Bg pattern

Doença renal crónica

Doença renal crónica (DRC) é uma condição a longo prazo em que os rins não funcionam tão bem quanto deveriam.

Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.

Esta página fornece informação geral e não substitui a consulta de um médico. Se os sintomas forem graves, persistentes ou estiverem a agravar-se, procure aconselhamento médico com urgência.

Doença renal crónica (DRC) é uma condição a longo prazo em que os rins não funcionam tão bem quanto deveriam.

É uma condição comum, frequentemente associada ao envelhecimento. Pode afetar qualquer pessoa, mas é mais comum em pessoas de raça negra ou de origem do sul da Ásia.

A DRC pode piorar com o tempo e, eventualmente, os rins podem parar de funcionar completamente, mas isso é incomum. Muitas pessoas com DRC conseguem viver longas vidas com a condição.

Sintomas da DRC

Normalmente, não existem sintomas de doença renal nos estágios iniciais. Pode apenas ser diagnosticada se realizar um exame de sangue ou urina por outro motivo e os resultados mostrarem um possível problema com os seus rins.

Num estágio mais avançado, os sintomas podem incluir:

Consulte um médico de família se tiver sintomas persistentes ou preocupantes que pense que podem ser causados por doença renal.

Saiba mais sobre os sintomas da DRC.

Causas da DRC

A doença renal crónica é geralmente causada por outras condições que exercem pressão sobre os rins. Muitas vezes, é o resultado de uma combinação de diferentes problemas.

A DRC pode ser causada por:

  • pressão alta – com o tempo, isso pode exercer pressão sobre os pequenos vasos sanguíneos dos rins e impedir que os rins funcionem corretamente
  • diabetes – muito açúcar no sangue pode danificar os minúsculos filtros dos rins
  • colesterol alto – isso pode causar o acúmulo de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos que irrigam os rins, o que pode dificultar o seu funcionamento adequado
  • infecções renais
  • glomerulonefrite – inflamação renal
  • doença renal policística autossómica dominante – uma condição hereditária em que crescimentos chamados cistos se desenvolvem nos rins
  • bloqueios no fluxo de urina – por exemplo, de pedras nos rins que continuam a voltar, ou uma próstata aumentada
  • uso a longo prazo e regular de certos medicamentos – como lítio e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)

Pode ajudar a prevenir a DRC fazendo mudanças saudáveis no estilo de vida e garantindo que quaisquer condições subjacentes que tenha estejam bem controladas.

Testes para DRC

A DRC pode ser diagnosticada através de exames de sangue e urina. Estes testes procuram níveis elevados de certas substâncias no seu sangue e urina que são sinais de que os seus rins não estão a funcionar corretamente.

Se estiver em alto risco de desenvolver doença renal (por exemplo, tem um fator de risco conhecido, como pressão alta ou diabetes), pode ser aconselhado a fazer exames regulares para verificar a DRC para que seja detetada numa fase precoce.

Os resultados dos seus exames de sangue e urina podem ser usados para determinar o estágio da sua doença renal. Este é um número que reflete a gravidade do dano aos seus rins, com um número mais alto indicando DRC mais grave.

Saiba mais sobre como a DRC é diagnosticada.

Tratamentos para DRC

Não existe cura para a DRC, mas o tratamento pode ajudar a aliviar os sintomas e impedir que piore.

O seu tratamento dependerá da gravidade da sua condição.

Os principais tratamentos são:

  • mudanças no estilo de vida para o ajudar a manter-se o mais saudável possível
  • medicação para controlar problemas associados, como pressão alta e colesterol alto
  • diálise – tratamento para replicar algumas das funções dos rins; isso pode ser necessário em DRC avançada
  • transplante de rim – isso também pode ser necessário em DRC avançada

Também será aconselhado a fazer check-ups regulares para monitorizar a sua condição.

Saiba mais sobre como a DRC é tratada e viver com DRC.

Perspectivas para DRC

A DRC pode variar de uma condição leve sem ou com poucos sintomas, a uma condição muito grave em que os rins param de funcionar, às vezes chamada de insuficiência renal.

A maioria das pessoas com DRC conseguirá controlar a sua condição com medicação e check-ups regulares. A DRC só progride para insuficiência renal em cerca de 2 em 100 pessoas com a condição.

