TAFINLAR 50 mg cápsulas duras
Como utilizar TAFINLAR 50 mg cápsulas duras
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o paciente
Tafinlar®50mg cápsulas duras
Tafinlar®75mg cápsulas duras
dabrafenib
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
- Este medicamento foi prescrito apenas para si, e não deve dá-lo a outras pessoas, mesmo que tenham os mesmos sintomas que si, porque pode prejudicá-las.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver seção 4.
Conteúdo do prospecto
- O que é Tafinlar e para que é utilizado
- O que precisa saber antes de começar a tomar Tafinlar
- Como tomar Tafinlar
- Posíveis efeitos adversos
- Conservação de Tafinlar
- Conteúdo do envase e informações adicionais
1. O que é Tafinlar e para que é utilizado
Tafinlar é um medicamento que contém o princípio ativo dabrafenib. É utilizado sozinho ou em combinação com outro medicamento que contém trametinib em adultos para tratar um tipo de cancro da pele chamado melanoma que se espalhou para outras partes do corpo, ou não pode ser eliminado por meio de cirurgia.
Tafinlar em combinação com trametinib também pode ser utilizado para prevenir a recorrência do melanoma após ter sido eliminado por meio de cirurgia.
Tafinlar em combinação com trametinib também é utilizado para tratar um tipo de cancro do pulmão denominado cancro do pulmão não microcítico (CPNM).
Ambos os tipos de cancro têm uma alteração (mutação) específica num gene chamado BRAF na posição V600. Esta mutação no gene pode ter causado o desenvolvimento do cancro. Este medicamento actua sobre as proteínas produzidas pelo gene BRAF mutado e desacelera ou detém o desenvolvimento do cancro.
2. O que precisa saber antes de começar a tomar Tafinlar
Tafinlar só pode ser utilizado para tratar melanomas e CPNM com a mutação no gene BRAF.
Por isso, antes de começar o tratamento, o seu médico verificará se apresenta esta mutação.
Se o seu médico decidir que tome o tratamento combinado de Tafinlar e trametinib, leia atentamente o prospecto de trametinib assim como este prospecto.
Se tiver perguntas adicionais sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
Não tome Tafinlar
- se é alérgicoa dabrafenib ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na seção 6).
Se acredita que isto se aplica a si, consulte o seu médico.
Advertências e precauções
Consulte o seu médico antes de começar a tomar Tafinlar. O seu médico precisa saber se:
- tem problemas de fígado.
- tem ou teve alguma vez problemas de rim.
Pode ser que, enquanto estiver em tratamento com Tafinlar, o seu médico precise fazer exames de sangue para verificar o funcionamento do seu fígado e rins.
- teve outro tipo de cancro diferente do melanoma ou CPNM, porque pode ter um risco maior de desenvolver outros cancros de pele ou que não sejam de pele, enquanto estiver tomando Tafinlar.
Antes de tomar Tafinlar em combinação com trametinib, o seu médico deve saber:
- Se tem problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca ou problemas com a forma como bate o coração.
- Se tem problemas oculares, como bloqueio das veias que irrigam o olho (oclusão das veias da retina) ou inchaço do olho que possa ser devido a um bloqueio de fluido (coriorretinopatia).
- Se tem ou teve alguma vez problemas respiratórios ou pulmonares, como dificuldade em respirar frequentemente acompanhada de tosse seca, respiração entrecortada e fadiga.
- Se tem ou teve algum problema gastrointestinal, como diverticulite (bolsas inflamadas no cólon) ou metástase no trato gastrointestinal.
Consulte com o seu médicose acredita que alguma das circunstâncias anteriores se aplica a si.
Doenças às quais tem que estar atento
Algumas pessoas que tomam Tafinlar desenvolvem outras doenças que podem ser graves. Precisa saber a quais sinais e sintomas deve prestar atenção enquanto estiver tomando este medicamento. Nesta seção, são mencionados brevemente alguns destes sintomas (sangramentos, febre, alterações na pele e problemas nos olhos), mas encontrará informações mais detalhadas na seção 4, “Posíveis efeitos adversos”.
Sangramentos
Tomar Tafinlar em combinação com trametinib pode causar sangramentos graves no cérebro, sistema digestivo (tais como estômago, reto ou intestino), pulmões e outros órgãos, que podem provocar-lhe a morte. Os sintomas podem ser:
- dor de cabeça, tontura ou sentir-se sem forças
- que passe sangue nas fezes ou fezes negras
- que passe sangue na urina
- dor de estômago
- tosse/vómitos de sangue
Informar o mais rápido possível ao seu médicose sentir estes sintomas
Febre
O tratamento com Tafinlar ou a combinação de Tafinlar e trametinib pode causar febre, embora seja mais provável se tomar a combinação (ver também a seção 4). Em alguns casos, há pessoas com febre que desenvolvem tensão sanguínea baixa, tontura e outros sintomas.
Informar imediatamente ao seu médicose a sua temperatura for mais de 38 ºC ou se tiver sensação de febre enquanto estiver tomando este medicamento.
