VALSAROS 10 MG/80 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA
Como utilizar VALSAROS 10 MG/80 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto:informação para o paciente
Valsaros 10mg/80mg comprimidos revestidos com película
Valsaros 20mg/80mg comprimidos revestidos com película
Valsaros 10mg/160mg comprimidos revestidos com película
Valsaros 20mg/160mg comprimidos revestidos com película
rosuvastatina/valsartán
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Este medicamento foi-lhe prescrito apenas para si, e não deve dá-lo a outras pessoas, mesmo que tenham os mesmos sintomas que si, porque pode prejudicá-las.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.
Conteúdo do prospecto
- O que é Valsaros e para que é utilizado
- O que precisa saber antes de começar a tomar Valsaros
- Como tomar Valsaros
- Posíveis efeitos adversos
- Conservação de Valsaros
- Conteúdo do envase e informações adicionais
1. O que é Valsaros e para que é utilizado
Valsaros contém dois princípios ativos: rosuvastatina e valsartán.
Valsaros está indicado para o tratamento da pressão arterial alta que curse com níveis altos de colesterol e/ou para a prevenção de eventos cardiovasculares.
2. O que precisa saber antes de começar a tomar Valsaros
Não tome Valsaros:
- Se é alérgico a valsartán, rosuvastatina ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6).
- Se está grávida ou em período de amamentação. Se ficar grávida durante o tratamento com Valsaros, deixe de tomar logo e comunique-o ao seu médico. As mulheres devem evitar ficar grávidas durante o tratamento com Valsaros mediante o emprego de métodos anticonceptivos adequados.
- Se padece doença do fígado.
- Se tem problemas graves de rim.
- Se tem dores ou cãibras musculares de forma repetida ou injustificada.
- Se toma uma combinação de medicamentos de sofosbuvir/velpatasvir/voxilaprevir (utilizada para uma infecção vírica de fígado denominada hepatite C)
- Se toma um medicamento chamado ciclosporina (usado, por exemplo, após transplantes de órgãos).
- Se tem diabetes ou insuficiência renal e está a ser tratado com um medicamento para reduzir a pressão arterial que contém aliskireno.
Se for afetado por alguma das situações mencionadas anteriormente (ou tiver dúvidas), dirija-se novamente ao seu médico.
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar Valsaros.
- se tem problemas de rim ou está a ser submetido a diálise.
- se tem problemas de fígado.
- se tem dores ou cãibras musculares de forma repetida ou injustificada, antecedentes pessoais ou familiares de problemas musculares, ou antecedentes de problemas musculares durante o tratamento com outros medicamentos para diminuir os níveis de colesterol. Informe o seu médico imediatamente se tem dores musculares injustificadas, especialmente se se sente mal ou tem febre.
- se ingere regularmente grandes quantidades de álcool.
- se a sua glândula tiróide não funciona corretamente.
- se toma outros medicamentos para reduzir o colesterol chamados fibratos. Por favor, leia este prospecto com atenção, mesmo que tenha tomado anteriormente outros medicamentos para tratar os níveis altos de colesterol.
- se toma medicamentos para tratar a infecção por VIH, por exemplo: ritonavir com lopinavir e/ou atazanavir; ver secção «Toma de Valsaros com outros medicamentos».
- se tem mais de 70 anos (já que o seu médico deve escolher a dose de início de Valsaros mais adequada para si).
- se padece insuficiência respiratória grave.
- se é de origem asiática: japonês, chinês, filipino, vietnamita, coreano ou indiano, por exemplo, já que o seu médico deve escolher a dose de início de Valsaros mais adequada para si.
- se sofre um estreitamento da artéria do rim.
- se se submeteu recentemente a um transplante de rim (recebeu um rim novo).
- se está a ser tratado de um ataque cardíaco ou de insuficiência cardíaca; pode que o seu médico verifique a sua função renal.
- se tem uma doença cardíaca grave diferente da insuficiência cardíaca ou do ataque cardíaco.
- se já experimentou alguma vez inchaço da língua e da face devido a uma reação alérgica — angioedema — enquanto se tratou com outros medicamentos (incluídos os inibidores da ECA). Se sofre estes sintomas durante o tratamento com Valsaros, interrompa-o imediatamente e não volte a tomá-lo nunca. Ver secção 4 «Posíveis efeitos adversos».
