TALZENNA 0,25 mg CÁPSULAS DURAS
Como utilizar TALZENNA 0,25 mg CÁPSULAS DURAS
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o paciente
Talzenna 0,1mg cápsulas duras
Talzenna 0,25mg cápsulas duras
Talzenna 0,35mg cápsulas duras
Talzenna 0,5mg cápsulas duras
Talzenna 1mg cápsulas duras
talazoparibe
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
- Este medicamento foi-lhe prescrito apenas para si, e não deve dá-lo a outras pessoas, mesmo que tenham os mesmos sintomas que si, porque pode prejudicá-las.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.
Conteúdo do prospecto
- O que é Talzenna e para que é utilizado
- O que necessita saber antes de começar a tomar Talzenna
- Como tomar Talzenna
- Posíveis efeitos adversos
- Conservação de Talzenna
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é Talzenna e para que é utilizado
O que é Talzenna e como funciona
Talzenna contém o princípio ativo talazoparibe. É um tipo de medicamento contra o cancro conhecido como um “inibidor da PARP (poli-ADP ribosa polimerase)”.
Talzenna actua bloqueando a proteína PARP, que é uma enzima que repara o ADN danificado em certas células cancerosas. Como resultado, as células cancerosas não se podem reparar e acabam morrendo.
Para que é utilizado Talzenna
Talzenna é um medicamento que é utilizado
- em monoterapia para tratar adultos com cancro da mama de um tipo conhecido como cancro da mama HER2 (pelas suas siglas em inglês) negativo que apresenta um gene BRCA (pelas suas siglas em inglês) hereditário germinal anormal. O seu médico realizará um teste para se certificar de que Talzenna é adequado para si.
- em combinação com um medicamento denominado enzalutamida para tratar adultos com cancro da próstata que já não respondem a uma terapia hormonal ou a um tratamento cirúrgico para diminuir a testosterona.
Talzenna é utilizado quando o cancro se espalhou para além do tumor original ou para outras partes do corpo.
Se tiver alguma pergunta sobre como funciona Talzenna ou por que lhe foi prescrito este medicamento, consulte o seu médico.
2. O que necessita saber antes de começar a tomar Talzenna
Não tome Talzenna
- Se é alérgico a talazoparibe ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6).
- Se está em período de amamentação.
Advertências e precauções
Consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de começar a tomar Talzenna e durante o tratamento se experimentar os sinais ou sintomas descritos nesta secção.
Contagem de células sanguíneas baixa
Talzenna diminui as contagens de células sanguíneas, como a contagem de glóbulos vermelhos (anemia), a contagem de glóbulos brancos (neutropenia) ou a contagem de plaquetas (trombocitopenia). Os sinais e sintomas que deve observar incluem:
- Anemia:sentir que lhe falta o ar, sentir-se muito cansado, pele pálida ou batimentos cardíacos acelerados; estes podem ser sinais de uma contagem de glóbulos vermelhos baixa.
- Neutropenia:infecção, arrepios ou tremores, ou febre; estes podem ser sinais de uma contagem de glóbulos brancos baixa.
- Trombocitopenia:ter hematomas ou sangrar durante mais tempo do que o normal se fizer danos; estes podem ser sinais de uma contagem de plaquetas baixa.
Durante o tratamento com Talzenna, serão realizados exames de sangue de forma regular para rever as células sanguíneas (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas).
Problemas graves com a medula óssea
Em raros casos, as contagens sanguíneas baixas podem ser um sinal de problemas mais graves com a medula óssea, como a síndrome mielodisplásica (SMD) ou a leucemia mieloide aguda (LMA). É possível que o seu médico queira examinar a sua medula óssea para detectar estes problemas.
Coágulos de sangue
Talzenna pode causar coágulos de sangue nas veias. Informe o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro se experimentar sinais ou sintomas de coágulos de sangue nas veias, como, por exemplo, dor ou rigidez, inchaço e vermelhidão na perna (ou braço) afetada, dor no peito, dificuldade para respirar ou tontura.