Trastornodo coração
Tafinlar pode causar problemas no coração, ou pode fazer com que problemas existentes piorem (ver seção 4 “Afeções do coração”) em pessoas que tomam Tafinlar com trametinib.
Informar ao seu médico se apresentar algum problema no coração. Antes de começar o tratamento e durante o tratamento com Tafinlar em combinação com trametinib, o seu médico fará exames para verificar se o seu coração funciona adequadamente. Informar ao seu médico imediatamente se sentir que o seu coração bate com força, se acelera o coração ou bate a um ritmo irregular, se apresentar tonturas, se sentir cansado, atordoado, falta de ar ou se as pernas se incham. Se for necessário, o seu médico pode decidir interromper o tratamento ou suspender-lo.
Alterações na pele que podem indicar um novo cancro da pele
O seu médico verificará a sua pele antes de começar o tratamento com este medicamento, e de forma regular enquanto o estiver tomando.
Consulte o seu médico imediatamentese notar alguma alteração na pele enquanto estiver tomando este medicamento ou após o tratamento (ver também a seção 4).
Problemasnos olhos
O seu médico deve examinar os seus olhos enquanto estiver tomando este medicamento.
Consulte o seu médico imediatamentese tiver vermelhidão e irritação nos olhos, visão borrosa, dor nos olhos ou outras alterações na visão durante o tratamento (ver também a seção 4).
Tafinlar quando é dado em combinação com trametinib pode causar problemas nos olhos, incluindo cegueira. Trametinib não é recomendado se alguma vez teve um bloqueio nas veias que drenam os olhos (oclusão das veias retinianas). Informar ao seu médico imediatamente se, durante o tratamento, apresentar os seguintes sintomas relacionados com problemas nos olhos: visão borrosa, perda de visão ou outras alterações na visão, se vir pontos de cores ou halos (visão borrosa ao redor de objetos). Se for necessário, o seu médico pode decidir interromper o tratamento ou suspender-lo.
- Leia a informação sobre a febre, as alterações na pele e as alterações nos olhos na seção 4 deste prospecto. Comunique ao seu médico, farmacêutico ou enfermeiro se tiver algum destes sinais ou sintomas.
Problemas de fígado
Tafinlar em combinação com trametinib pode causar problemas no seu fígado que pode desenvolver doenças como hepatite ou insuficiência hepática, que pode ser mortal. O seu médico fará exames periódicos para verificar o funcionamento do seu fígado. Os sinais de que o seu fígado não funciona adequadamente são:
- perda de apetite
- encontrar-se mal (náuseas)
- sentir-se doente (vómitos)
- dor no estômago (abdomen)
- amarelidão da pele ou do branco dos olhos (icterícia)
- urina de cor escura
- coceira na pele
Informar o mais rápido possível ao seu médicose sentir estes sintomas
Dor muscular
Tafinlar em combinação com trametinib pode provocar-lhe deterioração dos músculos (rabdomiólise). Informar ao seu médicoo mais rápido possível se notar algum destes sintomas:
- dor muscular
- urina escura devido ao dano nos rins
Se for necessário, o seu médico pode decidir interromper o tratamento ou detê-lo por completo.
Perforação no estômago ou no intestino
Tomar a combinação de Tafinlar e trametinib pode aumentar o risco de desenvolver uma perforação na parede do intestino. Se sentir dor abdominal grave diga ao seu médicoo mais rápido possível.
Reações cutâneas graves
Foram notificadas reações cutâneas graves em pessoas que tomaram Tafinlar em combinação com trametinib. Informar ao seu médico imediatamente se notar alguma alteração na pele (ver seção 4 para conhecer os sintomas a que deve prestar atenção).
Doença inflamatória que afeta principalmente a pele, os pulmões, os olhos e os
nódulos linfáticos
Uma doença inflamatória que afeta principalmente a pele, os pulmões, os olhos ou os nódulos linfáticos (sarcoidose). Sintomas comuns de sarcoidose podem incluir a tosse, a dispneia, a inflamação dos nódulos linfáticos, as alterações visuais, a febre, a fadiga, a dor, a inflamação das articulações ou inchaços dolorosos (chichones) na pele. Se apresentar algum destes sintomas, contacte um médico.
Trastornos do sistema imunológico
Tafinlar em combinação com trametinib pode causar, em raros casos, uma doença (linfo-histiocitose hemofagocítica ou LHH) em que o sistema imunológico produz demasiadas células para combater infecções, denominadas histiócitos e linfócitos. Os sintomas podem consistir em aumento do tamanho do fígado ou do baço, erupção cutânea, aumento do tamanho dos gânglios linfáticos, problemas respiratórios, tendência para a formação de hematomas, anomalias renais e problemas cardíacos. Se experimentar simultaneamente vários sintomas, como febre, inflamação dos gânglios linfáticos, hematomas ou erupção cutânea, informar ao seu médico imediatamente.
Síndroma de lise tumoral
Se experimentar os seguintes sintomas, informar ao seu médico imediatamente, porque pode ser uma afeção potencialmente mortal: náuseas, dificuldade em respirar, batimentos cardíacos irregulares, câimbras musculares, convulsões, urina turva, diminuição da produção de urina e fadiga. Estes podem ser causados por um grupo de complicações metabólicas que podem ocorrer durante o tratamento do cancro e que são causadas pelos produtos de decomposição das células cancerígenas moribundas (síndroma de lise tumoral ou SLT) e podem provocar alterações na função do rim (ver também a seção 4).