- se está a tomar medicamentos que aumentam a quantidade de potássio no sangue. Entre eles figuram os suplementos de potássio ou substitutos de sal que contêm potássio, os medicamentos poupadores de potássio e a heparina. Pode ser necessário controlar regularmente a quantidade de potássio no sangue.
- se sofre aldosteronismo: uma doença em que as glândulas supra-renais produzem demasiada hormona aldosterona. Nesse caso, não se recomenda o uso de Valsaros.
- se perdeu muito líquido (desidratação) devido a diarreia, vómitos ou doses elevadas de diuréticos.
- se está a tomar algum dos seguintes medicamentos utilizados para tratar a hipertensão (pressão arterial alta):
- um inibidor da enzima conversora de angiotensina — IECA — (por exemplo: enalapril, lisinopril, ramipril), em particular se sofre problemas renais relacionados com a diabetes.
- aliskireno.
- se está a ser tratado ao mesmo tempo com um inibidor da enzima conversora de angiotensina — IECA — juntamente com outros medicamentos específicos para o tratamento da insuficiência cardíaca, conhecidos como antagonistas dos receptores de mineralocorticoides — ARM — (por exemplo: espironolactona, eplerenona) ou betabloqueantes (por exemplo: metoprolol).
- se está a tomar ou tomou nos últimos 7 dias um medicamento chamado ácido fusídico (um medicamento para as infecções bacterianas) por via oral ou por injeção. A combinação do ácido fusídico e Valsaros pode dar lugar a problemas musculares graves (rabdomiólise).
- se alguma vez desenvolveu uma erupção cutânea grave ou descamação da pele, bolhas e/ou úlceras na boca após tomar rosuvastatina ou outros medicamentos relacionados.
- se tem ou teve miastenia (uma doença que cursa com debilidade muscular generalizada que, em alguns casos, afeta os músculos utilizados na respiração) ou miastenia ocular (uma doença que provoca debilidade dos músculos oculares), já que as estatinas às vezes podem agravar a doença ou provocar a aparência de miastenia (ver secção 4).
Em um número reduzido de pessoas, as estatinas podem afetar o fígado. Isso é detectado mediante uma simples prova que detecta níveis aumentados de enzimas hepáticas — transaminases — no sangue. Por esta razão, o seu médico normalmente lhe realizará análises de sangue (prova da função hepática) antes e após o tratamento com Valsaros.
Se tem diabetes ou risco de desenvolver, o seu médico o controlará estreitamente enquanto estiver a tomar este medicamento. É provável que tenha risco de desenvolver diabetes se tem níveis altos de açúcares e gorduras no sangue, sobrepeso e a pressão arterial elevada.
Pode que o seu médico decida controlar a função renal, a pressão arterial e os níveis de eletrólitos (por exemplo, potássio) no sangue a intervalos regulares.
Foram notificadas reações cutâneas graves, incluindo o síndrome de Stevens-Johnson e reação a fármaco com eosinofilia e sintomas sistémicos (DRESS) associadas ao tratamento com rosuvastatina. Deixe de utilizar rosuvastatina e procure atendimento médico imediatamente se notar algum dos sintomas descritos na secção 4.
Consulte o seu médico se apresentar dor abdominal, náuseas, vómitos ou diarreia após tomar rosuvastatina/valsartán. O seu médico decidirá se continuar com o tratamento. Não deixe de tomar rosuvastatina/valsartán por sua conta.
Ver também a informação sob o cabeçalho «Não tome Valsaros».
Se alguma das situações anteriores o afeta, informe o seu médico antes de tomar Valsaros.
Toma de Valsaros com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se está a tomar, tomou recentemente ou pudesse ter que tomar qualquer outro medicamento.
Informe o seu médico se está a tomar algum dos seguintes medicamentos:
- Ciclosporina (usada, por exemplo, após transplantes de órgãos).
- Anticoagulantes, p. ex. Warfarina, acenocumarol ou fluindiona (o seu efeito anticoagulante e o risco de hemorragia podem aumentar se for tomado com este medicamento), ticagrelor ou clopidogrel.
- Fibratos (como gemfibrozilo, fenofibrato) ou qualquer outro medicamento empregado para reduzir o colesterol (como ezetimiba).
- Tratamentos para a indigestão (utilizados para neutralizar o ácido do estômago).
- Eritromicina (um antibiótico).
- Anticonceptivos orais (pílula anticonceptiva).
