LACTULOSE LAINCO 3,33 g/5 ml SOLUÇÃO ORAL
Como utilizar LACTULOSE LAINCO 3,33 g/5 ml SOLUÇÃO ORAL
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
LACTULOSA LAINCO 3,33 g/5 ml Solução oral EFG
Lactulosa
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
- Este medicamento foi prescrito apenas para si e não deve dá-lo a outras pessoas, mesmo que apresentem os mesmos sintomas da doença, porque pode prejudicá-las.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto.
Conteúdo do prospecto
- O que é LACTULOSA LAINCO e para que é utilizado
- O que precisa saber antes de começar a tomar LACTULOSA LAINCO
- Como tomar LACTULOSA LAINCO
- Possíveis efeitos adversos
- Conservação de LACTULOSA LAINCO
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é LACTULOSA LAINCO e para que é utilizado
Lactulosa pertence a um grupo de medicamentos chamados laxantes osmóticos orais, que actuam aumentando o tamanho do bolo fecal.
LACTULOSA LAINCO é utilizado no tratamento do estreñimento crónico.
Também é utilizado naqueles casos em que seja necessário abrandar as fezes para facilitar a defecação (por exemplo, hemorroides, fístulas, fissuras anais, abscessos, úlceras, após intervenções cirúrgicas do reto e ânus).
E também é utilizado para o tratamento e prevenção da encefalopatia hepática portosistémica.
2. O que precisa saber antes de começar a tomar LACTULOSA LAINCO
Não tome LACTULOSA LAINCO se
- É alérgico a lactulosa ou a qualquer um dos componentes de LACTULOSA LAINCO.
- Tem intolerância à galactose.
- Padece obstrução intestinal.
Advertências e precauções
Consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de começar a tomar LACTULOSA LAINCO:
- Se tem açúcar no sangue (diabetes) e toma doses altas de LACTULOSA LAINCO.
- Se são utilizadas doses altas durante um longo período de tempo, porque pode produzir-se diarreia com uma perda excessiva de líquidos (desidratação) e aumento dos níveis de sódio. Isto é especialmente importante para os idosos e para as crianças.
- Cada 5 ml contêm não mais de 0,5 g de galactose, não mais de 0,33 g de lactose e quantidades pequeníssimas de frutose. Os pacientes com intolerância hereditária à galactose (como galactosemia) ou à frutose, com insuficiência de lactase de Lapp (insuficiência observada em certas populações da Lapônia) ou má absorção de glicose ou galactose não devem tomar este medicamento.
Consulte o seu médico, mesmo que qualquer uma das circunstâncias anteriormente mencionadas lhe tenha ocorrido alguma vez.
Interação de LACTULOSA LAINCO com outros medicamentos
Comunique ao seu médico ou farmacêutico que está utilizando, utilizou recentemente ou pode ter que utilizar qualquer outro medicamento.
Não é conveniente utilizar os seguintes medicamentos com LACTULOSA LAINCO:
- Mesalazina: pode diminuir o seu efeito.
- Antiácidos: pode alterar-se a ação de LACTULOSA LAINCO.
LACTULOSA LAINCO com alimentos e bebida
Os alimentos não influem no efeito de LACTULOSA LAINCO, por isso pode tomá-lo antes, durante ou após as refeições.
Gravidez, lactação e fertilidade
Se está grávida ou em período de lactação, ou acredita que possa estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.
LACTULOSA LAINCO pode ser tomado durante a gravidez e durante o período de lactação.
Condução e uso de máquinas
Este medicamento não altera a capacidade de conduzir ou utilizar máquinas.
3. Como tomar LACTULOSA LAINCO
Siga exatamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico ou farmacêutico. Em caso de dúvida, consulte novamente o seu médico ou farmacêutico.
LACTULOSA LAINCO é um medicamento que se administra por via oral.
A dose correspondente da solução oral pode ser tomada tanto diluída, misturando-a com sumos, infusões ou água, como sem diluir.
A dose recomendada é de:
- Adultos
- Estreñimento crónico
A dose inicial recomendada é de 30 ml (2 colheres de sopa), repartida em duas tomas durante 2-3 dias.
A dose de manutenção é de 15-30 ml (1-2 colheres de sopa) por dia, que se administrarão em uma única toma, preferencialmente durante o café da manhã.
- Estados em que sejam necessárias fezes blandas
A dose recomendada é de 15 ml (1 colher de sopa) uma, duas ou três vezes ao dia.
- Encefalopatia hepática portosistémica
A dose inicial será de 30 a 45 ml (2-3 colheres de sopa), três vezes ao dia.
A dose de manutenção será ajustada com o fim de conseguir duas ou três deposições ao dia.