Se tiver DRC, mesmo que seja leve, estará em maior risco de desenvolver outros problemas graves, como doença cardiovascular. Esta é um grupo de condições que afetam o coração e os vasos sanguíneos, que inclui ataque cardíaco e derrame.

A doença cardiovascular é uma das principais causas de morte em pessoas com doença renal, embora mudanças saudáveis no estilo de vida e medicação possam ajudar a reduzir o seu risco de desenvolvê-la.

 Sintomas Doença renal crónica 

Muitas pessoas com doença renal crónica (DRC) não terão sintomas porque geralmente não causa problemas até atingir um estágio avançado.

Estágios iniciais da DRC

A doença renal não tende a causar sintomas quando está num estágio inicial.

Isto porque o corpo é geralmente capaz de lidar com uma redução significativa da função renal.

A doença renal é frequentemente diagnosticada apenas neste estágio se um teste de rotina para outra condição, como um exame de sangue ou urina, detetar um possível problema.

Se for detetada num estágio inicial, a medicação e os testes regulares para monitorizar a doença podem ajudar a impedir que ela se torne mais avançada.

Estágios posteriores da DRC

Vários sintomas podem desenvolver-se se a doença renal não for detetada precocemente ou se piorar apesar do tratamento.

Os sintomas podem incluir:

Este estágio da DRC é conhecido como insuficiência renal, doença renal em estágio terminal ou insuficiência renal estabelecida. Pode eventualmente exigir tratamento com diálise ou transplante de rim.

Quando procurar aconselhamento médico

Consulte um médico de família se tiver sintomas persistentes ou preocupantes que pense que podem ser causados por doença renal.

Os sintomas de doença renal podem ser causados por muitas condições menos graves, por isso é importante obter um diagnóstico adequado.

Se tiver DRC, é melhor diagnosticá-la o mais cedo possível. A doença renal pode ser diagnosticada através de exames de sangue e urina.

Saiba mais sobre como a DRC é diagnosticada.

 Diagnóstico Doença renal crónica 

A doença renal crónica (DRC) pode ser diagnosticada com exames de sangue e urina.

Em muitos casos, a DRC é apenas detetada quando um exame de sangue ou urina de rotina que fez para outro problema mostra que os seus rins podem não estar a funcionar normalmente.

Quem deve ser testado para DRC?

Consulte um médico de família se tiver sintomas persistentes de DRC, tais como:

O médico de família pode procurar outras causas possíveis e solicitar exames, se necessário.

Como a DRC muitas vezes não apresenta sintomas nos estágios iniciais, algumas pessoas com maior risco devem ser testadas regularmente.

Recomenda-se a realização de testes regulares se tiver:

Crianças e jovens com um rim funcional também devem ser testados regularmente.

Também é mais provável que desenvolva doença renal se for negro ou de origem do sul da Ásia.

Pessoas que tomam medicamentos a longo prazo que podem afetar os rins, como lítio, omeprazol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), também devem ser testadas regularmente.

Fale com o médico de família se achar que pode precisar de testes regulares para doença renal.

Testes para DRC

Análise ao sangue

O principal teste para doença renal é uma análise ao sangue. O teste mede os níveis de um produto residual chamado creatinina no seu sangue.

Um médico usa os resultados da sua análise ao sangue, mais a sua idade, tamanho e sexo para calcular quantos mililitros de resíduos os seus rins devem ser capazes de filtrar por minuto.

Este cálculo é conhecido como a sua taxa de filtração glomerular estimada (TFGe).

Rins saudáveis devem ser capazes de filtrar mais de 90ml/min. Pode ter DRC se a sua taxa for inferior a esta.

Análise à urina

Uma análise à urina também é feita para:

  • verificar os níveis de substâncias chamadas albumina e creatinina na sua urina – conhecida como a razão albumina/creatinina, ou RAC
  • verificar se há sangue ou proteína na sua urina

Juntamente com a sua TFGe, os testes à urina podem ajudar a fornecer um quadro mais preciso de como os seus rins estão a funcionar.

Outros testes

Às vezes, outros testes também são usados para avaliar o nível de dano nos seus rins.

Estes podem incluir:

  • uma ecografia, ressonância magnética ou tomografia computadorizada – para ver como os rins se parecem e verificar se há algum bloqueio
  • uma biópsia renal – uma pequena amostra de tecido renal é removida e as células são examinadas ao microscópio para sinais de dano

Veja os seus resultados online

Os resultados dos testes que fez no seu centro de saúde e os resultados que foram partilhados com o seu centro de saúde podem estar disponíveis no seu registo de saúde online.

