SENIORAL COMPRIMIDOS
Como utilizar SENIORAL COMPRIMIDOS
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
SENIORAL 5 mg/30 mg comprimidos
Clocinazina diidrocloruro/Fenilpropanolamina hidrocloruro
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar o medicamento, porque contém informações importantes para si.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Este medicamento foi-lhe prescrito para si e não deve dá-lo a outras pessoas, embora tenham os mesmos sintomas, porque pode prejudicá-las.
- Se considera que algum dos efeitos adversos que sofre é grave ou se apercebe de qualquer efeito adverso não mencionado neste prospecto, informe o seu médico ou farmacêutico.
Conteúdo do prospecto
- O que é SENIORAL comprimidos e para que é utilizado.
- O que necessita de saber antes de começar a tomar SENIORAL comprimidos
- Como tomar SENIORAL comprimidos
- Efeitos adversos possíveis
- Conservação de SENIORAL comprimidos
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é SENIORAL comprimidos e para que é utilizado
SENIORAL comprimidos tem dois princípios ativos: clocinazina e fenilpropanolamina.
Clocinazina pertence ao grupo dos antihistamínicos, fármacos que se utilizam para o alívio das reações alérgicas.
Fenilpropanolamina pertence ao grupo dos agonistas adrenérgicos, que se utilizam para o alívio da congestão nasal.
SENIORAL comprimidos é utilizado apenas para o alívio temporário da congestão nasal nos resfriados, rinite e congestão nasal associada à sinusite.
2. O que necessita de saber antes de começar a tomar SENIORAL comprimidos
Não tome SENIORALcomprimidos
- se é alérgico (hipersensível) à fenilpropanolamina ou à clocinazina ou a qualquer um dos outros componentes de SENIORAL comprimidos.
- se tem a tensão alta (hipertensão arterial), se apresenta alguma doença da tiróide (hipertireoidismo) ou padece do coração (doença coronária grave ou angina de peito).
- se está a tomar algum medicamento para a depressão ou a doença de Parkinson, que iniba a mono-amino-oxida (IMAO) (ver a seguir: Uso de outros medicamentos).
- em crianças menores de 12 anos.
Tenha especial cuidado com SENIORALcomprimidos
- Não ultrapasse a dose máxima recomendada (ver 3. Como tomar SENIORAL comprimidos), porque podem ocorrer efeitos adversos graves (ver Se tomar mais SENIORAL comprimidos do que devia).
- Se sofre de diabetes mellitus, tem a pressão ocular elevada (glaucoma) ou apresenta alterações da próstata (hipertrofia prostática) ou retenção urinária, porque podem piorar essas situações.
Uso de outros medicamentos
Informa o seu médico ou farmacêutico se está a utilizar ou utilizou recentemente outros medicamentos, mesmo os adquiridos sem receita.
- Se for administrado com fármacos que inibam a enzima mono-amino-oxidase (IMAO), que se utilizam para a depressão (tranilcipromina, moclobemida) ou para a doença de Parkinson (selegilina), podem produzir-se efeitos adversos graves que se manifestam como dor forte de cabeça, elevação brusca de temperatura. Se tomou um desses medicamentos, espere um mínimo de 15 dias antes de tomar SENIORALcomprimidos. Se não tem a certeza se a sua medicação contém um fármaco IMAO, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar SENIORAL comprimidos.
- Se está em tratamento com outros medicamentos, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar SENIORAL comprimidos.
Gravidez e amamentação
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar qualquer medicamento.
Não devem tomar este medicamento as mulheres que dão o peito aos seus filhos lactentes, porque o medicamento passa para o leite e pode afetar o lactente.
Condução e uso de máquinas
Não conduza ou maneje ferramentas ou máquinas porque SENIORAL pode diminuir a sua capacidade de concentração e os seus reflexos.
Uso em desportistas
Informa-se os desportistas que este medicamento contém um componente que pode estabelecer um resultado analítico de controlo de dopagem como positivo.
3. Como tomar SENIORAL comprimidos
Siga exatamente as instruções de administração de SENIORAL comprimidos indicadas pelo seu médico. Consulte o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
A dose normal é:
Em adultos e crianças maiores de 12 anos:A dose máxima é de 1 comprimido três vezes ao dia (3 comp./dia) que se tomará antes das refeições e deve deixar-se um tempo mínimo entre cada toma de 6 horas. Se os sintomas não melhorarem ao cabo de 5 dias ou se acompanharem de febre alta, deve consultar com o médico antes de continuar o tratamento.
SENIORAL comprimidos é administrado por via oral.
Os comprimidos devem ser tomados antes das refeições. Deve deixar-se um tempo mínimo entre cada toma de 6 horas.
Lembre-se de tomar o seu medicamento.
Uso em crianças
Não utilizar em crianças menores de 12 anos.