- Terapia hormonal substitutiva.
- Outros medicamentos empregados para tratar a pressão arterial alta, especialmente diuréticos.
- Medicamentos que aumentam a quantidade de potássio no sangue. Entre eles figuram os suplementos de potássio ou substitutos de sal que contêm potássio, os medicamentos poupadores de potássio e a heparina.
- Analgésicos conhecidos como anti-inflamatórios não esteroideos (AINE).
- Alguns antibióticos (pertencentes ao grupo da rifampicina), um medicamento empregado para prevenir rejeições de órgãos após um transplante (ciclosporina) ou um medicamento antirretroviral empregado para tratar a infecção por VIH/SIDA (ritonavir com lopinavir e/ou atazanavir). Estes medicamentos aumentam o efeito de Valsaros.
- Litio, um medicamento utilizado para tratar certos tipos de doenças psiquiátricas.
- Se está a tomar um inibidor da enzima conversora de angiotensina — IECA — ou aliskireno (ver também a informação sob os cabeçalhos «Não tome Valsaros» e «Advertências e precauções»).
- Se está a ser tratado ao mesmo tempo com um inibidor da enzima conversora de angiotensina — IECA — juntamente com outros medicamentos específicos para o tratamento da insuficiência cardíaca, conhecidos como antagonistas dos receptores de mineralocorticoides — ARM — (por exemplo: espironolactona, eplerenona) ou betabloqueantes (por exemplo: metoprolol).
- Se precisa tomar ácido fusídico por via oral para tratar uma infecção bacteriana, deve suspender temporariamente o tratamento com este medicamento. O seu médico lhe indicará quando é seguro retomar o tratamento com Valsaros. A tomada conjunta de Valsaros e ácido fusídico pode raramente causar debilidade muscular, dor à palpação ou dor (rabdomiólise). Para mais informações sobre a rabdomiólise, ver secção 4.
- Regorafenib (usado para tratar o cancro).
- Darolutamida (usado para tratar o cancro).
- Qualquer um dos seguintes medicamentos utilizados para tratar as infecções víricas, incluindo infecção por VIH ou hepatite C, sozinhos ou em combinação (ver Advertências e Precauções): ritonavir, lopinavir, atazanavir, sofosbuvir, voxilaprevir, ombitasvir, paritaprevir, dasabuvir, velpatasvir, grazoprevir, elbasvir, glecaprevir, pibrentasvir.
Os efeitos destes medicamentos podem ser modificados por Valsaros ou mudar o efeito de Valsaros.
Toma de Valsaros com alimentos e bebidas
Pode tomar Valsaros com ou sem alimentos.
Gravidez e amamentação
Não tome Valsarosse está grávida ou em período de amamentação. Se ficar grávida durante o tratamento com Valsaros, deixe de tomar logoe comunique-o ao seu médico. As mulheres devem evitar ficar grávidas durante o tratamento com Valsaros mediante o emprego de métodos anticonceptivos adequados. Peça conselho ao seu médico ou farmacêutico antes de começar o tratamento com este medicamento.
- Deve informar o seu médico se acredita que está (ou pudesse ficar) grávida.O seu médico normalmente lhe indicará que deixe de tomar Valsaros antes de ficar grávida ou tão pronto seja consciente da sua gravidez, e lhe prescreverá outro tratamento distinto de Valsaros.
- Informe o seu médico se está em período de amamentação ou tem intenção de iniciá-lo. Não se recomenda o tratamento com Valsaros em mulheres em período de amamentação. O seu médico deve escolher outro tratamento se deseja dar de mamar.
Condução e uso de máquinas
Antes de conduzir um veículo, usar ferramentas ou manejar máquinas, ou levar a cabo qualquer outra atividade que requeira concentração, certifique-se de conhecer como lhe afeta Valsaros. À semelhança de muitos outros medicamentos utilizados para tratar a pressão arterial elevada, Valsaros pode causar, em raros casos, tonturas e afetar a capacidade de concentração. Se sentir tonturas, consulte o seu médico antes de conduzir ou usar máquinas.
Valsaros contém lactose e sódio
Se o seu médico lhe indicou que padece uma intolerância a certos açúcares, consulte com ele antes de tomar este medicamento.
Este medicamento contém menos de 1 mmol de sódio (23 mg) por dose, ou seja, é essencialmente "isento de sódio".
