CALLICIDA KENDU 500 mg/g POMADA
Como utilizar CALLICIDA KENDU 500 mg/g POMADA
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
Callicida Kendu 500 mg/g pomada
Ácido salicílico
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a usar este medicamento, porque contém informação importante para si.
Siga exactamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico ou farmacêutico.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se necessitar de conselho ou mais informação, consulte o seu farmacêutico.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto.
- Deve consultar um médico se piorar ou se não melhorar após 4-6 dias.
Conteúdo do prospecto
- O que é Callicida Kendu e para que é utilizado
- O que necessita de saber antes de começar a usar Callicida Kendu
- Como usar Callicida Kendu
- Efeitos adversos possíveis
- Conservação de Callicida Kendu
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é Callicida Kendu e para que é utilizado
É um medicamento que contém ácido salicílico a concentrações altas, que tem propriedades queratolíticas, ou seja, produz um amolecimento e posterior destruição do estrato córneo da pele.
Callicida Kendu está indicado para a eliminação de calos, durezas ou olhos de gallo, em adultos e crianças maiores de 14 anos.
2. O que necessita de saber antes de começar a usar Callicida Kendu
Não use Callicida Kendu
- Se é alérgico ao ácido salicílico, a salicilatos ou a qualquer um dos outros componentes deste medicamento (incluídos na seção 6).
- Se padece problemas de circulação periférica.
- Se é diabético.
- Na face nem sobre os olhos, nem mucosas (como os genitais), nem em outras lesões da pele distintas das refletidas na seção 1.
- Sobre zonas enrojecidas, inflamadas ou irritadas.
- Em crianças menores de 2 anos.
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a usar Callicida Kendu.
- Este medicamento é de uso externo exclusivamente (uso cutâneo).
- Evite o contacto com a pele saudável.
- Aunque se realize uma aplicação cuidadosa, o desprendimento total ou parcial do calo pode produzir certa reação inflamatória.
Consulte o seu médico ou farmacêutico se as molestias aumentam durante o tratamento ou persistem. É necessário descobrir a causa do distúrbio e tratá-lo em consequência (medidas ortopédicas, corrigir os apoios, modificação no calçado).
- Deve evitar o uso prolongado e/ou grandes doses, pois em caso contrário poderia produzir-se toxicidade por salicilatos.
- Os pacientes com insuficiência renal grave poderiam padecer redução do nível de glicose no sangue (hipoglicemia).
Crianças
Este medicamento está contraindicado em crianças menores de 2 anos. O uso em crianças de 2 a 14 anos só se fará sob controle médico.
Uso de Callicida Kendu com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se está utilizando, utilizou recentemente ou poderia ter que utilizar qualquer outro medicamento.
Não use conjuntamente com outros produtos na mesma zona, como por exemplo: outros produtos queratolíticos, sabões abrasivos, peróxido de benzoílo, resorcinol, enxofre, tretinoína ou com preparados que contenham álcool.
Gravidez, lactação e fertilidade
Se está grávida ou em período de lactação, acredita que poderia estar grávida ou tem intenção de ficar grávida, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.
Não deve utilizar Callicida Kendu durante a gravidez, excepto para o tratamento a curto prazo de uma pequena zona da pele.
As formas orais (p. ex., comprimidos) desta classe de medicamentos podem causar efeitos adversos no feto. Desconhece-se se os mesmos riscos são aplicáveis a Callicida Kendu quando se utiliza na pele.
Condução e uso de máquinas
Não se descreveram efeitos que possam afetar a condução de veículos ou o uso de máquinas.
3. Como usar Callicida Kendu
Siga exactamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico ou farmacêutico. Em caso de dúvida pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
Uso cutâneo.
Adultos e crianças maiores de 14 anos: Aplique uma pequena quantidade de Callicida Kendu, suficiente para cobrir o calo ou dureza ou olho de gallo que deseja eliminar, uma vez ao dia, ao deitar-se. Ao cabo de 6 dias, aproximadamente, o calo começará a desprender-se por si mesmo ou com a ajuda de um lavado ou banho de água quente.