Crianças e adolescentes
Tafinlar não é recomendado em crianças e adolescentes. Não se conhecem os efeitos de Tafinlar em pessoas menores de 18 anos.
Outros medicamentos e Tafinlar
Antes de começar o tratamento, informar ao seu médico, farmacêutico ou enfermeiro se está tomando, tomou recentemente ou possa ter que tomar qualquer outro medicamento. Isto inclui medicamentos adquiridos sem receita médica.
Alguns medicamentos podem afetar a forma como Tafinlar actua, ou fazer com que seja mais provável que tenha efeitos adversos. Tafinlar também pode afetar a forma como outros medicamentos actuem. Entre eles incluem-se:
- medicamentos para o controlo da natalidade(anticonceptivos) que contenham hormonas, como a pílula, as injeções ou os patches
- warfarina e acenocumarol, medicamentos utilizados para fazer a sangue mais fluida
- digoxina, utilizado para tratar doenças do coração
- medicamentos para tratar infecções por fungos, como cetoconazol, itraconazol, voriconazol e posaconazol
- algunos bloqueadores dos canais de cálcio, utilizados para tratar a tensão arterial alta, como diltiazem, felodipino, nicardipino, nifedipino ou verapamilo
- medicamentos para o tratamento do cancro, como cabazitaxel
- algunos medicamentos que diminuem a gordura(lípidos)no sangue, como gemfibrozilo
- algunos medicamentos para tratar certas doenças psiquiátricas, como haloperidol
- algunos antibióticos, como claritromicina, doxiciclina e telitromicina
- algunos medicamentos utilizados para a tuberculose, como rifampicina
- algunos medicamentos para reduzir os níveis de colesterol, como atorvastatina e simvastatina
- algunos medicamentos imunossupressores, como ciclosporina, tacrolimo e sirolimo
- algunos medicamentos anti-inflamatórios, como dexametasona e metilprednisolona
- algunos medicamentos para tratar o VIH, como ritonavir, amprenavir, indinavir, darunavir, delavirdina, efavirenz, fosamprenavir, lopinavir, nelfinavir, tipranavir, saquinavir e atazanavir
- algunos medicamentos utilizados para o alívio da dor, como fentanilo ou metadona
- medicamentos para tratar convulsões (crisesepilépticas), como fenitoína, fenobarbital, primidona, ácido valpróico ou carbamazepina
- medicamentos antidepressivoscomo nefazodona e a erva-de-São-João (Hypericum perforatum).
- Consulte com o seu médico, farmacêutico ou enfermeirose está tomando algum destes medicamentos (ou se não tem a certeza). O seu médico pode considerar ajustar a sua dose.
Mantenha uma lista com os medicamentos que está tomando para poder mostrá-la ao seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
Gravidez, lactação e fertilidade
Não se recomenda utilizar Tafinlar durante a gravidez.
- Se está grávida ou em período de lactação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de ficar grávida, consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de utilizar este medicamento. Não se recomenda utilizar Tafinlar durante a gravidez, porque pode prejudicar o feto.
- Se é mulher, e pode ficar grávida, deve utilizar um método de controlo da natalidade fiável enquanto estiver tomando Tafinlar e até 2 semanas após ter terminado o tratamento e 16 semanas após a última dose de trametinib quando for administrado em combinação com Tafinlar.
- Os métodos anticonceptivos que contenham hormonas (como a pílula, as injeções ou os patches) podem não ser tão eficazes quando se está tomando Tafinlar ou o tratamento combinado (Tafinlar e trametinib). Por isso, enquanto estiver tomando este medicamento, precisa utilizar outro método anticonceptivo eficaz para não ficar grávida. Consulte com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
- Se ficar grávida enquanto estiver tomando este medicamento, consulte com o seu médico imediatamente.
Não se recomenda utilizar Tafinlar durante a lactação
Desconhece-se se os componentes deste medicamento podem passar para o leite materno.
Se está em período de lactação, ou planeia dar de mamar, deve indicá-lo ao seu médico. Si e o seu médico decidirão se toma este medicamento ou dá de mamar.
Fertilidade –ambos, homens e mulheres
Os estudos realizados em animais demonstraram que a substância ativa dabrafenib pode reduzir permanentemente a fertilidade dos homens. Além disso, os homens que tomam Tafinlar podem ver reduzido o seu recuento de esperma e pode que o seu esperma não volte aos níveis normais até que tenha deixado de tomar este medicamento.
Antes de começar o tratamento com Tafinlar, consulte com o seu médico sobre as opções para melhorar as oportunidades de ter filhos no futuro.
Tomar Tafinlar com trametinib: trametinib pode afetar a fertilidade tanto de homens como de mulheres.
Se tiver mais perguntas sobre os efeitos deste medicamento sobre o recuento de esperma, pergunte ao seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
Condução e uso de máquinas
Tafinlar pode provocar efeitos adversos que podem afetar a sua capacidade de conduzir ou utilizar máquinas.
