Doença de Behçet
A doença de Behçet, ou síndrome de Behçet, é uma condição rara e pouco compreendida que resulta em inflamação dos vasos sanguíneos e tecidos.
Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.
-
Nesta página
Centros especializados em doença de BehçetÚlceras na bocaÚlceras genitaisLesões cutâneasInflamação das articulaçõesInflamação dos olhosPele sensívelSintomas gastrointestinaisCoágulos sanguíneosAneurismasInflamação do sistema nervosoSintomas geraisMedicamentosTratamento de sintomas específicosGravidez e fertilidadeDoença de Behçet neonatal -
Medicamentos habitualmente prescritos para Doença de Behçet
Apenas para fins informativos. Consulte sempre um médico antes de utilizar qualquer medicamento.
Forma farmacêutica: CÁPSULA DE LIBERTAÇÃO MODIFICADA, 10 mgSubstância ativa: hydrocortisoneFabricante: Diurnal Europe B.V.Requer receita médicaForma farmacêutica: INJETÁVEL, 373 mgSubstância ativa: hydrocortisoneFabricante: Cheplapharm Arzneimittel GmbhRequer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO DE LIBERTAÇÃO MODIFICADA, 5 mgSubstância ativa: hydrocortisoneRequer receita médica
A doença de Behçet, ou síndrome de Behçet, é uma condição rara e pouco compreendida que resulta em inflamação dos vasos sanguíneos e tecidos.
Confirmar um diagnóstico de doença de Behçet pode ser difícil porque os sintomas são tão variados e gerais (podem ser partilhados com uma série de outras condições).
Sintomas da doença de Behçet
Os principais sintomas da doença de Behçet incluem:
- úlceras genitais e orais
- olhos vermelhos, dolorosos e visão turva
- acne-like spots
- dores de cabeça
- articulações doloridas, rígidas e inchadas
Em casos graves, também existe o risco de problemas sérios e potencialmente fatais, como perda de visão permanente e acidentes vasculares cerebrais.
A maioria das pessoas com a condição experimenta episódios em que os seus sintomas são graves (surto ou recaída), seguidos de períodos em que os sintomas desaparecem (remissão).
Os sintomas geralmente começam em adultos na casa dos 20 e 30 anos, mas também podem começar na infância.
Com o tempo, alguns dos sintomas podem acalmar e tornar-se menos problemáticos, embora possam nunca resolver completamente.
Leia sobre os sintomas da doença de Behçet
Diagnóstico da doença de Behçet
Não existe um teste definitivo que possa ser usado para diagnosticar a doença de Behçet.
Vários testes podem ser necessários para verificar sinais da condição ou para ajudar a descartar outras causas, incluindo:
- análises sanguíneas
- análises de urina
- exames de imagem, como raios-X, uma tomografia computadorizada ou uma ressonância magnética
- uma biópsia da pele
- um teste de pathergia – que envolve picar a sua pele com uma agulha para ver se um determinado ponto vermelho aparece no dia seguinte ou nos dois dias seguintes; pessoas com doença de Behçet geralmente têm pele particularmente sensível
As diretrizes atuais afirmam que um diagnóstico de doença de Behçet pode geralmente ser feito com confiança se você tiver tido pelo menos 3 episódios de úlceras orais nos últimos 12 meses e tiver pelo menos 2 dos seguintes sintomas:
- úlceras genitais
- inflamação ocular
- lesões cutâneas (qualquer crescimento ou anormalidade incomum que se desenvolva na pele)
- pathergia (pele hipersensível)
Outras causas potenciais também precisam ser descartadas antes que o diagnóstico seja feito.
Causas da doença de Behçet
A causa da doença de Behçet é desconhecida, embora a maioria dos especialistas acredite que seja uma condição auto-inflamatória.
Uma condição auto-inflamatória é onde há episódios repetidos de inflamação no corpo.
Na doença de Behçet, isso envolve inflamação dos vasos sanguíneos. Acredita-se que isso seja causado por um problema com o sistema imunológico.
