Bg pattern

Osteoartrite

A osteoartrite é uma condição que causa dor e rigidez nas articulações. É o tipo mais comum deartriteno Reino Unido.

Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.

Esta página fornece informação geral e não substitui a consulta de um médico. Se os sintomas forem graves, persistentes ou estiverem a agravar-se, procure aconselhamento médico com urgência.

A osteoartrite é uma condição que causa dor e rigidez nas articulações. É o tipo mais comum de artrite no Reino Unido.

Sintomas da osteoartrite

Os principais sintomas da osteoartrite são dor e rigidez nas articulações e dificuldades em movimentar a articulação.

Algumas pessoas também têm sintomas como:

  • inchaço
  • sensibilidade
  • som de rangido ou crepitação ao mover as articulações afetadas

A gravidade dos sintomas da osteoartrite pode variar muito de pessoa para pessoa e entre diferentes articulações afetadas.

Para algumas pessoas, os sintomas podem ser leves e podem ir e vir. Outras pessoas podem sentir problemas mais contínuos e graves que dificultam a realização das atividades diárias.

Quase qualquer articulação pode ser afetada pela osteoartrite, mas a condição causa mais frequentemente problemas nos joelhos, quadris e pequenas articulações das mãos.

Deve consultar o seu médico de família se tiver sintomas persistentes de osteoartrite para que ele possa confirmar o diagnóstico e prescrever qualquer tratamento necessário.

Leia mais sobre os sintomas da osteoartrite.

Causas da osteoartrite

Como parte da vida normal, as suas articulações são expostas a um nível constante e baixo de danos. Na maioria dos casos, o seu corpo repara os danos sozinho e não sente nenhum sintoma.

Mas na osteoartrite, a cartilagem protetora nas extremidades dos seus ossos desgasta-se, causando dor, inchaço e problemas ao mover a articulação. Podem desenvolver-se crescimentos ósseos e a área pode ficar inchada e vermelha. (A vermelhidão pode ser mais difícil de ver em peles castanhas e pretas.)

A causa exata não é conhecida, mas várias coisas são consideradas para aumentar o seu risco de desenvolver osteoartrite, incluindo:

  • lesão articular – uso excessivo da sua articulação quando não teve tempo suficiente para sarar após uma lesão ou operação
  • outras condições (artrite secundária) – a osteoartrite pode ocorrer em articulações severamente danificadas por uma condição anterior ou existente, como artrite reumatoide ou gota
  • idade – o seu risco de desenvolver a condição aumenta à medida que envelhece
  • histórico familiar – a osteoartrite pode ocorrer em famílias, embora os estudos não tenham identificado um único gene responsável
  • obesidade – estar obeso coloca uma tensão excessiva nas suas articulações, particularmente naquelas que suportam a maior parte do seu peso, como os seus joelhos e quadris
  • ser mulher – a osteoartrite é mais comum em mulheres do que em homens

Diagnóstico da osteoartrite

Para ajudar a determinar se tem osteoartrite, um médico de família perguntará primeiro sobre os seus sintomas e examinará as suas articulações.

Um médico de família pode suspeitar de osteoartrite se:

  • tem 45 anos ou mais
  • tem dor nas articulações que piora quanto mais usa as suas articulações
  • a rigidez nas suas articulações não está presente de manhã ou dura menos de 30 minutos

Se os seus sintomas forem ligeiramente diferentes, isso pode indicar outra condição articular. Por exemplo, rigidez prolongada nas articulações pela manhã pode ser um sinal de artrite reumatoide.

Testes adicionais – como raios-X ou análises ao sangue – geralmente não são necessários, mas podem ser usados para descartar outras causas possíveis, como artrite reumatoide ou uma fratura óssea.

Tratamento da osteoartrite

A osteoartrite é uma condição a longo prazo e não pode ser curada, mas não necessariamente piora com o tempo e, às vezes, pode melhorar gradualmente. Vários tratamentos também estão disponíveis para reduzir os sintomas.

Sintomas leves podem, às vezes, ser controlados com medidas simples, incluindo:

  • exercício regular
  • perder peso se estiver com excesso de peso
  • usar calçado adequado
  • usar dispositivos especiais para reduzir a tensão nas suas articulações durante as suas atividades diárias

Se os seus sintomas forem mais graves, pode precisar de tratamentos adicionais, como analgésicos e um plano de exercícios estruturado com um fisioterapeuta.