Evite conduzir ou utilizar máquinas se tiver problemas de visão ou se se sentir cansado ou débil, ou se sentir que lhe falta energia.
A descrição dos efeitos adversos pode ser encontrada nas seções 2 e 4 deste prospecto.
Se não tiver a certeza, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. A sua capacidade para conduzir e utilizar máquinas pode ser afetada mesmo pela própria doença, os sintomas ou o tratamento.
3. Como tomar Tafinlar
Siga exatamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
Quantidade a tomar
A dose recomendada de Tafinlar, tanto se utilize sozinho ou em combinação com trametinibe, é de 2 cápsulas de 75 mg duas vezes ao dia (o que equivale a uma dose diária de 300 mg). A dose recomendada de trametinibe, tanto se utilize sozinho ou em combinação com Tafinlar, é de 2 mg uma vez ao dia.
Seu médico decidirá se você precisa tomar uma dose menor de acordo com os efeitos adversos que tiver.
Tafinlar também está disponível em cápsulas de 50 mg para aqueles casos em que se recomende uma redução da dose.
Não tome mais Tafinlar do que o recomendado pelo seu médico, pois isso poderia aumentar o risco de ter efeitos adversos.
Como tomar
Tome as cápsulas inteiras, com água, uma após a outra.
Não mastigue ou quebre as cápsulas, pois elas perderão seu efeito.
Tome Tafinlar duas vezes ao dia, com o estômago vazio. Isto é:
- uma vez que tenha tomado Tafinlar, deve esperar por pelo menos 1horaantes de comer.
- se já comeu, deve esperar pelo menos 2horasantes de tomar Tafinlar.
Tome Tafinlar pela manhã e à noite, com um intervalo de cerca de 12 horas. Tome as doses da manhã e da noite no mesmo horário do dia, todos os dias. Isso aumentará a probabilidade de que você se lembre de tomar as cápsulas.
Não tome as doses da manhã e da noite ao mesmo tempo.
Se tomar mais Tafinlar do que o necessário
Se tomar demasiadas cápsulas de Tafinlar, contate seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Se possível, mostre-lhes o frasco de Tafinlar com este folheto.
Se esquecer de tomar Tafinlar
Se passaram menos de 6 horas desde o horário habitual em que deveria ter tomado Tafinlar, tome-o assim que se lembrar.
Se passaram mais de 6 horas desde o horário habitual em que deveria ter tomado Tafinlar, pule esta dose e tome a próxima no horário habitual. Em seguida, continue tomando as cápsulas nos horários habituais.
Não tome uma dose dupla para compensar as doses esquecidas.
Se interromper o tratamento com Tafinlar
Tome Tafinlar pelo tempo que seu médico recomendou. Não pare de usá-lo a menos que seu médico, farmacêutico ou enfermeiro o recomende.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
Como deve tomar Tafinlar em combinação com trametinibe
- Tome Tafinlar em combinação com trametinibe exatamente como seu médico, farmacêutico ou enfermeiro disse. Não mude a dose ou pare de tomar Tafinlar ou trametinibe a menos que seu médico, farmacêutico ou enfermeiro o indique.
- Tome Tafinlar duas vezes ao diae tome trametinibe uma vez ao dia. Seria bom para você ter o hábito de tomar os dois medicamentos juntos todos os dias. As doses de Tafinlar devem ser tomadas com um intervalo de 12 horas. Trametinibe, quando tomado em combinação com Tafinlar, pode ser tomado tantocom a dose matutina de Tafinlar oucom a dose noturna de Tafinlar.
- Tome Tafinlar e trametinibe com o estômago vazio, pelo menos uma hora antes ou duas horas depois de uma refeição. Tome-os inteiros com um copo cheio de água.
- Se esquecer de uma dose de Tafinlar ou de trametinibe, tome-a assim que se lembrar. Não compense a dose esquecida e tome a próxima dose quando for a hora:
- Se faltarem menos de 6 horas até a próxima dose de Tafinlar, que é tomada duas vezes ao dia.
- Se faltarem menos de 12 horas até a próxima dose de trametinibe, que é tomada uma vez ao dia.
- Se tomar mais Tafinlar ou trametinibe, contate imediatamente seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Leve as cápsulas Tafinlar e os comprimidos de trametinibe, se possível. Se for possível, mostre o frasco de Tafinlar e de trametinibe com o folheto.
- Se apresentar efeitos adversos, seu médico pode decidir dar uma dose inferior de Tafinlar e de trametinibe. Tome as doses de Tafinlar e trametinibe exatamente como seu médico, farmacêutico ou enfermeiro disse.
4. Possíveis efeitos adversos
Tal como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Possíveis efeitos adversos graves
Problemas de sangramento
Tafinlar pode causar problemas de sangramento graves, especialmente no cérebro quando tomado em combinação com trametinib. Entre em contato com seu médico ou enfermeiro e obtenha atendimento médico imediato se apresentar sinais incomuns de sangramento, incluindo:
- dor de cabeça, tontura ou fraqueza
- tosse com sangue ou tosse com coágulos de sangue
- se vomitar sangue ou se o vômito tiver aparência de "grãos de café"
- se apresentar fezes de cor vermelha ou de cor preta com aparência de alcatrão.