Não está claro o que desencadeia este problema com o sistema imunológico, mas 2 coisas parecem desempenhar um papel:
- genes – a doença de Behçet tende a ser muito mais comum em certos grupos étnicos onde os genes que estão ligados à condição podem ser mais comuns
- fatores ambientais – embora um fator ambiental específico não tenha sido identificado, as taxas de doença de Behçet são menores em pessoas de um grupo étnico de risco que vivem fora de seu país de origem
A doença de Behçet é mais comum no Extremo Oriente, no Oriente Médio e em países mediterrâneos como a Turquia e Israel.
Pessoas de origem mediterrânea, do Oriente Médio e asiática são consideradas as mais propensas a desenvolver a condição, embora possa afetar todos os grupos étnicos.
Tratamento da doença de Behçet
Não há cura para a doença de Behçet, mas geralmente é possível controlar os sintomas com medicamentos que reduzem a inflamação nas partes afetadas do corpo.
Esses medicamentos incluem:
- esteróides – medicamentos anti-inflamatórios potentes
- imunossupressores – medicamentos que reduzem a atividade do sistema imunológico
- terapias biológicas – medicamentos que têm como alvo os processos biológicos envolvidos no processo de inflamação
Sua equipe de saúde criará um plano de tratamento específico para você, dependendo de seus sintomas.
Centros especializados em doença de Behçet
Estes estão localizados em Londres, Birmingham e Liverpool.
Você pode ser encaminhado para um desses centros para que um diagnóstico possa ser confirmado. A equipe desses centros também pode entrar em contato com especialistas em outros centros para ajudar no gerenciamento e tratamento de uma pessoa, mesmo que ela não seja vista diretamente.
Isso ajuda os cientistas a procurar melhores maneiras de prevenir e tratar esta condição. Você pode optar por sair do registro a qualquer momento.
Mais informações sobre a doença de Behçet
Uma resposta natural ao recebimento de um diagnóstico de uma condição complexa como a doença de Behçet é descobrir o máximo possível sobre a condição.
No entanto, no Reino Unido, isso pode ser difícil porque a doença de Behçet é tão rara que muitos profissionais de saúde sabem pouco sobre ela.
Seu site tem uma variedade de informações sobre diferentes aspectos da doença de Behçet, um fórum de membros, blogs e links para outros recursos úteis.
Sintomas Doença de Behçet
A doença de Behçet pode causar uma vasta gama de sintomas, mas é raro que alguém com a condição tenha todos eles ao mesmo tempo.
A maioria das pessoas experimenta períodos em que os sintomas melhoram (remissão) e períodos em que pioram (surto ou recaída).
Úlceras na boca
Quase todas as pessoas com doença de Behçet desenvolvem úlceras na boca. As úlceras podem parecer iguais às úlceras na boca normais, mas podem ser mais numerosas e dolorosas. Desenvolvem-se mais frequentemente na língua, lábios, gengivas e no interior das bochechas.
As úlceras geralmente cicatrizam em algumas semanas sem deixar cicatrizes, embora voltem a aparecer com frequência.
Úlceras genitais
Tal como as úlceras na boca, as úlceras genitais recorrentes também são um sintoma comum da doença de Behçet.
Em homens, as úlceras geralmente aparecem no escroto. Em mulheres, geralmente aparecem na cérvix (colo do útero), vulva ou vagina. No entanto, as úlceras genitais podem aparecer em qualquer lugar na área da virilha, incluindo no pénis, mas isso é raro.
As úlceras genitais são geralmente dolorosas e podem deixar cicatrizes. Os homens também podem sentir inflamação (inchaço) dos testículos e as mulheres podem achar que as úlceras tornam o ato sexual doloroso.
As úlceras genitais causadas pela doença de Behçet não são contagiosas e não podem ser transmitidas por contacto sexual.
Lesões cutâneas
Muitas pessoas com doença de Behçet também desenvolvem lesões cutâneas. Uma lesão é qualquer tipo de crescimento ou anormalidade incomum que se desenvolve na sua pele, como um caroço ou uma área descolorida da pele.
