MENAVEN 1000 UI/G GEL
Como utilizar MENAVEN 1000 UI/G GEL
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
Menaven 1000 UI/ g gel
Heparina sódica
Leia todo o prospecto atentamente antes de começar a usar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
Siga exactamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico ou farmacêutico.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se necessitar de conselho ou mais informações, consulte o seu farmacêutico.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.
- Deve consultar um médico se piorar ou se não melhorar após 5 dias.
Conteúdo do prospecto
- O que é Menaven e para que é utilizado
- O que precisa de saber antes de começar a usar Menaven
- Como usar Menaven
- Possíveis efeitos adversos
- Conservação de Menaven
- Conteúdo do envase e informações adicionais
1. O que é Menaven e para que é utilizado
Este medicamento é um gel para uso na pele que contém heparina sódica como princípio ativo.
Menaven está indicado para o alívio local sintomático em adultos dos distúrbios venosos superficiais, como peso e tensão das pernas com varizes, e de hematomas superficiais produzidos por golpes.
2. O que precisa de saber antes de começar a usar Menaven
Não use Menaven:
- se é alérgico à heparina sódica ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6).
- sobre as mucosas, úlceras e feridas abertas ou infectadas
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a usar Menaven.
- Evitar o contacto com os olhos.
- Utilizar apenas em pele intacta
- Em caso de problemas venosos de origem trombótica (como por exemplo tromboembolismo) recomenda-se aplicar o produto suavemente e sem massagem.
- Não utilizar de forma prolongada nem em zonas muito extensas da pele. Em tratamentos prolongados podem aparecer fenómenos de sensibilização.
- Requer precaução em pacientes com manifestações hemorrágicas ou alterações importantes dos mecanismos para deter uma hemorragia (hemostasia), ou mesmo a critério médico deve evitar-se o seu emprego nestes casos.
- Avaliar situação clínica se o paciente sofre de alguma outra doença, é alérgico ou está utilizando algum outro medicamento.
- Devido à baixa absorção do fármaco localmente não é provável que se observem as reações adversas próprias do efeito sistémico (no interior do corpo) do fármaco; no entanto, requer precaução em pacientes com hipertensão grave, úlcera gastroduodenal e distúrbios hemorrágicos, congénitos ou adquiridos, como hemofilia, trombocitopenia e algumas púrpuras (manchas púrpura na pele) vasculares, pois o risco de hemorragia é maior.
- O uso durante a menstruação aumenta o risco de hemorragia.
Crianças e adolescentes
Não se recomenda o seu uso em crianças e adolescentes por não ter sido estabelecida a sua eficácia e segurança nestas populações.
Outros medicamentos e Menaven
Informar o seu médico ou farmacêutico se está utilizando, utilizou recentemente ou possa ter que utilizar qualquer outro medicamento.
Embora com Menaven não seja previsível o risco de interação dada a baixa absorção do princípio ativo na via de administração do medicamento, está descrito na bibliografia que os fármacos que afetam a função plaquetária, tais como os anti-inflamatórios não esteroideos (AINE), dextrano, dipiridamol, etc. devem ser administrados com precaução em pacientes que recebem heparina, pois podem interagir farmacologicamente aumentando o risco de hemorragias.
Por sua vez, no efeito anticoagulante da heparina podem interferir com outros medicamentos, como nitroglicerina e glucósidos cardíacos (para doenças do coração), nicotina, quinina (para arritmias do coração) e tetraciclinas (antibióticos).
Para a heparina por via tópica não se dispõe de dados de interferências com testes de laboratório.
Não se recomenda aplicar outros preparados de uso cutâneo na mesma zona sem consultar o seu médico.
Gravidez e amamentação
Se está grávida ou em período de amamentação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.
A heparina não atravessa a placenta nem se distribui no leite materno. No entanto, devido a que não se realizaram estudos da administração de heparina durante a gravidez e a amamentação, Menaven apenas deve ser administrado nestes casos quando for estritamente necessário e após consultar o seu médico.
Condução e uso de máquinas
A influência de Menaven sobre a capacidade para conduzir e utilizar máquinas é nula ou insignificante.
Menaven 1000 UI/ g gel contém parahidroxibenzoato de metilo (E 218), parahidroxibenzoato de propilo (E216), essência de lavanda e álcool (etanol).
Pode produzir reações alérgicas (possivelmente retardadas) porque contém parahidroxibenzoato de metilo (E 218) e parahidroxibenzoato de propilo (E216).
Este medicamento contém essência de lavanda com amilcinamaldeído, citral, eugenol, hidroxicitronelal, cumarina, geraniol, farnesol, linalol, citronelol, D-limoneno, que podem provocar reações alérgicas.