Febre
Mais de 1 em cada 10 pessoas que tomam Tafinlar pode ter febre. Se tiver febre enquanto estiver tomando este medicamento (temperatura de 38ºC ou mais alta) ou se tiver sensação de febre, consulte seu médico, farmacêutico ou enfermeiro imediatamente. Eles realizarão testes para saber se existem outras causas que possam provocar a febre e administrarão um tratamento.
Em alguns casos, as pessoas que têm febre podem ter queda de pressão e tontura. Se a febre for grave, seu médico pode recomendar que interrompa o tratamento com Tafinlar, ou Tafinlar e trametinib, enquanto o tratam a febre com outros medicamentos. Uma vez que a febre esteja controlada, seu médico recomendará que comece a tomar Tafinlar novamente.
Afeções do coração
Tafinlar pode afetar o funcionamento do seu coração quando tomado em combinação com trametinib. É mais provável que afete pessoas com um problema de coração existente. Durante o tratamento com Tafinlar em combinação com trametinib, serão realizados testes cardíacos. Entre os sinais e sintomas relacionados a problemas cardíacos incluem-se:
- palpitações, aumento do ritmo cardíaco ou batimentos irregulares
- tontura
- cansaço
- sentir-se atordoado
- falta de ar
- pernas inchadas
Se experimentar algum desses sintomas, informe seu médicoo mais rápido possível, tanto se os experimenta pela primeira vez como se considera que estão piorando.
Mudanças na pele
Foram notificados reações graves da pele em pessoas que tomam Tafinlar em combinação com trametinib (não se conhece a frequência). Se notar algo do seguinte:
- manchas vermelhas no tronco que são circulares ou com forma de alvo, com bolhas centrais. Descamação da pele. Úlceras na boca, garganta, nariz, genitais e olhos. Essas erupções cutâneas graves podem estar precedidas de febre e sintomas gripais (síndrome de Stevens-Johnson)
- erupção generalizada, febre e gânglios linfáticos inchados (síndrome DRESS ou síndrome de hipersensibilidade a medicamentos).
- Interrompa o medicamento e procure atendimento médico imediatamente.
Pacientes que tomam Tafinlar podem desenvolver frequentemente (podem afetar até 1 em cada 10 pessoas) um tipo diferente de câncer de pele chamado Carcinoma Cutâneo de Células Escamosas (cCE). Outros podem desenvolver um tipo de câncer chamado Carcinoma Basocelular (CBC). Habitualmente, essas mudanças apenas afetam a pele de forma local e podem ser eliminadas com cirurgia e continuar o tratamento com Tafinlar sem necessidade de interrupção.
Algumas pessoas que tomam Tafinlar podem notar que têm novos melanomas. Esses melanomas são eliminados habitualmente mediante cirurgia e se pode continuar o tratamento com Tafinlar sem necessidade de interrupção.
Seu médico examinará sua pele antes de iniciar o tratamento com Tafinlar. Posteriormente, seu médico examinará sua pele mensalmente durante todo o tratamento e durante os 6 meses posteriores à finalização do tratamento. O motivo dessas revisões é buscar lesões cancerígenas novas.
Seu médico também examinará sua cabeça, pescoço, boca, gânglios linfáticos e realizará regularmente um exame (Tomografia Computadorizada) de peito e da zona abdominal. Também pode que realize análises de sangue. Essas revisões servem para detectar se desenvolveu outros cânceres, incluindo carcinoma de células escamosas. Recomenda-se que tanto no início como no final do tratamento se realize um exame pélvico (em mulheres) e anal.
Revise regularmente sua pele enquanto toma Tafinlar
Se notar algum dos seguintes:
- verrugas novas
- feridas na pele ou bolhas vermelhas que sangram ou não se curam
- mudanças no tamanho ou cor dos lunares
- Consulte seu médico, farmacêutico ou enfermeiro o mais rápido possíveltanto se os sintomas aparecem pela primeira vez como se pioram.
Pode aparecer reações cutâneas (erupção)enquanto toma Tafinlar em combinação com trametinib. Consulte seu médicose aparecer erupção cutânea enquanto toma Tafinlar em combinação com trametinib.
Problemasnos olhos
Pacientes que tomam Tafinlar apenas podem desenvolver de forma pouco frequente (pode afetar até 1 em cada 100 pessoas) uma alteração nos olhos chamada uveíte, que, se não for tratada, pode danificar sua visão. Isso pode ocorrer de forma frequente (pode afetar até 1 em cada 10 pessoas) em pacientes que tomam Tafinlar em combinação com trametinib.
A uveíte pode se desenvolver rapidamente, e os sintomas incluem:
- vermelhidão e irritação dos olhos
- visão borrada
- dor nos olhos
- aumento na sensibilidade à luz
- manchas flutuantes
- Consulte seu médico, farmacêutico ou enfermeiro imediatamentese tiver algum desses sintomas.
