LISINOPRIL TEVA-RATIOPHARM 20 mg COMPRIMIDOS
Como utilizar LISINOPRIL TEVA-RATIOPHARM 20 mg COMPRIMIDOS
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
Lisinopril Teva-ratiopharm 20 mg comprimidos EFG
Lisinopril diidratado
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar este medicamento,porque contém informações importantes para si
|
Conteúdo do prospecto
- O que é Lisinopril Teva-ratiopharm e para que é utilizado
- O que precisa saber antes de começar a tomar Lisinopril Teva-ratiopharm
- Como tomar Lisinopril Teva-ratiopharm
- Possíveis efeitos adversos
- Conservação de Lisinopril Teva-ratiopharm
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é Lisinopril Teva-ratiopharm e para que é utilizado
Lisinopril pertence a um grupo de medicamentos denominados inibidores da ECA (inibidores do enzima conversor de angiotensina). Lisinopril actua dilatando os seus vasos sanguíneos, o que ajuda a diminuir a sua pressão arterial e facilita que o seu coração bombeie o sangue para todas as partes do seu organismo. O seu médico prescreveu-lhe Lisinopril Teva-ratiopharm por uma das seguintes razões:
- a sua pressão arterialé demasiado alta(hipertensão)
- tem uma doença cardíaca conhecida como insuficiência cardíacasintomática, na qual o coração não bombeia o sangue para o resto do corpo como deveria fazer.
- sofreu um ataque cardíaco(infarto do miocárdio) que pode levar a um debilitamento do seu coração.
- tem problemas renais relacionados com a diabetes e hipertensão.
2. O que precisa saber antes de começar a tomar Lisinopril Teva-ratiopharm
Não tome Lisinopril Teva-ratiopharm
- se é alérgico a lisinopril, ou a qualquer um dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6) ou a outros inibidores do ECA.
- se já teve uma reação alérgica a qualquer outro medicamento inibidor do ECA que causou inchaço das mãos, pés ou tornozelos, cara, lábios, língua e/ou garganta com dificuldade para engolir ou respirar (angioedema),
- se algum membro da sua família teve angioedema (pode haver predisposição familiar) ou se si teve angioedema em alguma outra circunstância ou por qualquer outra causa,
- se está grávidade mais de três meses (é melhor evitar também Lisinopril Teva-ratiopharm durante os primeiros meses da gravidez - ver secção gravidez).
- se tem diabetes ou insuficiência renal e está a ser tratado com um medicamento para baixar a pressão arterial que contém alisquirén.
- se tomou ou está a tomar atualmente sacubitrilo/valsartán, um medicamento utilizado para tratar um tipo de insuficiência cardíaca a longo prazo (crónica) em adultos, o risco de angioedema (inchaço rápida debaixo da pele em uma área como a garganta) está aumentado.
Se não tem certeza se deve começar a tomar Lisinopril Teva-ratiopharm, consulte o seu médico.
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar Lisinopril Teva-ratiopharm.
- se está desidratado devido ao tratamento com diuréticos, diálise, dieta baixa em sal ou como resultado de vómitos fortes e prolongados ou diarreia. É mais provável que sofra uma queda brusca da pressão arterial (hipotensão) quando começar a tomar os comprimidos, e pode sentir-se fraco ou tonto.
- se lhe disseram que apresenta um aumento do grosor do músculo cardíaco ou um estreitamento das válvulas do coração (válvula mitral ou válvula aórtica), ou na aorta.
- se tem a pressão arterial baixa. Pode notá-lo como sensação de vertigem ou tontura, especialmente ao levantar-se.
- se está a tomar suplementos de potássio ou substitutos de sal que contenham potássio.
- se está a tomar algum dos seguintes medicamentos utilizados para tratar a pressão arterial alta (hipertensão):
- um antagonista dos receptores de angiotensina II (ARA) (também conhecidos como “sartanas” - por exemplo, valsartán, telmisartán, irbesartán), em particular se sofre problemas renais relacionados com a diabetes.
- alisquirén
Pode ser que o seu médico o controle a função renal, a pressão arterial e os níveis de eletrólitos no sangue (por exemplo, potássio), a intervalos regulares.
Ver também a informação sob o título “Não tome Lisinopril Teva-ratiopharm”
- se tem alguma doença renal ou estreitamento dos vasos sanguíneos do rim.
- se está sujeito a diálise.