Se for necessário, pode repetir o tratamento deixando um período de repouso entre ambos de, pelo menos, 5 dias.
Se o tratamento não for eficaz após 4-6 dias ou se os sintomas pioram ou persistem, deve consultar o médico quem se replanteará se são necessárias outras medidas.
Não utilize Callicida Kendu durante mais de 7 dias seguidos.
Normas de administração:
Uso cutâneo.
Depois da aplicação se poderia cobrir a zona com uma gaze ou tira.
Uso em crianças
Não use em crianças de 2 a 14 anos sem consultar o médico.
Se usa mais Callicida Kendu do que devia
Devido à via de administração deste medicamento (uso cutâneo), a intoxicação é pouco provável.
Em caso de aplicação acidental nos olhos ou mucosas, enxágue com água abundante.
A sobredose ou a ingestão poderiam produzir sintomas de toxicidade sistémica por salicilatos.
Em caso de sobredose ou ingestão acidental, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, telefone: 91 562 04 20, indicando o medicamento e quantidade tomada (ou acuda a um centro médico).
Se esqueceu de usar Callicida Kendu
Não use uma dose dupla para compensar as doses esquecidas.
Se tiver qualquer outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Efeitos adversos possíveis
Assim como todos os medicamentos, Callicida Kendu pode produzir efeitos adversos, embora não todas as pessoas os sofram.
Ao aplicar o produto pode aparecer: irritação, queimadura e picar, mesmo dermatite (inflamação na pele) e ulcerização local. Nesses casos, recomenda-se suspender o tratamento temporariamente até que a irritação desapareça. Ao reiniciar o tratamento, deve prestar-se especial atenção a que a pomada só esteja em contacto com o calo.
Se se aplicasse a pomada em lesões abertas se poderia produzir eritema (enrojecimento) e descamação excessivos da pele; outros possíveis efeitos adversos são: cicatrizes devidas ao tratamento.
Podem apresentar-se reações alérgicas.
Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto.
5. Conservação de Callicida Kendu
Não requer condições especiais de conservação.
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não utilize este medicamento após a data de caducidade que aparece no envase após CAD. A data de caducidade é o último dia do mês que se indica.
Os medicamentos não se devem deitar pelos desgotos nem para o lixo. Deposite os envases e os medicamentos que não necessita no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida pergunte ao seu farmacêutico como se desfazer dos envases e dos medicamentos que não necessita. Desta forma ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de Callicida Kendu 500 mg/g pomada
- O princípio ativo é Ácido salicílico. Cada grama de pomada contém 500 mg de ácido salicílico (50%).
- Os demais componentes (excipientes) são: vaselina branca filante e óleo de parafina.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Callicida Kendu é uma pomada homogênea de cor branca, untuosa ao toque sem grumos nem agregados.
Apresenta-se em tubos de alumínio com 10 g de pomada.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
Laboratórios Urgo S.L. - C/Florida, 29
20120 HERNANI (Guipúzcoa)
Espanha
Data da última revisão deste prospecto: Outubro 2024.
A informação detalhada e actualizada deste medicamento está disponível na página Web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.gob.es/
- País de registo
- Requer receita médicaNão
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a CALLICIDA KENDU 500 mg/g POMADAForma farmacêutica: INJETÁVEL, 1 mlSubstância ativa: tralokinumabFabricante: Leo Pharma A/SRequer receita médicaForma farmacêutica: INJETÁVEL, 300 mgSubstância ativa: tralokinumabFabricante: Leo Pharma A/SRequer receita médicaForma farmacêutica: CÁPSULA, 10 mgSubstância ativa: alitretinoinFabricante: Industrial Farmaceutica Cantabria S.A.Requer receita médica
Médicos online para CALLICIDA KENDU 500 mg/g POMADA
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para CALLICIDA KENDU 500 mg/g POMADA — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.