Tafinlar pode causar problemas nos olhos quando tomado em combinação com trametinib. Não se recomenda tomar trametinib se já teve uma obstrução nas veias que drenam os olhos (oclusão das veias retinianas). Seu médico aconselhará que se realize um exame de olhos antes de iniciar o tratamento com Tafinlar em combinação com trametinib e durante o tratamento. Seu médico pode pedir que interrompa o tratamento com trametinib ou o derive a um especialista se experimentar sinais e sintomas na visão, incluindo:
- perda de visão
- vermelhidão e irritação nos olhos
- se vê pontos de cores
- se vê um halo (visão borrada ao redor de objetos)
- visão borrada.
- Consulte seu médico, farmacêutico ou enfermeiro imediatamente se esses sintomas aparecerem.
É muito importante que entre em contato imediatamente com seu médico, farmacêutico ou enfermeiro se desenvolver esses sintomas,especialmente se tiver dor nos olhos e vermelhidão que não melhoram rapidamente. Nesse caso, deverá procurar um especialista (oftalmologista) para que realize um exame completo dos olhos.
Distúrbios do sistema imunológico
Se experimentar vários sintomas, como febre, inflamação dos gânglios linfáticos, hematomas ou erupção cutânea ao mesmo tempo, informe seu médico imediatamente. Pode ser um sinal de uma doença em que o sistema imunológico produz demasiadas células para combater infecções, denominadas histiócitos e linfócitos, que podem causar vários sintomas (o que se conhece como linfo-histiocitose hemofagocítica); ver seção 2 (frequência rara).
Síndrome de lise tumoral
Informe seu médico imediatamente se experimentar os seguintes sintomas: náuseas, dificuldade para respirar, batimentos cardíacos irregulares, cãibras musculares, convulsões, urina turva, diminuição da produção de urina e cansaço. Esses podem ser sinais de uma afecção resultante de uma rápida descomposição das células cancerígenas que, em algumas pessoas, pode ser mortal (síndrome de lise tumoral ou SLT), ver seção 2 (frequência não conhecida).
Possíveis efeitos adversos em pacientes que tomam Tafinlar apenas
Efeitos adversos que podem ser observados enquanto toma apenas Tafinlar:
Efeitos adversos muito frequentes (podem afetar mais de 1 em cada 10pessoas)
- papiloma (um tipo de tumor na pele que normalmente não é prejudicial)
- diminuição do apetite
- dor de cabeça
- tosse
- sensação de tontura (náuseas), mal-estar (vômitos)
- diarreia
- engrossamento das camadas externas da pele
- perda incomum do cabelo ou cabelo fino
- erupção
- vermelhidão e inflamação das palmas das mãos, dedos e das plantas dos pés (ver também "Mudanças na pele", na seção 4)
- dor nas articulações, dor muscular ou dor nas mãos ou pés
- febre (ver "Febre" na seção 4)
- falta de energia
- calafrios
- sensação de fraqueza
Efeitos adversos frequentes (podem afetar até 1 em cada 10pessoas)
- efeitos na pele, incluindo carcinoma de pele de células escamosas (um tipo de câncer de pele), crescimentos semelhantes a verrugas, marcas na pele, lesões ou crescimentos não controlados (carcinoma de células basais), pele seca, coceira ou vermelhidão da pele, páteas de pele engrossada, com escamas ou durezas (queratose actínica), pele com lesões ou vermelhidão na pele, aumento da sensibilidade da pele ao sol
- constipação
- sintomas semelhantes aos da gripe
- problemas com os nervos que podem produzir dor, perda de sensibilidade ou formigamento nas mãos e nos pés e/ou fraqueza muscular (neuropatia periférica)
Efeitos adversos frequentes que podem aparecer nos exames de sangue
- níveis baixos de fosfato no sangue (hipofosfatemia)
- aumento dos níveis de açúcar no sangue (hiperglicemia)
Efeitos adversos pouco frequentes (podem afetar até 1 em cada 100pessoas)
- novo melanoma
- reação alérgica (hipersensibilidade)
- inflamação dos olhos (uveíte, ver "Alterações nos olhos" na seção 4)
- inflamação do pâncreas (que causa dor abdominal forte)
- inflamação da camada gorda sob a pele (panniculite)
- alterações nos rins, falha renal
- inflamação dos rins
- manchas cutâneas abultadas, dolorosas, de cor vermelha a púrpura, ou feridas que aparecem principalmente em braços, pernas, face e pescoço, com febre (sinais de dermatose neutrófíla aguda febril)
Efeitos adversos quando Tafinlar é tomado junto com trametinib
Quando Tafinlar é tomado junto com trametinib, pode sentir algum dos efeitos adversos incluídos anteriormente, embora a frequência possa mudar (aumentar ou diminuir)
Também pode aparecer novos efeitos adversos devido a tomar trametinibao mesmo tempo com Tafinlar, que são incluídos a seguir.
Informe seu médico assim que possível se notar tanto que os sintomas aparecem pela primeira vez como se pioram.
Leia o prospecto de trametinib para mais detalhes sobre os efeitos adversos que podem aparecer enquanto toma trametinib.
