GAVISCON FORTE SUSPENSÃO ORAL EM SACHÉS
Como utilizar GAVISCON FORTE SUSPENSÃO ORAL EM SACHÉS
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
Gaviscon Forte suspensão oral em sobres
Alginato de sódio, hidrogenocarbonato (bicarbonato) de sódio e carbonato de cálcio
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar este medicamento, porque contém informações importantes para si. Siga exatamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico ou farmacêutico.
|
Conteúdo do prospecto:
- O que é Gaviscon Forte e para que é utilizado
- O que precisa saber antes de começar a tomar Gaviscon Forte
- Como tomar Gaviscon Forte
- Possíveis efeitos adversos
- Conservação de Gaviscon Forte
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é Gaviscon Forte e para que é utilizado
Pertence ao grupo de medicamentos denominados outros agentes para a úlcera péptica e o refluxo gastroesofágico.
Actua de duas maneiras distintas:
- O alginato de sódio juntamente com o hidrogenocarbonato (bicarbonato) de sódio e o carbonato de cálcio formam uma barreira protectora no estômago para evitar o refluxo gástrico, acalmando a ardência na boca do estômago.
- O hidrogenocarbonato (bicarbonato) de sódio e o carbonato de cálcio neutralizam adicionalmente o excesso de ácido no estômago.
Gaviscon Forte está indicado para o tratamento sintomático da hiperacidez de estômago e a ardência causada pelo refluxo ácido do estômago em adultos e adolescentes maiores de 12 anos.
Deve consultar um médico se piorar ou se não melhorar após 7 dias.
2. O que precisa saber antes de começar a tomar Gaviscon Forte
Não tome GavisconForte:
- Se é alérgico ao carbonato de cálcio, hidrogenocarbonato (bicarbonato) de sódio, alginato de sódio ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na seção 6).
- Se tem insuficiência renal grave ou sofre de cálculos renais.
- Se tem níveis de cálcio no sangue elevados ou níveis de fosfatos no sangue baixos.
- Se tem quantidades elevadas de cálcio na urina.
Advertências e Precauções
Consulte com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento se: tem problemas leves ou moderados de rim, foi diagnosticado com sarcoidose (inflamação que pode afetar múltiplos órgãos no corpo), se sofre estreñimento ou hemorroides, ou sofre sintomas de doenças de estômago ou intestino, apendicite ou edema.
Se está tomando ou tem que tomar outros medicamentos, deve separar a sua tomada de 1 a 2 horas (ver "Outros medicamentos e Gaviscon Forte").
Evite o uso prolongado, pois pode provocar cálculos renais, assim como altas doses durante um período de tempo longo, que além de cálculos renais também pode provocar níveis elevados de cálcio no sangue ou urina, insuficiência renal ou piorar se já se padece.
O medicamento não se deve administrar com leite ou produtos lácteos.
Se os sintomas persistem após 7 dias de tratamento, consulte com o seu médico.
Crianças e adolescentes
Gaviscon Forte não está recomendado em crianças menores de 12 anos.
Interferências com testes analíticos
Se lhe vão realizar algum teste analítico (incluídos análises de sangue, urina, testes cutâneos que utilizam alérgenos, etc.), comunique ao médico que está tomando este medicamento, pois pode alterar os resultados.
Outros medicamentos e Gaviscon Forte
Informa ao seu médico ou farmacêutico se está tomando, tomou recentemente ou pudesse ter que tomar qualquer outro medicamento.
Antes de tomar este medicamento, informe ao seu médico se está tomando antibióticos (tetraciclinas, quinolonas), medicamentos para o coração como glucósidos cardíacos (digoxina, digitoxina) ou outros medicamentos como fluoruros, fosfatos, sais de ferro, ketoconazol, neurolépticos, hormonas tiroideias, penicilamina, glucocorticoides, cloroquina, difosfonatos, beta-bloqueantes (atenolol, metoprolol, propranolol) ou estramustina; pois pode afetar a eficácia desses medicamentos.
Como Gaviscon Forte pode interferir com alguns medicamentos, após tomar, deve esperar 2 horas antes de tomar outro medicamento por via oral. Se tomou outro medicamento, antes de tomar Gaviscon Forte, deve esperar de 1 a 2 horas para obter o máximo benefício do tratamento com esse outro medicamento.
Toma de Gaviscon Forte com alimentos e bebidas
Como todos os antiácidos que contêm cálcio, este medicamento não se deve tomar com grandes quantidades de leite ou produtos lácteos, pois pode produzir aumento dos níveis de cálcio no sangue e síndrome de leite e alcalinos (síndrome de Burnett).
Fertilidade, gravidez e lactação
Se está grávida ou em período de lactação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.
Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez e a lactação se for tomado de acordo com estas recomendações e não for tomado durante muito tempo.
Como este medicamento fornece uma quantidade importante de cálcio além da que a grávida ou a mãe em período de lactação toma cada dia, as mulheres grávidas ou em período de lactação não podem ultrapassar as quantidades indicadas no apartado 3. Como tomar Gaviscon Fortee não podem tomar, ao mesmo tempo, grande quantidade de produtos lácteos e leite (1 litro de leite contém 1,2 gramas de cálcio elemental).