Este medicamento contém 227,3 mg de álcool (etanol) em cada grama de gel.
Pode causar sensação de ardor em pele lesionada.
3. Como usar Menaven
Siga exactamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico ou farmacêutico. Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
Uso cutâneo (na pele).
A dose recomendada é de uma a três aplicações ao dia sobre a zona afetada, aplicando de 3 a 10 cm de gel em função da área a tratar, seguido de uma suave massagem.
Depois da aplicação, devem lavar-se as mãos a não ser que estas sejam o local de tratamento.
Se os sintomas persistem mais de 5 dias, ou se produz irritação ou piora, deve consultar o médico.
Se usar mais Menaven do que deve
Devido a que este medicamento é para uso cutâneo não é provável que se produzam quadros de intoxicação. Não é provável que se produzam casos de sobredosagem pela baixa absorção sistémica da heparina sódica aplicada de forma tópica.
Em caso de sobredosificação por via tópica, podem aparecer sinais de irritação da pele ou produzir reações locais na pele.
Em casos de sobredosagem ou ingestão acidental de quantidades grandes de Menaven, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico, ou acuda a um centro médico ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, telefone: 91 562 04 20, indicando o medicamento e a quantidade ingerida.
A ingestão acidental de grandes quantidades de Menaven, devido ao seu conteúdo em etanol, pode causar sintomas de intoxicação aguda por álcool.
Se esquecer de usar Menaven
Não use uma dose dupla para compensar as doses esquecidas.
Deve continuar o tratamento com normalidade sem que seja necessário tomar qualquer ação em particular.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Possíveis efeitos adversos
Como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
As reações adversas apresentadas com maior frequência com Menaven são: dermatite por contacto, irritação local, fenómenos alérgicos locais e prurido (coceira).
Com menor frequência tem sido descrita a aparência de eritema (vermelhidão da pele), secura na pele, ardor, sensação de frio e urticária (ronchas na pele).
Muito raramente tem sido descrita a possibilidade de necrose cutânea na zona de aplicação.
Devido à baixa absorção do princípio ativo de Menaven por via tópica, não é de esperar que se produzam as reações adversas próprias do efeito sistémico do fármaco.
Embora não seja de esperar um efeito do fármaco a nível interno (sistémico), manter uma especial precaução ao administrá-lo em pacientes de risco de hemorragias (ver secção 2).
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los directamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de Medicamentos de Uso Humano: https://www.notificaRAM.es. Mediante a comunicação de efeitos adversos, você pode contribuir para proporcionar mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Menaven
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não requer condições especiais de conservação.
Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece no estojo e no tubo após CAD. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Os medicamentos não devem ser jogados nos esgotos nem na lixeira. Deposite os envases e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informações adicionais
Composição de Menaven 1000 UI/ g gel
- O princípio ativo é heparina sódica. Cada g de gel contém 1000 UI de heparina sódica (equivalente a 5,56 mg)
- Os outros componentes (excipientes) são parahidroxibenzoato de metilo (E218), parahidroxibenzoato de propilo (E216), carbómero, etanol al 96%, trometamol, essência de lavanda e água purificada.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Menaven 1000 UI/ g gel é um gel transparente com odor a lavanda.
Apresenta-se em tubos de alumínio de 60 g de gel.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
LABORATÓRIOS MENARINI, S.A.
Alfons XII, 587 – 08918 Badalona (Barcelona) Espanha
- +34 934 628 800
Podem solicitar mais informações respeito a este medicamento dirigindo-se ao representante local do titular da autorização de comercialização:
Menarini Consumer Healthcare, S.A.U.
Guifré, 724 – 08918 Badalona (Barcelona) Espanha
Data da última revisão deste prospecto:Junho 2020.
Outras fontes de informação
A informação detalhada deste medicamento está disponível na página Web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.gob.es/
- País de registo
- Substância ativa
- Requer receita médicaNão
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a MENAVEN 1000 UI/G GELForma farmacêutica: Ointment, 1 kilo UISubstância ativa: heparinFabricante: Laboratorios Menarini S.A.Não requer receita médicaForma farmacêutica: GEL, 3 mg/gSubstância ativa: organo-heparinoidFabricante: Laboratorio Stada S.L.Não requer receita médicaForma farmacêutica: POMADA, 3 mg/gSubstância ativa: organo-heparinoidFabricante: Laboratorio Stada S.L.Não requer receita médica
Médicos online para MENAVEN 1000 UI/G GEL
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para MENAVEN 1000 UI/G GEL — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.