Doença de Crohn
A doença de Crohn é uma condição de longo prazo em que parte do seu intestino fica inflamado. Atualmente, não pode ser curada, mas existem tratamentos que podem ajudar a prevenir ou controlar os sintomas.
Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.
-
Nesta página
-
Medicamentos habitualmente prescritos para Doença de Crohn
Apenas para fins informativos. Consulte sempre um médico antes de utilizar qualquer medicamento.
Forma farmacêutica: SOLUÇÃO/SUSPENSÃO ORAL EM GOTAS, 13,3 mg de prednisolona estragelato/mlSubstância ativa: prednisoloneFabricante: Laboratorios Sonphar S.L.Requer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 1000 mgSubstância ativa: mesalazineFabricante: Faes Farma S.A.Requer receita médicaForma farmacêutica: SOLUÇÃO/SUSPENSÃO ORAL, 4 mg/mlSubstância ativa: prednisoloneFabricante: Laboratorio Aldo Union S.L.Requer receita médica
A doença de Crohn é uma condição de longo prazo em que parte do seu intestino fica inflamado. Atualmente, não pode ser curada, mas existem tratamentos que podem ajudar a prevenir ou controlar os sintomas.
Sintomas da doença de Crohn
Os sintomas da doença de Crohn variam, dependendo de qual parte do seu intestino é afetada, como a sua boca, estômago, intestino ou ânus.
Os sintomas comuns incluem:
- diarreia
- sangue ou muco nas suas fezes
- dor de estômago
- dor no ânus
- sensação de muito cansaço ou mal-estar geral
- perda de apetite e perda de peso
- em crianças, não crescerem como esperado, ou puberdade atrasada
Os sintomas podem ser leves ou graves. Geralmente, vêm e vão ao longo do tempo, chamados de crises e remissões. Uma crise pode durar de alguns dias a vários meses.
Também pode ter sintomas que afetam outras partes do seu corpo, como dores nas articulações, olhos doloridos e erupções cutâneas.
Os sintomas começam mais frequentemente em adolescentes e adultos jovens, mas podem ocorrer em qualquer idade.
Se não tem a certeza se é doença de Crohn
Os sintomas da doença de Crohn podem ser semelhantes a outras condições que afetam o seu intestino, como a síndrome do intestino irritável (SII), colite ulcerosa, doença diverticular e doença celíaca.
Mas não tente diagnosticar o problema sozinho. Procure ajuda médica se estiver preocupado.
Consulte um médico de família se:
- acha que pode ter doença de Crohn
- tem doença de Crohn e os seus sintomas pioram ou os tratamentos não estão a ajudar
Como a doença de Crohn é diagnosticada
Se um médico de família achar que pode ter doença de Crohn, ele pode solicitar exames de sangue e exames a uma amostra das suas fezes.
Será encaminhado para um especialista em hospital para mais exames para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
Os exames hospitalares que pode ter incluem:
- exames em que um tubo fino com uma pequena câmara dentro é passado pela sua garganta ou ânus para verificar o interior do seu intestino, como uma colonoscopia, endoscopia ou gastroscopia
- recolha de uma pequena amostra de tecido do seu intestino (biópsia)
- exames como uma ressonância magnética, tomografia computadorizada ou ultrassom
Não existe um único teste para diagnosticar a doença de Crohn. Muitas vezes, leva tempo para obter um diagnóstico, pois os sintomas variam e podem ser semelhantes a outras condições.
Tratamento para a doença de Crohn
Atualmente, não existe cura para a doença de Crohn. Mas existem tratamentos que podem ajudá-lo a ficar sem sintomas por longos períodos (em remissão).
O tipo de tratamento que recebe dependerá dos seus sintomas. Provavelmente, precisará de diferentes tratamentos ao longo do tempo.
Será apoiado por uma equipa de profissionais de saúde, incluindo um médico especialista (gastroenterologista). Terá consultas e exames regulares.
Medicamentos para a doença de Crohn
Os tratamentos para prevenir ou tratar as crises incluem:
- medicamentos para reduzir a inflamação no seu intestino, como esteroides, mesalazina ou sulfassalazina
- medicamentos para reduzir a atividade do seu sistema imunológico (imunossupressores), como azatioprina ou mercaptopurina
- medicamentos que têm como alvo o seu sistema imunológico (terapia biológica), como adalimumab ou infliximab
- medicamentos para ajudar com os sintomas, como analgésicos, laxantes ou medicamentos para parar a diarreia
Algumas pessoas podem receber uma dieta líquida especial (nutrição enteral) em vez de medicamentos. Isso pode ser recomendado para crianças ou pessoas que não conseguem tomar esteroides.
Cirurgia para a doença de Crohn
Pode ser submetido a uma cirurgia para tratar a doença de Crohn se os seus sintomas afetarem apenas certas partes do seu intestino ou se tiver sintomas graves e os medicamentos não estiverem a funcionar.