- se tem problemas hepáticos.
- se tem diabetes.
- se padece alguma doença vascular do colágeno, p. ex. esclerodermia, LES (lúpus).
- se vai ser submetido a uma operação cirúrgica e lhe vão ser administrados anestésicos gerais ou locais; informe o seu médico, dentista ou pessoal do hospital.
- se vai ser submetido a um tratamento de separação do sangue (aférese) ou a um tratamento de desensibilização para reduzir o efeito de uma alergia (p. ex. picada de abelha ou de vespa); o seu médico pode suspender o tratamento com Lisinopril Teva-ratiopharm para prevenir uma possível reação alérgica.
- se é de raça negra, porque Lisinopril ratiopharm pode ser menos eficaz. Também é mais provável que desenvolva o efeito adverso “angioedema” (uma reação alérgica grave).
- se está a tomar lítio, utilizado no tratamento da mania ou depressão.
- se está a tomar algum dos seguintes medicamentos, o risco de angioedema pode aumentar:
- racecadotrilo, um medicamento utilizado para tratar a diarreia;
- medicamentos utilizados para prevenir o rejeição de transplantes de órgãos e para o cancro (por exemplo, temsirolimo, sirolimo, everolimo);
- vildagliptina, um medicamento utilizado para tratar a diabetes.
- Informe o seu médico se está grávida (ou se suspeita que possa estar). Não se recomenda utilizar Lisinopril Teva-ratiopharm no início da gravidez, e em nenhum caso deve ser administrado se está grávida de mais de três meses, porque pode causar danos graves ao seu bebé quando administrado a partir desse momento (ver secção gravidez).
Se desenvolver tosse seca que persiste durante muito tempo após começar o tratamento com Lisinopril ratiopharm, consulte o seu médico.
Enquanto estiver a tomar Lisinopril Teva-ratiopharm,
Se desenvolver algum dos seguintes sintomas, deve informar o seu médico imediatamente:
- se se sentir tonto após a primeira dose. Algumas pessoas reagem à primeira dose ou quando a dose é aumentada, sentindo tontura, fraqueza, desmaios e náuseas.
- Repentina inchaço dos lábios, cara, pescoço e possivelmente também mãos e pés, dificuldade para engolir, urticária e dificuldade para respirar ou sibilância ou rouquidão. Esta condição é denominada angioedema. Isso pode ocorrer em qualquer momento durante o tratamento. Os inibidores da ECA causam uma maior taxa de angioedema em pacientes de raça negra que em pacientes que não são de raça negra.
- Febre alta, dor de garganta ou úlceras na boca (estes podem ser sintomas de uma infecção causada pela redução do número de glóbulos brancos).
- Coloração amarela da pele e do branco dos olhos (icterícia) que pode ser sinal de hepatopatia.
No início do tratamento e/ou durante o período de ajuste da dose, é necessário aumentar a frequência das visitas médicas. Não deve faltar a estas visitas, mesmo que se sinta bem. O seu médico determinará a frequência dos reconhecimentos médicos.
Crianças e adolescentes
Não administrelisinopril a crianças menores de 6 anosou a crianças com insuficiência renal grave.Existe pouca informação sobre segurança e eficácia em crianças menores de 6 anos com pressão arterial alta, mas não há experiência em outras indicações.
Outros medicamentos e Lisinopril Teva-ratiopharm
Informe o seu médico ou farmacêutico se está a utilizar, utilizou recentemente ou pode ter que utilizar qualquer outro medicamento. Estes incluem remédios à base de plantas, produtos de lojas de saúde ou suplementos que tenha comprado si mesmo. Isso também se aplica a medicamentos que tenham sido utilizados há algum tempo. Alguns medicamentos podem interagir com outros medicamentos.
Informe o seu médico se está a tomar algum dos seguintes medicamentos:
- Diuréticos(incluindo os poupadores de potássio).
- Anti-hipertensivos(outros medicamentos para tratar a hipertensão).
- Um antagonista dos receptores de angiotensina II (ARA) ou alisquirén(ver também a informação sob os títulos “Não tome Lisinopril ratiopharm” e “Advertências e precauções”).
- Betabloqueantes, tais como atenolol e propranolol.
- Nitroglicerinae outros nitratos (para cardiopatia isquémica, angina de peito).
- Ácido acetilsalicílico(doses altas de aspirina, mais de 3 gramas por dia) e outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroideos(AINEs) como indometacina(medicamento utilizado para o tratamento da artrite ou dor muscular).