Em um pequeno número de casos, onde esses tratamentos não ajudaram ou o dano às articulações é particularmente grave, a cirurgia pode ser realizada para reparar, fortalecer ou substituir uma articulação danificada.

Saiba mais sobre o tratamento da osteoartrite.

Viver com osteoartrite

Como a osteoartrite é uma condição a longo prazo, é importante que receba apoio para ajudá-lo a lidar com questões como mobilidade reduzida e aconselhamento sobre qualquer apoio financeiro necessário.

Algumas pessoas podem achar útil conversar com o seu médico de família ou com outras pessoas que vivem com osteoartrite, pois pode haver perguntas ou preocupações que deseja partilhar.

Saiba mais sobre viver com osteoartrite.

Prevenção da osteoartrite

Não é possível prevenir completamente a osteoartrite. No entanto, pode ser capaz de minimizar o seu risco de desenvolver a condição, evitando lesões e levando um estilo de vida saudável.

Exercício

O exercício ou um trabalho que coloca tensão frequente nas suas articulações e as força a suportar uma carga excessiva pode aumentar o seu risco de osteoartrite.

Tente fazer pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica moderada (como ciclismo ou caminhada rápida) todas as semanas, mais exercícios de fortalecimento em 2 ou mais dias por semana que trabalhem os principais grupos musculares, para se manter geralmente saudável.

Saiba mais sobre saúde e fitness, incluindo dicas sobre exercícios simples que pode fazer em casa.

Postura

Também pode ajudar a manter uma boa postura em todos os momentos e evitar permanecer na mesma posição por muito tempo.

Se trabalha em uma mesa, certifique-se de que a sua cadeira está na altura correta e faça pausas regulares para se movimentar.

Perder peso

Estar com excesso de peso ou obeso aumenta a tensão nas suas articulações e o seu risco de desenvolver osteoartrite. Se estiver com excesso de peso, perder peso pode ajudar a diminuir as suas chances de desenvolver a condição.

Use a calculadora de peso saudável do IMC para descobrir se está com excesso de peso ou obeso.

Saiba mais sobre como perder peso.

 Sintomas Osteoartrite 

Os principais sintomas da osteoartrite são dor e rigidez nas suas articulações, o que pode dificultar a movimentação das articulações afetadas e a realização de certas atividades.

Os sintomas podem aparecer e desaparecer em episódios, o que pode estar relacionado com os seus níveis de atividade e até mesmo com o clima. Em casos mais graves, os sintomas podem ser contínuos.

Deve consultar o seu médico de família se tiver sintomas persistentes de osteoartrite para que ele possa confirmar o diagnóstico e prescrever qualquer tratamento necessário.

Outros sintomas que você ou o seu médico podem notar incluem:

  • sensibilidade nas articulações
  • aumento da dor e rigidez quando não moveu as articulações por algum tempo
  • articulações a parecer ligeiramente maiores ou mais "nodulosas" do que o normal
  • um som ou sensação de rangido ou estalido nas suas articulações
  • amplitude de movimento limitada nas suas articulações
  • fraqueza e atrofia muscular (perda de massa muscular)

A osteoartrite pode afetar qualquer articulação do corpo, mas as áreas mais comuns afetadas são os joelhos, os quadris e as pequenas articulações das mãos. Frequentemente, você só sentirá sintomas em 1 articulação ou em algumas articulações de cada vez.

Osteoartrite do joelho

Se tiver osteoartrite nos joelhos, ambos os seus joelhos serão geralmente afetados com o tempo, a menos que isso tenha ocorrido como resultado de uma lesão ou de outra condição que afete apenas 1 joelho.

Os seus joelhos podem doer mais quando caminha, especialmente ao caminhar para cima ou para baixo de colinas ou escadas.

Às vezes, os seus joelhos podem "ceder" sob si ou dificultar o endireitamento das suas pernas. Também pode ouvir um som suave e rangido quando move a articulação afetada.

Osteoartrite do quadril

A osteoartrite nos seus quadris geralmente causa dificuldade em mover as suas articulações do quadril. Por exemplo, pode achar difícil colocar os seus sapatos e meias ou entrar e sair de um carro.

Também terá geralmente dor na virilha ou na parte externa do quadril. Esta é frequentemente pior quando move as articulações do quadril, embora também possa afetá-lo quando está a descansar ou a dormir.