As lesões cutâneas que podem ocorrer na doença de Behçet incluem inchaços vermelhos e sensíveis nas pernas, chamados eritema nodoso, e manchas semelhantes à acne mais generalizadas, chamadas pseudofoliculite.
As lesões cutâneas geralmente cicatrizam em 14 dias, embora possam voltar com frequência. As lesões de eritema nodoso podem deixar áreas da pele permanentemente descoloridas.
A doença de Behçet também pode causar outra condição de pele chamada tromboflebite superficial, que causa caroços vermelhos sensíveis que aparecem em linha.
Inflamação das articulações
A doença de Behçet afeta as articulações em cerca de 1 em 2 pessoas com a condição, causando sintomas semelhantes à artrite, como dor, rigidez, inchaço, calor e sensibilidade.
As articulações mais frequentemente afetadas incluem os joelhos, tornozelos, pulsos e as pequenas articulações das mãos.
Ao contrário de algumas condições que afetam as articulações, danos permanentes nas articulações são raros na doença de Behçet e os sintomas podem geralmente ser controlados com sucesso.
Inflamação dos olhos
A inflamação dos olhos é outro sintoma comum da doença de Behçet, ocorrendo em cerca de 7 em cada 10 casos. Geralmente desenvolve-se muito repentinamente.
A inflamação geralmente afeta o trato uveal, que é um grupo de estruturas conectadas dentro do olho. Às vezes, ambos os olhos podem ser afetados ao mesmo tempo.
A inflamação do trato uveal é conhecida como uveíte e pode causar sintomas que incluem:
- olhos vermelhos dolorosos
- sensibilidade à luz
- moscas volantes (pontos que se movem no campo de visão)
- visão turva
- perda súbita da visão
Ligue para o 112 ou vá para um serviço de urgência se tiver visão turva súbita ou perda súbita da visão.
Nos casos mais graves da doença de Behçet, a inflamação dos olhos pode levar à perda permanente da visão. No entanto, isso é muito menos provável com tratamento precoce e adequado.
Pele sensível
Em algumas pessoas com doença de Behçet, a pele é particularmente sensível a lesões ou irritações. Isso é conhecido como pathergia.
Por exemplo, se uma agulha for usada para picar a pele de alguém que tem pathergia, pode desenvolver-se um caroço vermelho grande dentro de 1 a 2 dias que parece desproporcional à picada original da agulha.
Nem todas as pessoas com doença de Behçet têm pathergia, portanto, esta reação sozinha não pode diagnosticar a condição.
Sintomas gastrointestinais
A doença de Behçet pode causar inflamação do estômago e do intestino, o que pode levar a sintomas como:
- sensação e estar enjoado
- dor de estômago
- indigestão
- perda de apetite
- diarreia com sangramento
Ocasionalmente, a inflamação pode causar danos ao intestino e sangramento. Ter sangue nas fezes é um possível sintoma de inflamação do revestimento interno do intestino.
Coágulos sanguíneos
A inflamação do revestimento dos vasos sanguíneos associada à doença de Behçet pode, por vezes, causar a formação de coágulos sanguíneos.
Um dos tipos mais comuns de coágulo sanguíneo que afeta as pessoas com doença de Behçet é a trombose venosa profunda (TVP), onde um coágulo sanguíneo se desenvolve em 1 das veias profundas do corpo, geralmente nas pernas.
Os sintomas de TVP incluem:
- dor, inchaço e sensibilidade numa das suas pernas (geralmente na panturrilha)
- uma dor pesada na área afetada
- pele quente na área do coágulo
- vermelhidão da sua pele, especialmente na parte de trás da sua perna abaixo do joelho
A TVP requer tratamento médico imediato. Se suspeitar de TVP, vá imediatamente para o serviço de urgência (A&E) mais próximo.
Em pessoas com doença de Behçet, é necessária uma avaliação cuidadosa para determinar se é seguro usar tratamento anticoagulante para esta complicação. O tratamento para controlar a inflamação é geralmente mais eficaz.