- Lítio(para trastorno maníaco-depressivo).
- Medicamentos antipsicóticos ou antidepressivos tricíclicos(medicamentos para trastornos mentais) ou barbitúricos.
- Suplementos de potássio(incluindo os substitutos de sal), diuréticos poupadores de potássioe outros medicamentos que podem aumentar a quantidade de potássio no sangue (por exemplo, trimetoprim e cotrimoxazolpara infecções causadas por bactérias; ciclosporina, um medicamento imunossupressor que se usa para prevenir o rejeição de transplantes de órgãos; e heparina, um medicamento que se usa para diluir o sangue para prevenir coágulos).
- Medicamentos anti-diabéticos orais(comprimidos para diminuir a glicemia) ou insulina(medicamento para o tratamento da diabetes).
- Medicamentos simpaticomiméticos(estimulam o sistema nervoso central), como a efedrina,pseudoefedrinae salbutamol, que podem ser encontrados também em alguns medicamentos descongestionantes, antigripais e para a asma.
- Imunossupressores(medicamentos que suprimem a resposta imune do organismo), alopurinol(para tratamento da gota) ou procainamida(para tratar batimentos do coração anómalos).
- Ouro.
Os seguintes medicamentos podem aumentar o risco de angioedema (os sinais de angioedema incluem inchaço da face, lábios, língua e/ou garganta com dificuldade para engolir ou respirar):
- Medicamentos para dissolver coágulos de sangue(ativador tissular de plasminogênio) que normalmente são administrados no hospital.
- Medicamentosque são mais frequentemente usados para evitar rejeições de transplantes de órgãos(sirolimo, everolimo, temsirolimo e outros medicamentos pertencentes à classe de inibidores de mTOR). Ver secção “Advertências e precauções”.
- Vildagliptina, um medicamento utilizado para tratar a diabetes (ver secção “Advertências e precauções”).
- Racecadotrilo,usado para tratar a diarreia (ver secção “Advertências e precauções”).
- Sacubitrilo/valsartán,um medicamento utilizado para tratar um tipo de insuficiência cardíaca prolongada (crónica) (ver secção “Não tome Lisinopril ratiopharm”).
Toma de Lisinopril Teva-ratiopharm com alimentos, bebidas e álcool
Não tome suplementos de potássio ou substitutos de sal que contenham potássio enquanto tomar Lisinopril Teva-ratiopharm. Pode aumentar demasiado o nível de potássio no sangue.
Não tome quantidades excessivas de sal (cloruro de sódio), porque o sal pode elevar a pressão arterial e diminuir a eficácia de Lisinopril Teva-ratiopharm.
O álcool pode potenciar o efeito de Lisinopril Teva-ratiopharm.
Gravidez e lactação
Se está grávida ou em período de lactação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de ficar grávida, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.
Gravidez
Deve informar o seu médico se está grávida (ou se suspeita que possa estar). O seu médico geralmente lhe recomendará que deixe de tomar Lisinopril Teva-ratiopharm antes de ficar grávida ou tão pronto quanto saiba que está grávida e lhe recomendará que tome outro medicamento em lugar de Lisinopril Teva-ratiopharm. Não se recomenda utilizar Lisinopril Teva-ratiopharm no início da gravidez, e em nenhum caso deve ser administrado se está grávida de mais de três meses, porque pode causar danos graves ao seu bebé quando administrado a partir desse momento.
Lactação
Informe o seu médico se está em período de lactação ou vai começar com o mesmo. Não se recomenda o uso de Lisinopril Teva-ratiopharm durante a lactação materna. O seu médico escolherá outro tratamento para si se desejar dar o peito, especialmente se o seu bebé é recém-nascido ou prematuro.
Condução e uso de máquinas
Algumas pessoas podem se sentir tontas ou cansadas quando tomam este medicamento. Se isso ocorrer, não conduza nem utilize nenhuma ferramenta ou máquina.
Deve esperar para ver como o medicamento o afeta antes de tentar realizar estas atividades.
Lisinopril Teva-ratiopharm contém sódio
Este medicamento contém menos de 1 mmol de sódio (23 mg) por comprimido; isto é, essencialmente “isento de sódio”.
3. Como tomar Lisinopril Teva-ratiopharm
Siga exatamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico ou farmacêutico. Em caso de dúvida, consulte novamente o seu médico ou farmacêutico.
