ROCALTROL 0,25 mcg CÁPSULAS MOLES
Como utilizar ROCALTROL 0,25 mcg CÁPSULAS MOLES
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
Rocaltrol 0,25 microgramas cápsulas moles
Calcitriol
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Este medicamento foi-lhe prescrito apenas para si, e não deve dá-lo a outras pessoas, embora tenham os mesmos sintomas que si, porque pode prejudicá-las.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.
Conteúdo do prospecto
- O que é Rocaltrol e para que é utilizado
- O que precisa saber antes de começar a tomar Rocaltrol
- Como tomar Rocaltrol
- Possíveis efeitos adversos
- Conservação de Rocaltrol
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é Rocaltrol e para que é utilizado
Rocaltrol contém como princípio ativo calcitriol, (derivado da vitamina D3) que promove a absorção intestinal de cálcio e regula a mineralização óssea.
O seu médico prescrever-lhe-á Rocaltrol se os seus rins não puderem sintetizar corretamente calcitriol, o que pode ocorrer se sofrer:
- Osteodistrofia renal (descalcificação dos ossos devido a uma insuficiência renal crónica).
- Hipoparatiroidismo (deficiência da hormona paratiroidea que ocasiona níveis anormais de cálcio e fósforo no sangue) pós-quirúrgico ou idiopático.
- Pseudo-hipoparatiroidismo (transtorno genético que se assemelha ao hipoparatiroidismo, mas que é causado pela falta de resposta do organismo à hormona paratiroidea e não porque os níveis desta hormona sejam baixos).
- Osteomalacia (amolecimento e debilitamento dos ossos).
- Raquitismo (osteomalacia em crianças) dependente da vitamina D (devido a alterações no metabolismo da vitamina D ou nos seus receptores) ou hipofosfatémico resistente à vitamina D (devido à perda renal de fosfato).
- Tratamento pré-quirúrgico em hiperparatiroidismo primário (níveis elevados de hormona paratiroidea devido ao aumento das glândulas paratiroideas), para minimizar a hipocalcemia (diminuição dos níveis de cálcio no sangue) pós-operatória.
2. O que precisa saber antes de começar a tomar Rocaltrol
Não tome Rocaltrol:
- Se é alérgico ao calcitriol ou a qualquer um dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6).
- Se apresenta níveis altos de cálcio no sangue.
- Se apresenta intoxicação por vitamina D.
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar Rocaltrol.
Tenha especial cuidado com Rocaltrol:
- Se tem que estar imobilizado, por exemplo após uma operação, porque pode ter um maior risco de hipercalcemia (níveis altos de cálcio no sangue).
- Se tem insuficiência renal, porque tem um maior risco de sofrer calcificações.
- Se tem raquitismo resistente à vitamina D (hipofosfatemia familiar), porque pode ser necessário modificar a necessidade de suplementos de fosfatos.
- Siga as medidas dietéticas recomendadas pelo seu médico. Se o seu médico não o recomendou, não deve tomar por sua conta outros preparados de cálcio não sujeitos a prescrição médica.
- O seu médico realizar-lhe-á controles periódicos para controlar os níveis de cálcio, para que seja necessário o ajuste da dose.
- Deve evitar a tomada simultânea de vitamina D ou seus derivados (como o dihidrotaquisterol), porque pode produzir-se hipercalcemia.
Crianças
Não foi estabelecida a segurança e eficácia de Rocaltrol em crianças para fazer uma recomendação de dose.
Outros medicamentose Rocaltrol
Informa o seu médico ou farmacêutico se está utilizando, utilizou recentemente ou pode ter que utilizar qualquer outro medicamento.
Tenha em conta que:
- Se está em tratamento com digoxina ou similares (medicamento para tratar a insuficiência cardíaca e a frequência cardíaca anormal), podem aparecer arritmias devidas à hipercalcemia.
- Se padece raquitismo resistente à vitamina D e está sendo tratado com fosfato oral, porque pode ser necessário que o seu médico ajuste a sua ingestão de fosfato suplementar.
- Se está em tratamento com diuréticos tiazídicos (medicamentos utilizados para a hipertensão), porque aumentam o risco de hipercalcemia (níveis altos de cálcio no sangue).
- Se está tomando colestiramina (medicamento para diminuir o nível de colesterol e de gordura no sangue), ou sevelâmero (medicamento para diminuir o fosfato no sangue), porque alteram a absorção intestinal do calcitriol.
- Se está submetido a diálise renal crónica, deve evitar a tomada de medicamentos que contenham magnésio (por exemplo os antiácidos), porque podem dar lugar a uma hipermagnesemia (níveis elevados de magnésio no sangue).
- Se está tomando corticoides, porque podem contrariar os efeitos dos análogos da vitamina D.
Toma de Rocaltrol com os alimentos e bebidas
Se a sua função renal é normal, deve beber líquidos adequadamente para evitar a desidratação. Siga as medidas dietéticas recomendadas pelo seu médico. Se o seu médico não o recomendou, não deve tomar por sua conta outros preparados de cálcio não sujeitos a prescrição médica.