Osteoartrite da mão

A osteoartrite afeta frequentemente três áreas principais da sua mão:

  • a base do seu polegar
  • as articulações mais próximas das suas pontas dos dedos
  • as articulações médias dos seus dedos

Os seus dedos podem ficar rígidos, doloridos e inchados e pode desenvolver protuberâncias nas suas articulações dos dedos. Com o tempo, a dor pode diminuir e eventualmente desaparecer completamente, embora as protuberâncias e o inchaço possam permanecer.

Os seus dedos podem dobrar-se ligeiramente para o lado nas suas articulações afetadas ou pode desenvolver quistos dolorosos (protuberâncias cheias de líquido) nas costas dos seus dedos.

Em alguns casos, também pode desenvolver uma protuberância na base do seu polegar onde ele se junta ao seu pulso. Isso pode ser doloroso e pode achar difícil realizar algumas tarefas manuais, como escrever, abrir frascos ou virar chaves.

 Tratamento e suporte Osteoartrite 

Não existe cura para a osteoartrite, mas a condição não necessariamente piora com o tempo. Existem vários tratamentos para ajudar a aliviar os sintomas.

Os principais tratamentos para os sintomas da osteoartrite incluem:

  • medidas de estilo de vida – como manter um peso saudável e exercitar-se regularmente
  • medicação – para aliviar a sua dor
  • terapias de suporte – para ajudar a facilitar as atividades do dia a dia

Em alguns casos, quando outros tratamentos não foram eficazes, a cirurgia para reparar, fortalecer ou substituir as articulações danificadas também pode ser considerada.

Mudanças no estilo de vida

Exercício

O exercício é um dos tratamentos mais importantes para pessoas com osteoartrite, independentemente da sua idade ou nível de aptidão física. A sua atividade física deve incluir uma combinação de exercícios para fortalecer os seus músculos e exercícios para melhorar a sua aptidão física geral.

Se a osteoartrite lhe causa dor e rigidez, poderá pensar que o exercício irá piorar os seus sintomas.

No entanto, o exercício regular que o mantém ativo, desenvolve os músculos e fortalece as articulações geralmente ajuda a melhorar os sintomas.

O exercício também é bom para perder peso, melhorar a sua postura e aliviar o stress, tudo o que irá aliviar os sintomas.

O seu médico de família ou, possivelmente, um fisioterapeuta, discutirá os benefícios que pode esperar de um programa de exercícios e poderá fornecer-lhe um plano de exercícios para seguir em casa.

É importante seguir este plano porque existe o risco de fazer demasiado exercício demasiado rapidamente ou de fazer o tipo errado de exercício, o que pode danificar as suas articulações.

Perder peso

Estar acima do peso ou obeso muitas vezes piora a osteoartrite, pois coloca uma pressão extra sobre algumas das suas articulações.

Para saber se está acima do peso ou obeso, utilize a calculadora de peso saudável.

Se estiver acima do peso ou obeso, tente perder peso fazendo mais atividade física e adotando uma dieta mais saudável.

Discuta qualquer novo plano de exercícios com o seu médico de família ou fisioterapeuta antes de começar. Eles podem ajudá-lo a planear um programa de exercícios adequado para si. O seu médico de família e enfermeiro de clínica também podem aconselhá-lo sobre como perder peso lenta e seguramente.

Saiba mais sobre como gerir o seu peso.

Medicamentos para alívio da dor

O seu médico falará consigo sobre medicamentos para aliviar a dor da osteoartrite.

Às vezes, uma combinação de terapias, como analgésicos, exercício e dispositivos de assistência ou cirurgia, pode ser necessária para ajudar a controlar a sua dor.

O tipo de analgésico que um médico de família pode recomendar-lhe dependerá da gravidade da sua dor e de outras condições ou problemas de saúde que tenha. Os principais medicamentos utilizados são os que se seguem.

Paracetamol

Se tiver dor causada por osteoartrite, o seu médico de família poderá sugerir que considere tomar paracetamol para alívio da dor a curto prazo. Pode comprar paracetamol em supermercados ou farmácias.

No entanto, muitas pessoas acham que não funciona muito bem e é normalmente tentado apenas se não puder tomar outros medicamentos.

Ao tomar paracetamol, utilize sempre a dose recomendada pelo seu médico de família e não exceda a dose máxima indicada na embalagem.

Saiba mais sobre paracetamol.

Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)

Um médico de família pode prescrever um anti-inflamatório não esteroide (AINE). Estes são analgésicos que funcionam reduzindo a inflamação.