Veja os resultados dos testes no seu registo de saúde

Resultados dos testes e estágios da DRC

Os seus resultados dos testes podem ser usados para determinar o quão danificados estão os seus rins, conhecido como o estágio da DRC.

Isto pode ajudar o seu médico a decidir o melhor tratamento para si e com que frequência deve fazer exames para monitorizar a sua condição.

O seu resultado da TFGe é dado como um estágio de 1 a 5:

  • estágio 1 (G1) – uma TFGe normal acima de 90ml/min, mas outros testes detetaram sinais de dano renal
  • estágio 2 (G2) – uma TFGe ligeiramente reduzida de 60 a 89ml/min, com outros sinais de dano renal
  • estágio 3a (G3a) – uma TFGe de 45 a 59ml/min
  • estágio 3b (G3b) – uma TFGe de 30 a 44ml/min
  • estágio 4 (G4) – uma TFGe de 15 a 29ml/min
  • estágio 5 (G5) – uma TFGe inferior a 15ml/min, o que significa que os rins perderam quase toda a sua função

O seu resultado da RAC é dado como um estágio de 1 a 3:

  • A1 – uma RAC inferior a 3mg/mmol
  • A2 – uma RAC de 3 a 30mg/mmol
  • A3 – uma RAC superior a 30mg/mmol

Tanto para a TFGe como para a RAC, um estágio mais alto indica uma doença renal mais grave.

 Tratamento Doença renal crónica 

Não existe cura para a doença renal crónica (DRC), mas o tratamento pode ajudar a aliviar os sintomas e impedir que a situação piore.

O seu tratamento dependerá do estágio da sua DRC.

Os principais tratamentos são:

  • mudanças no estilo de vida – para o ajudar a manter-se o mais saudável possível
  • medicação – para controlar problemas associados, como pressão arterial alta e colesterol alto
  • diálise – tratamento para replicar algumas das funções dos rins, o que pode ser necessário em DRC avançada (estágio 5)
  • transplante renal – isso também pode ser necessário em DRC avançada (estágio 5)

Mudanças no estilo de vida

As seguintes medidas de estilo de vida são geralmente recomendadas para pessoas com doença renal:

  • pare de fumar se fuma
  • tenha uma alimentação saudável e equilibrada
  • restrinja a ingestão de sal para menos de 6g por dia – o que equivale a cerca de 1 colher de chá
  • faça exercício físico regularmente – procure fazer pelo menos 150 minutos por semana
  • gerencie o consumo de álcool para que não beba mais do que o limite recomendado de 14 unidades de álcool por semana
  • perca peso se estiver com excesso de peso ou obeso
  • evite anti-inflamatórios não esteroides (AINE) de venda livre, como ibuprofeno, exceto quando recomendado por um profissional de saúde – estes medicamentos podem prejudicar os seus rins se tiver doença renal

Saiba mais sobre viver com DRC e o que pode fazer para se manter saudável.

Medicação

Não existe medicação específica para a DRC, mas a medicação pode ajudar a controlar muitos dos problemas que causam a condição e as complicações que podem ocorrer como resultado dela.

Pode precisar de tomar medicação para tratar ou prevenir os diferentes problemas causados pela DRC.

Pressão arterial alta

O bom controle da pressão arterial é vital para proteger os rins.

As pessoas com doença renal devem geralmente procurar reduzir a pressão arterial para abaixo de 140/90mmHg, mas deve procurar reduzi-la para abaixo de 130/80mmHg se também tiver diabetes.

Existem muitos tipos de medicamentos para a pressão arterial, mas os medicamentos chamados inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA) são frequentemente utilizados. Exemplos incluem ramipril, enalapril e lisinopril.

Os efeitos colaterais dos IECA podem incluir:

Se os efeitos colaterais dos IECA forem particularmente problemáticos, pode ser-lhe administrado um medicamento chamado bloqueador do receptor da angiotensina II (BRA) em vez disso.

Saiba mais sobre como a pressão arterial alta é tratada.