Gravidez e lactação
Se está grávida ou em período de lactação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de ficar grávida, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.
O médico decidirá a conveniência ou não de que tome Rocaltrol. A tomada de Rocaltrol durante a lactação exige a vigilância das concentrações séricas de cálcio na mãe e no filho.
Condução e uso de máquinas
Este medicamento não afeta a capacidade para conduzir ou utilizar máquinas.
Rocaltrolcontém sorbitol
Este medicamento contém 2,87 - 4,37 mg de sorbitol em cada cápsula de 0,25 mcg.
3. Como tomar Rocaltrol
Siga exatamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico. Em caso de dúvida, consulte novamente o seu médico.
Dose normal:
O seu médico determinará, em função do nível de cálcio que apresenta no sangue, a dose óptima de Rocaltrol. Para isso, realizar-lhe-á análises ao menos duas vezes por semana.
Uma vez determinada a sua dose, controlará mensalmente o nível de cálcio no sangue. Se se ultrapassarem os níveis normais de cálcio, o seu médico reduzirá a dose de Rocaltrol, ou bem interromperá o tratamento até que recupere o nível normal de cálcio no sangue.
Para que o tratamento com Rocaltrol seja óptimo, será necessário que a ingestão de cálcio na dieta seja adequada. Se for necessário, o seu médico prescrever-lhe-á um suplemento de cálcio. É imprescindível que cumpra estritamente a dieta que o seu médico prescrever, porque um aumento brusco da ingestão de cálcio pode desencadear uma hipercalcemia (níveis altos de cálcio no sangue).
Dose em outras doenças:
Osteodistrofia renal (pacientes dializados)
A dose diária inicial é 0,25 microgramas. Se os seus níveis de cálcio no sangue são normais ou moderadamente baixos, bastará esta dose cada dois dias. Se o seu médico não registra a melhoria esperada, pode elevar a dose, com intervalos de duas a quatro semanas, em 0,25 microgramas diários cada vez. Nesse período, o seu médico determinará os seus níveis de cálcio no sangue, ao menos duas vezes por semana.
A maioria dos pacientes reage ante doses compreendidas entre 0,5 e 1,0 microgramas diário. Talvez sejam necessárias doses superiores, quando se administrem ao mesmo tempo barbitúricos ou anticonvulsivantes.
Hipoparatiroidismo e raquitismo
A dose inicial recomendada é de 0,25 microgramas ao dia administrada pela manhã.
Da mesma forma, se o seu médico considerar oportuno, aumentará a sua dose a intervalos de duas a quatro semanas. Durante o período de fixação da dose, o seu médico determinará os seus níveis de cálcio no sangue, ao menos duas vezes por semana.
Nos pacientes com hipoparatiroidismo, ocasionalmente se observa má absorção; pode então ser necessária a administração de doses maiores de Rocaltrol.
Se tomar mais Rocaltrol do que deve
Como o calcitriol é um derivado da vitamina D, os sintomas de uma sobredose de calcitriol são os mesmos que os de uma sobredose de vitamina D. Estes mesmos sintomas podem aparecer se se tomarem doses elevadas de cálcio e fosfato enquanto se está em tratamento com Rocaltrol.
Os sintomas agudos de uma intoxicação com calcitriol são: anorexia (falta de apetite), cefaleia (dor de cabeça), vómitos e estreñimento. Os sintomas crónicos são distrofia (debilidade muscular progressiva), transtornos sensitivos, febre com sede, poliúria (excreção de urina aumentada), desidratação, apatia (falta de energia), interrupção do crescimento e infecções urinárias. A hipercalcemia (níveis altos de cálcio no sangue) pode ser seguida de uma calcificação metastásica da corteza renal, do miocárdio, dos pulmões e do pâncreas (o cálcio acumula-se nestes tecidos, fazendo com que se endureçam).
Tratar-se-á com êmesis (indução ao vómito) ou lavagem gástrica, para impedir a absorção intestinal de cálcio. Também se pode administrar parafina líquida para provocar a excreção fecal. Recomenda-se realizar análises repetidas de cálcio no sangue. Se persistirem os níveis elevados de cálcio, forçar a excreção urinária com fosfatos ou corticoides.
Em caso de sobredose ou ingestão acidental, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico ou acuda a um centro médico, ou consulte o Serviço de Informação Toxicológica, Telefone (91) 562.04.20, indicando o medicamento e a quantidade ingerida.
Se esqueceu de tomar Rocaltrol
Não tome uma dose dupla para compensar as doses esquecidas.
Se interromper o tratamento com Rocaltrol
O seu médico indicar-lhe-á a duração do seu tratamento com Rocaltrol. Não suspenda o tratamento antes.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Possíveis efeitos adversos
Como todos os medicamentos, Rocaltrol pode produzir efeitos adversos, embora não todas as pessoas os sofram.