Alguns AINEs estão disponíveis como cremes (AINEs tópicos) que aplica diretamente nas articulações afetadas. Alguns AINEs tópicos estão disponíveis sem receita médica. Podem ser particularmente eficazes se tiver osteoartrite nos joelhos ou nas mãos. Além de ajudar a aliviar a dor, também podem ajudar a reduzir qualquer inchaço nas suas articulações.

O seu médico discutirá consigo o tipo de AINE que deve tomar e os benefícios e riscos associados a ele.

As pastilhas de AINE podem ser necessárias se os AINEs tópicos não estiverem a aliviar a dor. Podem não ser adequados para pessoas com certas condições, como asma, um úlcera estomacal ou angina, ou se tiver tido um ataque cardíaco ou AVC. Se estiver a tomar aspirina em dose baixa, pergunte ao seu médico de família se deve usar um AINE.

Se o seu médico de família recomendar ou prescrever um AINE para ser tomado por via oral, ele geralmente também prescreverá um medicamento chamado inibidor da bomba de protões (IBP) para tomar ao mesmo tempo. Os AINEs podem decompor o revestimento do seu estômago que o protege contra o ácido estomacal. Os IBPs reduzem a quantidade de ácido produzido pelo estômago, reduzindo o risco de danos ao revestimento do seu estômago.

Opioides

Os opioides, como a codeína, são outro tipo de analgésico que pode ajudar a aliviar a dor intensa.

Os médicos de família geralmente prescrevem opioides apenas a curto prazo devido a efeitos colaterais como sonolência, náuseas e obstipação.

Pode ser-lhe prescrito um laxante para tomar juntamente com ele para prevenir a obstipação.

Creme de capsaicina

Pode ser-lhe prescrito creme de capsaicina se tiver osteoartrite nas mãos ou nos joelhos e os AINEs tópicos não foram eficazes para aliviar a sua dor.

O creme de capsaicina funciona bloqueando os nervos que enviam mensagens de dor na área tratada. Pode ter que usá-lo por um tempo antes que tenha efeito. Deve sentir algum alívio da dor dentro das primeiras 2 semanas de uso do creme, mas pode levar até um mês para que o tratamento seja totalmente eficaz.

Aplique uma quantidade do tamanho de uma ervilha de creme de capsaicina nas suas articulações afetadas até 4 vezes por dia, mas não com mais frequência do que a cada 4 horas. Não use creme de capsaicina em pele partida ou inflamada e lave sempre as mãos após a aplicação.

Tenha cuidado para não deixar cair creme de capsaicina em áreas delicadas, como os olhos, boca, nariz e genitais. A capsaicina é feita de pimentas, então, se cair em áreas sensíveis do seu corpo, é provável que seja muito doloroso por algumas horas. No entanto, não causará nenhum dano.

Pode notar uma sensação de queimação na sua pele após aplicar o creme de capsaicina. Isso não é motivo de preocupação e quanto mais o usar, menos deve acontecer. Mas evite usar muito creme ou tomar um banho quente ou duche antes ou depois de aplicá-lo, pois isso pode piorar a sensação de queimação.

 Escassez de capsaicina

Atualmente, existem problemas de abastecimento com o creme de capsaicina. Se não estiver disponível, converse com o seu médico sobre outros tratamentos que podem ajudá-lo.

Injeções de esteroides

Os esteroides são um tipo de medicamento que contém versões sintéticas do hormônio cortisol e, às vezes, são usados para tratar problemas musculoesqueléticos particularmente dolorosos.

Algumas pessoas com osteoartrite podem receber injeções de esteroides quando outros tratamentos não funcionaram.

A injeção será feita diretamente na área afetada. Pode receber um anestésico local primeiro para anestesiar a área e reduzir a dor.

As injeções de esteroides funcionam rapidamente e podem aliviar a dor por várias semanas ou meses.

Tratamentos de suporte

Além das mudanças no estilo de vida e dos medicamentos, pode beneficiar de vários tratamentos de suporte que podem ajudar a reduzir a sua dor e facilitar as tarefas diárias.

Compressas quentes ou frias

Aplicar compressas quentes ou frias nas articulações pode aliviar a dor e os sintomas da osteoartrite em algumas pessoas. Uma bolsa de água quente cheia de água quente ou fria e aplicada na área afetada pode ser muito eficaz para reduzir a dor.