Trombose venosa cerebral
Um tipo menos comum de coágulo sanguíneo associado à doença de Behçet é a trombose venosa cerebral (TVC). Isso ocorre quando um coágulo sanguíneo se desenvolve dentro dos vasos sanguíneos que correm por canais localizados entre a camada externa e interna do seu cérebro.
O coágulo sanguíneo pode aumentar a pressão dentro do seu crânio e também levar a uma interrupção do fornecimento de sangue ao cérebro (AVC).
Os sintomas de uma TVC incluem:
- uma dor de cabeça grave – isto foi descrito como uma dor latejante, penetrante, em faixa ou como uma dor muito intensa que aparece repentinamente do nada
- fala arrastada
- convulsões (crises)
- perda de audição
- visão dupla
- sintomas semelhantes aos de um AVC, como fraqueza muscular ou paralisia – mas, ao contrário da maioria dos AVCs, ambos os lados do corpo podem ser afetados
A TVC é uma emergência médica. Se suspeitar de uma TVC, ligue para o 112 imediatamente para solicitar uma ambulância.
Aneurismas
A inflamação dos vasos sanguíneos pode enfraquecer as paredes dos seus vasos sanguíneos. Isso faz com que as paredes se projetem para fora como resultado da pressão arterial. A protuberância é conhecida como aneurisma.
Os aneurismas geralmente não causam quaisquer sintomas notáveis, a menos que a parede do vaso sanguíneo se torne tão fraca que se alargue ou se rompa. Isso pode exercer pressão sobre as áreas próximas e, às vezes, levar a hemorragias internas ou disfunção de órgãos.
Os sintomas de um aneurisma roto podem variar dependendo de onde no corpo o aneurisma se desenvolveu. Os possíveis sintomas incluem:
- dor súbita e intensa no corpo, como no membro, tórax, costas ou abdómen
- uma dor de cabeça agonizante repentina
- tonturas
- falta de ar
- tosse com sangue
- confusão
- perda de consciência
Ligue para o 112 se você ou outra pessoa apresentar repentinamente estes sintomas.
Inflamação do sistema nervoso
A inflamação do sistema nervoso central (SNC) causa os sintomas mais graves associados à doença de Behçet.
Os sintomas da inflamação do SNC geralmente se desenvolvem rapidamente ao longo de alguns dias e podem incluir:
- dor de cabeça
- visão dupla
- perda de equilíbrio
- convulsões (crises)
- paralisia parcial num lado do corpo
- alterações de comportamento ou personalidade
Ligue para o 112 ou vá para um serviço de urgência se você ou outra pessoa apresentar repentinamente estes sintomas.
Sintomas gerais
Também é comum que pessoas com doença de Behçet experimentem sintomas mais gerais como resultado da condição, incluindo períodos de fadiga física ou mental extrema. Isso pode afetar a capacidade de uma pessoa de realizar qualquer tipo de atividade.
Tratamento Doença de Behçet
Atualmente, não existe cura para a doença de Behçet, mas um número de tratamentos pode ajudar a aliviar os sintomas e reduzir o risco de complicações graves.
Uma vez que um diagnóstico de doença de Behçet tenha sido confirmado, normalmente será encaminhado para vários especialistas diferentes que têm experiência no tratamento da condição. Eles ajudarão a elaborar um plano de tratamento específico para si.
Os especialistas envolvidos nos seus cuidados podem incluir:
- um dermatologista – um médico que se especializa no tratamento de doenças de pele
- um especialista em medicina oral – um médico ou dentista que se especializa em condições que afetam a boca
- um reumatologista – um médico que se especializa no tratamento de doenças articulares e condições que afetam todo o corpo
- um oftalmologista – um médico que se especializa no tratamento de doenças oculares
- um neurologista – um médico que se especializa no tratamento de condições que afetam o sistema nervoso e o cérebro
Pode consultar mais de 1 especialista durante a mesma visita ao hospital, para ajudar no diagnóstico e na criação de um plano de tratamento.