Os efeitos adversos que podem ser vistos enquanto toma Tafinlar em combinação com trametinib são os seguintes:
Efeitos adversos muito frequentes (podem afetar mais de 1 em cada 10pessoas)
- inflamação do nariz e da garganta
- diminuição do apetite
- dor de cabeça
- tontura
- pressão sanguínea elevada (hipertensão)
- sangramento, em distintas partes do corpo, que pode ser leve ou grave (hemorragia)
- tosse
- dor de estômago
- constipação
- diarreia
- sensação de tontura (náuseas), mal-estar (vômitos)
- erupção, pele seca, coceira, vermelhidão da pele
- dor nas articulações, dor muscular ou dor nas mãos ou pés
- espasmos musculares
- falta de energia, sentir-se fraco
- calafrios
- mãos e pés inchados (edema periférico)
- febre
- sintomas gripais
Efeitos adversos muito frequentes que podem aparecer nos exames de sangue
- resultados anormais no sangue das provas de fígado
Frequentes (podem afetaraté 1 em cada 10pessoas)
- infecção do sistema urinário
- efeitos na pele que incluem infecção da pele (celulite), inflamação dos folículos pilosos na pele, alterações nas unhas, como mudanças no leito das unhas, dor nas unhas, infecção e inflamação das cutículas, erupções na pele com bolhas de pus, câncer de pele de células escamosas (um tipo de câncer de pele), papiloma (um tipo de tumor que normalmente não é prejudicial), crescimento de verrugas, aumento da sensibilidade da pele ao sol (ver também "Mudanças na pele", na seção 4)
- desidratação (níveis baixos de água ou fluidos)
- visão borrada, problemas de vista, inflamação do olho (uveíte)
- bombeamento do coração menos eficiente
- pressão sanguínea baixa (hipotensão)
- inchaço dos tecidos localizado
- respiração entrecortada
- secura de boca
- úlceras ou dor na boca, inflamação da mucosa
- problemas semelhantes ao acné
- engrossamento da camada externa da pele (hiperqueratose), páteas de pele engrossada, com escamas ou durezas (queratose actínica), pele agrietada ou com fissuras
- aumento da sudorese, suores noturnos
- perda incomum de cabelo ou de volume
- vermelhidão, dor nas mãos e pés
- inflamação da camada de gordura sob a pele (panniculite)
- inflamação da mucosa
- inchaço da face
- problemas com os nervos que podem produzir dor, perda de sensibilidade ou formigamento nas mãos e nos pés e/ou fraqueza muscular (neuropatia periférica)
- batimentos cardíacos irregulares (bloqueio auriculoventricular)
Efeitos adversos frequentes que podem aparecer nos exames de sangue
- níveis baixos de glóbulos brancos
- diminuição de glóbulos vermelhos (anemia), plaquetas no sangue (células que ajudam o sangue a coagular) e um tipo de células brancas (leucopenia)
- níveis baixos de sódio (hiponatremia) ou fosfato (hipofosfatemia) no sangue
- aumento dos níveis de açúcar no sangue
- aumento da creatinina fosfoquinase, uma enzima que se encontra principalmente no coração, cérebro e músculo esquelético
- aumento de algumas substâncias (enzimas) produzidas pelo fígado
Efeitos adversos pouco frequentes (podem afetar até 1 em cada 100pessoas)
- aparição de um novo câncer de pele (melanoma)
- marcas na pele
- reações alérgicas (hipersensibilidade)
- mudanças no olho, como inchaço devido à acumulação de líquido (coriorretinopatia), separação da membrana sensível à luz na parte posterior do olho (a retina) de suas camadas de suporte (desprendimento de retina) e inchaço ao redor dos olhos
- ritmo cardíaco menor do que o normal e/ou diminuição do ritmo cardíaco
- inflamação do pulmão (neumonite)
- inflamação do pâncreas
- inflamação dos intestinos (colite)
- falha do rim
- inflamação dos rins
- doença inflamatória que afeta principalmente a pele, os pulmões, os olhos e os nódulos linfáticos (sarcoidose)
- manchas cutâneas abultadas, dolorosas, de cor vermelha a púrpura, ou feridas que aparecem principalmente em braços, pernas, face e pescoço, com febre (sinais de dermatose neutrófíla aguda febril)
Efeitos adversos raros (podem afetar até 1 em cada 1000pessoas):
- um buraco (perfuração) na parede do estômago ou dos intestinos
Frequência não conhecida (não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis)
- inflamação do músculo do coração (miocardite) que pode produzir dificuldade para respirar, febre, palpitações e dor no peito
- pele inflamada, escamosa (dermatite exfoliativa)
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte seu médico, farmacêutico ou enfermeiro, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los diretamente através do sistema nacional de notificação incluído no Apêndice V. Mediante a comunicação de efeitos adversos, você pode contribuir para fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Tafinlar
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece na etiqueta do frasco e no envase, após a abreviatura CAD. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Este medicamento não requer condições especiais de conservação.
Os medicamentos não devem ser jogados nos deságues ou na lixeira. Pergunte a seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que já não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de Tafinlar
- O princípio ativo é dabrafenib. Cada cápsula dura contém mesilato de dabrafenib, equivalente a 50 mg ou 75 mg de dabrafenib.