Quantidade a tomar
O seu médico indicará quantos comprimidos deve tomar cada dia. A dose é individual e é importante que a tome exatamente como o seu médico indica. A sua dose inicial e a dose a longo prazo dependerão da condição médica e se está tomando outros medicamentos. Consulte com o seu médico ou farmacêutico se não tiver certeza.
A dose recomendadaé:
Hipertensão arterial
A dose inicial recomendada é de meio comprimido de Lisinopril Teva-ratiopharm 20 mg (10 mg de lisinopril) uma vez ao dia. A dose normal a longo prazo é de 1 comprimido de Lisinopril Teva-ratiopharm 20 mg (20 mg de lisinopril) uma vez ao dia.
Para crianças (de6 a16 anos) com pressão arterial alta
A dose inicial recomendada é 2,5 mg de Lisinopril uma vez ao dia em pacientes com um peso de 20 a 50 kg e 5 mg de Lisinopril uma vez ao dia em pacientes com um peso superior a 50 kg. Para estas doses, existe uma formulação com um teor de princípio ativo mais adequado. O seu médico poderá ajustar a dose individualmente até um máximo de 20 mg diários em pacientes com um peso de 20 a 50 kg e 40 mg ao dia em pacientes com um peso superior a 50 kg.
O seu médico pode prescrever uma dose inicial mais baixa ou recomendar um aumento do intervalo de dose para crianças com função renal diminuída.
Insuficiência cardíaca sintomática
A dose inicial normal recomendada é de 2,5 mg tomados uma vez ao dia. A dose normal a longo prazo é de 5 a 35 mg tomados uma vez ao dia. Para estas doses, existem formulações com um teor de princípio ativo mais adequado.
Após infarto agudo do miocárdio
A dose inicial normal recomendada é 5 mg no primeiro e segundo dia, seguidos de meio comprimido de Lisinopril Teva-ratiopharm 20 mg (10 mg de lisinopril) uma vez ao dia. Para doses de início, existem formulações com um teor de princípio ativo mais adequado.
Complicações relacionadas com a diabetes
A dose normal é de meio comprimido ou 1 comprimido de Lisinopril Teva-ratiopharm 20 mg (10 mg ou 20 mg de lisinopril) uma vez ao dia.
Pacientes com alteração da função renal
O seu médico poderá prescrever uma dose mais baixa.
Como tomar Lisinopril Teva-ratiopharm
Engula o comprimido com um copo de água. Tente tomar os seus comprimidos à mesma hora todos os dias. Não importa que tome Lisinopril Teva-ratiopharm 20 mg antes ou depois das refeições.
Continue tomando Lisinopril ratiopharm durante o tempo que o seu médico indicar, pois é um tratamento a longo prazo. É importante que continue tomando Lisinopril ratiopharm todos os dias.
O comprimido pode ser dividido em doses iguais.
Lembre-se, a primeira dosede Lisinopril Teva-ratiopharm pode causar uma diminuição da pressão arterial maiordo que a que se apresentará ao continuar o tratamento. Pode notar isso como tonturasou vertigense deitar-se o ajudará. Se isso acontecer, por favor consulte o seu médicoo mais rápido possível.
Se estima que a ação de lisinopril é demasiado forte ou fraca, consulte o seu médico ou farmacêutico o mais rápido possível.
Se tomar mais Lisinopril Teva-ratiopharm20 mgdo que devia
Se tomar mais Lisinopril Teva-ratiopharm 20 mg do que devia, consulte imediatamente o seu médico,farmacêutico ou hospitalmais próximo. Uma sobredose pode causar uma pressão arterial muito baixa, que pode produzir tonturas ou vertigens. Também se podem incluir sintomas como dificuldade para respirar, pulso rápido ou lento, palpitações, ansiedade ou tosse.
Em caso de sobredose ou ingestão acidental, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, telefone: 91 562 04 20, indicando o medicamento e a quantidade ingerida.
Se esquecer de tomar Lisinopril Teva-ratiopharm20 mg
Se esquecer de tomar uma dose, tome-a assim que se lembrar. No entanto, se já quase for hora da sua próxima dose, prescinda da dose esquecida
Não tome umadose dupla para compensar a dose esquecida.
