Tumores cerebrais
Um tumor cerebral é um crescimento de células no cérebro que se multiplica de forma anormal e incontrolável.
Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.
Um tumor cerebral é um crescimento de células no cérebro que se multiplica de forma anormal e incontrolável.
Graus e tipos de tumor cerebral
Os tumores cerebrais são classificados de acordo com a rapidez com que crescem e a probabilidade de voltarem a crescer após o tratamento.
Os tumores de grau 1 e 2 são de baixo grau, e os tumores de grau 3 e 4 são de alto grau.
Existem 2 tipos principais de tumores cerebrais:
- tumores cerebrais não cancerosos (benignos) – estes são de baixo grau (grau 1 ou 2), o que significa que crescem lentamente e são menos propensos a retornar após o tratamento
- tumores cerebrais cancerosos (malignos) – estes são de alto grau (grau 3 ou 4) e podem começar no cérebro (tumores primários) ou espalhar-se para o cérebro de outras partes do corpo (tumores secundários); são mais propensos a voltar a crescer após o tratamento
Sintomas de um tumor cerebral
Os sintomas de um tumor cerebral variam dependendo da parte exata do cérebro afetada.
Os sintomas comuns incluem:
- dores de cabeça
- convulsões
- sensação persistente de enjoo (náuseas), enjoos (vómitos) e sonolência
- alterações mentais ou comportamentais, como problemas de memória ou alterações de personalidade
- fraqueza progressiva ou paralisia de um lado do corpo
- problemas de visão ou fala
Às vezes, pode não ter nenhum sintoma no início, ou eles podem desenvolver-se muito lentamente ao longo do tempo.
Quando consultar um médico de família
Consulte um médico de família se tiver estes tipos de sintomas, especialmente se tiver uma dor de cabeça que seja diferente do tipo de dor de cabeça que costuma ter, ou se as dores de cabeça estiverem a piorar.
Pode não ter um tumor cerebral, mas estes tipos de sintomas devem ser verificados.
Se o médico de família não conseguir identificar uma causa mais provável dos seus sintomas, ele pode encaminhá-lo para um médico especialista em cérebro e sistema nervoso (neurologista) para uma avaliação e exames mais aprofundados, como uma ressonância magnética.
Quem é afetado
Os tumores cerebrais podem afetar pessoas de qualquer idade, incluindo crianças, embora tendam a ser mais comuns em adultos mais velhos.
Mais de 12.000 pessoas são diagnosticadas com um tumor cerebral primário no Reino Unido a cada ano, das quais cerca de metade são cancerosos. Muitas outras são diagnosticadas com um tumor cerebral secundário.
Causas e riscos
A causa da maioria dos tumores cerebrais é desconhecida, mas existem vários fatores de risco que podem aumentar as suas chances de desenvolver um tumor cerebral.
Os fatores de risco incluem:
- idade – o risco de desenvolver um tumor cerebral aumenta com a idade (a maioria dos tumores cerebrais ocorre em adultos mais velhos entre 85 e 89 anos), embora alguns tipos de tumores cerebrais sejam mais comuns em crianças
- radiação – a exposição à radiação é responsável por um número muito pequeno de tumores cerebrais; alguns tipos de tumores cerebrais são mais comuns em pessoas que fizeram radioterapia ou, raramente, tomografias computadorizadas ou raios-X da cabeça
- histórico familiar e condições genéticas – algumas condições genéticas são conhecidas por aumentar o risco de desenvolver um tumor cerebral, incluindo esclerose tuberosa, neurofibromatose tipo 1, neurofibromatose tipo 2 e síndrome de Turner
Tratamento de tumores cerebrais
Se tiver um tumor cerebral, o seu tratamento dependerá de:
- o tipo de tumor
- onde está localizado no seu cérebro
- o quão grande é e quão longe se espalhou
- quão anormais são as células
- a sua saúde e condição física geral
Os tratamentos para tumores cerebrais incluem:
- esteroides
- medicamentos para ajudar com os sintomas
- cirurgia
- radioterapia
- quimioterapia
Após ser diagnosticado com um tumor cerebral, podem ser prescritos esteroides para ajudar a reduzir o inchaço ao redor do tumor.
Outros medicamentos podem ser usados para ajudar com outros sintomas de tumores cerebrais, como medicamentos anti-epilépticos para convulsões e analgésicos para dores de cabeça.
A cirurgia é frequentemente usada para remover tumores cerebrais. O objetivo é remover o máximo de tecido anormal com segurança possível.
Nem sempre é possível remover todo o tumor, por isso pode ser necessário um tratamento adicional com radioterapia ou quimioterapia para tratar quaisquer células anormais restantes.
O tratamento de tumores não cancerosos é frequentemente bem-sucedido e uma recuperação completa é possível.
Às vezes, existe uma pequena chance de o tumor retornar, por isso pode precisar de consultas de acompanhamento regulares para monitorizar isso.
Perspetivas
Se tiver um tumor cerebral, as suas perspetivas dependerão de vários fatores, incluindo:
- a sua idade
- o tipo de tumor que tem
- onde está localizado no seu cérebro
- a eficácia do tratamento
- a sua saúde geral
As taxas de sobrevivência são difíceis de prever porque os tumores cerebrais são raros e existem muitos tipos diferentes.
O seu médico poderá fornecer-lhe mais informações sobre as suas perspetivas.
Geralmente, cerca de 17 em cada 100 pessoas com um tumor cerebral canceroso sobreviverão por 5 anos ou mais após o diagnóstico.
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.