Diabetes ou ACR elevado

Se também tiver diabetes tipo 2 ou uma elevada razão albumina/creatinina (RAC), pode ser-lhe oferecido um tipo de medicamento chamado inibidor SGLT2, como dapagliflozina, bem como medicamentos para a pressão arterial alta.

A dapagliflozina ajuda a baixar o açúcar no sangue e pode reduzir os danos aos rins.

Pode também receber um medicamento adicional chamado finerenona para tomar com a dapagliflozina. A finerenona funciona bloqueando a ação de certos hormônios que podem danificar os seus rins.

Colesterol alto

As pessoas com DRC têm um risco maior de doença cardiovascular, incluindo ataque cardíaco e derrame.

Isto porque algumas das causas da doença renal são as mesmas que as da doença cardiovascular, incluindo a pressão arterial alta e o colesterol alto.

Pode ser-lhe prescrito medicamentos chamados estatinas para reduzir o risco de desenvolver doença cardiovascular. Exemplos incluem atorvastatina e sinvastatina.

Os efeitos colaterais das estatinas podem incluir:

  • dores de cabeça
  • sensação de enjoo
  • obstipação ou diarreia
  • dor muscular e articular

Saiba mais sobre como o colesterol alto é tratado.

Níveis elevados de potássio

As pessoas com DRC podem desenvolver níveis elevados de potássio no sangue, chamado hipercalemia, porque os seus rins não funcionam corretamente.

A hipercalemia pode causar fraqueza muscular, rigidez e fadiga. Se se tornar grave, pode causar um ritmo cardíaco irregular (arritmia) que pode levar a um ataque cardíaco.

Se tiver DRC, é importante evitar tomar suplementos de potássio e alguns medicamentos usados para tratar a pressão arterial alta e a insuficiência cardíaca, porque podem aumentar os níveis de potássio. Fale com um médico sobre os medicamentos que toma se estiver preocupado.

Um medicamento chamado ciclossilicato de sódio e zircônio pode ser usado para tratar a hipercalemia em adultos, mas apenas se for usado:

  • em cuidados de emergência para hipercalemia aguda com risco de vida, juntamente com os cuidados padrão
  • em pessoas com hipercalemia que não melhora, DRC estágio 3b a 5 ou insuficiência cardíaca

As pessoas com hipercalemia que não melhora (chamada DRC persistente) que também têm DRC estágio 3b a 5 ou insuficiência cardíaca devem tomar ciclossilicato de sódio e zircônio apenas se:

  • tiverem um nível de potássio sérico de pelo menos 6,0 mmol/litro e
  • não estiverem também a tomar uma certa quantidade de inibidor do sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA) devido à hipercalemia e
  • não estiverem em diálise

Deve parar de tomar ciclossilicato de sódio e zircônio se os inibidores do SRAA já não forem adequados para si.

Retenção de água

Pode ter inchaço nos tornozelos, pés e mãos se tiver doença renal.

Isto porque os seus rins não são tão eficazes na remoção de líquidos do sangue, fazendo com que se acumulem nos tecidos do corpo (edema).

Pode ser aconselhado a reduzir a ingestão diária de sal e líquidos, incluindo líquidos em alimentos como sopas e iogurtes, para ajudar a reduzir o inchaço.

Em alguns casos, pode também receber diuréticos (comprimidos para o ajudar a urinar mais), como furosemida.

Os efeitos colaterais dos diuréticos podem incluir desidratação e níveis reduzidos de sódio e potássio no sangue.

Anemia

Muitas pessoas com DRC avançada desenvolvem anemia, que é a falta de glóbulos vermelhos.

Os sintomas da anemia incluem:

  • cansaço
  • falta de energia
  • falta de ar
  • um batimento cardíaco forte, palpitante ou irregular (palpitações)

Se tiver anemia, pode receber comprimidos ou injeções para ajudar o seu corpo a produzir mais glóbulos vermelhos.

Se também tiver deficiência de ferro, podem ser recomendados suplementos de ferro.

Saiba mais sobre como a anemia por deficiência de ferro é tratada.

Problemas ósseos

Se os seus rins estiverem gravemente danificados, pode ter um acúmulo de fosfato no seu corpo porque os seus rins não conseguem eliminá-lo.

Juntamente com o cálcio, o fosfato é importante para manter ossos saudáveis. Mas se o seu nível de fosfato aumentar muito, pode perturbar o equilíbrio do cálcio no seu corpo e levar ao enfraquecimento dos ossos.

