ACICLOVIR MABO 50 mg/g CREME
Como utilizar ACICLOVIR MABO 50 mg/g CREME
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
PROSPECTO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR
Aciclovir MABO 50 mg/g creme EFG
Leia todo o prospecto atentamente antes de começar a usar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Este medicamento foi prescrito apenas para si e não deve ser dado a outras pessoas, mesmo que tenham os mesmos sintomas que si, porque pode prejudicá-las.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver seção 4.
Conteúdo do prospecto
- O que é Aciclovir MABO e para que é utilizado
- O que precisa saber antes de começar a usar Aciclovir MABO
- Como usar Aciclovir MABO
- Efeitos adversos possíveis
- Conservação de Aciclovir MABO
- Conteúdo do envase e informações adicionais
1. O que é Aciclovir MABO e para que é utilizado
Este medicamento pertence ao grupo de medicamentos chamados antivirais. Está indicado no tratamento do herpes genital inicial e recorrente, herpes labial e de infecções mucocutâneas localizadas, produzidas pelo vírus do herpes simples, em pacientes imunocompetentes (com um funcionamento adequado do sistema imunológico).
Deve consultar um médico se piorar ou se não melhorar após 10 dias.
2. Antes de usar Aciclovir MABO
Não use Aciclovir MABO
- Se for alérgico (hipersensível) ao aciclovir ou a qualquer um dos outros componentes deste medicamento (incluídos na seção 6).
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a usar Aciclovir MABO:
- Não aplicar sobre a mucosa da boca, olho ou vagina porque pode dar origem a irritações. Deve ter especial cuidado para evitar a introdução acidental no olho. Se acidentalmente se produzisse contato com os olhos, lave com água abundante e consulte um oftalmologista se for necessário.
- Não ultrapassar a frequência de aplicações nem a duração do tratamento recomendado.
- Antes de iniciar o tratamento com este medicamento, os pacientes imunodeficientes (por exemplo, pacientes com infecção por VIH (SIDA), pessoas que receberam transplantes, ou que estão em tratamento com radioterapia ou quimioterapia), devem consultar o médico.
- Como o herpes labial é uma recaída de uma infecção dentro da boca que, geralmente, se contrai em idades precoces, é necessário realizar um primeiro diagnóstico médico especialmente no caso das crianças, em que os sintomas desta primeira infecção podem passar despercebidos ou confundir-se com distúrbios da dentição ou outros processos bucais.
- Evitar o contato sexual em pacientes de herpes genital, pois existe o risco de transmissão da infecção ao parceiro. Aciclovir não evita a transmissão do herpes. Provavelmente, o uso do preservativo o evitaría. Não deve ultrapassar a frequência de aplicações nem a duração do tratamento recomendado.
- Em caso de doença grave ou de recorrências frequentes, o seu médico deverá considerar o tratamento por via sistémica.
Crianças e adolescentes
A aplicação em crianças menores de 12 anos deve ser realizada sempre sob supervisão médica.
A administração em crianças maiores de 12 anos é igual à dos adultos, ver mais adiante.
Uso de Aciclovir MABO com outros medicamentos
Informar o seu médico ou farmacêutico se está utilizando, utilizou recentemente ou pode ter que utilizar qualquer outro medicamento, mesmo os adquiridos sem receita.
Não foram descritas interações de aciclovir associadas a esta via de administração.
Gravidez e lactação
Se estiver grávida, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.
Gravidez
Não existe informação suficiente sobre os efeitos da administração da crema durante a gravidez. A administração sistémica do aciclovir a ratos e coelhos não produziu efeitos teratogênicos nem embriotóxicos.
Lactação
Não se dispõe de informação sobre os níveis de aciclovir que aparecem no leite materno após a administração tópica.
Condução e uso de máquinas
A influência deste medicamento sobre a capacidade para conduzir ou utilizar máquinas é nula ou insignificante.
Aciclovir Mabo contém álcool cetílico
Este medicamento pode produzir reações locais na pele (como dermatite de contato) porque contém álcool cetílico.
3. Como usar Aciclovir MABO
Siga exatamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico. Consulte o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
O medicamento será administrado assim que possível, uma vez efetuado o diagnóstico, após a aparição de sinais ou sintomas do processo.
Lembre-se de usar o seu medicamento.
O seu médico indicará a duração do tratamento com este medicamento. Não suspenda o tratamento antes, pois poderia voltar a aparecer a infecção produzida pelo vírus.
Adultos e crianças maiores de 12 anos
Aplique cinco vezes ao dia, aproximadamente cada quatro horas, excetuando as horas do sono.
Aplique uma quantidade suficiente de produto para cobrir com uma camada fina a zona afetada.
