Bg pattern

Escoliose

A escoliose é uma curvatura lateral da coluna vertebral que surge frequentemente na infância ou adolescência. O tratamento varia consoante a gravidade e os sintomas.

Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.

Esta página fornece informação geral e não substitui a consulta de um médico. Se os sintomas forem graves, persistentes ou estiverem a agravar-se, procure aconselhamento médico com urgência.

A escoliose é quando a coluna vertebral roda e curva para o lado.

Pode afetar pessoas de qualquer idade, desde bebés a adultos, mas geralmente começa em crianças entre os 10 e os 15 anos.

A escoliose pode melhorar com o tratamento, mas geralmente não é um sinal de algo grave e o tratamento nem sempre é necessário se for leve.

Sintomas da escoliose

Os sinais de escoliose incluem:

  • uma coluna vertebral visivelmente curvada
  • inclinação para um lado
  • ombros desiguais
  • um ombro ou anca proeminente
  • as costelas a sobressair de um lado
  • roupas que não servem bem

Algumas pessoas com escoliose também podem ter dor nas costas. Geralmente, isso é mais comum em adultos com a condição.

Quando consultar um médico de família

Consulte um médico de família se pensar que você ou seu filho tem escoliose. É improvável que haja algo gravemente errado, mas é melhor verificar.

Se o médico de família suspeitar de escoliose, ele deve encaminhá-lo para um especialista. Se for diagnosticado com escoliose, ele discutirá as opções de tratamento com você.

Será realizada uma radiografia das suas costas para verificar o tamanho da curva.

Pode encontrar um centro especializado em escoliose contactando o Scoliosis Support & Research:

Tratamentos para escoliose

O tratamento para escoliose depende da sua idade, da gravidade da curva e se é provável que piore com o tempo.

Muitas pessoas não precisarão de nenhum tratamento e apenas um pequeno número precisará de cirurgia na coluna vertebral.

  • Bebés e crianças pequenas podem não precisar de tratamento, pois a curva pode melhorar com o tempo. Um gesso ou aparelho de plástico pode ser colocado nas suas costas para impedir que a curva piore à medida que crescem.
  • Crianças mais velhas podem usar um aparelho nas costas para impedir que a curva piore até pararem de crescer. Às vezes, a cirurgia pode ser necessária para controlar o crescimento da coluna vertebral até que uma operação para endireitá-la possa ser realizada quando pararem de crescer.
  • Adultos podem precisar de tratamento para aliviar a dor, como analgésicos, injeções espinhais e, muito ocasionalmente, cirurgia.

Não está claro se os exercícios para as costas ajudam a melhorar a escoliose, mas o exercício geral é bom para a saúde geral e não deve ser evitado, a menos que seja aconselhado pelo seu médico.

Leia mais sobre tratamentos para escoliose em crianças e tratamentos para escoliose em adultos.

Viver com escoliose

A maioria das pessoas com escoliose é capaz de levar uma vida normal e pode realizar a maioria das atividades, incluindo exercício e desporto.

A condição geralmente não causa dor significativa ou outros problemas de saúde e tende a permanecer a mesma depois de parar de crescer – consulte um médico de família se piorar.

Ter escoliose ou usar um aparelho nas costas pode ser difícil e pode causar problemas com a imagem corporal e a autoestima, especialmente para crianças e adolescentes.

Estes grupos são uma boa fonte de informação e apoio e podem colocá-lo em contato com pessoas numa situação semelhante à sua.

Causas da escoliose

Em cerca de 8 em cada 10 casos, a causa da escoliose é desconhecida. Isso é chamado de escoliose idiopática.

A escoliose idiopática não pode ser prevenida e não se pensa que esteja relacionada com coisas como má postura, exercício ou dieta.

No entanto, os seus genes podem torná-lo mais propenso a desenvolvê-la, pois às vezes ocorre em famílias.

Com menos frequência, a escoliose pode ser causada por:

  • os ossos da coluna vertebral não se formarem corretamente no útero – isso é chamado de escoliose congénita e está presente desde o nascimento
  • uma condição nervosa ou muscular subjacente, como paralisia cerebral ou distrofia muscular – isso é chamado de escoliose neuromuscular
  • desgaste da coluna vertebral com a idade – isso é chamado de escoliose degenerativa, que afeta adultos mais velhos

 Tratamento em crianças Escoliose 

Se o seu filho tem escoliose, o tratamento recomendado dependerá da idade, da gravidade da curva e se ela está a piorar.

Muitas crianças não precisarão de tratamento e apenas um pequeno número acabará por ser submetido a cirurgia.

Existe uma página separada sobre tratamentos para escoliose em adultos.