Se tomar mais SENIORALcomprimidosdo que devia
Se tomou mais doses da recomendada pode ter alterações cardíacas e alterações neurológicas. Neste caso, deve fazer-se um lavado gástrico e tratar os sintomas. Consulte o seu médico ou farmacêutico.
Se tomou doses mais altas das recomendadas pode causar nervosismo, vertigem, palpitações, tremores, agitação e, muito raramente, alucinações, convulsões e hemorragia cerebral. Se tiver algum desses sintomas, interrompa imediatamente o uso deste medicamento e consulte o seu médico.
Em caso de toma excessiva ou acidental de SENIORAL comprimidos, acuda imediatamente ao médico ou ao Serviço de Urgências do hospital mais próximo ou consulte o Serviço de Informação Toxicológica (telefone: 91 562 04 20), indicando o medicamento e a quantidade ingerida. Leve este prospecto consigo, se possível.
Se esqueceu de tomar SENIORALcomprimidos
Não tome uma dose dupla para compensar as doses esquecidas. Tome a sua dose o mais breve possível. Se faltarem menos de 6 horas para tomar a próxima dose, espere até esse momento para tomar o seu comprimido.
Se interromper o tratamento com SENIORAL comprimidos
O seu médico indicar-lhe-á a duração do tratamento com SENIORAL comprimidos. Se interromper antes de finalizar o período de tempo indicado pelo seu médico, podem voltar a manifestar-se os sintomas da sua doença.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste produto, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Efeitos adversos possíveis
Como todos os medicamentos, SENIORAL comprimidos pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Efeitos cardiovasculares: Alterações do pulso (com frequência não conhecida: batimento forte que pode ser rápido ou irregular (palpitações), taquicardia), elevação da pressão do sangue (hipertensão), que por vezes pode ser grave (crises hipertensivas).
Efeitos no sistema nervoso: Inquietude, mareio, falta de sono, dor de cabeça, comportamento estranho. Ocasionalmente pode produzir sedação e sonolência.
Outros efeitos adversos incluem molestias gastrointestinais (náuseas e vómitos), prisão de ventre, confusão, euforia, alterações visuais, secura da boca e dificuldade para urinar.
Se considera que algum dos efeitos adversos que sofre é grave ou se apercebe de qualquer efeito adverso não mencionado neste prospecto, informe o seu médico ou farmacêutico.
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los directamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de Medicamentos de Uso Humano: https://www.notificaram.es. Mediante a comunicação de efeitos adversos, pode contribuir para proporcionar mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de SENIORAL comprimidos
Mantenha fora do alcance e da vista das crianças.
Não utilize SENIORAL comprimidos após a data de validade que aparece no envase. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Conservar no seu envase original.
Os medicamentos não devem ser deitados fora pelos desgotos nem para o lixo. Deposite os envases e os medicamentos que não necessita no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que não necessita. Deste modo, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de SENIORAL comprimidos
- Os princípios ativos são: Clocinazina diidrocloruro e fenilpropanolamina hidrocloruro. Cada comprimido contém 5 mg de clocinazina diidrocloruro e 30 mg de fenilpropanolamina hidrocloruro.
- Os outros componentes são: Celulosa microcristalina, fosfato cálcico hidrogenado dihidrato (Emcompress), carboximetilamido sódio (Explotab), estearato magnésio e talco.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
SENIORAL comprimidos apresenta-se em estuches contendo 20 comprimidos redondos de cor branca.
Titular da autorização de comercialização
Laboratórios ERN, S.A.
C/Perú, 228
08020 Barcelona, Espanha
Responsável pela fabricação
Laboratórios ERN, S.A.
C/Gorchs Lladó, 188
Pol. Ind. Can Salvatella
08210 Barberá del Vallés, Barcelona. Espanha.
Este prospecto foi aprovado em maio de 2025.
A informação detalhada e actualizada deste medicamento está disponível na página web da Agência Espanhola do Medicamento e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.gob.es/.
- País de registo
- Preço médio em farmácia3.15 EUR
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a SENIORAL COMPRIMIDOSForma farmacêutica: SOLUÇÃO/SUSPENSÃO ORAL, 10 mg / 1,125 mgSubstância ativa: Piperazine derivativesFabricante: Laboratorios Ern S.A.Requer receita médicaForma farmacêutica: SOLUÇÃO/SUSPENSÃO ORAL, 6,5 mg / 0,75 mgSubstância ativa: Piperazine derivativesFabricante: Laboratorios Ern S.A.Requer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 10 mg de cetirizina cloridratoSubstância ativa: cetirizineFabricante: Laboratorios Cinfa S.A.Não requer receita médica
Médicos online para SENIORAL COMPRIMIDOS
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para SENIORAL COMPRIMIDOS — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.