- Os demais componentes são: celulosa microcristalina, estearato de magnésio, dióxido de silício coloidal, óxido de ferro vermelho (E-172), dióxido de titânio (E-171) e hipromelosa (E-464). Além disso, as cápsulas estão impressas com tinta preta que contém óxido de ferro preto (E-172), shellac e propilenoglicol.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
As cápsulas de Tafinlar 50 mg cápsulas duras são de cor vermelha escura opaca e vão impressas com “GS TEW” e “50 mg”.
As cápsulas de Tafinlar 75 mg cápsulas duras são de cor rosa escura opaca e vão impressas com “GS LHF” e “75 mg”.
Os frascos são de plástico, cor branca opacos com tampas de rosca de plástico.
Os frascos incluem um dessecante com sílica gel em um pequeno contenedor cilíndrico. Este dessecante deve ser deixado dentro do frasco e não deve ser ingerido.
Tafinlar 50 mg e 75 mg cápsulas duras estão disponíveis em envases com 28 ou 120 cápsulas. Pode ser que nem todos os envases estejam comercializados no seu país.
Titular da autorização de comercialização
Novartis Europharm Limited
Vista Building
Elm Park, Merrion Road
Dublin 4
Irlanda
Responsável pela fabricação
Lek Pharmaceuticals d.d.
Verovskova ulica 57
1526, Ljubljana
Eslovênia
Novartis Pharmaceutical Manufacturing LLC
Verovskova ulica 57
1000, Ljubljana
Eslovênia
Novartis Farmacêutica S.A.
Gran Via de les Corts Catalanes 764
08013 Barcelona
Espanha
Novartis Pharma GmbH
Sophie-Germain-Strasse 10
90443 Nürnberg
Alemanha
Podem solicitar mais informações sobre este medicamento dirigindo-se ao representante local do titular da autorização de comercialização:
Bélgica Novartis Pharma N.V. Tel: +32 2 246 16 11 | Lituânia SIA Novartis Baltics Lietuvos filialas Tel: +370 5 269 16 50 |
| Luxemburgo Novartis Pharma N.V. Tel: +32 2 246 16 11 |
República Checa Novartis s.r.o. Tel: +420 225 775 111 | Hungria Novartis Hungária Kft. Tel: +36 1 457 65 00 |
Dinamarca Novartis Healthcare A/S Tel: +45 39 16 84 00 | Malta Novartis Pharma Services Inc. Tel: +356 2122 2872 |
Alemanha Novartis Pharma GmbH Tel: +49 911 273 0 | Países Baixos Novartis Pharma B.V. Tel: +31 88 04 52 555 |
Estônia SIA Novartis Baltics Eesti filiaal Tel: +372 66 30 810 | Noruega Novartis Norge AS Tel: +47 23 05 20 00 |
Grécia Novartis (Hellas) A.E.B.E. Tel: +30 210 281 17 12 | Áustria Novartis Pharma GmbH Tel: +43 1 86 6570 |
Espanha Novartis Farmacêutica, S.A. Tel: +34 93 306 42 00 | Polônia Novartis Poland Sp. z o.o. Tel: +48 22 375 4888 |
França Novartis Pharma S.A.S. Tel: +33 1 55 47 66 00 | Portugal Novartis Farma - Produtos Farmacêuticos, S.A. Tel: +351 21 000 8600 |
Croácia Novartis Hrvatska d.o.o. Tel: +385 1 6274 220 | Romênia Novartis Pharma Services Romania SRL Tel: +40 21 31299 01 |
Irlanda Novartis Ireland Limited Tel: +353 1 260 12 55 | Eslovênia Novartis Pharma Services Inc. Tel: +386 1 300 75 50 |
Islândia Vistor hf. Tel: +354 535 7000 | República Eslovaca Novartis Slovakia s.r.o. Tel: +421 2 5542 5439 |
Itália Novartis Farma S.p.A. Tel: +39 02 96 54 1 | Finlândia Novartis Finland Oy Tel: +358 (0)10 6133 200 |
Chipre Novartis Pharma Services Inc. Tel: +357 22 690 690 | Suécia Novartis Sverige AB Tel: +46 8 732 32 00 |
Letônia SIA Novartis Baltics Tel: +371 67 887 070 |
Data da última revisão deste prospecto:
Outras fontes de informação
A informação detalhada sobre este medicamento está disponível no site da Agência Europeia de Medicamentos: https://www.ema.europa.eu.
No site da Agência Europeia de Medicamentos, pode encontrar este prospecto em todas as línguas da União Europeia/Espaço Econômico Europeu.
- País de registo
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a TAFINLAR 50 mg cápsulas durasForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 10 mgSubstância ativa: dabrafenibFabricante: Novartis Europharm LimitedRequer receita médicaForma farmacêutica: CÁPSULA, 75 mgSubstância ativa: dabrafenibFabricante: Novartis Europharm LimitedRequer receita médicaForma farmacêutica: CÁPSULA, 50 mgSubstância ativa: encorafenibFabricante: Pierre Fabre MedicamentRequer receita médica
Médicos online para TAFINLAR 50 mg cápsulas duras
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para TAFINLAR 50 mg cápsulas duras — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.