Monitorização

O tratamento nem sempre é necessário para crianças muito pequenas, pois a sua coluna vertebral pode endireitar-se à medida que crescem.

Mas se a curva não se corrigir sozinha, existe um pequeno risco de que possa reduzir o espaço para o crescimento dos órgãos, por isso, a monitorização cuidadosa por um especialista é importante.

O seu especialista pode recomendar exames e radiografias regulares para monitorizar a curva e decidir se o tratamento é necessário.

A monitorização regular também pode ser recomendada para crianças mais velhas com escoliose leve, uma vez que o tratamento pode não ser necessário se não estiver a piorar com o tempo.

Uso de gesso

Em bebés e crianças pequenas, pode ser recomendado um tratamento para ajudar a endireitar a coluna vertebral à medida que crescem.

Isto pode envolver o uso de um gesso em volta das costas.

O gesso é usado constantemente e não pode ser removido, mas é trocado a cada poucos meses à medida que o seu filho cresce.

Os pais geralmente acham mais fácil para o seu filho usar um gesso enquanto ainda é muito pequeno, em vez de o fazer usar uma cinta dorsal removível todos os dias.

Uma cinta dorsal removível pode ser recomendada quando o seu filho crescer.

Cintas dorsais

Se a curva da coluna vertebral do seu filho estiver a piorar, o seu especialista pode recomendar que ele use uma cinta dorsal enquanto cresce.

Isto não corrigirá a curva, mas pode ajudar a impedir que ela piore. Ainda existem algumas incertezas sobre a eficácia das cintas, por isso, nem todos os especialistas em escoliose as recomendam.

A cinta:

  • será feita à medida para o corpo do seu filho
  • normalmente será feita de plástico rígido, embora às vezes estejam disponíveis cintas flexíveis
  • é projetada para ser difícil de ver sob roupas largas
  • normalmente precisa ser usada por 23 horas por dia
  • não deve interferir na maioria das atividades diárias – normalmente só precisa ser removida para banhos, duches, natação e desportos de contacto

O seu filho normalmente terá que usar a cinta enquanto estiver a crescer.

Cirurgia

A cirurgia pode ser recomendada se a escoliose do seu filho continuar a piorar, apesar de tentar outros tratamentos, ou se ele tiver escoliose grave e tiver parado de crescer.

O tipo de cirurgia oferecida dependerá da idade do seu filho.

Cirurgia em crianças

Crianças mais novas – geralmente com menos de 10 anos – podem ser submetidas a uma operação para inserir varas especiais ao longo da coluna vertebral. Isso pode ajudar a impedir que a curva piore à medida que a coluna vertebral cresce.

Após a operação, o seu filho precisará retornar ao seu especialista a cada poucos meses para que as varas sejam alongadas para acompanhar o seu crescimento.

Dependendo do tipo de varas utilizadas, isso será feito ou:

  • durante um procedimento menor, onde as varas são estendidas através de um pequeno corte (incisão) nas costas
  • usando um controle remoto que ativa ímãs dentro das varas – não são necessárias incisões para alongar essas varas

Mesmo que ele seja submetido a uma cirurgia, o seu filho pode precisar usar uma cinta para proteger as costas.

Quando ele parar de crescer, as varas podem ser removidas e uma operação final para endireitar a coluna vertebral pode ser realizada.

Cirurgia em adolescentes e jovens adultos

Adolescentes e jovens adultos que pararam de crescer podem ser submetidos a uma operação chamada fusão espinhal para corrigir a curva.

Esta é uma cirurgia importante, onde a coluna vertebral é endireitada usando varas de metal, parafusos, ganchos ou fios, juntamente com pedaços de osso retirados de outras partes do seu corpo, geralmente do quadril.

Estes são geralmente deixados no lugar permanentemente.

A maioria das pessoas:

  • passa cerca de uma semana no hospital após a operação
  • pode retornar à escola após algumas semanas
  • pode praticar desportos após alguns meses – embora possa precisar de evitar desportos de contacto por mais tempo

Às vezes, eles precisarão usar uma cinta dorsal após a cirurgia para proteger as costas enquanto elas cicatrizam.

Riscos da cirurgia

Como qualquer operação, a cirurgia espinhal acarreta um risco de complicações. Só será recomendada se o cirurgião do seu filho sentir que os benefícios superam os riscos.

Alguns dos principais riscos incluem:

  • hemorragia – se for grave, o seu filho pode precisar de uma transfusão de sangue
  • infeção da ferida – geralmente pode ser tratada com antibióticos
  • movimento das varas ou do metal ou falha dos enxertos em aderir – pode ser necessária uma cirurgia adicional para corrigir isso
  • em casos raros, danos aos nervos da coluna vertebral – isso pode levar a dormência permanente nas pernas e, às vezes, causar paralisia das pernas e perda do controle da bexiga e do intestino

Certifique-se de discutir as possíveis complicações com o seu cirurgião.