Condução e uso de máquinas
Este medicamento não afeta a capacidade para conduzir ou utilizar máquinas.
Gaviscon Forte contém sódio, parahidroxibenzoato de metilo e parahidroxibenzoato de propilo.
Este medicamento contém 255,76 mg de sódio (componente principal da sal de mesa/para cozinhar) em cada 2 sobres (20 ml). Isso equivale a 12,8% da ingestão diária máxima de sódio recomendada para um adulto.
Consulte com o seu médico se necessita de 3 sobres ou mais diários por um período prolongado, especialmente se lhe foi recomendada uma dieta baixa em sal (sódio).
Pode produzir reações alérgicas (possivelmente retardadas) porque contém parahidroxibenzoato de metilo (E-218) e parahidroxibenzoato de propilo (E-216).
3. Como tomar Gaviscon Forte
Siga exatamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico ou farmacêutico. Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
A dose recomendada em adultos, incluindo pessoas de idade avançada e adolescentes maiores de 12 anos, é de 1 a 2 sobres, conforme necessidade, 1 hora após as refeições e antes de deitar. Como máximo, pode tomar 8 sobres ao dia.
Insuficiência renal: é necessária precaução em pacientes com dietas baixas em sal (ver seção 2).
Como tomar:
Este medicamento é tomado por via oral.
Abrir o sobre e tomar diretamente do sobre.
Se os sintomas persistem após 7 dias de tratamento contínuo, consulte o seu médico para descartar possíveis doenças mais sérias.
Se tomar mais Gaviscon Forte do que deve
Os sintomas de sobredose incluem náuseas e vômitos, estreñimento, fadiga, aumento da produção de urina, sede, desidratação e fraqueza muscular anormal.
Beba muita água e consulte o seu médico ou farmacêutico.
Em caso de sobredose ou ingestão acidental, consulte o seu médico ou farmacêutico ou acuda a um centro médico ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, telefone: 91 562 04 20, indicando o medicamento e a quantidade ingerida.
Se esquecer de tomar Gaviscon Forte
Não tome uma dose dupla para compensar as doses esquecidas.
Quando necessário, volte a tomar de acordo com o indicado no apartado 3. Como tomar Gaviscon.Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Possíveis efeitos adversos
Assim como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Durante o período de utilização da associação de alginato de sódio, hidrogenocarbonato (bicarbonato) de sódio e carbonato de cálcio, foram observados os seguintes efeitos adversos com as seguintes frequências:
Frequência não conhecida (a frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis):
- Reações alérgicas, como erupções e picor na pele, dificuldade em respirar e inchaço de face, boca ou garganta e choque anafilático.
- Aumento dos níveis de cálcio no sangue, especialmente em pessoas com alterações da função do rim (com o uso prolongado e doses altas).
- Estreñimento, náuseas, vômitos, fadiga, confusão, aumento da produção de urina, sede e desidratação (alcalose) (com o uso prolongado e doses altas).
- Síndrome de leite e alcalinos (Síndrome de Burnett) que pode causar níveis de cálcio no sangue elevados (com o uso prolongado e doses altas).
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los diretamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de Medicamentos de Uso Humano (www.notificaram.es). Mediante a comunicação de efeitos adversos, você pode contribuir para fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Gaviscon Forte
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece na caixa após CAD. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Não conserve a uma temperatura superior a 30ºC. Não refrigere ou congele.
Os medicamentos não se devem jogar pelos deságues nem na lixeira.
Deposite os envases e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que já não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de Gaviscon
Os princípios ativos são 500 mg de alginato de sódio, 213 mg de hidrogenocarbonato (bicarbonato) de sódio e 325 mg de carbonato de cálcio.
Os demais componentes (excipientes) são carbómero, parahidroxibenzoato de metilo (E-218), parahidroxibenzoato de propilo (E-216), sacarina sódica, aroma de menta nº 2, hidróxido de sódio e água purificada.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Gaviscon é uma suspensão esbranquiçada com odor e sabor a menta
Apresenta-se em envases de cartão com 2, 12, 24, ou 30 sobres com 10 ml cada sobre.
Pode ser que apenas alguns tamanhos de envase estejam comercializados.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
Reckitt Benckiser Healthcare, S.A.
C/ Mataró, 28
08403 Granollers-Barcelona
RB NL Brands B.V.
Schiphol Blvd 207, 1118 BH Schiphol, Países Baixos
Data da última revisão deste prospecto: Agosto 2020.
A informação detalhada e atualizada deste medicamento está disponível na página web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS)http://www.aemps.gob.es/
- País de registo
- Requer receita médicaNão
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a GAVISCON FORTE SUSPENSÃO ORAL EM SACHÉSForma farmacêutica: CÁPSULA, 300 mgFabricante: Laboratorios Vinas S.A.Requer receita médicaForma farmacêutica: SOLUÇÃO/SUSPENSÃO ORAL, 300 mgFabricante: Laboratorios Vinas S.A.Requer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, Subcitrato de Bismuto 120 mgSubstância ativa: bismuth subcitrateFabricante: Tora Laboratories S.L.U.Requer receita médica
Médicos online para GAVISCON FORTE SUSPENSÃO ORAL EM SACHÉS
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para GAVISCON FORTE SUSPENSÃO ORAL EM SACHÉS — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.