Testículos não descidos
Testículos não descidos são quando os testículos não estão no local habitual no escroto. É comum em meninos jovens, e os testículos muitas vezes movem-se para onde devem sozinhos, mas às vezes é necessária cirurgia.
Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.
Testículos não descidos são quando os testículos não estão no local habitual no escroto. É comum em meninos jovens, e os testículos muitas vezes movem-se para onde devem sozinhos, mas às vezes é necessária cirurgia.
Sintomas de testículos não descidos
O principal sintoma de testículos não descidos é não conseguir sentir 2 glândulas redondas (testículos) dentro do escroto da criança. Pode ser que consiga sentir apenas 1 testículo, ou nenhum.
Testículos não descidos são geralmente detetados quando a criança faz o seu exame físico neonatal. Este exame geralmente acontece nos primeiros dias após o nascimento.
É raro que homens adultos tenham testículos não descidos.
Procure um médico de família se:
- pensa que você ou o seu filho pode ter testículos não descidos
- nota alguma alteração nos testículos de si ou do seu filho que não seja habitual
Tratamento para testículos não descidos
Testículos não descidos frequentemente movem-se para o seu local habitual no escroto nas primeiras 12 semanas após o nascimento da criança.
Durante este período, os testículos da criança serão geralmente verificados nas suas consultas regulares com o enfermeiro de saúde (revisões de saúde e desenvolvimento)
Se apenas 1 testículo for afetado, e não se tiver movido para o escroto dentro de 4 a 5 meses, a criança será geralmente encaminhada para um especialista.
Se ambos os testículos forem afetados, a criança pode ser encaminhada para um especialista mais cedo, geralmente após 8 semanas.
A criança pode precisar de cirurgia para mover os testículos para o local correto (orquidopexia). A cirurgia geralmente será feita quando a criança tiver cerca de 1 ano de idade. É segura e eficaz, e o cirurgião da criança explicará o que acontece e o que esperar.
Se os testículos não descidos não forem tratados, podem causar problemas de saúde à criança.
Causas de testículos não descidos
Nem sempre se sabe o que causa testículos não descidos.
Quando um menino está a desenvolver-se dentro do útero, os seus testículos crescem dentro da barriga e mais tarde movem-se para o escroto antes de nascer. Mas às vezes os testículos não se movem para o local habitual.
O seu bebé pode ter um risco maior de testículos não descidos se:
- nascer prematuramente (antes da 37ª semana de gravidez)
- tiver um baixo peso ao nascer
- tiver familiares que tiveram testículos não descidos
Às vezes, pode ser causado por outra condição, mas isso é raro.
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.