- Crianças e adolescentes
- Estreñimento crónico e abrandamento das fezes
Crianças menores de 1 ano: a dose inicial recomendada é de 5 ml (1 colher de chá) por dia, durante 2 dias. A dose de manutenção é de 5 ml (1 colher de chá) por dia.
Crianças entre 1-6 anos: a dose inicial recomendada é de 10 ml (2 colheres de chá) por dia, durante 2 dias. A dose de manutenção é de 5-10 ml (1-2 colheres de chá) por dia.
Em crianças menores de 6 anos, recomenda-se administrar LACTULOSA LAINCO sem diluir.
Crianças e adolescentes entre 7-14 anos: a dose inicial recomendada é de 20 ml (4 colheres de chá) por dia, durante 2 dias. A dose de manutenção é de 10-15 ml (2-3 colheres de chá) por dia.
- Encefalopatia hepática portosistémica
O médico ajustará a dose em função do peso da criança.
O efeito do medicamento pode tardar em produzir-se 2 ou 3 dias.
O médico estabelecerá a duração do tratamento.
Se tomar mais LACTULOSA LAINCO do que devia
Se tomou mais LACTULOSA LAINCO do que devia, pode apresentar diarreia que desaparecerá ao deixar de tomar este medicamento. O tratamento nestes casos será a administração de líquidos e eletrólitos.
Em caso de sobredose ou de ingestão acidental, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, telefone 91 562 04 20, indicando o medicamento e a quantidade ingerida. Recomenda-se levar o envase e o prospecto do medicamento ao profissional de saúde.
Se esqueceu de tomar LACTULOSA LAINCO
Se esqueceu de tomar uma dose, tome-a assim que se lembrar e siga com o tratamento normal. Não tome uma dose dupla para compensar as doses esquecidas.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
4. Possíveis efeitos adversos
Assim como todos os medicamentos, LACTULOSA LAINCO pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Durante os primeiros dias de tratamento, pode produzir-se acúmulo de gases no intestino que lhe podem provocar molestias abdominais e aumento das ventosidades. Costumam desaparecer ao cabo de uns dias.
Especialmente com doses elevadas, pode produzir-se dor abdominal e diarreia, com as suas potenciais complicações de perda de líquidos, diminuição dos níveis de potássio e aumento dos níveis de sódio. Também podem aparecer náuseas e vómitos.
Reações adversas com frequência não conhecida (não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis): reações alérgicas, erupção, prurido, urticária.
Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto.
5. Conservação de LACTULOSA LAINCO
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não utilize este medicamento após a data de caducidade que aparece no envase, após de CAD. A data de caducidade é o último dia do mês que se indica.
Não requer condições especiais de conservação.
Conservar no embalagem original.
Não congelar. Ainda nas condições de armazenamento recomendadas, pode produzir-se um escurecimento da cor, o que é característico das soluções açucaradas e não afeta a ação terapêutica.
Não jogue os medicamentos pelos desgues ou na lixeira. Deposite os envases e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico onde jogar os medicamentos que já não utiliza. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de LACTULOSA LAINCO
O princípio ativo é lactulosa. Cada mililitro contém 0,67 g de lactulosa.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Este medicamento apresenta-se em forma de solução oral, de cor amarelada. Apresenta-se em garrafas de plástico de 200 ml ou 800 ml e envase clínico com 10 garrafas de 800 ml.
Outras apresentações são: LACTULOSA LAINCO 10 g solução oral em sachês EFG. Envases de 10 ou 50 sachês unidose de 15 ml e envase clínico de 200 sachês de 15 ml.
Pode que nem todos os envases estejam comercializados
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
LAINCO, S.A.
Avda. Bizet, 8-12, 08191-RUBÍ (Barcelona)
Este prospecto foi aprovado em julho de 2022
A informação detalhada e atualizada deste medicamento está disponível na página Web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.gob.es/
- País de registo
- Preço médio em farmácia4.03 EUR
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a LACTULOSE LAINCO 3,33 g/5 ml SOLUÇÃO ORALForma farmacêutica: SOLUÇÃO/SUSPENSÃO ORAL, 10 g de lactuloseSubstância ativa: lactuloseFabricante: Cooper Consumer Health B.V.Requer receita médicaForma farmacêutica: SOLUÇÃO/SUSPENSÃO ORAL, 10 g de lactulose/ 15 mlSubstância ativa: lactuloseFabricante: Cooper Consumer Health B.V.Requer receita médicaForma farmacêutica: SOLUÇÃO/SUSPENSÃO ORAL, 0,67 g de lactulose/mlSubstância ativa: lactuloseFabricante: Lainco S.A.Requer receita médica
Médicos online para LACTULOSE LAINCO 3,33 g/5 ml SOLUÇÃO ORAL
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para LACTULOSE LAINCO 3,33 g/5 ml SOLUÇÃO ORAL — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.