Pode ser aconselhado a limitar a quantidade de alimentos que come que são ricos em fosfato, como carne vermelha, laticínios, ovos e peixe.

Se isso não baixar o seu nível de fosfato o suficiente, pode receber medicamentos chamados quelantes de fosfato. Medicamentos comumente usados incluem acetato de cálcio e carbonato de cálcio.

Algumas pessoas com DRC também têm baixos níveis de vitamina D, que é necessária para ossos saudáveis.

Se estiver com baixo nível de vitamina D, pode receber um suplemento chamado colecalciferol ou ergocalciferol para aumentar o seu nível de vitamina D.

Glomerulonefrite

A doença renal pode ser causada pela inflamação dos filtros dentro dos rins, conhecida como glomerulonefrite.

Em alguns casos, isso acontece porque o sistema imunológico ataca erroneamente os rins.

Se uma biópsia renal descobrir que esta é a causa dos seus problemas renais, pode ser-lhe prescrito um medicamento para reduzir a atividade do seu sistema imunológico, como um esteroide ou um medicamento chamado ciclofosfamida.

Melhorar a força muscular

Se estiver a ter uma crise aguda e não conseguir fazer exercício, pode ser-lhe oferecida estimulação elétrica para fortalecer os seus músculos.

Isto é onde os eletrodos são colocados na sua pele e pequenas impulsos elétricos são enviados para músculos fracos, geralmente nos seus braços ou pernas.

Diálise

Para uma pequena proporção de pessoas com DRC, os rins acabarão por deixar de funcionar.

Isto geralmente acontece gradualmente, para que haja tempo para planear a próxima fase do seu tratamento.

Uma das opções quando a DRC atinge este estágio é a diálise. Este é um método de remover resíduos e excesso de líquidos do sangue.

Existem 2 tipos principais de diálise:

  • hemodiálise – isto envolve desviar o sangue para uma máquina externa, onde é filtrado antes de ser devolvido ao corpo
  • diálise peritoneal – isto envolve bombear fluido de diálise para um espaço dentro do seu abdómen para retirar resíduos do sangue à medida que passam pelos vasos que revestem o interior do seu abdómen

A hemodiálise é geralmente feita cerca de 3 vezes por semana, seja no hospital ou em casa. A diálise peritoneal é normalmente feita em casa várias vezes ao dia ou durante a noite.

Se não fizer um transplante renal, o tratamento com diálise terá geralmente que ser vitalício.

Fale com o seu médico sobre os prós e os contras de cada tipo de diálise e qual o tipo que prefere se a função renal se tornar gravemente reduzida.

Transplante renal

Uma alternativa à diálise para pessoas com função renal gravemente reduzida é um transplante renal.

Este é frequentemente o tratamento mais eficaz para a doença renal avançada, mas envolve cirurgia importante e tomar medicamentos (imunossupressores) pelo resto da sua vida para impedir que o seu corpo ataque o órgão doador.

Pode viver com um rim, o que significa que os rins doadores podem vir de doadores vivos ou recentemente falecidos.

Mas ainda há escassez de doadores e pode ter que esperar meses ou anos por um transplante.

Pode precisar de fazer diálise enquanto espera por um transplante.

As taxas de sobrevivência para transplantes renais são muito boas. Cerca de 90% dos transplantes ainda funcionam após 5 anos e muitos funcionam de forma útil após 10 anos ou mais.

Tratamento de suporte

Será oferecido tratamento de suporte se decidir não fazer diálise ou transplante para insuficiência renal, ou se não forem adequados para si. Isto também é chamado de cuidados paliativos ou conservadores.

O objetivo é tratar e controlar os sintomas da insuficiência renal. Inclui cuidados médicos, psicológicos e práticos para a pessoa com insuficiência renal e sua família, incluindo a discussão de como se sente e o planejamento para o fim da vida.

Muitas pessoas escolhem o tratamento de suporte porque:

  • é improvável que se beneficiem ou tenham uma boa qualidade de vida com o tratamento
  • não querem passar pelo inconveniente do tratamento com diálise
  • são desaconselhados a fazer diálise porque têm outras doenças graves e os aspetos negativos do tratamento superam quaisquer benefícios prováveis
  • estiveram em diálise, mas decidiram interromper este tratamento
  • estão a ser tratados com diálise, mas têm outra doença grave, como doença cardíaca grave ou derrame, que encurtará a sua vida

Os cuidados de suporte através da unidade renal ainda podem ajudá-lo a viver por algum tempo com uma boa qualidade de vida.

