ANACLOSIL 500 mg CÁPSULAS
Como utilizar ANACLOSIL 500 mg CÁPSULAS
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
Anaclosil 500 mg cápsulas duras
Cloxacilina (como sal sódica)
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Este medicamento foi-lhe prescrito apenas a si, e não deve dá-lo a outras pessoas, mesmo que tenham os mesmos sintomas que si, porque pode prejudicá-las.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.
Conteúdo do prospecto
- O que é Anaclosil 500 mg cápsulas duras e para que é utilizado
- Antes de tomar Anaclosil 500 mg cápsulas duras
- Como tomar Anaclosil 500 mg cápsulas duras
- Possíveis efeitos adversos
- Conservação de Anaclosil 500 mg cápsulas duras
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é Anaclosil 500 mg cápsulas duras e para que é utilizado
Este medicamento contém cloxacilina, que é um antibiótico pertencente à família das penicilinas.
|
Está indicado em adultos e crianças para tratar infecções não complicadas da pele e tecidos moles, tais como impetigo.
2. Antes de tomar Anaclosil 500 mg cápsulas duras
Não tome Anaclosil 500mg cápsulas duras
- Se é alérgico (hipersensível) ao princípio ativo ou a qualquer um dos outros componentes de Anaclosil 500mg cápsulas duras.
- -Se é alérgico (hipersensível) a penicilinas.
Se é alérgico (hipersensível) às cefalosporinas. Embora a alergia às cefalosporinas não pressuponha a existência de alergia a esta penicilina, deveria determinar-se se o paciente experimentou anteriormente reações alérgicas imediatas, moderadas ou graves, a uma cefalosporina, caso em que seria recomendável evitar o uso desta penicilina.
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar este medicamento se:
-é alérgico a penicilinas ou cefalosporinas. Em doentes hipersensíveis a cefalosporinas deve ter-se em conta a possibilidade de reações alérgicas cruzadas.
-durante o tratamento padece de colite pseudomembranosa (diarreia persistente e/ou grave durante ou após a administração de cloxacilina). Em caso de aparecimento destes sintomas o tratamento deve ser interrompido.
-durante um tratamento antibiótico prévio (incluso com outra família de antibióticos), teve algum tipo de reação alérgica como urticária ou outras erupções, prurido, inchaço súbito do rosto e do pescoço.
-padece uma doença renal ou hepática.
-tem antecedentes de convulsões e/ou epilepsia, especialmente em pacientes com alteração renal ou alteração hepática.
-se está tomando anticoncepcionais orais, recomenda-se o uso de algum método alternativo, eficaz e seguro, durante o tratamento e até uma semana depois, porque o uso concomitante de Cloxacilina e anticoncepcionais orais combinados poderia diminuir a eficácia do anticoncepcional.
Este medicamento pode interferir com testes analíticos: Se lhe vão realizar algum teste diagnóstico (incluídos análises de sangue, urina, etc...) comunique ao médico que está tomando este medicamento, porque pode alterar os resultados dos testes.
Crianças e adolescentes
Este medicamento deve ser administrado com precaução em neonatos, devido ao risco de hiperbilirrubinemia por competição nos sítios de união da bilirrubina às proteínas séricas. Ver secção 3 para a dose nesta população.
Toma de ANACLOSIL 500 mg cápsulas duras com os alimentos e bebidas
É aconselhável que a tomada das cápsulas se realize fora das fases digestivas.
Outros medicamentos e Anaclosil 500mg cápsulas duras
Informe o seu médico ou farmacêutico se está tomando, tomou recentemente ou pudesse ter que tomar qualquer outro medicamento, mesmo os adquiridos sem receita. É especialmente importante que informe o seu médico se está tomando:
- Metotrexato, que é um medicamento indicado para algumas formas de artrite e para o tratamento da psoríase.
- Outros antibióticos (medicamentos empregados para as infecções produzidas por bactérias), como cloranfenicol, tetraciclinas, macrolídeos ou sulfamidas. Estes antibióticos podem diminuir o efeito de Anaclosil.
- Aminoglicosídeos, porque o tratamento se deve administrar separado de Anaclosil.
- Probenecida, que é um medicamento para o tratamento da gota, porque pode aumentar o efeito de Anaclosil.
- Varfarina ou outros medicamentos anticoagulantes.
Gravidez, lactação e fertilidade
Se está grávida ou em período de amamentação, ou acredita que possa estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico antes de utilizar este medicamento.
Este medicamento passa para o leite materno. Consulte o seu médico antes de dar o peito ao seu bebê. O tratamento se deve interromper em caso de diarreia, candidíase ou erupções cutâneas no bebê.
Condução e uso de máquinas
Não existe evidência de efeitos sobre a capacidade de conduzir ou utilizar máquinas.
ANACLOSIL 500 mg cápsulas duras contém sódio
Consulte o seu médico em caso de que esteja tomando uma dieta pobre em sódio, porque este medicamento contém 26,4 mg (equivalentes a 1,15 mmoles) de sódio por cápsula.