Anticonceção masculina e feminina.
As mulheres que podem engravidar e os homens com parceiras que estejam ou possam engravidar devem utilizar métodos anticonceptivos eficazes.
Consulte a secção “Anticonceção masculina e feminina” mais adiante.
Crianças e adolescentes
Talzenna não é indicado para o tratamento de crianças ou adolescentes (com menos de 18 anos de idade).
Outros medicamentos e Talzenna
Informe o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro se está a tomar, tomou recentemente ou pode ter que tomar qualquer outro medicamento. Isto inclui os medicamentos obtidos sem prescrição médica e as ervas medicinais. Isto deve-se a que Talzenna pode afetar a forma como actuam outros medicamentos. Da mesma forma, determinados medicamentos podem afetar a forma como actua Talzenna.
Em particular, os seguintes medicamentos podem aumentar o risco de efeitos adversos com Talzenna:
- Amiodarona, carvedilol, dronedarona, propafenona, quinidina, ranolazina e verapamilo - que em geral são utilizados para tratar problemas cardíacos.
- Claritromicina e eritromicina, antibióticos - que são utilizados para tratar infecções bacterianas.
- Itraconazol e cetoconazol - que são utilizados para tratar infecções por fungos.
- Cobicistat, darunavir, indinavir, lopinavir, ritonavir, saquinavir, telaprevir e tipranavir - que são utilizados para tratar infecções do VIH/SIDA.
- Ciclosporina - que é utilizada no transplante de órgãos para prevenir a rejeição.
- Lapatinib - que é utilizado para tratar pacientes com certos tipos de cancro da mama.
- Curcumina (que se encontra, por exemplo, na raiz da cúrcuma) em alguns medicamentos (ver também a secção Tomar Talzenna com alimentos e bebidas).
Os seguintes medicamentos podem reduzir o efeito de Talzenna:
- Carbamazepina e fenitoína - antiepilépticos utilizados para tratar as convulsões ou ataques.
- Erva de São João (Hypericum perforatum) - uma planta medicinal que é usada para tratar a depressão leve e a ansiedade.
Tomar Talzenna com alimentos e bebidas
Não use curcumina em complementos alimentícios enquanto estiver a tomar Talzenna, porque pode aumentar os efeitos adversos de Talzenna. A curcumina se encontra na raiz da cúrcuma e não deve usar grandes quantidades de raiz da cúrcuma, embora seja provável que o uso de especiarias nos alimentos não cause problemas.
Gravidez
Talzenna pode ser prejudicial para o feto. Se está grávida ou em período de amamentação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico antes de utilizar este medicamento. O seu médico realizará um teste de gravidez antes de começar o tratamento com Talzenna.
- Não deve usar Talzenna se está grávida, a menos que o seu médico o considere necessário.
- Não se deve engravidar enquanto estiver a tomar Talzenna.
- Fale de anticonceção com o seu médico se existe alguma possibilidade de que si ou a sua parceira se engravide.
Anticonceção masculina e feminina
As mulheresque possam engravidar devem usar um método de controlo da natalidade (anticonceptivo) eficaz durante o tratamento com Talzenna e durante pelo menos 7 meses após a última dose de Talzenna. Dado que não é recomendado o uso de anticonceptivos hormonais se si tem cancro da mama, deve utilizar dois métodos anticonceptivos não hormonais.
Consulte o seu profissional de saúde sobre os métodos anticonceptivos que possam ser adequados para si.
Os homenscom parceiras femininas que estão grávidas ou que possam engravidar devem usar um método eficaz de controlo da natalidade (anticonceptivo), mesmo após uma vasectomia, durante o tratamento com Talzenna e durante pelo menos 4 meses após a última dose.
Amamentação
Não deve dar o peito enquanto toma Talzenna e durante pelo menos 1 mês após a última dose. Desconhece-se se Talzenna passa para o leite materno.
Fertilidade
Talazoparibe pode reduzir a fertilidade masculina.
