Bg pattern

Sarcoidose

A sarcoidose é uma condição rara que causa pequenas manchas de tecido inchado, chamadas granulomas, para se desenvolverem nos órgãos do corpo. Afeta frequentemente os pulmões e os gânglios linfáticos, e também pode afetar a sua pele.

Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.

Esta página fornece informação geral e não substitui a consulta de um médico. Se os sintomas forem graves, persistentes ou estiverem a agravar-se, procure aconselhamento médico com urgência.

A sarcoidose é uma condição rara que causa pequenas manchas de tecido inchado, chamadas granulomas, para se desenvolverem nos órgãos do corpo. Afeta frequentemente os pulmões e os gânglios linfáticos, e também pode afetar a sua pele.

Os sintomas da sarcoidose dependem de quais órgãos são afetados, mas tipicamente incluem:

Para muitas pessoas com sarcoidose, os sintomas melhoram frequentemente sem tratamento dentro de alguns meses ou anos. Nesses casos, os sintomas geralmente não são graves.

No entanto, algumas pessoas descobrem que os seus sintomas se desenvolvem gradualmente e pioram com o tempo, a ponto de a sua saúde ser severamente afetada. Isto é conhecido como sarcoidose crónica.

Atualmente, não existe cura, mas os sintomas podem geralmente ser controlados com medicação.

Sintomas da sarcoidose

É impossível prever como a sarcoidose afetará uma pessoa, pois a condição pode afetar qualquer órgão e os sintomas variam amplamente dependendo de quais órgãos estão envolvidos.

A maioria das pessoas com sarcoidose desenvolve sintomas repentinamente, mas estes geralmente desaparecem dentro de alguns meses ou anos e a condição não volta. Isto é conhecido como sarcoidose aguda.

Algumas pessoas não têm quaisquer sintomas e a condição é diagnosticada após uma radiografia realizada por outra razão.

Algumas pessoas descobrem que os seus sintomas se desenvolvem gradualmente e pioram com o tempo, a ponto de se tornarem severamente afetadas. Muitos granulomas podem formar-se num órgão e impedir que ele funcione corretamente. Isto é conhecido como sarcoidose crónica.

A sarcoidose afeta mais frequentemente os pulmões, a pele e os gânglios linfáticos (glândulas).

Sintomas pulmonares

Os pulmões são afetados em cerca de 9 em cada 10 pessoas com sarcoidose. Isto é conhecido como sarcoidose pulmonar.

Os principais sintomas são falta de ar e uma tosse seca persistente. Algumas pessoas com sarcoidose pulmonar sentem dor e desconforto no peito, mas isso é incomum.

Sintomas cutâneos

A pele também é afetada em muitas pessoas com sarcoidose.

Isto pode causar protuberâncias ou manchas sensíveis para se desenvolverem na pele (particularmente nas pernas e braços inferiores), bem como protuberâncias na parte superior do corpo. Estas podem ser avermelhadas-castanhas ou roxas, dependendo da cor da sua pele e do tipo de sarcoidose que tem.

Outros sintomas

Se outros órgãos forem afetados, também pode ter alguns dos seguintes sintomas:

Causas da sarcoidose

A causa exata da sarcoidose não é conhecida.

As possíveis causas incluem:

  • exposição a substâncias no ambiente – como mofo, fogões a lenha, solo, pólen de árvores, inseticidas, sílica e outras substâncias
  • infeções virais ou bacterianas
  • genética – pois a sarcoidose é mais comum em certos grupos de pessoas, como os afro-americanos, e em certas áreas do mundo, como a Escandinávia
  • o sistema imunitário do corpo a atacar os seus próprios tecidos e órgãos (autoimunidade)

A sarcoidose pode ocasionalmente ocorrer em mais de um membro da família, mas não há evidências de que a condição seja hereditária. A condição não é contagiosa, por isso não pode ser transmitida de pessoa para pessoa.

Quem é afetado

A sarcoidose pode afetar pessoas de qualquer idade, mas geralmente começa em adultos entre os 30 e os 40 anos. É rara na infância.

A condição afeta pessoas de todas as etnias. Também é mais comum em mulheres do que em homens.