Também estão disponíveis compressas quentes e frias especiais que podem ser resfriadas no congelador ou aquecidas no micro-ondas e funcionam da mesma forma.

Dispositivos de assistência

Se a osteoartrite estiver causando problemas de mobilidade ou dificultando a realização de tarefas diárias, vários dispositivos podem ajudar. O seu médico de família pode encaminhá-lo a um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional para obter ajuda e aconselhamento especializados.

Se tiver osteoartrite nos membros inferiores, como quadris, joelhos ou pés, o seu fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional pode sugerir calçados especiais ou palmilhas para os seus sapatos.

Calçados com solas absorventes de choque podem ajudar a aliviar parte da pressão sobre as articulações das suas pernas enquanto caminha. Palmilhas especiais podem ajudar a distribuir o seu peso de forma mais uniforme. As braçadeiras e suportes para as pernas também funcionam da mesma forma.

Se tiver osteoartrite no quadril ou no joelho que afete a sua mobilidade, pode precisar usar um auxílio para caminhar, como uma bengala ou muleta. Segure-o no lado oposto da sua perna afetada para que suporte parte do seu peso.

Uma tala (um pedaço de material rígido usado para fornecer suporte a uma articulação ou osso) também pode ser útil se precisar descansar uma articulação dolorida. O seu fisioterapeuta pode fornecer-lhe uma tala e dar-lhe conselhos sobre como usá-la corretamente.

Se as suas mãos forem afetadas pela osteoartrite, também pode precisar de assistência com tarefas operadas manualmente, como ligar uma torneira. Dispositivos especiais, como viradores de torneira, podem tornar a realização dessas tarefas mais gerenciável. O seu terapeuta ocupacional pode fornecer-lhe ajuda e aconselhamento sobre o uso de dispositivos de assistência na sua casa ou local de trabalho.

Terapia manual

Não usar as suas articulações pode fazer com que os seus músculos se atrofiem e pode aumentar a rigidez causada pela osteoartrite. A terapia manual é uma técnica em que um fisioterapeuta usa as mãos para esticar, mobilizar e massagear os tecidos do corpo para manter as suas articulações flexíveis e flexíveis.

Saiba mais sobre fisioterapia.

Cirurgia

A cirurgia para osteoartrite só é necessária em um pequeno número de casos em que outros tratamentos não foram eficazes ou em que a sua vida diária é seriamente afetada.

Se precisar de cirurgia para osteoartrite, o seu médico de família o encaminhará a um cirurgião ortopédico. A cirurgia para osteoartrite pode melhorar muito os seus sintomas, a mobilidade e a qualidade de vida.

No entanto, não se pode garantir que a cirurgia eliminará completamente os seus sintomas e pode ainda sentir dor e rigidez da sua condição.

Existem vários tipos diferentes de cirurgia para osteoartrite.

Substituição da articulação

A substituição da articulação, também conhecida como artroplastia, é mais comumente realizada para substituir as articulações do quadril e do joelho.

Durante uma artroplastia, o seu cirurgião removerá a sua articulação afetada e a substituirá por uma articulação artificial (prótese) feita de plásticos e metais especiais. Uma articulação artificial pode durar até 20 anos, embora possa eventualmente precisar ser substituída.

Existe também um novo tipo de cirurgia de substituição da articulação chamada resurfacing. Isso usa apenas componentes de metal e pode ser mais adequado para pacientes mais jovens. O seu cirurgião discutirá consigo o tipo de cirurgia que seria o melhor.

Saiba mais sobre substituição do quadril e substituição do joelho.

Fusão da articulação

Se a substituição da articulação não for adequada para si, o seu cirurgião pode sugerir uma operação para fundir a sua articulação numa posição permanente, conhecida como artrodese.

Isso significa que a sua articulação será mais forte e muito menos dolorosa, embora não consiga mais movê-la.

Adicionar ou remover algum osso em torno de uma articulação

Se tiver osteoartrite nos joelhos, mas não for adequado para cirurgia de substituição do joelho, pode ser capaz de fazer uma operação chamada osteotomia. Isso envolve o seu cirurgião adicionar ou remover uma pequena secção de osso acima ou abaixo da sua articulação do joelho.

Isso ajuda a realinhar o seu joelho para que o seu peso não esteja mais focado na parte danificada do seu joelho. Uma osteotomia pode aliviar os sintomas da osteoartrite, embora possa ainda precisar de cirurgia de substituição do joelho eventualmente.

