Bg pattern

Distúrbio do espectro alcoólico fetal

Se beber álcool durante a gravidez, corre o risco de causar danos ao seu bebé. Por vezes, isto pode resultar em problemas mentais e físicos no bebé, denominado distúrbio do espectro alcoólico fetal (DEAF).

Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.

Esta página fornece informação geral e não substitui a consulta de um médico. Se os sintomas forem graves, persistentes ou estiverem a agravar-se, procure aconselhamento médico com urgência.

Se beber álcool durante a gravidez, corre o risco de causar danos ao seu bebé. Por vezes, isto pode resultar em problemas mentais e físicos no bebé, denominado distúrbio do espectro alcoólico fetal (DEAF).

O DEAF pode ocorrer quando o álcool no sangue da mãe passa para o seu bebé através da placenta.

O seu bebé não consegue processar bem o álcool, o que significa que ele pode permanecer no seu corpo por um longo tempo. O álcool pode danificar o seu cérebro e corpo e impedir o seu desenvolvimento normal no útero.

Isto pode resultar na perda da gravidez. Os bebés que sobrevivem podem ficar com problemas para a vida.

Características do distúrbio do espectro alcoólico fetal (DEAF)

O DEAF pode causar problemas com:

  • movimento, equilíbrio, visão e audição
  • aprendizagem, como problemas com o pensamento, concentração e memória
  • gestão de emoções e desenvolvimento de competências sociais
  • hiperatividade e controlo de impulsos
  • comunicação, como problemas com a fala
  • as articulações, músculos, ossos e órgãos, como os rins e o coração

Estes problemas são permanentes, embora o tratamento e o apoio precoces possam ajudar a limitar o seu impacto na vida de uma criança.

O tipo de sintomas de DEAF que um bebé tem e a sua gravidade são diferentes dependendo da frequência e da quantidade de álcool que a mãe bebeu durante a gravidez. Quanto maior for a quantidade de álcool consumida, mais graves tendem a ser os sintomas.

O que fazer se pensa que o seu filho tem distúrbio do espectro alcoólico fetal (DEAF)

Fale com um médico de família ou visitante de saúde se tiver alguma preocupação com o desenvolvimento do seu filho ou se pensar que ele pode ter DEAF.

Se a condição não for diagnosticada precocemente e o seu filho não receber apoio adequado, é mais provável que ele enfrente desafios maiores associados à condição.

Por exemplo, ele pode ter dificuldades de aprendizagem, comportamentos desafiadores, problemas de saúde mental e dificuldade em conseguir um emprego e viver de forma independente como adulto.

Um médico ou visitante de saúde precisará saber se o seu filho foi exposto ao álcool durante a gravidez para ajudar a fazer um diagnóstico de DEAF.

O seu filho pode ser encaminhado para uma equipa de especialistas para uma avaliação se houver a possibilidade de ele ter a condição.

Isto geralmente envolve exames físicos e exames de sangue para descartar condições genéticas que têm características semelhantes ao DEAF.

Tratamento e apoio para o distúrbio do espectro alcoólico fetal (DEAF)

Não existe um tratamento específico para o DEAF e os danos ao cérebro e ao corpo de uma criança não podem ser revertidos. Mas um diagnóstico e apoio precoces podem fazer uma grande diferença.

Uma vez que a condição tenha sido diagnosticada, uma equipa de profissionais de saúde pode avaliar as necessidades do seu filho e oferecer estratégias educacionais e comportamentais adequadas.

Também pode ser útil entrar em contacto com um grupo de apoio para pessoas com DEAF. Estes podem ser uma boa fonte de aconselhamento e podem conectá-lo com outras pessoas em situações semelhantes.

Encontre apoio em:

Também pode querer perguntar à sua equipa de cuidados se eles conhecem algum grupo local na sua área.

Prevenção do distúrbio do espectro alcoólico fetal (DEAF)

O DEAF é completamente evitável se não beber álcool durante a gravidez.

O risco de DEAF é maior quanto mais beber. Não existe um nível "seguro" comprovado de álcool na gravidez. Não beber nada é a abordagem mais segura.

Se estiver grávida e estiver a lutar contra um problema com o álcool, fale com uma parteira ou médica.

Ajuda e apoio confidenciais também estão disponíveis em:

Também pode encontrar os seus serviços de apoio ao álcool mais próximos ou ler conselhos sobre como reduzir o consumo de álcool e o álcool na gravidez.

bg-pattern-dark

Receba atualizações e ofertas exclusivas

Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.