3. Como tomar Valsaros
Siga exatamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico ou farmacêutico. Em caso de dúvida, consulte novamente o seu médico ou farmacêutico.
Doses habituais em adultos
A dose recomendada é de um comprimido por dia.
Pode tomar o seu medicamento antes ou após as refeições e bebidas. Tome este medicamento todos os dias à mesma hora com água. Não tome este medicamento com sumo de toranja.
Uso em crianças e adolescentes
Valsaros não deve ser usado em crianças ou adolescentes.
Controles regulares dos níveis de colesterol
É importante que acuda ao seu médico regularmente para realizar controles do colesterol com o objetivo de comprovar que os seus níveis de colesterol se normalizaram e se mantêm em níveis adequados.
Pode que o seu médico decida aumentar-lhe a dose para que tome a quantidade de Valsaros adequada para si.
Se tomar mais Valsaros do que deve
Em caso de sobredose ou ingestão acidental, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico, ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, telefone 91 562 04 20, indicando o medicamento e a quantidade ingerida.
Se notar um forte mareio e/ou desmaio, deite-se. Se acuda ao hospital ou receber tratamento para outra doença, informe o pessoal sanitário de que está a tomar Valsaros.
Se esquecer de tomar Valsaros
Não se preocupe. Simplesmente tome a próxima dose programada à hora prevista. Não tome uma dose dupla para compensar as doses esquecidas.
Se interromper o tratamento com Valsaros
Consulte o seu médico se quiser interromper o tratamento com Valsaros. Interromper o tratamento com Valsaros pode piorar a sua doença. Os seus níveis de colesterol podem aumentar novamente se deixar de tomar Valsaros. Não deixe de tomar este medicamento a menos que o seu médico o indique.
Se tiver alguma dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Efeitos adversos possíveis
Tal como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
É importante que saiba quais podem ser estes efeitos adversos. Geralmente são leves e desaparecem num espaço curto de tempo.
Deixe de tomar Valsaros e procure atendimento médico imediatamentese apresentar algum dos seguintes efeitos adversos:
- Dificuldade para respirar, com ou sem inchaço do rosto, lábios, língua e/ou garganta.
- Inchaço do rosto, lábios, língua e/ou garganta, que podem provocar dificuldade para engolir.
- Coceira intensa da pele (com urticárias).
- Bolhas na pele, boca, olhos e/ou genitais (síndrome de Stevens-Johnson).
- Síndrome de doença semelhante ao lúpus (que inclui erupção, distúrbios das articulações e efeitos nas células sanguíneas).
- Ruptura muscular.
- Manchas no tronco vermelhas não elevadas, em forma de alvo ou circulares, frequentemente com bolhas centrais, descamação da pele, úlceras na boca, garganta, nariz, genitais e olhos. Estas erupções cutâneas graves podem ser precedidas de febre e sintomas semelhantes aos da gripe (síndrome de Stevens-Johnson).
- Erupção generalizada, temperatura corporal alta e gânglios linfáticos aumentados (síndrome DRESS ou síndrome de hipersensibilidade a medicamentos).
Se experimentar algum dos sintomas acima, deixe de tomar Valsaros e consulte um médico imediatamente (ver também seção 2 «Advertências e precauções»).
Também deixe de tomar Valsaros e consulte seu médico imediatamente se apresentar dores e cãibras musculares injustificadasque durem mais do que o esperado. Os sintomas musculares são mais frequentes em crianças e adolescentes do que em adultos. Como com outras estatinas, um número muito reduzido de pessoas sofreu efeitos musculares desagradáveis que, muito raramente, resultaram em uma lesão muscular potencialmente mortal chamada rabdomiólise.
Efeitos adversos frequentes(podem afetar até 1 de cada 10 pessoas):
- Tontura.
- Pressão arterial baixa com ou sem sintomas como tontura ou desmaio ao se levantar.
- Função renal diminuída (sinais de insuficiência renal).
- Dor de cabeça.
- Dor abdominal.
- Prisão de ventre.
- Náuseas.
- Dor muscular.
- Sensação de fraqueza.
- Diabetes. Isso é mais provável se tiver níveis altos de açúcares e gorduras no sangue, sobrepeso e pressão arterial elevada. Seu médico o controlará enquanto estiver tomando este medicamento.