Os efeitos adversos são semelhantes aos observados quando se tomam doses excessivas de vitamina D, ou seja, síndrome de hipercalcemia (níveis altos de cálcio no sangue) ou intoxicação por cálcio.
Os efeitos adversos observados com calcitriol são os seguintes:
Efeitos adversos muito frequentes(podem afetar mais de 1 de cada 10 pessoas)
- hipercalcemia (níveis altos de cálcio no sangue)
Efeitos adversos frequentes(podem afetar até 1 de cada 10 pessoas)
- cefaleia (dor de cabeça)
- náuseas
- dor abdominal ou dor de barriga
- infecções urinárias
- erupção cutânea
Efeitos adversos pouco frequentes(podem afetar até 1 de cada 100 pessoas):
- anorexia (falta de apetite)
- vómitos
- aumento da creatinina no sangue
Efeitos adversos com frequência não conhecida(não se pode estimar a frequência com os dados disponíveis):
- hipersensibilidade (alergia)
- urticária (erupção cutânea geralmente com picazón na pele)
- polidipsia (sensação de sede aumentada)
- desidratação
- apatia (falta de energia)
- alterações psiquiátricas
- debilidade muscular
- transtornos sensitivos
- insónia (dificuldade para dormir)
- arritmias cardíacas (batimentos irregulares do coração)
- estreñimento
- dor na zona superior do abdómen
- íleo paralítico (obstrução intestinal)
- eritema (pele inflamada e vermelha)
- prurido (picazón)
- atraso no crescimento
- poliúria (excreção de urina aumentada)
- noctúria (ganas de urinar à noite)
- calcificação (depósitos de cálcio nos tecidos)
- febre com sede
- sede
- perda de peso
Comunicação de efeitos adversos:
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los diretamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de medicamentos de Uso Humano: www.notificaram.es. Mediante a comunicação de efeitos adversos, você pode contribuir para proporcionar mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Rocaltrol
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não conserve a uma temperatura superior a 25ºC. Conserva o blister no embalagem exterior para protegê-lo da luz e da humidade.
Não utilize este medicamento após a data de caducidade que aparece na caixa após CAD. A data de caducidade é o último dia do mês que se indica.
Os medicamentos não devem ser jogados nos desagües nem na lixeira. Deposite os envases e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de Rocaltrol 0,25 microgramas:
- O princípio ativo é calcitriol. Cada cápsula mole de Rocaltrol contém 0,25 microgramas de calcitriol.
- Os outros componentes são:
Conteúdo da cápsula: butilhidroxianisol (E-320), butilhidroxitolueno (E-321), triglicéridos de cadeia média.
Cobertura da cápsula: gelatina, glicerol a 85%, karion 83 (contém: sorbitol (E-420), manitol e amido de milho hidrolisado hidrogenado), dióxido de titânio (E-171), óxido de ferro vermelho e amarelo (E-172).
Aspecto do produto e conteúdo do envase
As cápsulas de Rocaltrol 0,25 microgramas são de gelatina mole com forma oval, metade de cor de marrom-laranja a laranja-vermelho opaco e a outra metade de branco a cinza-amarelo ou cinza-laranja opaco.
Este medicamento é apresentado em blister de PVC que contém 20 cápsulas moles.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
Titular da autorização de comercialização
ATNAHS PHARMA NETHERLANDS B.V.
Copenhagen Towers, Ørestads Boulevard 108, 5.tv
DK-2300 København S
Dinamarca
Responsável pela fabricação
IL CSM Clinical Supplies Management GmbH
Marie-Curie-Strasse 8
Lörrach
Baden-Württemberg, 79539
Alemanha
ou
allphamed PHARBIL Arzneimittel GmbH
Hildebrandstr. 10-12,
Goettingen, Baixa Saxônia, 37081, Alemanha
Representante local
Laboratorios Rubió, S.A.
Indústria, 29 - Pol. Ind. Comte de Sert
08755 Castellbisbal (Barcelona)
Espanha
Data da última revisão deste prospecto:Janeiro 2021.
A informação detalhada deste medicamento está disponível na página Web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.gob.es/
- País de registo
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a ROCALTROL 0,25 mcg CÁPSULAS MOLESForma farmacêutica: CÁPSULA, 0,50 mcg calcitriolSubstância ativa: calcitriolFabricante: Atnahs Pharma Netherlands Bv.Requer receita médicaForma farmacêutica: CÁPSULA, 25.000 UISubstância ativa: colecalciferolFabricante: Laboratorios Alter S.A.Requer receita médicaForma farmacêutica: CÁPSULA, 50.000 UISubstância ativa: colecalciferolFabricante: Laboratorios Alter S.A.Requer receita médica
Médicos online para ROCALTROL 0,25 mcg CÁPSULAS MOLES
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para ROCALTROL 0,25 mcg CÁPSULAS MOLES — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.