Poliomielite
A poliomielite é uma infeção grave que agora é muito rara devido ao programa de vacinação. Só é encontrada em alguns países e a probabilidade de a contrair no Reino Unido é extremamente baixa.
Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.
-
Nesta página
A poliomielite é uma infeção grave que agora é muito rara devido ao programa de vacinação. Só é encontrada em alguns países e a probabilidade de a contrair no Reino Unido é extremamente baixa.
Poliomielite no Reino Unido
Não houve casos confirmados de paralisia devido à poliomielite contraída no Reino Unido desde 1984.
Embora algum poliovírus tenha sido encontrado em esgotos de Londres recentemente, o risco de a contrair continua extremamente baixo.
A probabilidade de adoecer com poliomielite é maior se não estiver totalmente vacinado, por isso é importante garantir que você e o seu filho estejam com as vacinas em dia.
Lavar as mãos com água e sabão ou usar desinfetante para as mãos regularmente ao longo do dia também ajuda a evitar a contaminação e a propagação de vírus.
Vacinação contra a poliomielite
A melhor forma de prevenir a poliomielite é garantir que você e o seu filho estejam com as vacinas em dia.
A vacina contra a poliomielite é administrada a crianças aos:
- 8, 12 e 16 semanas de idade como parte da vacina 6-em-1
- 3 anos, 4 meses de idade como parte do reforço pré-escolar 4-em-1 (DTaP/IPV)
- 14 anos de idade como parte do reforço adolescente 3-em-1 (Td/IPV)
Você precisa de todas as 5 vacinas para estar totalmente vacinado contra a poliomielite.
Pode contactar o seu médico de família para verificar se você ou o seu filho estão com as vacinas contra a poliomielite em dia. Para crianças e bebés, também pode verificar o registo pessoal de saúde da criança (livro vermelho).
Pode tomar uma vacina contra a poliomielite a qualquer momento se nunca a tiver tomado antes, mesmo que não esteja a viajar para um país com risco de poliomielite.
Também deve vacinar-se mesmo que já tenha tido poliomielite antes, pois protege contra diferentes tipos de poliomielite.
Poliomielite e vacinação contra o sarampo, papeira e rubéola em Londres
A partir de maio de 2023, as crianças entre 1 e 11 anos em Londres que não estão com as vacinas de rotina em dia estão a receber vacinas contra a poliomielite e o sarampo, papeira e rubéola através de consultórios médicos, escolas primárias e clínicas comunitárias.
Verifique antes de viajar
Se estiver a viajar para o estrangeiro, obtenha aconselhamento de uma clínica de viagens, médico de família, enfermeiro ou farmacêutico antes de partir.
Além das vacinas de rotina contra a poliomielite, pode precisar de uma vacina de reforço contra a poliomielite antes de viajar.
Alguns países exigem prova de vacinação (Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, ou CIVP) antes de poder entrar ou sair.
Como a poliomielite se espalha
A poliomielite é causada por um vírus que se espalha facilmente de pessoa para pessoa.
Geralmente, espalha-se através do contacto com as fezes de uma pessoa infetada. Por exemplo, por não lavar as mãos adequadamente e colocá-las na boca, ou por alimentos ou água contaminados.
Também pode espalhar-se através de tosse ou espirros, mas isso é menos comum.
A sua probabilidade de contrair poliomielite no Reino Unido é extremamente baixa. Isto porque a maioria das pessoas está totalmente vacinada. A poliomielite foi erradicada na Europa em 2003.
Existe ainda um risco extremamente pequeno de a contrair ao viajar para um país onde a poliomielite ainda é encontrada, como o Afeganistão e o Paquistão.
Se não estiver vacinado, também existe um risco muito pequeno de a contrair através do contacto com uma pessoa que traga o vírus da poliomielite destes países quando regressar ao Reino Unido.
Sintomas da poliomielite
A maioria das pessoas que contrai poliomielite não apresenta sintomas.
Algumas pessoas apresentam sintomas leves semelhantes aos da gripe, como:
- febre alta
- fadiga extrema
- dores de cabeça
- vómitos
- rigidez no pescoço
- dores musculares
Estes sintomas geralmente duram até 10 dias.
Raramente, a poliomielite pode levar a sintomas mais graves que afetam o cérebro e os nervos, como fraqueza muscular (paralisia), geralmente nas pernas. Isto pode acontecer em horas ou dias.
Se a paralisia afetar os músculos usados para respirar, pode ser fatal.
A maioria das pessoas recupera e o movimento regressa lentamente nas próximas semanas. Algumas pessoas podem ficar com deficiência permanente.
Ligue para o 112 ou vá para o serviço de urgência se você ou o seu filho:
- não conseguir mover parte ou todo o seu corpo – a parte do corpo também pode parecer rígida, mole ou dormente
- estiver com dificuldade em respirar ou com falta de ar
Não conduza até ao serviço de urgência. Peça a alguém para o levar ou ligue para o 112 e peça uma ambulância.
Leve consigo todos os medicamentos que toma.
Tratamentos para a poliomielite
Não existe tratamento para a poliomielite, mas alguns tipos de cuidados ajudarão a reduzir o risco de problemas a longo prazo.
Isto pode incluir:
- repouso na cama no hospital
- analgésicos
- ajuda para respirar
- alongamentos e exercícios regulares para prevenir problemas com os seus músculos e articulações
Pode precisar de ajuda especializada, como fisioterapia ou cirurgia, se tiver problemas a longo prazo causados pela poliomielite.
Complicações da poliomielite
A poliomielite pode causar dificuldades a longo prazo ou permanentes.
Algumas pessoas podem ficar permanentemente paralisadas e outras podem ter problemas que necessitam de tratamento e apoio a longo prazo.
Isto pode incluir:
- fraqueza muscular
- problemas nas articulações
- dificuldade em engolir (disfagia)
Se já teve poliomielite antes, pode desenvolver sintomas novamente ou os seus sintomas podem piorar, às vezes décadas depois. Isto é chamado de síndrome pós-poliomielite.
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.