Se interromper o tratamento com Lisinopril Teva-ratiopharm 20 mg
Não deixe de tomar os seus comprimidos mesmo que se sinta bem, a menos que o seu médico o indique.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Possíveis efeitos adversos
Assim como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Se apresentar alguma das seguintes reações, deixe de tomar Lisinopril ratiopharm e acuda ao seu médico imediatamente.
- Reações alérgicas graves (raras, podem afetar até 1 de cada 1.000 pessoas). Os sinais podem incluir a aparência repentina de:
- Inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Isso pode dificultar a deglutição.
- Inchaço grave ou repentino das mãos, pés ou tornozelos.
- Dificuldade para respirar.
- Coceira grave da pele (com bolhas)
- Distúrbios graves da pele, como uma erupção inesperada e repentina, vermelhidão ou descamação da pele (muito raro, pode afetar até 1 de cada 10.000 pessoas).
Uma infecção com sintomas como febre e deterioração grave do seu estado geral, ou febre com sintomas de infecção local, como irritação da garganta/faringe/boca ou distúrbios urinários (muito raro, podem afetar até 1 de cada 10.000 pessoas).
Lisinopril ratiopharm pode causar uma redução do número de glóbulos brancos e pode diminuir a sua resistência à infecção. Se experimentar uma infecção com sintomas como febre e uma deterioração grave do seu estado geral, ou febre com sintomas de infecção local, como dor de garganta/faringe/boca ou distúrbios urinários, deve consultar o seu médico imediatamente. Será realizado um exame de sangue para comprovar uma possível redução de glóbulos brancos (agranulocitose). É importante informar o seu médico sobre o seu medicamento.
Outros possíveis efeitos adversos
Frequentes (podem afetar até 1 de cada 10 pessoas) | Dor de cabeça Tonturas ou vertigens, especialmente ao se levantar rapidamente Diarréia Tosse seca e persistente Vômitos Função renal reduzida |
Pouco frequentes (podem afetar até 1 de cada 100 pessoas) | Mudanças de humor Ver e/ou ouvir alucinações Infarto do miocárdio ou acidente cerebrovascular Palpitações Mudança na cor da pele (pálida ou azul seguida de vermelhidão) e/ou entorpecimento ou formigamento dos dedos das mãos ou pés (Síndrome de Raynaud) Vertigem Mudanças no sabor das coisas Sonolência ou dificuldade para dormir, distúrbios do sono Ataque cardíaco ou acidente cerebrovascular, possivelmente secundário a uma pressão arterial muito baixa em pacientes de alto risco Consciência dos batimentos cardíacos Batimentos cardíacos rápidos Gotejamento nasal (rinorreia) Náuseas Dor de estômago ou dispepsia Erupção cutânea Coceira Impotência Cansaço ou fraqueza (falta de força) Debilidade física (perda de força) Aumento de ureia no sangue, de creatinina no soro, ou de enzimas hepáticas. Níveis altos de potássio (hiperpotasemia) |
Os pacientes com cardiopatia isquêmica ou com estreitamento da aorta (estenose aórtica), da artéria renal (estenose da artéria renal) ou de válvulas cardíacas (estenose da válvula mitral), ou pacientes com um engrossamento do músculo cardíaco (miocardiopatia hipertrófica) podem experimentar uma diminuição importante da pressão arterial.
Raros Raros (podem afetar até 1 de cada 1.000 pessoas) | Diminuição da substância dos glóbulos vermelhos que transporta o oxigênio para todo o corpo (hemoglobina) e da quantidade de glóbulos vermelhos no sangue (hematocrito) Síndrome de secreção inadequada da hormona antidiurética (SIADH) Confusão Mudança no cheiro das coisas Boca seca |
Muito raros (podem afetar até 1 de cada 10.000 pessoas) | Depressão da medula óssea, déficit de glóbulos vermelhos, baixo número de plaquetas (trombocitopenia), diminuição do recuento de glóbulos brancos (neutropenia, leucopenia, agranulocitose), o que torna mais provável uma infecção, distúrbio dos gânglios linfáticos, doença autoimune, na qual o corpo se ataca a si mesmo. Diminuição da glicose no sangue Sinusite Sibilância Inflamação dos pulmões Reação alérgica no intestino delgado (angioedema intestinal) Cor amarelada da pele e/ou olhos (icterícia) Inflamação do fígado ou pâncreas Distúrbios graves da pele (sintomas como vermelhidão, bolhas e descamação), inflamação transitória dos nódulos linfáticos da pele Sudorese Diminuição da excreção de urina (oligúria) ou impossibilidade para urinar (anúria) |
Não conhecidos (não pode ser estimado a partir dos dados disponíveis) | Reações alérgicas (anafiláticas) graves Sintomas depressivos Desmaio |
Foi notificado um complexo de sintomas que pode incluir um ou mais dos seguintes sintomas: febre, dor e inflamação dos vasos sanguíneos (vasculite), dor muscular, inflamação de uma ou mais articulações (artralgia/artrite), prova positiva de anticorpos antinucleares (ANA), velocidade de sedimentação de glóbulos vermelhos elevada (ESR), eosinofilia e leucocitose, erupção, sensibilidade à luz (fotosensibilidade) ou outras manifestações dermatológicas.