O seu plano de tratamento normalmente envolve o uso de uma combinação de diferentes medicamentos. Dependendo do tipo e da gravidade dos seus sintomas, pode precisar de tomar medicamentos apenas quando tiver uma crise.
Em alternativa, pode ter que tomar medicamentos a longo prazo para evitar o desenvolvimento de complicações graves, como perda de visão.
Pode também receber apoio emocional, de emprego e de bem-estar, bem como informações sobre grupos de apoio que pode aderir.
Medicamentos
Uma série de medicamentos diferentes podem ser usados para tratar os vários sintomas da doença de Behçet, mas os principais tipos de medicamentos usados podem ser amplamente divididos em:
- corticosteroides
- imunossupressores
- terapias biológicas
Corticosteroides
Os corticosteroides são medicamentos anti-inflamatórios potentes que podem ser úteis na redução da inflamação associada à doença de Behçet.
Dependendo dos sintomas específicos que estão a ser tratados, os corticosteroides estão disponíveis como:
- corticosteroides tópicos – aplicados diretamente na área afetada como colírios, cremes, enxaguantes bucais ou géis
- corticosteroides orais – estes reduzem a inflamação em todo o corpo e vêm em comprimidos ou cápsulas
Ocasionalmente, também podem ser usadas injeções de corticosteroides.
Os efeitos secundários dependem da forma de corticosteroides que está a tomar. Os efeitos secundários associados aos corticosteroides tópicos são raros, mas o uso a longo prazo pode levar a problemas como o afinamento da sua pele.
O uso a longo prazo de corticosteroides orais está associado a alguns efeitos secundários potencialmente mais graves, incluindo:
- ganho de peso
- úlceras de estômago
- alterações de humor
- aumento do risco de infeções
- aumento da pressão no olho (glaucoma)
- pressão alta (hipertensão)
- ossos fracos e frágeis (osteoporose)
- cataratas
- diabetes
Se precisar de tomar corticosteroides orais a longo prazo, poderá receber medicamentos adicionais para ajudar a tratar estes efeitos secundários mais graves.
Imunossupressores
Os imunossupressores são um tipo de medicamento que reduz a atividade do sistema imunitário, o que, por sua vez, interrompe o processo inflamatório que causa a maioria dos sintomas da doença de Behçet.
Exemplos de imunossupressores usados para tratar a doença de Behçet incluem azatioprina, ciclosporina e tacrolimus.
Estes medicamentos estão normalmente disponíveis como comprimidos, cápsulas e injeções. A colchicina, um medicamento anti-inflamatório frequentemente usado para a gota, também pode ser benéfica.
Embora os imunossupressores possam ser úteis no tratamento de uma ampla gama de sintomas da doença de Behçet, eles também podem causar alguns efeitos secundários potencialmente significativos.
Por este motivo, receberá conselhos cuidadosos sobre os possíveis efeitos secundários e monitorização através de análises sanguíneas. Isto é frequentemente coordenado por uma enfermeira especialista.
Os efeitos secundários gerais destes medicamentos podem incluir:
- efeitos nas células sanguíneas e função hepática (pode ser necessária monitorização regular das análises sanguíneas)
- aumento do risco de infeções – deve relatar quaisquer sintomas de uma possível infeção ao seu médico de família ou equipa de saúde o mais rapidamente possível
- sensação e estar enjoado
- dor de estômago
- diarreia
- perda de cabelo, que é geralmente temporária
- formigueiro
- cãibras e fraqueza muscular
Alguns imunossupressores também podem causar defeitos congénitos e não devem ser tomados se estiver grávida ou a planear engravidar.
Se estiver a tomar algum destes medicamentos, deve garantir que fala com o seu especialista ou médico de família sobre os possíveis efeitos dos seus medicamentos numa potencial gravidez.
Terapias biológicas
As terapias biológicas são um novo tipo de medicamento que visa os processos biológicos envolvidos no processo de inflamação de forma mais seletiva.
Por exemplo, medicamentos chamados inibidores do fator de necrose tumoral alfa (inibidores do TNF) funcionam reduzindo a inflamação.