Efeitos adversos pouco frequentes(podem afetar até 1 de cada 100 pessoas):
- Angioedema (ver a seção «Deixe de tomar Valsaros e procure atendimento médico imediatamente»).
- Perda súbita do conhecimento (síncope).
- Sensação de rotação (vertigem).
- Redução acentuada da função renal (sinais de insuficiência renal aguda).
- Espasmos musculares, ritmo cardíaco anormal (sinais de hipopotasemia).
- Falta de ar, dificuldade para respirar deitado, inchaço dos pés ou pernas (sinais de insuficiência cardíaca).
- Tosse.
- Diarréia.
- Cansaço.
- Fraqueza.
- Erupção cutânea, coceira ou outras reações da pele.
- Aumento da quantidade de proteínas na urina — geralmente volta ao normal sem necessidade de interromper o tratamento com comprimidos de Valsaros —.
Efeitos adversos raros(podem afetar até 1 de cada 1.000 pessoas):
- Reação alérgica grave. Os sintomas incluem inchaço do rosto, lábios, língua e/ou garganta, dificuldade para engolir ou respirar e/ou coceira intensa na pele (com urticárias). Se achar que está tendo uma reação alérgica, deixe de tomar Valsarose procure atendimento médico imediatamente.
- Lesão muscular em adultos. Como precaução, deixe de tomar Valsaros e consulte um médico imediatamente se tiver dores ou cãibras musculares injustificadasque duram mais do que o esperado.
- Dor intensa de estômago (possível sinal de inflamação do pâncreas).
- Aumento das enzimas hepáticas no sangue.
- Redução do número de plaquetas, aumentando o risco de hemorragias ou hematomas (trombocitopenia).
Efeitos adversos muito raros(podem afetar até 1 de cada 10.000 pessoas):
- Icterícia (cor amarelada da pele e dos olhos).
- Hepatite (inflamação do fígado).
- Traços de sangue na urina.
- Lesão dos nervos das pernas e braços (como formigamento ou entorpecimento).
- Dor nas articulações.
- Perda de memória.
- Ginecomastia (aumento do tamanho da mama nos homens).
- Angioedema intestinal: foi relatado inchaço no intestino que cursa com sintomas como dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia após o uso de produtos semelhantes.
Efeitos adversos de frequência não conhecida(a frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis):
- Poderiam ocorrer reações alérgicas com erupção, coceira e urticárias, sintomas de febre, inchaço das articulações e dor articular, dor muscular, inchaço dos nódulos linfáticos e/ou sintomas gripais (sinais da doença do soro).
- Manchas vermelhas purpúreas, febre, coceira (sinais de inflamação dos vasos sanguíneos, também chamada vasculite).
- Febre, dor de garganta ou úlceras na boca por infecções (sintomas de baixo nível de glóbulos brancos, também chamado neutropenia).
- Redução do nível de hemoglobina e redução do percentual de glóbulos vermelhos no sangue (que pode ocasionar anemia em casos graves).
- Aumento do potássio no sangue (que, em casos graves, pode provocar espasmos musculares e um ritmo cardíaco anormal).
- Redução dos níveis de sódio no sangue (que pode produzir cansaço, confusão, sacudidas musculares, convulsões ou coma).
- Elevação dos valores da função hepática (que pode indicar lesão hepática), incluindo um aumento do nível de bilirrubina no sangue (que, em casos graves, pode provocar que a pele e os olhos fiquem amarelados).
- Aumento do nível de nitrogênio uréico no sangue e aumento do nível de creatinina sérica (que podem indicar anomalias da função renal).
- Dispneia (falta de ar).
- Edema (inchaço).
- Alterações do sono, incluindo insônia e pesadelos.
- Dificuldades sexuais.
- Depressão.
- Problemas respiratórios, incluindo tosse persistente e/ou falta de ar ou febre.
- Lesões nos tendões.
- Fraqueza muscular constante.
- Miastenia grave (uma doença que provoca fraqueza muscular generalizada que, em alguns casos, afeta os músculos utilizados para respirar).
- Miastenia ocular (uma doença que provoca fraqueza dos músculos oculares).
- Consulte seu médico se apresentar fraqueza nos braços ou pernas que piora após períodos de atividade, visão dupla ou queda das pálpebras, dificuldade para engolir ou dificuldade para respirar.