Efeitos adversos adicionais em crianças e adolescentes
Os dados de segurança obtidos em estudos clínicos sugerem que lisinopril é geralmente bem tolerado em pacientes pediátricos hipertensos, e que o perfil de segurança em crianças de 6 a 16 anos de idade é comparável ao observado em adultos.
Comunicação de efeitos adversos:
Se experimentar algum tipo de efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los diretamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de Medicamentos de Uso Humano, Website: www.notificaRAM.es. Mediante a comunicação de efeitos adversos, você pode contribuir para fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Lisinopril Teva-ratiopharm
Mantenha fora da vista e do alcance das crianças.
Não utilize este medicamento após a data de validadeque aparece no blister e embalagem após CAD. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Este medicamento não requer condições especiais de conservação.
Os medicamentos nãodevem ser jogados nos esgotos nem na lixeira. Deposite os embalagens e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos embalagens e dos medicamentos que já não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do embalagem e informações adicionais
Composição de Lisinopril Teva-ratiopharm 20 mg
- O princípio ativo é lisinopril diidratado.
Cada comprimido contém como princípio ativo 20 mg de lisinopril diidratado.
- Os demais componentes são: manitol, fosfato de cálcio básico diidratado, amido pregelatinizado (de milho), croscarmelosa de sódio, estearato de magnésio, óxido de ferro vermelho (E-172), óxido de ferro preto (E-172) e óxido de ferro amarelo (E-172).
Aspecto do produto e conteúdo do embalagem
Comprimidos de cor rosa, redondos, biconvexos, sem revestimento nem marca de impressão e com ranhura para parti-los.
Lisinopril Teva-ratiopharm comprimidos é fornecido em 2 formatos: 5 mg e 20 mg.
Estão disponíveis em blister de PVC-Alumínio em embalagens de 1, 14, 28, 30, 30x1, 50, 56, 60, 98, 100, 100x1, 400 (10x40), 500 comprimidos e em frascos de 100 e 250 comprimidos.
Pode ser que apenas alguns tamanhos de embalagens estejam comercializados.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
Titular da autorização de comercialização
Teva Pharma, S.L.U.
C/ Anabel Segura 11, Edifício Albatros B 1ª planta
28108 Alcobendas, Madrid (Espanha)
Responsável pela fabricação
Merckle GmbH
Ludwig-Merckle-Strasse, 3
89143 Blaubeuren (Alemanha)
Data da última revisão deste prospecto:Junho 2019
Outras fontes de informação
A informação detalhada e atualizada deste medicamento está disponível na página Web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http: //www.aemps.gob.es/
Pode acessar informação detalhada e atualizada sobre este medicamento escaneando com o seu telefone móvel (smartphone) o código QR incluído no cartonagem. Também pode acessar a esta informação na seguinte direção de internet: https://cima.aemps.es/cima/dochtml/p/63962/P_63962.html
Código QR + URL
- País de registo
- Preço médio em farmácia6.35 EUR
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a LISINOPRIL TEVA-RATIOPHARM 20 mg COMPRIMIDOSForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 5 mgSubstância ativa: lisinoprilFabricante: Neuraxpharm Spain S.L.Requer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 20 mgSubstância ativa: lisinoprilFabricante: Neuraxpharm Spain S.L.Requer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 20 mgSubstância ativa: lisinoprilFabricante: Aurovitas Spain, S.A.U.Requer receita médica
Médicos online para LISINOPRIL TEVA-RATIOPHARM 20 mg COMPRIMIDOS
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para LISINOPRIL TEVA-RATIOPHARM 20 mg COMPRIMIDOS — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.