Os médicos e enfermeiros garantirão que receba:

  • medicamentos para proteger a função renal restante pelo maior tempo possível
  • medicamentos para tratar outros sintomas de insuficiência renal, como falta de ar, anemia, perda de apetite ou pele com coceira
  • ajuda para planear os seus assuntos domésticos e financeiros
  • apoio ao luto para a sua família

 Viver com Doença renal crónica 

Muitas pessoas com doença renal crónica (DRC) são capazes de viver longas vidas sem serem afetadas de forma excessiva pela condição.

Embora não seja possível reparar os danos que já ocorreram nos seus rins, a DRC nem sempre irá piorar.

A DRC só atinge um estágio avançado numa pequena proporção de pessoas.

Mas mesmo que a sua condição seja leve, é importante cuidar de si para ajudar a impedir que piore e reduzir o seu risco de outros problemas de saúde, como doença cardiovascular.

Cuidar de si

Tome a sua medicação

É muito importante que tome qualquer medicação prescrita, mesmo que não se sinta doente. Alguns medicamentos são concebidos para prevenir problemas graves no futuro.

Também é útil ler o folheto informativo que acompanha a medicação sobre possíveis interações com outros medicamentos ou suplementos.

Fale com a sua equipa de cuidados de saúde se tiver alguma preocupação sobre a medicação que está a tomar ou se estiver a sentir algum efeito secundário.

Consulte um médico ou farmacêutico se planeia tomar algum medicamento de venda livre, como analgésicos ou suplementos nutricionais. Estes podem, por vezes, afetar os seus rins ou interferir com a sua medicação prescrita.

Tenha uma alimentação saudável

Se tem DRC, pode não precisar de uma dieta especial. Uma alimentação saudável e equilibrada pode ajudar a melhorar a sua saúde geral e reduzir o seu risco de desenvolver outros problemas.

Uma alimentação saudável e equilibrada deve incluir:

  • muita fruta e vegetais – procure consumir pelo menos 5 porções por dia
  • refeições que incluam alimentos ricos em amido, como batatas, pão integral, arroz ou massa
  • alguns produtos lácteos ou alternativas lácteas
  • algumas feijões ou leguminosas, peixe, ovos ou carne como fonte de proteína
  • baixos níveis de gordura saturada, sal e açúcar

Obter aconselhamento dietético

Se os exames de sangue mostrarem que tem níveis elevados de potássio e fosfato no sangue, pode ser encaminhado para um nutricionista. Os níveis destes minerais podem ser elevados se os seus rins não forem capazes de os eliminar do seu sangue.

O nutricionista dará-lhe conselhos sobre as alterações que pode fazer na sua dieta para ajudar, como quantas calorias deve estar a consumir e quanta potássio, fosfato e sal deve incluir na sua dieta.

Faça exercício regularmente

A atividade física regular também pode ajudar a melhorar a sua saúde geral.

Não tenha medo de fazer exercício. O exercício é bom para qualquer pessoa com doença renal, independentemente da gravidade. 

Não só irá aumentar a sua energia, ajudar a dormir, fortalecer os seus ossos, afastar a depressão e mantê-lo em forma, como também pode reduzir o seu risco de problemas como doença cardíaca.

Se tem DRC leve a moderada, a sua capacidade de fazer exercício não deve ser reduzida. Deverá ser capaz de fazer exercício com tanta frequência e vigor como alguém da sua idade com rins saudáveis.

Se a sua condição for mais avançada ou já estiver em diálise, a sua capacidade de fazer exercício provavelmente será reduzida e poderá ficar sem fôlego e cansado mais rapidamente.

Mas o exercício continua a ser benéfico. Comece devagar e aumente gradualmente. Consulte o seu médico antes de iniciar um novo programa de exercícios.

Pare de fumar

Se fuma, parar de fumar pode melhorar a sua saúde geral e reduzir o seu risco de muitos outros problemas de saúde.

Limite o seu consumo de álcool

Pode ainda ser capaz de beber álcool se tiver doença renal, mas é aconselhável não exceder os limites recomendados de mais de 14 unidades de álcool por semana.

