Bg pattern

Polimialgia reumática

A polimialgia reumática é uma doença inflamatória que causa dor e rigidez muscular, especialmente nos ombros, pescoço e ancas. Afeta sobretudo pessoas com mais de 50 anos.

Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.

Esta página fornece informação geral e não substitui a consulta de um médico. Se os sintomas forem graves, persistentes ou estiverem a agravar-se, procure aconselhamento médico com urgência.

A polimialgia reumática (PMR) é uma condição que causa dor, rigidez e inflamação nos músculos à volta dos ombros, pescoço e ancas.

Sintomas da polimialgia reumática

O principal sintoma é rigidez muscular de manhã que dura mais de 45 minutos.

Outros sintomas podem incluir:

  • cansaço extremo
  • perda de apetite
  • perda de peso
  • depressão

Consulte um médico de família se tiver dor e rigidez há mais de uma semana. Ele tentará descobrir a causa.

Diagnosticar a polimialgia reumática pode ser difícil porque os sintomas são semelhantes aos de muitas outras condições, incluindo artrite reumatoide.

Estas condições terão de ser descartadas antes de ser diagnosticada a polimialgia reumática.

Causas da polimialgia reumática

A causa da polimialgia reumática é desconhecida, mas uma combinação de fatores genéticos e ambientais é considerada responsável.

A polimialgia reumática é uma condição relacionada com a idade. A maioria das pessoas diagnosticadas tem mais de 65 anos e é muito rara em pessoas com menos de 50 anos. Também é mais comum em mulheres do que em homens.

Tratamento da polimialgia reumática

Um medicamento esteroide chamado prednisolona é o principal tratamento para a polimialgia reumática. É usado para ajudar a aliviar os sintomas.

Inicialmente, pode ser-lhe prescrita uma dose moderada de prednisolona, que será gradualmente reduzida ao longo do tempo.

A maioria das pessoas com polimialgia reumática precisará de um tratamento esteroide que dure de 12 meses a 2 anos para evitar que os seus sintomas regressem.

Arterite temporal

Até 1 em 5 pessoas com polimialgia reumática desenvolve uma condição mais grave chamada arterite temporal (também conhecida como arterite de células gigantes), onde as artérias da cabeça e do pescoço ficam inflamadas.

Os sintomas da arterite temporal podem incluir:

  • uma nova ou frequente dor de cabeça que geralmente se desenvolve de repente (o seu couro cabeludo também pode ficar dorido ou sensível)
  • dor nos músculos da mandíbula ou na língua ao comer ou falar
  • problemas de visão, como visão dupla ou perda de visão em 1 ou ambos os olhos

Ao contrário da polimialgia reumática, a arterite temporal requer atenção médica imediata. Pode levar a problemas graves como AVC ou cegueira se não for tratada rapidamente.

 Sintomas Polimialgia reumática 

O sintoma mais comum de polimialgia reumática (PMR) é dor e rigidez nos ombros, pescoço e quadris, que se desenvolve rapidamente ao longo de alguns dias ou semanas.

Normalmente, ambos os lados do corpo são afetados.

A rigidez é frequentemente pior logo pela manhã, depois de acordar. Geralmente começa a melhorar após cerca de 45 minutos à medida que se torna mais ativo.

Algumas pessoas com polimialgia reumática também podem:

  • sentir-se muito cansadas
  • perder o apetite
  • perder peso
  • ter depressão

Quando procurar aconselhamento médico

Consulte um médico de família se tiver dor e rigidez que durem mais de uma semana. Ele investigará a causa.

Quando procurar aconselhamento médico imediato

  • uma dor de cabeça nova ou frequente que geralmente se desenvolve repentinamente (o seu couro cabeludo também pode ficar dorido ou sensível)
  • dor nos músculos da mandíbula ou na língua ao comer ou falar
  • problemas de visão, como visão dupla ou perda de visão em 1 ou ambos os olhos

Estes sintomas podem indicar uma condição mais grave chamada arterite temporal.

 Diagnóstico Polimialgia reumática 

Diagnosticar a polimialgia reumática (PMR) pode frequentemente ser um processo bastante demorado envolvendo vários testes diferentes.

Isto porque partilha muitos sintomas com condições de saúde mais comuns como a artrite reumatoide, que precisam de ser descartadas primeiro.

Testes

Não existe um teste específico para a polimialgia reumática, mas é provável que sejam realizados vários exames de sangue.

A velocidade de sedimentação dos glóbulos vermelhos (VSG) e a proteína C-reativa (PCR) são exames de sangue que podem ser usados para verificar os níveis de inflamação no seu corpo.

Se a VSG e a PCR forem normais, é improvável que a polimialgia reumática seja diagnosticada.

Por vezes, a VSG pode ser normal e a PCR pode estar elevada, o que é mais provável que indique polimialgia reumática. É por isso que ambos os testes são geralmente realizados ao mesmo tempo.

Como a inflamação é uma característica de muitas condições, níveis elevados não significam automaticamente que tem polimialgia reumática.

Saiba mais sobre estes testes:

Podem ser necessários testes adicionais para ajudar a descartar outras condições que causam inflamação. Por exemplo, pode ser feito um teste para o fator reumatoide e anticorpos anti-CCP para descartar a artrite reumatoide.

