Neurofibromatose tipo 1 (NF1)
A neurofibromatose tipo 1 (NF1) é uma condição genética em que crescem tumores nos nervos e na pele. Atualmente, não existe cura, mas o tratamento pode ajudar a controlar os seus sintomas.
Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.
-
Nesta página
A neurofibromatose tipo 1 (NF1) é uma condição genética em que crescem tumores nos nervos e na pele. Atualmente, não existe cura, mas o tratamento pode ajudar a controlar os seus sintomas.
Existe uma condição com um nome semelhante chamada neurofibromatose tipo 2 (NF2). Esta é menos comum que a NF1.
Sintomas da NF1
Os sintomas da neurofibromatose tipo 1 (NF1) são, muitas vezes, leves. Mas algumas pessoas têm sintomas que causam problemas.
A gravidade dos sintomas depende geralmente de onde estão localizados os tumores no seu corpo e do seu tamanho.
Muitos dos sintomas estão presentes desde o nascimento ou começam durante a infância, mas alguns não aparecem até mais tarde.
Os sintomas da NF1 podem incluir:
- manchas de pele castanho-claras (manchas café com leite) – estas podem ser mais difíceis de ver em peles morenas e negras
- sardas nas axilas ou à volta do topo das pernas
- nódulos na pele ou logo abaixo dela (neurofibromas) que podem ser dolorosos ou com prurido – estes tendem a aparecer durante a adolescência ou no início dos 20 anos
- pontos castanho-amarelados salientes na parte colorida do seu olho (íris) que geralmente não afetam a visão
- problemas oculares, como um estrabismo, visão reduzida ou um olho proeminente (que por vezes pode causar outros sintomas, como dores de cabeça ou sensação e estar enjoado)
- cabeça grande e altura abaixo da média
- dificuldades de aprendizagem
Os seus sintomas e a sua gravidade podem mudar ao longo do tempo. É importante informar o seu médico sobre quaisquer novos sintomas ou alterações aos sintomas existentes.
Consulte um médico de família se:
- achar que você ou o seu filho pode ter neurofibromatose tipo 1 (NF1)
Como a NF1 é diagnosticada
Se um médico de família achar que você ou o seu filho pode ter neurofibromatose tipo 1 (NF1), ele irá encaminhá-lo para um especialista para exames.
Os exames utilizados para ajudar a confirmar a NF1 incluem:
- exames oculares para verificar a visão
- uma ressonância magnética (RM) para verificar se há tumores em áreas do corpo, como o cérebro, a coluna vertebral e o abdómen
- testes genéticos
Tratamentos para NF1
Atualmente, não existe cura para a neurofibromatose tipo 1 (NF1), mas existem tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas e quaisquer complicações.
Será apoiado por diferentes profissionais de saúde. Isto pode incluir um especialista em cérebro (neurologista), um especialista em olhos (oftalmologista) e um especialista em pele (dermatologista).
As crianças também estarão sob os cuidados de um médico especializado no tratamento de crianças (pediatra).
O tratamento dependerá dos seus sintomas e pode incluir:
- medicamentos para impedir o crescimento dos tumores
- cirurgia para remover tumores que correm o risco de causar problemas
- utilização de um feixe de radiação para tratar tumores pequenos ou partes de um tumor maior que restam após a cirurgia (radioterapia)
Se os seus sintomas não estiverem a causar problemas, o seu médico pode sugerir que espere para ver se surgem problemas antes de iniciar o tratamento.
Como a NF1 afeta a sua vida
A neurofibromatose tipo 1 (NF1) é uma condição vitalícia que geralmente piora com o tempo. Afeta de forma diferente todos aqueles que a têm.
Você ou o seu filho devem fazer um check-up pelo menos uma vez por ano para que os sintomas possam ser monitorizados. Isto significa que quaisquer alterações podem ser detetadas precocemente e têm maior probabilidade de serem tratadas com sucesso.
As crianças com NF1 devem fazer exames oculares anuais (adultos a cada 2 anos). A pressão arterial deve ser verificada anualmente.
As crianças com NF1 muitas vezes têm dificuldades de aprendizagem e podem precisar de ajuda e apoio extra na escola.
À medida que a condição piora gradualmente e pode causar problemas graves, pode afetar a esperança de vida. A sua equipa de cuidados poderá falar consigo sobre isto se quiser saber mais.
Problemas relacionados com a NF1
Por vezes, a neurofibromatose tipo 1 (NF1) pode levar a outros problemas ou complicações graves.
Estes podem incluir:
- hipertensão arterial
- problemas ósseos e articulares – algumas crianças têm ossos fracos que podem causar pernas arqueadas ou uma coluna vertebral curva (escoliose)
- um tumor no nervo do olho (nervo ótico), que pode causar problemas de visão
- depressão, ansiedade e baixa autoestima causadas por tumores grandes ou tumores no rosto
- cancro – alguns tumores podem tornar-se cancerígenos e existe um risco maior de desenvolver certos tipos de cancro, incluindo cancro da mama e cancro do cérebro
As mulheres com NF1 devem fazer uma mamografia anual a partir dos 40 anos para verificar se há cancro da mama.
NF1 e gravidez
Se tem NF1 e está grávida, pode ter problemas, como artérias estreitadas e hipertensão arterial. Também pode ter mais tumores ou os seus tumores podem aumentar de tamanho e causar prurido.
Fale com a sua equipa de cuidados se tem NF1 e está grávida ou a planear engravidar.
Causas da NF1
A neurofibromatose tipo 1 (NF1) é causada por um gene alterado.
Por vezes, o gene alterado é transmitido a uma criança por um dos pais (hereditário).
Mas, por vezes, uma criança pode nascer com NF1 mesmo que os seus pais não tenham o gene alterado.
Se tem NF1, existe uma probabilidade de 1 em 2 (50%) de transmitir o gene afetado a quaisquer filhos que tiver.
Registo de informações sobre si e a sua condição
Isto ajuda os cientistas a procurar melhores formas de prevenir e tratar esta condição. Pode optar por sair do registo a qualquer momento.
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.