A frequência de alguns efeitos adversos pode variar em função de sua doença. Por exemplo: certos efeitos adversos como a tontura e a redução da função renal foram observados com menos frequência em pacientes tratados com hipertensão do que em pacientes tratados por insuficiência cardíaca ou após um ataque cardíaco recente.
Se algum dos efeitos adversos que sofre for grave, ou se notar qualquer efeito adverso não descrito neste prospecto, informe seu médico ou farmacêutico.
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los diretamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de Medicamentos de Uso Humano: http://www.notificaram.es/. Mediante a comunicação de efeitos adversos, você pode contribuir para proporcionar mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Valsaros
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não use este medicamento após a data de validade que aparece no envase após CAD. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Conservar no embalagem original para protegê-lo da umidade.
Os medicamentos não devem ser jogados nos desagües nem na lixeira. Deposite os envases e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte a seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que já não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informações adicionais
Composição de Valsaros
Os princípios ativos são rosuvastatina e valsartã.
Valsaros 10 mg/80 mg comprimidos revestidos com película
Cada comprimido contém 10 mg de rosuvastatina (como sal cálcica) e 80 mg de valsartã.
Valsaros 20 mg/80 mg comprimidos revestidos com película
Cada comprimido contém 20 mg de rosuvastatina (como sal cálcica) e 80 mg de valsartã.
Valsaros 10 mg/160 mg comprimidos revestidos com película
Cada comprimido contém 10 mg de rosuvastatina (como sal cálcica) e 160 mg de valsartã.
Valsaros 20 mg/160 mg comprimidos revestidos com película
Cada comprimido contém 20 mg de rosuvastatina (como sal cálcica) e 160 mg de valsartã.
Os demais componentes são:
Núcleo do comprimido:celulose microcristalina (E460i), lactose monohidratada, croscarmelosa sódica, sílica coloidal anidra, estearato de magnésio (E470b), manitol (E421), polividona K25, laurilsulfato de sódio e óxido de ferro amarelo (E172)
Revestimento:álcool polivinílico, dióxido de titânio (E171), macrogol 3350, talco, óxido de ferro vermelho (E172) — somente para Valsaros 10 mg/80 mg, 20 mg/80 mg e 10 mg/160 mg comprimidos revestidos com película — e óxido de ferro amarelo (E172) — somente para Valsaros 10 mg/160 mg e 20 mg/160 mg comprimidos revestidos com película.
Ver seção 2 “Valsaros contém lactose” e sódio.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Valsaros 10 mg/80 mg comprimidos revestidos com película
Comprimidos revestidos com película de cor rosa escura, redondos, ligeiramente biconvexos com bordos biselados e gravados com a marca «K4» em uma das faces.
Diâmetro: 8,7–9,3 mm.
Valsaros 20 mg/80 mg comprimidos revestidos com película
Comprimidos revestidos com película de cor rosa escura, com forma de cápsula, ligeiramente biconvexos e gravados com a marca «K3» em uma das faces.
Dimensões: 14,7–15,3 mm × 6,7–7,3 mm.
Valsaros 10 mg/160 mg comprimidos revestidos com película
Comprimidos revestidos com película de cor rosa escura, ovais, biconvexos e gravados com a marca «K2» em uma das faces.
Dimensões: 16,7–17,3 mm × 7,7–8,3 mm.
Valsaros 20 mg/160 mg comprimidos revestidos com película
Comprimidos revestidos com película de cor amarelo-amarronzado, ovais, biconvexos e gravados com a marca «K1» em uma das faces.
Dimensões: 16,7–17,3 mm × 7,7–8,3 mm.
Valsaros está disponível em blisteres contidos em estuches com 10, 14, 20, 28, 30, 56, 60, 84, 90 ou 100 comprimidos revestidos com película.
