Bg pattern

Hernia

Uma hérnia ocorre quando uma parte interna do corpo se projeta através de uma fraqueza na parede muscular ou do tecido circundante.

Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.

Esta página fornece informação geral e não substitui a consulta de um médico. Se os sintomas forem graves, persistentes ou estiverem a agravar-se, procure aconselhamento médico com urgência.

Uma hérnia ocorre quando uma parte interna do corpo se projeta através de uma fraqueza na parede muscular ou do tecido circundante.

Uma hérnia geralmente desenvolve-se entre o peito e as ancas. Em muitos casos, não causa sintomas ou apenas poucos, embora possa notar um inchaço ou caroço no abdómen ou na virilha.

O caroço pode frequentemente ser empurrado para dentro ou desaparece quando se deita. A tosse ou o esforço podem fazer com que o caroço apareça.

Tipos de hérnia

Hérnias inguinais

As hérnias inguinais ocorrem quando o tecido adiposo ou uma parte do seu intestino se projetam para a sua virilha, na parte superior da coxa interna.

Este é o tipo mais comum de hérnia e afeta principalmente homens. Está frequentemente associada ao envelhecimento e ao esforço repetido no abdómen.

Hérnias femorais

As hérnias femorais também ocorrem quando o tecido adiposo ou parte do seu intestino se projetam para a sua virilha, na parte superior da coxa interna.

São muito menos comuns do que as hérnias inguinais e tendem a afetar mais mulheres do que homens.

Tal como as hérnias inguinais, as hérnias femorais também estão associadas ao envelhecimento e ao esforço repetido no abdómen.

Hérnias umbilicais

As hérnias umbilicais ocorrem quando o tecido adiposo ou parte do seu intestino se projetam através do seu abdómen perto do umbigo.

Este tipo de hérnia pode ocorrer em bebés se a abertura no abdómen por onde o cordão umbilical passa não se fechar corretamente após o nascimento.

Os adultos também podem ser afetados, possivelmente como resultado de esforço repetido no abdómen.

Hérnias de hiato

Hérnias de hiato ocorrem quando parte do estômago se projeta para o peito, espremendo-se através de uma abertura no diafragma, a fina camada de músculo que separa o peito do abdómen.

Este tipo de hérnia pode não ter sintomas notáveis, embora possa causar azia em algumas pessoas.

Não está claro o que causa as hérnias de hiato, mas pode ser o resultado do enfraquecimento do diafragma com a idade ou da pressão no abdómen.

Outros tipos de hérnia

Outros tipos de hérnia que podem afetar o abdómen incluem:

  • hérnias incisionais – onde o tecido se projeta através de uma ferida cirúrgica no seu abdómen que não cicatrizou completamente
  • hérnias epigástricas – onde o tecido adiposo se projeta através do seu abdómen, entre o umbigo e a parte inferior do esterno
  • hérnias de Spigélio – onde parte do seu intestino se projeta através do seu abdómen no lado do músculo abdominal, geralmente abaixo do umbigo
  • hérnias diafragmáticas – onde os órgãos no seu abdómen se movem para o seu peito através de uma abertura no diafragma; isto também pode afetar bebés se o seu diafragma não se desenvolver corretamente no útero
  • hérnias musculares – onde parte do músculo se projeta através do tecido; ocorrem comumente nos músculos da perna como resultado de uma lesão desportiva

Quando procurar aconselhamento médico

Consulte um médico de família se pensa que tem uma hérnia. Ele poderá encaminhá-lo para o hospital para tratamento cirúrgico, se necessário.

Deve ir imediatamente ao seu serviço de urgência mais próximo se tiver uma hérnia e desenvolver algum dos seguintes sintomas:

  • dor súbita e intensa
  • vómitos
  • dificuldade em evacuar ou eliminar gases
  • a hérnia fica firme ou sensível ao toque, ou não pode ser empurrada para dentro

Estes sintomas podem significar que:

  • o fornecimento de sangue a uma secção de órgão ou tecido preso na hérnia foi interrompido (estrangulamento)
  • um pedaço de intestino entrou na hérnia e ficou bloqueado (obstrução)

Uma hérnia estrangulada e um intestino obstruído são emergências médicas e precisam ser tratados o mais rápido possível.

Avaliação de uma hérnia

Um médico de família geralmente consegue identificar uma hérnia examinando a área afetada.

Em alguns casos, ele poderá encaminhá-lo para um hospital próximo para uma ecografia para confirmar o diagnóstico ou avaliar a extensão do problema.

Esta é uma análise indolor onde ondas sonoras de alta frequência são usadas para criar uma imagem de parte do interior do corpo.

Uma vez confirmado o diagnóstico, um médico de família ou um médico hospitalar determinará se a cirurgia para reparar a hérnia é necessária.

Vários fatores serão considerados ao decidir se a cirurgia é apropriada, incluindo:

  • o tipo de hérnia – alguns tipos de hérnia são mais propensos a estrangular ou causar uma obstrução intestinal do que outros
  • o conteúdo da sua hérnia – se a hérnia contiver uma parte do seu intestino, músculo ou outro tecido, pode haver risco de estrangulamento ou obstrução
  • os seus sintomas e o impacto na sua vida diária – a cirurgia pode ser recomendada se os seus sintomas forem graves ou estiverem a piorar, ou se a hérnia estiver a afetar a sua capacidade de realizar as suas atividades normais
  • a sua saúde geral – a cirurgia pode ser demasiado arriscada se a sua saúde geral for má

Embora a maioria das hérnias não melhore sem cirurgia, também não necessariamente pioram.

Em alguns casos, os riscos da cirurgia superam os benefícios potenciais.

Cirurgia para uma hérnia

Existem 2 formas principais de cirurgia para hérnias podem ser realizadas:

  • cirurgia aberta – onde é feita uma incisão para permitir que o cirurgião empurre o caroço de volta para o abdómen
  • laparoscopia (cirurgia por via minimamente invasiva) – esta é uma técnica menos invasiva, mas mais difícil, onde são feitas várias incisões menores, permitindo que o cirurgião use vários instrumentos especiais para reparar a hérnia

A maioria das pessoas consegue ir para casa no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia e recuperar totalmente dentro de algumas semanas.

Se o seu médico recomendar a realização de uma cirurgia, é importante estar ciente dos riscos potenciais, bem como da possibilidade de a hérnia voltar.

Certifique-se de discutir os benefícios e riscos do procedimento com o seu cirurgião em detalhe antes de se submeter à operação.

Mais informações

Para saber mais sobre alguns tipos comuns de cirurgia de hérnia, consulte:

bg-pattern-dark

Receba atualizações e ofertas exclusivas

Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.