Hepatite
Hepatite é o termo usado para descrever a inflamação do fígado. É geralmente o resultado de uma infeção viral ou danos no fígado causados pelo consumo de álcool.
Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.
Hepatite é o termo usado para descrever a inflamação do fígado. É geralmente o resultado de uma infeção viral ou danos no fígado causados pelo consumo de álcool.
Existem vários tipos diferentes de hepatite. Alguns tipos irão passar sem problemas graves, enquanto outros podem ser de longa duração (crónicos) e causar cicatrização do fígado (cirrose), perda da função hepática e, em alguns casos, cancro do fígado.
Sintomas de hepatite
Hepatite aguda (a curto prazo) muitas vezes não tem sintomas notáveis, por isso pode não perceber que a tem.
Se os sintomas se desenvolverem, podem incluir:
- dor muscular e nas articulações
- febre alta
- sensação de náuseas e vómitos
- sensação de cansaço incomum o tempo todo
- uma sensação geral de mal-estar
- perda de apetite
- dor de estômago
- urina escura
- fezes pálidas e acinzentadas
- coceira na pele
- amarelamento dos olhos e da pele (icterícia)
Consulte o seu médico de família se tiver algum sintoma persistente ou preocupante que pense que possa ser causado por hepatite.
Hepatite crónica (a longo prazo) também pode não ter sintomas óbvios até que o fígado pare de funcionar corretamente (insuficiência hepática) e pode ser detetada apenas através de análises sanguíneas.
Nos estágios posteriores, pode causar icterícia, inchaço nas pernas, tornozelos e pés, confusão e sangue nas fezes ou no vómito.
Hepatite A
A hepatite A é causada pelo vírus da hepatite A. É geralmente contraída ao consumir alimentos e bebidas contaminados com as fezes de uma pessoa infetada e é mais comum em países onde o saneamento é precário.
A hepatite A geralmente passa em alguns meses, embora possa ser grave e até fatal em casos ocasionais.
Não existe um tratamento específico para ela, além de aliviar os sintomas como dor, náuseas e coceira.
A vacinação contra a hepatite A é recomendada se:
- estiver em alto risco de infeção ou consequências graves da infeção
- estiver a viajar para uma área onde o vírus é comum, como o subcontinente indiano, África, América Central e do Sul, o Extremo Oriente e a Europa Oriental.
Hepatite B
A hepatite B é causada pelo vírus da hepatite B, que se espalha no sangue de uma pessoa infetada.
É uma infeção comum em todo o mundo e é geralmente transmitida de mães infetadas para os seus bebés ou de criança para criança.
Também pode ser transmitida por relações sexuais desprotegidas e uso de drogas injetáveis.
A hepatite B é incomum no Reino Unido. Afeta mais comumente pessoas que foram infetadas durante o crescimento em partes do mundo onde a infeção é mais comum, como o sudeste asiático e a África subsaariana.
A maioria dos adultos infetados com hepatite B é capaz de combater o vírus e recuperar totalmente da infeção em alguns meses.
Mas a maioria das pessoas infetadas na infância desenvolve uma infeção de longa duração. Isto é conhecido como hepatite B crónica e pode levar à cirrose e ao cancro do fígado. Medicamentos antivirais podem ser usados para tratá-la.
No Reino Unido, a vacinação contra a hepatite B é recomendada para pessoas em grupos de risco, como:
- profissionais de saúde
- pessoas que usam drogas injetáveis
- homens que fazem sexo com homens
- crianças nascidas de mães com hepatite B
- pessoas que viajam para partes do mundo onde a infeção é mais comum
A vacinação contra a hepatite B também faz parte do programa de imunização de rotina para que todas as crianças possam beneficiar da proteção contra este vírus.
Hepatite C
A hepatite C é causada pelo vírus da hepatite C.
É geralmente transmitida através do contacto sangue a sangue com uma pessoa infetada.
No Reino Unido, é mais comumente transmitida através do compartilhamento de agulhas usadas para injetar drogas.
Práticas de saúde deficientes e injeções médicas inseguras são a principal forma de propagação fora do Reino Unido.
A hepatite C muitas vezes não causa sintomas notáveis ou apenas sintomas semelhantes aos da gripe, por isso muitas pessoas não sabem que estão infetadas.
Algumas pessoas vão combater a infeção e ficar livres do vírus. Em outros casos, ela permanecerá no corpo por muitos anos.
Isto é conhecido como hepatite C crónica e pode causar cirrose e insuficiência hepática.
A hepatite C crónica pode ser tratada com medicamentos antivirais muito eficazes, mas atualmente não existe uma vacina disponível.
Hepatite D
A hepatite D é causada pelo vírus da hepatite D. Afeta apenas pessoas que já estão infetadas com hepatite B, pois precisa do vírus da hepatite B para poder sobreviver no corpo.
A hepatite D é geralmente transmitida através do contacto sangue a sangue ou contacto sexual. É incomum no Reino Unido, mas é mais difundida em outras partes da Europa, no Médio Oriente, África e América do Sul.
A infeção de longo prazo com hepatite D e hepatite B pode aumentar o seu risco de desenvolver problemas graves, como cirrose e cancro do fígado.
Não existe uma vacina especificamente para a hepatite D, mas a vacina contra a hepatite B pode ajudá-lo a protegê-lo contra ela.
Hepatite E
A hepatite E é causada pelo vírus da hepatite E. O número de casos na Europa aumentou nos últimos anos e agora é a causa mais comum de hepatite aguda (a curto prazo) no Reino Unido.
O vírus tem sido principalmente associado ao consumo de carne de porco crua ou mal cozida ou vísceras, mas também a carne de javali, veado e marisco.
A hepatite E é geralmente uma infeção leve e de curto prazo que não requer tratamento, mas pode ser grave em algumas pessoas, como aquelas com um sistema imunitário enfraquecido.
Não existe uma vacina para a hepatite E. Ao viajar para partes do mundo com saneamento precário, onde a hepatite E epidémica pode ser comum, pode reduzir o seu risco praticando boas medidas de higiene alimentar e da água.
Hepatite alcoólica
A hepatite alcoólica é um tipo de hepatite causada por beber quantidades excessivas de álcool durante muitos anos.
A condição é comum no Reino Unido e muitas pessoas não percebem que a têm.
Isto porque geralmente não causa nenhum sintoma, embora possa causar icterícia súbita e insuficiência hepática em algumas pessoas.
Parar de beber geralmente permitirá que o seu fígado se recupere, mas existe o risco de eventualmente desenvolver cirrose, insuficiência hepática ou cancro do fígado se continuar a beber álcool em excesso.
Pode reduzir o seu risco de desenvolver hepatite alcoólica controlando a quantidade de álcool que bebe.
Recomenda-se que não beba regularmente mais de 14 unidades de álcool por semana.
Leia mais sobre doença hepática relacionada com o álcool e os riscos para a saúde associados ao álcool.
Hepatite autoimune
A hepatite autoimune é uma causa rara de hepatite crónica onde o sistema imunitário ataca e danifica o fígado.
Eventualmente, o fígado pode ficar tão danificado que para de funcionar corretamente.
O tratamento para hepatite autoimune envolve medicamentos muito eficazes que suprimem o sistema imunitário e reduzem a inflamação.
Não está claro o que causa a hepatite autoimune e não se sabe se algo pode ser feito para preveni-la.
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.