Tratamento nervoso para dor no joelho

Se tiver osteoartrite nos joelhos, pode ser capaz de fazer um tratamento chamado denervação por radiofrequência. Com este tratamento, uma corrente elétrica baixa é usada para aquecer e destruir alguns dos nervos nos seus joelhos, bloqueando a dor.

Isso pode ajudar a reduzir a dor por até 2 anos, mas à medida que os seus nervos crescem, a dor voltará e o tratamento pode precisar ser repetido.

Terapias complementares e alternativas

Algumas pessoas com osteoartrite experimentam terapias complementares ou alternativas – como acupuntura e aromaterapia – e as acham úteis.

No entanto, há uma falta de evidências médicas para sugerir que são eficazes e geralmente não são recomendadas pelo Instituto Nacional de Saúde e Excelência em Cuidados (NICE).

Suplementos nutricionais

Vários suplementos nutricionais têm sido usados para tratar a osteoartrite no passado, incluindo condroitina e glucosamina.

Rubefacientes

Os rubefacientes estão disponíveis como géis e cremes que produzem um efeito quente e avermelhado na sua pele quando os esfregar. Vários rubefacientes têm sido usados para tratar a dor nas articulações causada pela osteoartrite.

No entanto, a pesquisa mostrou que os rubefacientes têm pouco efeito na melhoria dos sintomas da osteoartrite e o NICE, portanto, não recomenda o seu uso.

 Viver com Osteoartrite 

Com o apoio certo, pode levar uma vida saudável e ativa com osteoartrite. A condição não necessariamente piora.

Viver de forma saudável

Uma boa alimentação e exercício regular ajudarão a manter os músculos fortes e a controlar o seu peso, o que é bom para a osteoartrite e também tem outros benefícios para a saúde.

Saiba mais sobre:

  • Ter uma alimentação saudável
  • Exercício físico
  • Peso saudável

Tomar a sua medicação

É importante tomar a sua medicação conforme prescrito, mesmo que comece a sentir-se melhor.

A medicação contínua pode, por vezes, ajudar a prevenir a dor, embora se os seus medicamentos tiverem sido prescritos "conforme necessário", poderá não precisar de os tomar entre os episódios dolorosos.

Se tiver alguma questão ou preocupação sobre a medicação que está a tomar ou quaisquer efeitos secundários que ache que possa estar a sentir, fale com a sua equipa de saúde.

Pode também ser útil ler o folheto informativo que acompanha a medicação, que lhe indicará possíveis interações com outros medicamentos ou suplementos.

Consulte a sua equipa de saúde se planeia tomar quaisquer medicamentos de venda livre, como analgésicos, ou quaisquer suplementos nutricionais, pois estes podem, por vezes, interferir com a sua medicação.

Revisões regulares

Como a osteoartrite é uma condição de longo prazo, estará em contacto regular com a sua equipa de saúde.

Ter uma boa relação com a equipa significa que pode discutir facilmente os seus sintomas ou preocupações.

Quanto mais a equipa souber, mais poderá ajudá-lo.

Vacinações

As pessoas com condições de longo prazo, como a osteoartrite, podem ser incentivadas a tomar uma vacina anual contra a gripe todos os outonos para se protegerem contra a gripe.

Pode também ser aconselhado a tomar uma vacina pneumocócica.

Esta é uma injeção única que protege contra uma infeção grave no peito chamada pneumonia pneumocócica pneumonia.

Falar com os outros

Muitas pessoas acham útil falar com outras pessoas que estejam numa situação semelhante à sua.

Pode encontrar apoio num grupo ou conversando individualmente com alguém que tenha osteoartrite.

As organizações de pacientes têm grupos locais onde pode conhecer outras pessoas com a mesma condição.

Trabalho e dinheiro

Se tiver osteoartrite grave e ainda estiver a trabalhar, os seus sintomas podem interferir com a sua vida profissional e podem afetar a sua capacidade de desempenhar o seu trabalho.

Se tiver que parar de trabalhar ou trabalhar a tempo parcial devido à sua artrite, pode achar difícil lidar financeiramente.

Pode ter direito a 1 ou mais dos seguintes tipos de apoio financeiro:

Pode ser elegível para outros benefícios se tiver filhos que vivam em casa ou um rendimento familiar baixo.

bg-pattern-dark

Receba atualizações e ofertas exclusivas

Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.