Condução e uso de máquinas
A influência de Talzenna sobre a capacidade para conduzir e utilizar máquinas é pequena. Se se sentir mareado, fraco ou cansado (estes são efeitos secundários muito frequentes de Talzenna), não deve conduzir ou usar máquinas.
3. Como tomar Talzenna
Siga exactamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico ou farmacêutico. Em caso de dúvida, consulte de novo o seu médico ou farmacêutico.
Quantidade a tomar
Talzenna é tomado por via oral uma vez ao dia. A dose recomendada é:
- para o cancro da mama: uma cápsula de 1 mg de Talzenna.
- para o cancro da próstata: Talzenna é tomado com um medicamento denominado enzalutamida. A dose habitual de Talzenna é de 0,5 mg.
Se tiver certos efeitos adversos enquanto toma Talzenna sozinho ou em combinação com enzalutamida (ver secção 4), o seu médico pode reduzir a sua dose ou interromper o tratamento temporariamente ou de forma permanente. Tome Talzenna e enzalutamida exactamente como lhe foi indicado pelo seu médico.
Pode tomar Talzenna com alimentos ou fora das refeições. Engula a cápsula inteira com um copo de água. Não mastigue nem triture as cápsulas. Não abra as cápsulas. Deve evitar o contacto com o conteúdo da cápsula.
Se tomar mais Talzenna do que deve
Se tomou mais Talzenna do que a sua dose normal, comunique-se com o seu médico ou com o hospital mais próximo de forma imediata. Pode ser necessário um tratamento de urgência.
Leve o envase e este prospecto para que o médico saiba o que está a tomar.
Se esquecer de tomar Talzenna
Se esquecer de uma dose ou vomitar, tome a próxima dose como estava previsto. Não tome uma dose dupla para compensar as cápsulas esquecidas ou vomitadas.
Se interromper o tratamento com Talzenna
Não interrompa o tratamento com Talzenna a não ser que se lo indique o seu médico.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
4. Posíveis efeitos adversos
Como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Informe imediatamente o seu médico se notar algum dos seguintes sintomas que poderiam ser um sinal de um trastorno sanguíneo grave:
Muito frequentes(podem afectar mais de 1 em cada 10 pessoas)
- Sentir que lhe falta o ar, sentir-se muito cansado, pele pálida ou batimentos cardíacos acelerados; estes podem ser sinais de uma contagem de glóbulos vermelhos baixa (anemia).
- Infecção, desenvolver arrepios ou tremores, ou febre ou sentir-se febril - estes podem ser sinais de uma contagem de glóbulos brancos baixa (neutropenia).
- Ter hematomas ou sangrar durante mais tempo do que o normal se fizer danos - estes podem ser sinais de uma contagem de plaquetas baixa (trombocitopenia).
Consulte o seu médico se tiver qualquer outro efeito adverso. Estes podem incluir:
Muito frequentes(podem afectar mais de 1 em cada 10 pessoas)
- Contagens de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas baixas
- Diminuição do apetite
- Sentir-se mareado
- Dor de cabeça
- Malestar (náuseas)
- Vómitos
- Diarréia
- Dor abdominal
- Perda de cabelo
Frequentes(podem afectar até 1 em cada 10 pessoas)
- Trastorno do gosto (disgeusia)
- Pernas inchadas e doloridas, dor no peito, dificuldade para respirar, respiração rápida ou frequência cardíaca rápida, porque podem ser sinais de coágulos de sangue nas veias
- Indigestão
- Inflamação da boca
Pouco frequentes(podem afectar até 1 em cada 100 pessoas)
- Contagens anormais de células sanguíneas devido a problemas graves da medula óssea (síndrome mielodisplásica ou leucemia mieloide aguda). Ver “Advertências e precauções” na secção 2.
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los directamente através do Sistema nacional de notificação incluído no Apêndice V. Mediante a comunicação de efeitos adversos, pode contribuir para fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Talzenna
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece na caixa, no frasco ou no blister após EXP. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Este medicamento não requer condições especiais de conservação.