Fale com o seu médico ou equipa de cuidados de saúde se tiver dificuldades em reduzir a quantidade de álcool que bebe.

Saiba mais sobre como reduzir o consumo de álcool.

Vacine-se

A doença renal pode colocar uma pressão significativa no seu corpo e torná-lo mais vulnerável a infeções.

Todas as pessoas com a condição são incentivadas a tomar a vacina anual contra a gripe e a vacina pneumocócica única.

Pode obter estas vacinas no seu médico de família ou numa farmácia local que ofereça um serviço de vacinação.

Revisões e monitorização regulares

Terá contacto regular com a sua equipa de cuidados de saúde para monitorizar a sua condição.

Estas consultas podem envolver:

  • conversar sobre os seus sintomas – como se estes estão a afetar as suas atividades normais ou estão a piorar
  • uma discussão sobre a sua medicação – incluindo se está a sentir algum efeito secundário
  • exames para monitorizar a função dos seus rins e a sua saúde geral

É também uma boa oportunidade para fazer qualquer pergunta que tenha ou levantar quaisquer outras questões que gostaria de discutir com a sua equipa de cuidados de saúde.

Pode também querer ajudar a monitorizar a sua condição em casa – por exemplo, utilizando um monitor de pressão arterial doméstico.

Contacte o seu médico ou equipa de cuidados de saúde se os seus sintomas estiverem a piorar ou se desenvolver novos sintomas.

Relacionamentos e apoio

Lidar com uma condição como a DRC pode colocar uma pressão sobre si, a sua família e os seus amigos. Pode ser difícil falar com as pessoas sobre a sua condição, mesmo que sejam próximas de si.

Aprender sobre a DRC pode ajudar si e à sua família a entender o que esperar e a sentir-se mais no controlo da doença, em vez de sentir que as suas vidas estão agora dominadas pela DRC e pelo seu tratamento.

Seja aberto sobre como se sente e deixe a sua família e os seus amigos saberem o que podem fazer para ajudar. No entanto, não se sinta envergonhado de dizer-lhes que precisa de algum tempo para si, se for isso que precisa.

Sexo e gravidez

Sexo

Ter DRC pode afetar uma relação sexual. Alguns casais tornam-se mais próximos após um diagnóstico de DRC, enquanto outros acham que os seus entes queridos estão afetados por preocupações sobre como irão lidar com a doença.

Tanto homens como mulheres podem ter problemas de imagem corporal e autoestima, e isso pode afetar uma relação.

Problemas como disfunção erétil e diminuição da libido também são bastante comuns em pessoas com DRC.

Tente partilhar os seus sentimentos com o seu parceiro. Se tiver problemas com o sexo que não melhoram com o tempo, fale com a sua equipa de cuidados de saúde. Existe tratamento e apoio disponível.

Gravidez

Se tiver doença renal leve a moderada, é improvável que a sua condição ou o seu tratamento afetem as suas hipóteses de ter filhos.

A doença renal mais avançada pode afetar o período de uma mulher e reduzir a contagem de espermatozoides de um homem, o que pode dificultar a gravidez, embora isso não signifique que não poderá ter um filho.

É importante usar contraceção se não quiser engravidar.

Se quiser tentar ter um bebé, é uma boa ideia falar com a sua equipa de cuidados de saúde para obter aconselhamento. Podem existir riscos para a mãe e o bebé, e podem ser necessárias alterações ao seu tratamento ou exames.

Trabalho, finanças e benefícios

Posso continuar a trabalhar?

Se estiver bem, pode continuar a trabalhar enquanto se sentir capaz.

Fale com o seu empregador assim que sentir que a sua condição está a afetar a sua capacidade de desempenhar o seu trabalho para que possa encontrar uma solução que seja adequada para ambos. Por exemplo, pode ser possível trabalhar a tempo parcial.

A Lei da Igualdade de 2010 exige que os empregadores façam ajustes razoáveis para ajudar uma pessoa com uma deficiência.

Isto pode, sempre que possível, incluir alterar ou modificar tarefas, alterar horários de trabalho, instalar equipamentos especiais, permitir tempo livre para comparecer a consultas ou ajudar com o deslocamento para o trabalho.

O que acontece se eu não puder mais trabalhar?

Se tiver que parar de trabalhar ou trabalhar a tempo parcial devido à DRC, pode ser difícil lidar financeiramente.

