarefa de se vestir.

O seu filho também pode ser encorajado a exercitar-se regularmente, pois isso é geralmente considerado benéfico para crianças com PDC.

Abordagem orientada para a função corporal

Um método alternativo à abordagem orientada para a tarefa é a abordagem orientada para a função corporal. Esta baseia-se na teoria de que problemas com os sentidos ou a perceção do corpo do seu filho podem estar a contribuir para as suas dificuldades de movimento.

Uma abordagem orientada para a função corporal pode envolver atividades destinadas a melhorar as habilidades motoras gerais do seu filho, em vez de ajudá-lo com uma tarefa ou atividade específica.

No entanto, não se pensa que seja tão eficaz quanto a abordagem orientada para a atividade.

Tratamento de outras condições

As crianças com PDC frequentemente têm outras condições também, que podem precisar de ser tratadas separadamente.

Perturbação de défice de atenção com hiperatividade (TDAH)

Se o seu filho também tiver perturbação de défice de atenção com hiperatividade (TDAH), ele pode beneficiar da toma de medicação para o ajudar a concentrar-se melhor, a ser menos impulsivo, a sentir-se mais calmo e a aprender e praticar novas habilidades.

Saiba mais sobre TDAH em crianças e jovens.

Dislexia

Se o seu filho também tiver dislexia, ele pode beneficiar de intervenções educacionais especiais concebidas para melhorar a sua leitura e escrita.

Saiba mais sobre tratamento da dislexia.

Autismo

Se o seu filho também tiver autismo, ele pode beneficiar de programas especiais concebidos para ajudar a melhorar a sua comunicação, interação social e habilidades cognitivas e acadêmicas. Isto pode ajudar as crianças com autismo na vida quotidiana.

Problemas de fala e linguagem

A terapia da fala e da linguagem pode ser útil se o seu filho também tiver problemas com a sua fala.

Um terapeuta da fala e da linguagem pode avaliar a fala do seu filho e ajudá-lo a encontrar formas de comunicar da melhor forma possível.

Isto pode envolver exercícios para mover os lábios ou a língua de uma determinada forma, praticar a produção de certos sons e aprender a controlar a sua respiração.

Tratamento à medida que o seu filho cresce

Embora as habilidades de coordenação física de uma criança com PDC permaneçam abaixo da média, isso geralmente torna-se menos problemático à medida que ela cresce.

Durante a adolescência, as dificuldades na escola – particularmente a produção de trabalho escrito – podem tornar-se muito mais proeminentes.

O tratamento adicional com um terapeuta ocupacional para problemas de caligrafia pode ser útil quando o seu filho for um pouco mais velho.

Os professores podem solicitar que crianças mais velhas tenham mais tempo em exames. Ter acesso a um computador pode facilitar o trabalho de casa e algumas escolas fornecerão um laptop.

Um jovem pode ter 1 ou mais dos sintomas adicionais associados à PDC que afetam negativamente o seu comportamento, socialização e desempenho escolar.

Estes jovens frequentemente requerem um grau significativo de apoio parental, além do tratamento que recebem.

Terapias alternativas

Devido às limitações dos tratamentos disponíveis para PDC e ao facto de não ter cura, alguns pais podem procurar terapias alternativas que afirmem curar ou melhorar significativamente a condição.

Mas geralmente não há evidências científicas para apoiar o uso de terapias alternativas e elas podem ser caras e demoradas.

É também importante ter em mente que, às vezes, os problemas de coordenação física associados à PDC melhoram naturalmente com o tempo.

bg-pattern-dark

Receba atualizações e ofertas exclusivas

Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.