Não utilize este medicamento se observar que o envase está danificado ou tem sinais de deterioração.
Os medicamentos não devem ser deitados fora pelos esgotos nem para o lixo. Pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que já não precisa. Desta forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de Talzenna
O princípio ativo é talazoparib. Talzenna cápsulas duras está disponível em diferentes doses.
- Talzenna 0,1 mg cápsulas duras: cada cápsula contém tosilato de talazoparib equivalente a 0,1 mg de talazoparib.
- Talzenna 0,25 mg cápsulas duras: cada cápsula contém tosilato de talazoparib equivalente a 0,25 mg de talazoparib.
- Talzenna 0,35 mg cápsulas duras: cada cápsula contém tosilato de talazoparib equivalente a 0,35 mg de talazoparib.
- Talzenna 0,5 mg cápsulas duras: cada cápsula contém tosilato de talazoparib equivalente a 0,5 mg de talazoparib.
- Talzenna 1 mg cápsulas duras: cada cápsula contém tosilato de talazoparib equivalente a 1 mg de talazoparib.
Os outros componentes são:
- Conteúdo da cápsula: celulosa microcristalina silicificada (celulosa microcristalina e dióxido de silício).
- Cobertura da cápsula de 0,1 mg: hipromelosa e dióxido de titânio (E171).
- Cobertura da cápsula de 0,25 mg: hipromelosa, óxido de ferro amarelo (E172) e dióxido de titânio (E171).
- Cobertura da cápsula de 0,35 mg: hipromelosa, óxido de ferro amarelo (E172) e dióxido de titânio (E171).
- Cobertura da cápsula de 0,5 mg: hipromelosa, óxido de ferro vermelho (E172) e dióxido de titânio (E171).
- Cobertura da cápsula de 1 mg: hipromelosa, óxido de ferro amarelo (E172), dióxido de titânio (E171) e óxido de ferro vermelho (E172).
- Tinta de impressão: goma laca (E904), propilenoglicol (E1520), hidróxido de amônio (E527), óxido de ferro preto (E172) e hidróxido de potássio (E525).
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Talzenna 0,1 mg é apresentado em uma cápsula dura opaca de 14 mm × 5 mm, aproximadamente, com uma tampa de cor branca (impressa com “Pfizer” em preto) e um corpo branco (impresso com “TLZ 0.1” em preto).
Talzenna 0,25 mg é apresentado em uma cápsula dura opaca de 14 mm × 5 mm, aproximadamente, com uma tampa de cor marfim (impressa com “Pfizer” em preto) e um corpo branco (impresso com “TLZ 0.25” em preto).
Talzenna 0,35 mg é apresentado em uma cápsula dura opaca de 14 mm × 5 mm, aproximadamente, com uma tampa de cor marfim (impressa com “Pfizer” em preto) e um corpo marfim (impresso com “TLZ 0.35” em preto).
Talzenna 0,5 mg é apresentado em uma cápsula dura opaca de 14 mm × 5 mm, aproximadamente, com uma tampa de cor rosa claro (impressa com “Pfizer” em preto) e um corpo branco (impresso com “TLZ 0.5” em preto).
Talzenna 1 mg é apresentado em uma cápsula dura opaca de 14 mm × 5 mm, aproximadamente, com uma tampa de cor vermelha clara (impressa com “Pfizer” em preto) e um corpo branco (impresso com “TLZ 1” em preto).
Talzenna 0,1 mg está disponível em frascos de plástico de 30 cápsulas duras.
Talzenna 0,25 mg está disponível em blisters precortados unidose de 30 × 1, 60 × 1 ou 90 × 1 cápsulas duras e em frascos de plástico de 30 cápsulas duras.
Talzenna 0,35 mg está disponível em frascos de plástico de 30 cápsulas duras.
Talzenna 0,5 mg está disponível em frascos de plástico de 30 cápsulas duras.
Talzenna 1 mg está disponível em blisters precortados unidose de 30 × 1 cápsulas duras e em frascos de plástico de 30 cápsulas duras.
