Otoesclerose
A otoesclerose é um problema com os ossos dentro do ouvido que causa perda auditiva gradual. Aparelhos auditivos ou cirurgia geralmente melhoram a sua audição e a perda auditiva total é rara.
Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.
A otoesclerose é um problema com os ossos dentro do ouvido que causa perda auditiva gradual. Aparelhos auditivos ou cirurgia geralmente melhoram a sua audição e a perda auditiva total é rara.
Sintomas da otoesclerose
Os sintomas da otoesclerose incluem:
- perda auditiva gradual em 1 ou ambos os ouvidos, frequentemente ao longo de vários anos
- ouvir zumbidos, ruídos ou outros sons em 1 ou ambos os ouvidos (tinnitus)
- tonturas
- problemas com o seu equilíbrio
A otoesclerose é uma causa comum de perda auditiva em adultos mais jovens. Os sintomas geralmente começam entre as idades de 30 e 50 anos.
Procure um médico de família se:
- achar que a sua audição está a piorar gradualmente
- tiver tinnitus regularmente ou constantemente
- o seu tinnitus estiver a piorar
- o seu tinnitus o estiver a incomodar, por exemplo, está a afetar o seu sono ou concentração, ou o está a fazer sentir ansioso ou deprimido
O que acontece na sua consulta com o médico de família
Se tiver sintomas de otoesclerose, o seu médico de família geralmente verificará o interior dos seus ouvidos e poderá encaminhá-lo para:
- um audiólogo para testes de audição
- um especialista em ouvido, nariz e garganta (ENT) que examinará o interior dos seus ouvidos e poderá solicitar uma tomografia computadorizada (TC)
Tratamento para otoesclerose
As 2 principais opções de tratamento para otoesclerose são aparelhos auditivos ou cirurgia.
Os aparelhos auditivos funcionam tornando os sons ao seu redor mais altos. Eles podem ajudá-lo a ouvir mais facilmente, mas não impedirão que a sua audição piore.
Também pode ser oferecida cirurgia para remover um dos pequenos ossos (o estribo) no seu ouvido ou ouvidos afetados. Se o seu estribo for removido, ele será substituído por um implante de plástico ou metal. A cirurgia geralmente é muito bem-sucedida em melhorar a audição.
Geralmente, será encaminhado a um especialista em ouvido, nariz e garganta (ENT) que o ajudará a decidir qual tratamento pode ser o melhor para si.
Causas da otoesclerose
A otoesclerose ocorre quando um pequeno osso dentro do seu ouvido, chamado estribo, se junta (fusiona) com outras partes do ouvido e impede que você ouça corretamente.
Não se sabe por que a otoesclerose acontece, mas pode ser transmitida nas famílias. É mais provável que você tenha otoesclerose se um parente próximo a tiver.
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.