Diagnóstico da sarcoidose

Uma série de testes diferentes podem ser realizados para diagnosticar a sarcoidose, dependendo de quais órgãos são afetados.

Se os seus sintomas sugerirem que tem sarcoidose pulmonar (sarcoidose que afeta os pulmões), pode fazer uma radiografia do tórax ou uma tomografia computadorizada (TC) dos seus pulmões para procurar sinais da condição.

Em alguns casos, os médicos podem querer examinar o interior dos seus pulmões usando um tubo longo, fino e flexível com uma fonte de luz e uma câmara na extremidade (um endoscópio) que é passado pela sua garganta. Uma pequena amostra de tecido pulmonar também pode ser removida durante este teste para que possa ser estudada ao microscópio. Isto é conhecido como biópsia.

Se os médicos pensarem que pode ter sarcoidose que afeta outros órgãos – como a pele, o coração ou os olhos – exames ou análises destas áreas serão geralmente realizados.

Como a sarcoidose é tratada

Muitas pessoas com sarcoidose não precisam de tratamento, pois a condição geralmente desaparece por conta própria, geralmente dentro de alguns meses ou anos.

Neste caso, mudanças simples no estilo de vida e analgésicos de venda livre (como paracetamol ou ibuprofeno) são geralmente tudo o que é necessário para controlar a dor de quaisquer crises.

Os médicos monitorizarão a sua condição para verificar se está a melhorar ou piorar sem tratamento. Isto pode ser feito com radiografias regulares, testes de função pulmonar e exames de sangue.

Medicamentos

Se o tratamento for recomendado, geralmente são usados comprimidos de esteroides.

Isto ajuda a aliviar os sintomas e a prevenir danos aos órgãos afetados, reduzindo a inflamação e prevenindo a cicatrização.

No entanto, os comprimidos de esteroides podem causar efeitos colaterais, como ganho de peso e alterações de humor, se tomados em altas doses. Outros efeitos colaterais, como enfraquecimento dos ossos (osteoporose), também podem se desenvolver se os esteroides forem tomados por um longo período de tempo. Portanto, eles são usados apenas quando necessário.

Inicialmente, pode receber uma dose alta de medicamento esteroide por um curto período de tempo, antes de mudar para uma dose baixa nos meses ou anos seguintes. A sua condição será monitorizada durante este tempo para ver o quão bem o tratamento está a funcionar.

Em alguns casos, tomar suplementos de cálcio ou vitamina D pode ajudar a reduzir o risco de osteoporose causada pelo uso prolongado de medicamentos esteroides. No entanto, só deve tomá-los se for aconselhado por um médico. Algumas pessoas com sarcoidose podem ter um risco aumentado de desenvolver complicações, incluindo pedras nos rins, ao tomar medicamentos esteroides.

Outros medicamentos podem às vezes ser usados se os esteroides não forem suficientes ou se houver preocupações com os efeitos colaterais. Nestes casos, pode ser recomendado um medicamento chamado imunossupressor. Isso pode ajudar a melhorar os seus sintomas, reduzindo a atividade do seu sistema imunológico.

Viver com sarcoidose

As seguintes medidas de estilo de vida podem ajudar se tiver sarcoidose:

  • pare de fumar, se fuma
  • tenha uma dieta equilibrada
  • mantenha um peso saudável
  • tente reduzir o stress
  • faça exercício regularmente
  • durma o suficiente

Perspetivas

Os sintomas da sarcoidose podem ir e vir e podem geralmente ser controlados com analgésicos de venda livre, para que não afetem a vida quotidiana. A maioria das pessoas com a condição vê os seus sintomas desaparecerem dentro de alguns anos do seu diagnóstico.

No entanto, para algumas pessoas, a condição piora lentamente com o tempo e elas acabam com danos nos órgãos. Por exemplo, os seus pulmões podem parar de funcionar corretamente, causando falta de ar crescente.

Informações sobre si

Se tiver sarcoidose, a sua equipa clínica transmitirá informações sobre si ao Serviço Nacional de Registos de Anomalias Congénitas e Doenças Raras (NCARDRS).

Isto ajuda os cientistas a procurar melhores formas de prevenir e tratar esta condição. Pode optar por sair do registo a qualquer momento.

bg-pattern-dark

Receba atualizações e ofertas exclusivas

Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.