Os inibidores do TNF usados para tratar a doença de Behçet incluem infliximab e adalimumab e etanercept. Estes podem ser administrados diretamente numa veia (intravenosa) ou por injeção sob a pele (injeção subcutânea) em intervalos variados.
Outros medicamentos biológicos podem ser usados se os inibidores do TNF alfa não funcionarem para si.
As terapias biológicas também podem causar uma série de efeitos secundários, incluindo:
- aumento do risco de infeções
- dores de cabeça
- tonturas
- sensação de enjoo
- dor muscular e dor nas articulações
- batimentos cardíacos súbitos e notáveis (palpitações)
- aumento da frequência cardíaca (taquicardia)
Tal como acontece com o tratamento imunossupressor, deve relatar quaisquer sintomas de uma possível infeção ao seu médico de família ou equipa de saúde o mais rapidamente possível.
Tratamento de sintomas específicos
Os medicamentos específicos usados para a doença de Behçet variam dependendo do sintoma que está a ser tratado.
Úlceras e lesões cutâneas
Corticosteroides tópicos – como cremes, pastilhas, enxaguantes bucais e sprays – são normalmente o primeiro tratamento recomendado para úlceras na boca e genitais.
Pode também receber cremes ou géis para aliviar a dor para proteger a área afetada e, às vezes, antimicrobianos ou antibióticos.
Algumas pessoas acham que usar um inalador de corticosteroides é eficaz. Estes inaladores são comumente usados para tratar asma e são normalmente usados para pulverizar o medicamento nos pulmões. No entanto, em vez de inalar os esteroides, pode usar o inalador para pulverizar os esteroides diretamente numa úlcera.
Pode receber comprimidos de colchicina para prevenir e controlar úlceras na boca ou úlceras genitais, ou se tiver inchaços vermelhos e dolorosos nas pernas (eritema nodoso).
Para úlceras e lesões graves que não respondem a outros tratamentos, podem ser recomendados outros comprimidos imunossupressores ou terapias biológicas.
Inflamação ocular
Devido ao potencial risco de perda de visão em casos graves, qualquer inflamação ocular causada pela doença de Behçet deve ser cuidadosamente monitorizada por um oftalmologista.
O tratamento para problemas oculares normalmente envolve tomar azatioprina e medicamentos corticosteroides, embora colírios de corticosteroides também possam ser úteis.
Em casos graves em que estes tratamentos não ajudaram, podem ser recomendados medicamentos imunossupressores, como azatioprina ou ciclosporina.
Dor nas articulações
Para pessoas com dor nas articulações causada pela doença de Behçet, analgésicos convencionais, como paracetamol e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), podem, por vezes, ajudar a aliviar a dor.
Comprimidos diários de colchicina também podem ajudar reduzindo a inflamação nas suas articulações.
Em casos graves em que estes tratamentos não ajudaram, podem ser recomendadas azatioprina ou terapias biológicas.
Sintomas gastrointestinais
Uma série de medicamentos diferentes podem ser usados para ajudar a reduzir a inflamação do estômago e do intestino causada pela doença de Behçet, incluindo corticosteroides, imunossupressores e terapias biológicas.
Às vezes, a inflamação no seu intestino faz com que ele se danifique e sangre. O tratamento médico é geralmente bem-sucedido, embora raramente seja necessária cirurgia de emergência para parar o sangramento e remover a secção afetada do intestino.
Dores de cabeça
Na doença de Behçet, as dores de cabeça são comuns e geralmente inofensivas. Elas são geralmente tratadas da mesma forma que enxaquecas. Isso significa que existem 2 tipos de medicamentos que podem ser usados:
- medicamento para prevenir a ocorrência de sintomas de dor de cabeça, como beta bloqueadores
- medicamento para ajudar a aliviar a dor de cabeça, como AINEs e um tipo de medicamento chamado triptanos
Leia mais sobre tratamento da enxaqueca e prevenção da enxaqueca.