Exercício e outras terapias

O exercício regular é importante para crianças com escoliose. Pode ajudar a melhorar a força muscular e pode ajudar a reduzir qualquer dor nas costas.

Crianças com escoliose geralmente podem fazer a maioria dos tipos de exercício. Elas só precisam evitar certas atividades se forem aconselhadas a fazê-lo por um especialista.

Ainda não está claro se exercícios específicos para as costas ou fisioterapia podem ajudar a melhorar a escoliose e não são recomendados por todos os especialistas.

Atualmente, existem poucas evidências confiáveis para sugerir que outras terapias, como osteopatia e quiropraxia, podem ajudar a corrigir uma coluna vertebral curva ou impedir que ela piore.

 Tratamento em adultos Escoliose 

Dor nas costas é um dos principais problemas causados pela escoliose em adultos, por isso o tratamento visa principalmente o alívio da dor.

Se a condição não for grave e não estiver a causar dor, pode não ser necessário tratamento.

Existe uma página separada sobre o tratamento da escoliose em crianças.

Analgésicos

Comprimidos para aliviar a dor podem ajudar a aliviar a dor que pode estar associada à escoliose.

AINEs, como ibuprofeno, são geralmente o primeiro tratamento recomendado. Estes estão disponíveis para compra em farmácias e supermercados sem receita médica.

Mas os AINEs não são adequados para todos, por isso verifique a embalagem ou folheto para ver se pode tomar o medicamento primeiro. Fale com um farmacêutico se não tiver a certeza.

Consulte um médico de família se os analgésicos de venda livre não funcionarem. Eles podem prescrever analgésicos mais fortes ou encaminhá-lo para uma clínica especializada em gestão da dor.

Exercício

Atividades que fortalecem e alongam as suas costas podem ajudar a reduzir a sua dor. O exercício também pode ajudá-lo a manter um peso saudável, o que pode reduzir a tensão nas suas costas.

Não importa o tipo de exercício que escolha, o importante é manter as suas costas em movimento. Escolha algo que goste e que provavelmente consiga manter.

Algumas pessoas também podem beneficiar de exercícios para as costas ensinados por um fisioterapeuta. É improvável que estes melhorem a curvatura da sua coluna vertebral, mas podem ajudar com a sua dor.

Se tiver escoliose, é uma boa ideia falar com um profissional de saúde, como um médico de família, especialista em escoliose ou fisioterapeuta, antes de iniciar um novo programa de exercícios para verificar se é seguro.

Injeções espinhais

A escoliose pode, por vezes, irritar ou exercer pressão sobre os nervos na e à volta da sua coluna vertebral, causando dor, dormência e uma sensação de formigueiro que pode ser sentida nas suas costas inferiores até aos seus pés.

Nesses casos, injeções de esteroides e anestésico local administradas nas suas costas podem ajudar.

Mas os benefícios destas injeções normalmente duram apenas algumas semanas ou meses, por isso não são normalmente uma solução a longo prazo.

Aparelhos ortopédicos

Aparelhos ortopédicos não são frequentemente utilizados em adultos com escoliose, mas podem proporcionar alívio da dor, apoiando a sua coluna vertebral.

Um aparelho pode ser considerado como uma alternativa à cirurgia se não estiver bem o suficiente para se submeter a uma operação.

Cirurgia

A maioria dos adultos com escoliose não precisará de cirurgia.

Mas pode ser considerada se:

  • a curva na sua coluna vertebral for grave ou estiver a piorar significativamente
  • tiver dor nas costas intensa e outros tratamentos não tiverem ajudado
  • os nervos na sua coluna vertebral estiverem a ser irritados ou comprimidos

Se precisar de cirurgia, pode ser-lhe oferecido:

  • descompressão lombar, para aliviar a pressão sobre os nervos na sua coluna vertebral
  • fusão espinal, para unir 2 ou mais vértebras para estabilizar, fortalecer e endireitar a sua coluna vertebral

Riscos da cirurgia

A cirurgia espinal é uma operação importante e pode demorar até um ano ou mais para recuperar totalmente.

Também acarreta o risco de complicações potencialmente graves, incluindo:

  • falha na redução da dor – a cirurgia é geralmente melhor para aliviar a dor que irradia para as pernas, em vez de dor nas costas
  • uma infeção da ferida
  • um coágulo sanguíneo
  • raramente, danos nos nervos da coluna vertebral – isto pode resultar em dormência ou fraqueza permanente nas pernas, ou algum grau de paralisia em casos raros
bg-pattern-dark

Receba atualizações e ofertas exclusivas

Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.