BECOZYME C FORTE COMPRIMIDOS REVESTIDOS
Como utilizar BECOZYME C FORTE COMPRIMIDOS REVESTIDOS
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
Becozyme C Forte Comprimidos revestidos
Leia todo o prospecto atentamente antes de começar a tomar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
Siga exatamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico ou farmacêutico.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se necessitar de conselho ou mais informações, consulte o seu farmacêutico.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.
- Deve consultar um médico se piorar ou se não melhorar após 7 dias.
Conteúdo do prospecto
- O que é Becozyme C Forte e para que é utilizado
- O que necessita de saber antes de começar a tomar Becozyme C Forte
- Como tomar Becozyme C Forte
- Efeitos adversos possíveis
- Conservação de Becozyme C Forte
- Conteúdo do envase e informações adicionais
1. O que é Becozyme C Forte e para que é utilizado
É uma associação de vitaminas hidrossolúveis: tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), nicotinamida, piridoxina (vitamina B6), pantotenato cálcio, biotina, cianocobalamina (vitamina B12) e ácido ascórbico (vitamina C) para administração oral.
As vitaminas são micronutrientes essenciais que intervêm em numerosos processos do metabolismo humano.
Becozyme C Forte está indicado na prevenção e no tratamento de estados carenciais de vitaminas do grupo B e vitamina C quando não se produz um aporte adequado dessas vitaminas, convalescença ou regimes alimentícios em adultos e adolescentes maiores de 14 anos.
2. O que necessita de saber antes de começar a tomar Becozyme C Forte
Não tomeBecozyme C Forte:
- se é alérgico à tiamina, riboflavina, nicotinamida, piridoxina, pantotenato cálcio, biotina, cianocobalamina, ácido ascórbico, ao cobalto ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6).
- se está em tratamento com levodopa (medicamento utilizado na doença de Parkinson).
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar Becozyme C Forte.
- Não deve tomar uma dose mais alta que a recomendada ou durante um período de tempo maior que o recomendado, pois aumentam o risco de reações adversas.
- Deve considerar a ingestão das mesmas vitaminas através de outras fontes como complementos alimentícios e medicações concomitantes.
- Se tem predisposição para padecer cálculos renais, devido ao conteúdo em ácido ascórbico (vitamina C), tem que ter precaução.
- Se sofre da doença de Leber (atrofia do nervo óptico hereditária), uma sobredose de medicamentos com cianocobalamina poderia agravar a situação.
- Se tem deficiência de vitamina B12 devida a gastrite atrófica, transtornos do íleo ou pâncreas e à má absorção gastrointestinal de vitamina B12 ou deficiência de fator intrínseco, consulte com o seu médico, pois este medicamento não contém uma dose suficiente para esses transtornos.
- Se sofre uma doença hereditária que afeta o metabolismo do ferro (hemocromatose), consulte com o seu médico, pois a vitamina C aumenta a absorção de ferro.
- Se padece uma deficiência de glucosa-6-fosfato-desidrogenase (alteração hereditária do metabolismo dos glóbulos vermelhos), pode produzir-se destruição de glóbulos vermelhos (hemólise) com doses altas de vitamina C.
Interferências com provas analíticas: Se lhe vão realizar alguma prova diagnóstica (incluídos análises de sangue, urina, etc...) comunique ao médico que está tomando este medicamento, pois pode alterar os resultados. Em algumas determinações de urobilinógeno, teofilina, ácido úrico ou glicose podem produzir-se falsos resultados.
Becozyme C Forte contém 0,15 g de biotina por comprimido. Se vão realizar-lhe provas de laboratório, deve informar o seu médico ou o pessoal do laboratório de que está tomando ou tomou recentemente Becozyme C Forte, pois a biotina pode influir nos resultados dessas provas. Dependendo da prova, os resultados podem mostrar falsas elevações ou falsas reduções devido à biotina. O seu médico poderá indicar-lhe que deixe de tomar Becozyme C Forte antes de realizar-lhe as análises de laboratório. Também deve saber que outros produtos que talvez esteja tomando, como preparados multivitamínicos ou suplementos para o cabelo, a pele e as unhas, também podem conter biotina e influir nos resultados das provas de laboratório. Informe o seu médico ou o pessoal do laboratório se está tomando este tipo de produtos.