Coágulos sanguíneos
Não está totalmente claro se os coágulos sanguíneos associados à doença de Behçet devem ser tratados da mesma forma que os coágulos sanguíneos causados por outras condições, ou se usar medicamentos para tratar a inflamação subjacente é mais apropriado.
Normalmente, os coágulos sanguíneos são tratados com um tipo de medicamento chamado anticoagulante, que ajuda a prevenir coágulos sanguíneos e reduz o risco de um coágulo sanguíneo bloquear o fluxo sanguíneo.
No entanto, o uso de anticoagulantes para a doença de Behçet é controverso porque o coágulo pode ser causado por vasos sanguíneos pegajosos em vez da causa mais comum de sangue pegajoso.
Usar anticoagulantes na doença de Behçet também pode potencialmente aumentar o risco de ruptura de aneurismas e causar sangramento interno grave.
Os coágulos sanguíneos são frequentemente tratados com uma combinação de comprimidos de corticosteroides ou imunossupressores para reduzir a inflamação nos vasos sanguíneos. Os anticoagulantes são usados apenas se tiver sido rastreado para garantir que não há aneurismas.
Aneurismas
Os aneurismas causados pela doença de Behçet são normalmente tratados com uma combinação de comprimidos ou infusões de corticosteroides e ciclosfosfamida para reduzir a inflamação no vaso sanguíneo afetado e impedir que o aneurisma piore.
A cirurgia ou os procedimentos também podem ser considerados. O aneurisma pode ser reparado ou desviado usando pequenos tubos chamados stents, ou pode ser bloqueado.
Para obter mais informações sobre como a cirurgia é usada para tratar alguns tipos comuns de aneurismas, consulte tratamento de aneurismas cerebrais e tratamento de aneurismas da aorta abdominal.
Inflamação do sistema nervoso central
Sintomas relativamente ligeiros de inflamação do sistema nervoso central, como visão dupla, podem melhorar por conta própria sem a necessidade de tratamento.
No entanto, sintomas mais graves, como paralisia e alterações comportamentais, geralmente requerem tratamento com medicamentos. Isso geralmente será na forma de injeções de corticosteroides ou imunossupressores, ou terapias biológicas.
Gravidez e fertilidade
A fertilidade geralmente não é afetada em mulheres e homens com doença de Behçet, mas é importante que qualquer gravidez seja planejada, se possível. Isso ocorre porque alguns dos medicamentos usados para tratar a condição podem causar defeitos congénitos.
No entanto, muitos medicamentos usados para tratar a doença de Behçet são seguros para tomar durante a gravidez.
Medicamentos que podem causar defeitos congénitos incluem:
- talidomida
- ciclofosfamida
- metotrexato
- micofenolato de mofetila
Se tomar estes medicamentos, é recomendado que use pelo menos 1 método fiável de contracepção para evitar a gravidez. Pode também precisar de continuar a usar contracepção por algum tempo após parar de tomar estes medicamentos. Discuta isso com o seu médico.
É importante discutir os planos para ter um bebé com a sua equipa de cuidados, que poderá ajustar o seu plano de tratamento para tornar a sua gravidez o mais segura possível.
Há poucas evidências de que ter doença de Behçet aumenta o seu risco de complicações relacionadas com a gravidez, embora haja um pequeno risco de aborto espontâneo ou de o seu bebé nascer menor do que o habitual.
Há também o risco de o seu bebé pode ter uma condição temporária chamada doença de Behçet neonatal.
Doença de Behçet neonatal
Existe a possibilidade de um bebé nascer com um tipo de doença de Behçet que pode causar úlceras nos genitais e na boca do bebé. Este tipo de doença de Behçet, conhecida como doença de Behçet neonatal, é extremamente rara.
Os corticosteroides podem ser usados para ajudar a aliviar os sintomas da doença de Behçet neonatal. A condição geralmente se resolve dentro de 6 a 8 semanas após o nascimento.
Médicos online para Doença de Behçet
Discuta os seus sintomas e os próximos passos possíveis para Doença de Behçet com um médico online.
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.