Pode ter direito a um ou mais dos seguintes tipos de apoio financeiro:

  • pode ser elegível para outros benefícios se tiver filhos a viver em casa ou um baixo rendimento familiar

Férias e seguros

Se tiver DRC leve ou tiver feito um transplante, ir de férias não deve apresentar problemas de saúde adicionais, quer fique no Reino Unido ou vá para o estrangeiro.

Fale com a sua equipa de cuidados de saúde antes de viajar e certifique-se de que leva consigo medicação suficiente para cobrir a sua viagem e alguma medicação de reserva caso acabe por precisar de ficar longe de casa por mais tempo do que o previsto.

Se estiver em diálise, ainda pode desfrutar de férias se reservar o seu tratamento antes de partir.

Se quiser viajar para outra parte do Reino Unido, discuta os seus planos com a sua unidade renal o mais cedo possível para que possam organizar a diálise numa unidade perto do seu destino.

Se for para o estrangeiro, pode ser mais fácil organizar a diálise com pouco aviso prévio, uma vez que alguns centros estrangeiros têm mais instalações, embora os destinos de férias possam ficar reservados antecipadamente.

 Prevenção Doença renal crónica 

A doença renal crónica (DRC) nem sempre pode ser prevenida, mas pode tomar medidas para reduzir as hipóteses de desenvolver a condição.

Seguir os conselhos abaixo pode reduzir o seu risco.

Gerir condições subjacentes

Se tem uma condição crónica que pode levar à DRC, como diabetes ou hipertensão arterial, é importante que esta seja gerida com cuidado.

Siga os conselhos do seu médico de família, tome qualquer medicamento que lhe seja prescrito e compareça a todas as consultas relacionadas com a sua condição.

Deixar de fumar

Fumar aumenta o seu risco de doença cardiovascular, incluindo ataques cardíacos ou AVC, o que está associado a um risco maior de DRC.

Deixar de fumar irá melhorar a sua saúde geral e reduzir o seu risco destas condições graves.

Alimentação saudável

Uma alimentação saudável e equilibrada pode reduzir o seu risco de doença renal, mantendo a sua pressão arterial e colesterol num nível saudável.

Uma dieta equilibrada deve incluir:

  • muita fruta e vegetais – procure consumir pelo menos 5 porções por dia
  • refeições que incluam alimentos ricos em amido, como batatas, pão integral, arroz ou massa
  • alguns produtos lácteos ou alternativas lácteas
  • algumas leguminosas, peixe, ovos ou carne como fonte de proteína
  • baixos níveis de gordura saturada, sal e açúcar

Pode também receber conselhos sobre alterações na dieta que podem ajudar especificamente com a doença renal, como limitar a quantidade de potássio ou fosfato na sua dieta.

Gerir o consumo de álcool

Beber quantidades excessivas de álcool pode fazer com que a sua pressão arterial e os níveis de colesterol aumentem para níveis insalubres.

Cumprir o limite recomendado de álcool é a melhor forma de reduzir o seu risco:

  • recomenda-se que homens e mulheres não bebam regularmente mais de 14 unidades por semana
  • distribua o seu consumo por 3 dias ou mais se beber tanto como 14 unidades por semana

14 unidades equivalem a 6 canecas de cerveja de força média ou 10 copos pequenos de vinho com baixo teor alcoólico.

Saiba mais sobre unidades de álcool.

Exercitar-se regularmente

O exercício regular deve ajudar a baixar a sua pressão arterial e reduzir o seu risco de desenvolver doença renal.

Recomenda-se pelo menos 150 minutos (2 horas e 30 minutos) de atividade aeróbica moderada, como andar de bicicleta ou caminhar rapidamente, todas as semanas, bem como exercícios de fortalecimento muscular 2 ou mais dias por semana que trabalhem todos os principais músculos (pernas, ancas, costas, abdómen, peito, ombros e braços).

Saiba mais sobre exercício

Tenha cuidado com os analgésicos

A doença renal pode ser causada por tomar muitos anti-inflamatórios não esteroides (AINE), como aspirina e ibuprofeno, ou tomá-los por mais tempo do que o recomendado.

Se precisar de tomar analgésicos, certifique-se de que segue as instruções que acompanham o medicamento.

bg-pattern-dark

Receba atualizações e ofertas exclusivas

Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.