Pode ser que apenas alguns tamanhos de envases estejam comercializados.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
Titular da autorização de comercialização:
KRKA, d.d., Novo mesto, Šmarješka cesta 6, 8501 Novo mesto, Eslovênia
Responsável pela fabricação:
KRKA, d.d., Novo mesto, Šmarješka cesta 6, 8501 Novo mesto, Eslovênia
TAD Pharma GmbH, Heinz-Lohmann-Straße 5, 27472 Cuxhaven, Alemanha
Pode solicitar mais informações sobre este medicamento dirigindo-se ao representante local do titular da autorização de comercialização:
KRKA Farmacêutica, S.L., Calle de Anabel Segura, 10, Pta. Baja, Oficina 1, 28108 Alcobendas, Madrid, Espanha
Este medicamento está autorizado nos estados membros do Espaço Econômico Europeu com os seguintes nomes:
Nome do estado membro | Nome do medicamento |
Áustria | Ravalsya 10 mg/80 mg Filmtabletten Ravalsya 20 mg/80 mg Filmtabletten Ravalsya 10 mg/160 mg Filmtabletten Ravalsya 20 mg/160 mg Filmtabletten |
Bulgária | ???????? 10 mg/80 mg ????????? ???????? ???????? 20 mg/80 mg ????????? ???????? ???????? 10 mg/160 mg ????????? ???????? ???????? 20 mg/160 mg ????????? ???????? (Valarox 10 mg/80 mg film-coated tablets Valarox 20 mg/80 mg film-coated tablets Valarox 10 mg/160 mg film-coated tablets Valarox 20 mg/160 mg film-coated tablets) |
Eslováquia | Ravalsya 10 mg/80 mg filmom obalené tablety Ravalsya 20 mg/80 mg filmom obalené tablety Ravalsya 10 mg/160 mg filmom obalené tablety Ravalsya 20 mg/160 mg filmom obalené tablety |
Eslovênia | Ravalsyo 10 mg/80 mg filmsko obložene tablete Ravalsyo 20 mg/80 mg filmsko obložene tablete Ravalsyo 10 mg/160 mg filmsko obložene tablete Ravalsyo 20 mg/160 mg filmsko obložene tablete |
Espanha | Valsaros 10 mg/80 mg comprimidos revestidos com película Valsaros 20 mg/80 mg comprimidos revestidos com película Valsaros 10 mg/160 mg comprimidos revestidos com película Valsaros 20 mg/160 mg comprimidos revestidos com película |
Estônia | Valarox |
Finlândia | Valarox 10 mg/80 mg kalvopäällysteiset tabletit Valarox 20 mg/80 mg kalvopäällysteiset tabletit Valarox 10 mg/160 mg kalvopäällysteiset tabletit Valarox 20 mg/160 mg kalvopäällysteiset tabletit |
Hungria | Ravalsyo 10 mg/80 mg filmtabletta Ravalsyo 20 mg/80 mg filmtabletta Ravalsyo 10 mg/160 mg filmtabletta Ravalsyo 20 mg/160 mg filmtabletta |
Letônia | Valarox 10 mg + 80 mg apvalkotas tabletes Valarox 20 mg + 80 mg apvalkotas tabletes Valarox 10 mg + 160 mg apvalkotas tabletes Valarox 20 mg + 160 mg apvalkotas tabletes |
Lituânia | Ravalsyo 10 mg/80 mg plevele dengtos tabletes Ravalsyo 20 mg/80 mg plevele dengtos tabletes Ravalsyo 10 mg/160 mg plevele dengtos tabletes Ravalsyo 20 mg/160 mg plevele dengtos tabletes |
Polônia | Valarox |
Portugal | Valarox 10 mg/80 mg comprimidos revestidos por película Valarox 20 mg/80 mg comprimidos revestidos por película Valarox 10 mg/160 mg comprimidos revestidos por película Valarox 20 mg/160 mg comprimidos revestidos por película |
República Checa | Ravalsyo 10 mg/80 mg Ravalsyo 20 mg/80 mg Ravalsyo 10 mg/160 mg Ravalsyo 20 mg/160 mg |
Romênia | Valarox 10 mg/80 mg comprimate filmate Valarox 20 mg/80 mg comprimate filmate Valarox 10 mg/160 mg comprimate filmate Valarox 20 mg/160 mg comprimate filmate |
Data da última revisão deste prospecto:agosto 2025
A informação detalhada deste medicamento está disponível na página web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) (http://www.aemps.gob.es/).
- País de registo
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a VALSAROS 10 MG/80 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULAForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 160 mg/10 mgSubstância ativa: rosuvastatin and valsartanFabricante: Krka D.D. Novo MestoRequer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 160 mg/20 mgSubstância ativa: rosuvastatin and valsartanFabricante: Krka D.D. Novo MestoRequer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 80 mg/20 mgSubstância ativa: rosuvastatin and valsartanFabricante: Krka D.D. Novo MestoRequer receita médica
Médicos online para VALSAROS 10 MG/80 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para VALSAROS 10 MG/80 MG COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.