Pode ser que apenas alguns tamanhos de envases estejam comercializados.
Titular da autorização de comercialização
Pfizer Europe MA EEIG
Boulevard de la Plaine 17
1050 Bruxelas
Bélgica
Responsável pela fabricação
Excella GmbH & Co. KG
Nürnberger Strasse 12
90537 Feucht
Alemanha
Podem solicitar mais informações sobre este medicamento dirigindo-se ao representante local do titular da autorização de comercialização:
Bélgica/Bélgica/Bélgin Luxemburgo/Luxemburgo Pfizer NV/SA Tel: +32 (0)2 554 62 11 | Letônia Pfizer Luxembourg SARL filial Letônia Tel: + 371 670 35 775 |
| Lituânia Pfizer Luxembourg SARL filial Lituânia Tel: + 370 52 51 4000 |
República Tcheca Pfizer, spol. s r.o. Tel: +420 283 004 111 | Hungria Pfizer Kft. Tel.: +36-1-488-37-00 |
Dinamarca Pfizer ApS Tlf.: +45 44 20 11 00 | Malta Vivian Corporation Ltd Tel: +356 21344610 |
Alemanha PFIZER PHARMA GmbH Tel: +49 (0)30 550055-51000 | Países Baixos Pfizer bv Tel: +31 (0)800 63 34 636 |
Estônia Pfizer Luxembourg SARL Estônia filial Tel: +372 666 7500 | Noruega Pfizer AS Tlf: +47 67 52 61 00 |
Grécia Pfizer Ελλάς A.E. Τηλ: +30 210 6785 800 | Áustria Pfizer Corporation Austria Ges.m.b.H. Tel: +43 (0)1 521 15-0 |
Espanha Pfizer, S.L. Tel: +34 91 490 99 00 | Polônia Pfizer Polska Sp. z o.o. Tel.: +48 22 335 61 00 |
França Pfizer Tél: +33 (0)1 58 07 34 40 | Portugal Laboratórios Pfizer, Lda. Tel: +351 21 423 5500 |
Croácia Pfizer Croácia d.o.o. Tel: +385 1 3908 777 | Romênia Pfizer Romênia S.R.L. Tel: +40 (0) 21 207 28 00 |
Irlanda Pfizer Healthcare Ireland Unlimited Company Tel: 1800 633 363 (gratuito) +44 (0)1304 616161 | Eslovênia Pfizer Luxembourg SARL Pfizer, filial para consultoria em atividades farmacêuticas, Liubliana Tel: + 386 (0)1 52 11 400 |
Islândia Icepharma hf. Sími: +354 540 8000 | República Eslovaca Pfizer Luxembourg SARL, organização filial Tel: + 421 2 3355 5500 |
Itália Pfizer S.r.l. Tel: +39 06 33 18 21 | Finlândia Pfizer Oy Puh/Tel: +358 (0)9 430 040 |
Chipre Pfizer Ελλάς Α.Ε. (filial Chipre) Τηλ: +357 22 817690 | Suécia Pfizer AB Tel: +46 (0)8 550 520 00 |
Data da última revisão deste prospecto:06/2025.
Outras fontes de informação
A informação detalhada sobre este medicamento está disponível no site da Agência Europeia de Medicamentos: https://www.ema.europa.eu.
- País de registo
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a TALZENNA 0,25 mg CÁPSULAS DURASForma farmacêutica: CÁPSULA, 0,1 mgSubstância ativa: talazoparibFabricante: Pfizer Europe Ma EeigRequer receita médicaForma farmacêutica: CÁPSULA, 1 mgSubstância ativa: talazoparibFabricante: Pfizer Europe Ma EeigRequer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 100 mg/500 mgSubstância ativa: niraparib and abirateroneFabricante: Janssen-Cilag International N.VRequer receita médica
Médicos online para TALZENNA 0,25 mg CÁPSULAS DURAS
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para TALZENNA 0,25 mg CÁPSULAS DURAS — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.