Os exames de sangue também podem ajudar a determinar:

Pode ser feito um exame de urina para verificar o quão bem estão a funcionar os seus rins.

Os raios-X e as ecografias também podem ser usados para observar o estado dos seus ossos e articulações.

Lista de verificação de sintomas

Após descartar outras causas possíveis dos seus sintomas, uma lista de verificação pode ser usada para ver se os seus sintomas correspondem aos mais comumente associados à polimialgia reumática.

A polimialgia reumática pode geralmente ser diagnosticada com confiança se cumprir todos os seguintes critérios:

  • tem mais de 50 anos de idade
  • tem dor nos ombros ou ancas
  • tem rigidez matinal que dura mais de 45 minutos
  • os seus sintomas duram há mais de 2 semanas
  • os exames de sangue mostram níveis elevados de inflamação no seu corpo
  • os seus sintomas melhoram rapidamente após o tratamento com esteroides

Leia mais sobre o tratamento da polimialgia reumática.

 Tratamento Polimialgia reumática 

A medicação com esteroides é o principal tratamento para a polimialgia reumática (PMR).

Normalmente, é prescrito um tipo de esteroide chamado prednisolona.

Prednisolona

A prednisolona funciona bloqueando os efeitos de certas substâncias químicas que causam inflamação dentro do seu corpo. Não cura a polimialgia reumática, mas pode ajudar a aliviar os sintomas.

Quando utilizada para tratar a polimialgia reumática, a prednisolona é tomada como um comprimido. A maioria das pessoas receberá uma prescrição de vários comprimidos para tomar uma vez por dia.

Inicialmente, pode ser prescrita uma dose moderada de prednisolona. A dose será geralmente reduzida gradualmente a cada 1 a 2 meses se estiver a responder bem ao tratamento e os seus sintomas estiverem bem controlados.

Embora os seus sintomas devam melhorar dentro de alguns dias após o início do tratamento, provavelmente precisará de continuar a tomar uma dose baixa de prednisolona por cerca de 2 anos.

A polimialgia reumática geralmente melhora por conta própria após este período. No entanto, existe a possibilidade de retornar após a interrupção do tratamento. Isto é conhecido como uma recaída.

Não pare de tomar medicação com esteroides abruptamente, a menos que o seu médico lhe diga que é seguro fazê-lo. Interromper repentinamente o tratamento com esteroides pode deixá-lo muito doente.

Efeitos colaterais da prednisolona

Cerca de 1 em 20 pessoas experimentam alterações no seu estado mental quando tomam prednisolona.

Pode sentir-se deprimido e com ideias suicidas, ou ter alterações de humor, como ficar agressivo, ansioso, confuso ou irritado com as pessoas. Algumas pessoas também têm alucinações (ver ou ouvir coisas que não existem).

Contacte um médico de família o mais rápido possível se sentir alterações no seu estado mental.

Ligue para o 112 ou vá para um serviço de urgência se:

⦁ tiver pensamentos de se prejudicar ou acabar com a sua vida

Outros efeitos colaterais da prednisolona incluem:

Procure aconselhamento médico imediato se achar que foi exposto ao vírus varicela-zóster ou se um membro da sua família desenvolver varicela ou herpes zóster.

O risco destes efeitos colaterais deve melhorar à medida que a sua dose de prednisolona for reduzida.

Saiba mais sobre os efeitos colaterais dos comprimidos de prednisolona.

Outras medicações

Às vezes, outras medicações podem ser combinadas com corticosteroides para ajudar a prevenir recaídas ou permitir que a sua dose de prednisolona seja reduzida.

Algumas pessoas recebem medicação imunossupressora, como o metotrexato. É usado para suprimir o sistema imunológico, a defesa do corpo contra infeções e doenças.

Pode ajudar as pessoas com polimialgia reumática que têm recaídas frequentes ou não respondem ao tratamento normal com esteroides.

O seu médico pode recomendar analgésicos, como o paracetamol, para ajudar a aliviar a sua dor e rigidez enquanto a sua dose de prednisolona é reduzida.

Acompanhamento

Terá consultas de acompanhamento regulares para verificar:

  • o quão bem está a responder ao tratamento
  • se a sua dose de prednisolona precisa de ser ajustada
  • o quão bem está a lidar com quaisquer efeitos colaterais

Durante estas consultas, pode fazer exames de sangue para verificar os níveis de inflamação dentro do seu corpo.

As consultas de acompanhamento são geralmente recomendadas a cada poucas semanas durante os primeiros 3 meses e, em seguida, pelo menos a cada 3 meses durante o primeiro ano.

Contacte um médico de família se os seus sintomas retornarem durante qualquer parte do seu tratamento. A sua dosagem pode precisar de ser ajustada.

Cartão de esteroides

Se precisar de tomar esteroides por mais de 3 semanas ou tiver sido prescrita uma dose alta, o seu médico de família ou farmacêutico deve providenciar que lhe seja dado um cartão de esteroides.

O cartão explica que está a tomar esteroides regularmente e que a sua dose não deve ser interrompida abruptamente. Leve o cartão consigo em todos os momentos.

bg-pattern-dark

Receba atualizações e ofertas exclusivas

Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.