A cirurgia pode envolver:
- remover a parte danificada do seu intestino e unir as seções saudáveis, chamada ressecção intestinal
- remover parte do seu intestino e trazer a extremidade do seu intestino através de uma abertura feita no seu abdómen (estoma), chamada ileostomia ou colostomia
Pode também precisar de cirurgia para tratar quaisquer complicações que afetem o seu intestino.
A cirurgia pode funcionar bem para reduzir os sintomas. Mas existe a possibilidade de os sintomas voltarem a aparecer em outra parte do seu intestino após a cirurgia.
O cirurgião explicará os riscos e benefícios da operação e o que acontecerá.
Coisas que pode fazer para ajudar com a doença de Crohn
Se tem doença de Crohn, há coisas que pode fazer para ajudar com os sintomas.
A doença de Crohn pode dificultar a absorção de nutrientes dos alimentos, por isso é importante ter uma dieta saudável. Mas não há evidências claras de que uma dieta especial ou alimentos particulares ajudem com a doença de Crohn.
Algumas pessoas descobrem que certos alimentos afetam os sintomas, como diarreia, inchaço ou prisão de ventre, mas isso é diferente para cada pessoa.
Faça
-
coma uma dieta saudável e equilibrada – a sua equipa de saúde pode dar-lhe aconselhamento dietético para garantir que obtém todos os nutrientes de que precisa
-
tente manter um diário dos seus sintomas e coisas como o que come, quaisquer alterações nos seus medicamentos ou stress, para ver se certas coisas parecem afetar os seus sintomas
-
faça vacinas como a vacina contra a gripe e a vacina pneumocócica se tomar medicamentos que afetam o seu sistema imunológico – mas verifique se a vacina é adequada para si, pois alguns tipos (vacinas vivas) podem não ser recomendados
-
obtenha uma chave RADAR se precisar de uma, para desbloquear casas de banho públicas acessíveis – geralmente pode obter uma de uma instituição de caridade
Não faça
-
não fume, pois pode aumentar o risco de crises
-
não faça grandes mudanças na sua dieta sem obter aconselhamento da sua equipa de saúde
-
não tome medicamentos chamados anti-inflamatórios não esteroides (AINE), como ibuprofeno, a menos que sejam recomendados por um médico
Complicações da doença de Crohn
É comum que a doença de Crohn cause complicações. Estas podem ser graves, mas obter o tratamento certo para os seus sintomas da doença de Crohn reduzirá o risco.
Com o tempo, a inflamação e os danos no seu intestino podem levar a:
- uma fístula, onde se desenvolve um túnel que liga o seu intestino a outra parte do seu corpo, como a bexiga, pele ou vagina
- um rasgo ou ferida perto do seu ânus (fissura anal)
- parte do seu intestino tornar-se mais estreita (chamada estenose), o que pode causar um bloqueio ou dificultar a passagem dos alimentos
- um buraco na parede do seu intestino (peritónio perfurado)
- cancro do cólon – se estiver em alto risco, pode ser oferecido testes regulares (colonoscopias) para verificar se há isso
A doença de Crohn também pode causar outras complicações, incluindo deficiências de vitaminas e problemas com as suas articulações, ossos, pele, olhos, rins e fígado.
Como a doença de Crohn afeta a sua vida
A doença de Crohn é uma condição vitalícia. Afeta cada pessoa de forma diferente. Como afeta você depende dos seus sintomas, da eficácia do seu tratamento e se tiver alguma complicação.
Algumas pessoas têm sintomas leves, o que significa que precisam ir à casa de banho com mais frequência e podem ter sintomas como dor de estômago. Outros têm sintomas mais graves que afetam a sua saúde geral ou têm complicações graves.
Os sintomas geralmente vêm e vão, então pode ter momentos em que se sente bem e momentos em que os seus sintomas têm um grande impacto na sua vida diária.
Doença de Crohn e gravidez
É importante falar com um especialista se quiser tentar ter um bebé ou descobrir que está grávida.
Geralmente, pode ter uma gravidez saudável se tiver doença de Crohn. Mas se os seus sintomas não estiverem bem controlados, isso pode dificultar a gravidez ou causar problemas na gravidez.
Pode precisar de mudar o seu tratamento, pois alguns medicamentos usados para a doença de Crohn não são adequados se estiver grávida. Alguns medicamentos também podem afetar a fertilidade masculina.
Causas da doença de Crohn
Os sintomas da doença de Crohn são causados por um problema com o seu sistema imunológico, que o faz atacar parte do seu intestino.
Não se sabe completamente por que isso acontece. Acredita-se que seja parcialmente causado pelos genes que herda dos seus pais.
Pode ser mais propenso a ter doença de Crohn se:
- outras pessoas na sua família a têm
- fuma
- teve uma infeção no estômago recentemente
- lhe foi removido o apêndice nos últimos anos
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.