Continue o tratamento durante 5 dias. Se não se produziu a cura completa em 5 dias, o tratamento pode ser prolongado durante 5 dias mais até um total de 10 dias.
Deve consultar um médico se piorar ou se não melhorar após 10 dias.
Após a aplicação deste medicamento, lave as mãos para evitar a disseminação da lesão para outras zonas do corpo ou o contágio de outras pessoas.
Este medicamento contém uma base especialmente formulada e não deve ser diluído ou utilizado como base para a incorporação de outros medicamentos.
Se estima que a ação de Aciclovir MABO é demasiado forte ou débil, comunique-o ao seu médico ou farmacêutico.
Se usar mais Aciclovir Mabo do que deve
Não é provável que se produzam quadros de intoxicação devido ao seu uso externo, no entanto, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico.
Em caso de sobredose ou ingestão acidental, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, telefone: 91 562 04 20, indicando o medicamento e a quantidade ingerida.
Se esquecer de usar Aciclovir Mabo
Não use uma dose dupla para compensar as doses esquecidas, simplesmente continue com o tratamento habitual assim que possível.
Não deve ultrapassar a frequência de aplicações nem a duração do tratamento recomendado.
Se interromper o tratamento com Aciclovir MABO
Não deve interromper o tratamento antes do aconselhado pelo seu médico, pois a sua cura poderia não ser completa e poderia voltar a manifestar-se a doença.
4. Efeitos adversos possíveis
Como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Pouco frequentes (podem afetar até 1 de cada 100 pessoas):
- Queimadura ou picadura passageiras após a aplicação cutânea de aciclovir
- Leve secura ou descamação da pele
- Sensação de picadura
Raros (podem afetar até 1 de cada 1.000 pessoas):
- Verdade da pele
- Dermatite de contato (um tipo de alergia local) após a aplicação do medicamento. Quando se realizaram testes de sensibilização, demonstrou-se que, com mais frequência, as substâncias que a produzem são componentes da crema em vez de aciclovir
Muito raros (podem afetar até 1 de cada 10.000 pessoas):
- Reações de hipersensibilidade imediata, incluindo angioedema (processo inflamatório da zona profunda da pele que se manifesta com inflamação da garganta ou dificuldade para engolir ou respirar). Se este efeito for muito intenso, deve procurar um centro médico, pois requer medidas de urgência.
O uso prolongado do medicamento em crema pode dar origem a fenômenos de sensibilidade; em caso de aparecimento, deve interromper o tratamento e consultar o médico.
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte com o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los diretamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de Medicamentos de uso humano: www.notificaram.es.Mediante a comunicação de efeitos adversos, pode contribuir para proporcionar mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Aciclovir MABO
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Conserva a temperatura ambiente.
Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece no envase após de CAD. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Os medicamentos não devem ser jogados nos deságues nem na lixeira. Deposite os envases e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informações adicionais
Composição de Aciclovir MABO
- O princípio ativo é aciclovir. Cada grama de crema contém 50 mg de aciclovir.
- Os demais componentes são ésteres polietilenglicólicos de ácidos graxos, oleato de decilo, éter cetoestearílico do macrogol, álcool cetílico, álcool feniletílico, citrato de sódio (E-331), ácido cítrico e água purificada.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
A crema é uma crema uniforme, branca, sem bolhas de ar.
Apresenta-se em tubos de alumínio de 2 e 15 g acondicionados em uma caixa de cartão.
Titular da autorização
MABO-FARMA
Rua Vía de los Poblados, 3,
Edifício 6, 28033 Madrid,
Espanha.
Responsável pela fabricação
LISAPHARMA, S.P.A.
Rua Licinio, 11
I-22036 Erba (Como), Itália
ou
LABORATÓRIOS BOHM, S.A.
Rua Molinaseca, 23. Polígono Industrial Cobo Calleja,
Fuenlabrada, 28947 Madrid
Espanha.
Este prospecto foi aprovado em Abril 2015
A informação detalhada e atualizada deste medicamento está disponível na página Web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.gob.es/
- País de registo
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a ACICLOVIR MABO 50 mg/g CREMEForma farmacêutica: CREME, 50 mg/gSubstância ativa: aciclovirFabricante: Aristo Pharma Iberia S.L.Requer receita médicaForma farmacêutica: CREME, 50 mg/gSubstância ativa: aciclovirFabricante: Aurovitas Spain, S.A.U.Requer receita médicaForma farmacêutica: CREME, 50 mg/gSubstância ativa: aciclovirFabricante: Kern Pharma S.L.Requer receita médica
Médicos online para ACICLOVIR MABO 50 mg/g CREME
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para ACICLOVIR MABO 50 mg/g CREME — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.