3. Como Anaclosil 500 mg cápsulas duras
Siga exatamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico. Consulte o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
A dose depende do peso corporal, assim como do estado de funcionamento dos rins e do fígado.
Adultos
A dose habitual recomendada em adultos com função normal dos rins é de 500 mg cada 4-6 horas, em função da gravidade e sítio da infecção.
A duração do tratamento não deve ultrapassar 14 dias.
A dose pode ser ajustada em caso de algum problema grave no funcionamento do rim e do fígado. A dose habitual recomendada em crianças com função normal dos rins oscila entre 50 e 100 mg/kg/dia em doses fracionadas.
Deve ser administrado preferentemente com o estômago vazio (1 hora antes ou 2 horas após as refeições).
Como na antibioticoterapia em geral, a administração de cloxacilina prosseguirá durante 48 a 72 horas após a desaparição da febre, ou após obter a evidência de erradicação das bactérias.
Crianças e adolescentes:
-Função renal normal
Em crianças, as doses recomendadas oscilam entre 50 e 100 mg/kg/dia, em doses fracionadas.
-Função renal alterada
A posologia em crianças com insuficiência renal e/ou hepática não foi suficientemente estudada.
Se tomar mais Anaclosil 500mg cápsulas do que deve
Se si (ou alguém) ingere muitos comprimidos de uma vez ou se pensa que uma criança engoliu algum comprimido, contacte o seu médico ou farmacêutico imediatamente.
Em caso de sobredose ou ingestão acidental, consulte o seu médico ou farmacêutico ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, telefone 91 562 04 20 indicando o medicamento e a quantidade ingerida.
Se esquecer de tomar Anaclosil 500 mg cápsulas.
Não tome uma dose dupla para compensar as doses esquecidas de Anaclosil 500mg cápsulas.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste produto, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Possíveis efeitos adversos
Como todos os medicamentos, Anaclosil pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Frequência muito rara (pode afetar até 1 de cada 10.000 pessoas): Erupção cutânea severa, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica
Frequência não conhecida (a frequência não pode ser estimada a partir dos dados atualmente disponíveis).
A administração oral deste medicamento (cloxacilina) pode produzir distúrbios gástricos (diarreia, náuseas e vómitos), geralmente intrascendentes que cedem ao suspender a medicação.
Em sujeitos sensibilizados às penicilinas, podem produzir-se reações alérgicas como inchaço do rosto, lábios, boca, língua ou garganta que pode causar dificuldade em engolir ou respirar (angioedema).
Outros efeitos adversos podem incluir:
-Reações alérgicas na pele (prurido, erupção cutânea, urticária).
-Diminuição do número de neutrófilos e plaquetas no sangue.
-Sintomas neurológicos: convulsões (este efeito é mais frequente em pessoas com uma diminuição acentuada do funcionamento renal).
-Icterícia (coloração amarela da pele), aumento dos valores das enzimas hepáticas e hepatite (inflamação do fígado).
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los diretamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de Medicamentos de Uso Humano https://www.notificaram.es. Mediante a comunicação de efeitos adversos, pode contribuir para proporcionar mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Anaclosil 500 mg cápsulas duras
Conservar abaixo de 25ºC. Conservar no envase original.
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece no envase, após CAD. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Os medicamentos não devem ser deitados pelo esgoto nem para o lixo. Deposite os envases e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se desfazer dos envases e dos medicamentos que não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de Anaclosil 500 mg cápsulas duras
O princípio ativo é cloxacilina (como sal sódica). Cada cápsula contém 500mg de cloxacilina (como sal sódica).
Os demais componentes são Estearato de magnésio, sílica coloidal e carboximetilamido sódico (tipo A) (procedente do amido de batata).
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Caixa que contém 20, 40 ou 500 cápsulas de gelatina dura, com corpo e tampa de cor, com o nome Anaclosil 500mg impresso.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
Titular da autorização de comercialização
Laboratório Reig Jofré, S.A.
Gran Capitán, 10
08970 Sant Joan Despí (Barcelona)
Responsável pela fabricação
Laboratório Reig Jofré, S.A.
Jarama, 111 – 45007
Toledo (Espanha)
Data da última revisão deste prospecto: Maio 2020
A informação detalhada e atualizada deste medicamento está disponível na página web da Agência Espanhola do Medicamento e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.es/
- País de registo
- Preço médio em farmácia5.06 EUR
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a ANACLOSIL 500 mg CÁPSULASForma farmacêutica: INJETÁVEL, 1 gSubstância ativa: cloxacillinFabricante: Laboratorio Reig Jofre, S.A.Requer receita médicaForma farmacêutica: INJETÁVEL, 500 mgSubstância ativa: cloxacillinFabricante: Laboratorio Reig Jofre, S.A.Requer receita médicaForma farmacêutica: INJETÁVEL, 1 gSubstância ativa: cloxacillinFabricante: Laboratorios Normon S.A.Requer receita médica
Médicos online para ANACLOSIL 500 mg CÁPSULAS
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para ANACLOSIL 500 mg CÁPSULAS — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.