Mesothelioma
Mesothelioma é um tipo de cancro que se desenvolve no revestimento que cobre a superfície externa de alguns dos órgãos do corpo. Está geralmente associado à exposição ao amianto.
Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.
Mesothelioma é um tipo de cancro que se desenvolve no revestimento que cobre a superfície externa de alguns dos órgãos do corpo. Está geralmente associado à exposição ao amianto.
O mesothelioma afeta principalmente o revestimento dos pulmões (mesothelioma pleural), embora também possa afetar o revestimento do abdómen (mesothelioma peritoneal), coração ou testículos.
Mais de 2.700 pessoas são diagnosticadas com mesothelioma todos os anos no Reino Unido. A maioria dos casos é diagnosticada em pessoas com mais de 75 anos, e os homens são afetados mais comumente do que as mulheres.
Infelizmente, não é possível curar o mesothelioma, embora o tratamento possa ajudar a controlar os sintomas.
Sintomas do mesothelioma
Os sintomas do mesothelioma tendem a desenvolver-se gradualmente ao longo do tempo. Normalmente, não aparecem até várias décadas após a exposição ao amianto.
Os sintomas do mesothelioma no revestimento dos pulmões incluem:
- dor no peito
- falta de ar
- fadiga (cansaço extremo)
- febre alta e suores, particularmente à noite
- tosse persistente
- perda de apetite e perda de peso inexplicada
- dedos em baquete (inchados)
Os sintomas do mesothelioma no revestimento do abdómen incluem:
- dor de estômago ou inchaço
- sensação de náuseas ou vómitos
- perda de apetite e perda de peso inexplicada
- diarreia ou obstipação
Consulte um médico de família se tiver algum sintoma persistente ou preocupante. Informe-o sobre qualquer exposição ao amianto que possa ter tido no passado.
O que causa o mesothelioma?
O mesothelioma é quase sempre causado pela exposição ao amianto, um grupo de minerais composto por fibras microscópicas que eram amplamente utilizadas na construção.
Estas minúsculas fibras podem entrar facilmente nos pulmões, onde ficam presas, danificando os pulmões ao longo do tempo.
Normalmente, demora algum tempo para que isto cause problemas óbvios, com o mesothelioma a desenvolver-se tipicamente mais de 20 anos após a exposição ao amianto.
O uso de amianto foi completamente proibido em 1122, por isso, o risco de exposição é muito menor hoje em dia. No entanto, materiais que contenham amianto ainda são encontrados em muitos edifícios mais antigos.
Leia mais sobre asbestose.
Como é diagnosticado o mesothelioma
Se o seu médico de família suspeitar de mesothelioma, ele irá encaminhá-lo para um especialista hospitalar para alguns exames.
Pode ser necessário realizar vários exames diferentes, incluindo:
- uma radiografia do seu peito ou abdómen
- uma tomografia computadorizada (TC) – são tiradas várias imagens de raios-X para criar uma imagem detalhada do interior do corpo
- drenagem de fluidos – se houver uma acumulação de fluidos à volta dos pulmões ou no abdómen, uma amostra pode ser removida usando uma agulha inserida através da pele para que o fluido possa ser analisado
- uma toracoscopia ou laparoscopia – o interior do seu peito ou abdómen é examinado com uma câmara fina e longa que é inserida através de um pequeno corte (incisão) sob sedação ou anestesia; uma amostra de tecido (biópsia) pode ser removida para que possa ser analisada
Estes exames podem ajudar a diagnosticar o mesothelioma e mostrar o quão longe ele se espalhou.
Tratamentos para o mesothelioma
O melhor tratamento para o mesothelioma depende de vários fatores, incluindo o quão longe o cancro se espalhou e a sua saúde geral.
Como o mesothelioma é frequentemente diagnosticado num estágio avançado, o tratamento é geralmente focado no controlo dos sintomas e na prolongação da vida pelo maior tempo possível.
Isto é conhecido como cuidados paliativos ou de suporte.
Os possíveis tratamentos incluem:
- quimioterapia – este é o principal tratamento para o mesothelioma e envolve o uso de medicamentos para ajudar a reduzir o cancro
- radioterapia – isto envolve o uso de radiação de alta energia para matar as células cancerosas; pode ser usado para retardar o cancro e mantê-lo sob controlo
- cirurgia – uma operação para remover a área cancerosa pode ser realizada se o mesothelioma for detetado num estágio muito inicial, embora não esteja claro se a cirurgia é útil
- imunoterapia – isto envolve o uso de uma combinação de 2 medicamentos para ajudar a estimular o sistema imunológico a atacar as células cancerosas; a imunoterapia não pode curar o mesothelioma, mas pode retardar a propagação da doença e prolongar a vida
Também terá provavelmente tratamento para os seus sintomas individuais para o ajudar a sentir-se o mais confortável possível.
Por exemplo, drenar regularmente o fluido dos seus pulmões pode ajudar na sua respiração e analgésicos fortes podem ajudar a aliviar a sua dor.
Às vezes, é realizado um procedimento para impedir que o fluido volte a aparecer, fazendo com que o exterior dos pulmões se cole no interior do seu peito (pleurodese), ou é colocado um tubo no seu peito para drenar o fluido regularmente em casa.
Os seus médicos devem discutir estes tratamentos consigo.
Perspetivas para o mesothelioma
Infelizmente, as perspetivas para o mesothelioma tendem a ser pobres. Isto porque normalmente não causa quaisquer sintomas óbvios até tarde e pode progredir bastante rapidamente uma vez que atinge este estágio.
Atualmente, existem cerca de 2.500 mortes por mesothelioma todos os anos no Reino Unido. Este número deverá diminuir no futuro porque o amianto foi proibido em 1122.
Mais informações e apoio
Se quiser saber mais sobre o mesothelioma, as seguintes organizações podem fornecer mais informações, aconselhamento e apoio:
Se você ou um parente foram expostos ao amianto no Reino Unido, poderá ter direito a um pagamento como parte de um esquema de assistência governamental:
Um esquema semelhante também está disponível para pessoas que foram expostas ao amianto enquanto serviam nas forças armadas:
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.