Crianças
Este medicamento não está indicado em menores de 14 anos.
Outros medicamentos e Becozyme C Forte
Informe o seu médico ou farmacêutico se está utilizando, utilizou recentemente ou pudesse ter que utilizar qualquer outro medicamento.
Isso é especialmente importante no caso de:
- Levodopa (medicamento para o tratamento do Parkinson): poderia diminuir o seu efeito.
- Ferro: a sua absorção pode ser aumentada pela vitamina C, pode ser importante em pacientes com hemocromatose.
- Deferoxamina (medicamento para transtornos da sangue).
- Carbamazepina (medicamento para a epilepsia).
- Flufenazina (para tratar a esquizofrenia e sintomas de psicose).
- Altretamina (para o tratamento do cancro).
- Medicamentos bloqueantes neuromusculares (utilizados em anestesia, para cirurgia).
- 5-Fluorouracilo (medicamento para alguns tipos de cancros).
- Os seguintes medicamentos podem interferir com a piridoxina (vitamina B6) e podem reduzir os níveis desta vitamina, entre eles: antibióticos para a tuberculose (isoniazida, etionamida, etc.), penicilamina (para doenças reumáticas), hidralazina (para a hipertensão).
- Vários medicamentos podem diminuir a absorção de cianocobalamina (vitamina B12) ou reduzir o seu efeito, como por exemplo: ácido ascórbico (vitamina C) em grandes doses, a colchicina (para o tratamento da gota), ácido aminossalicílico (para doenças intestinais), medicamentos do tipo de omeprazol (para a úlcera de estômago). As necessidades de vitamina B12 podem ser aumentadas em pacientes que recebem estas medicações.
Toma de Becozyme C Forte com alimentos, bebidas e álcool
A ingestão excessiva de álcool diminui a absorção das vitaminas.
Gravidez, lactação e fertilidade
Se está grávida ou em período de lactação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de ficar grávida, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.
Não se recomenda este medicamento em mulheres grávidas ou em período de lactação.
Condução e uso de máquinas
A influência de Becozyme C Forte sobre a capacidade para conduzir e utilizar máquinas é nula ou insignificante.
Becozyme C Forte contém lactose e sacarose
Este medicamento contém lactose e sacarose. Se o seu médico lhe indicou que padece uma intolerância a certos açúcares, consulte com ele antes de tomar este medicamento.
3. Como usar Becozyme C Forte
Siga exatamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico ou farmacêutico. Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
Via oral.
- Adultos e adolescentes maiores de 14 anos: Recomenda-se tomar 1 comprimido por dia.
Recomenda-se ingerir este medicamento sem mastigar, com a ajuda de um pouco de água.
Em geral, recomenda-se o tratamento durante duas semanas, embora o seu médico possa recomendar a administração durante mais de 15 dias.
Se os sintomas não melhoram após 7 dias de tratamento, deve consultar o médico.
Se tomar mais Becozyme C Forte do que deve
Se tomar mais quantidade do que a recomendada no prospecto ou o que o seu médico lhe indicou, poderá sofrer confusão e molestias gastrointestinais como estreñimento, diarreia, náuseas e vómitos.
Recomenda-se levar o envase e o prospecto do medicamento ao profissional de saúde.
Em caso de sobredose ou ingestão acidental, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico ou acuda a um centro médico imediatamente, ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, telefone: 91 562 04 20, indicando o medicamento e a quantidade ingerida.
Se esquecer de tomar Becozyme C Forte
Não tome uma dose dupla para compensar as doses esquecidas.
Se esqueceu de uma dose, tome-a o mais breve possível e continue com o seu horário habitual, segundo se indica na secção 3.
4. Efeitos adversos possíveis
Como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Os efeitos adversos que se têm notificado, com frequência não conhecida, são molestias digestivas, estreñimento, vómitos, diarreia, náuseas, dor de cabeça, reações alérgicas, reações anafilácticas, reações de hipersensibilidade de leves a moderadas que podem manifestar-se com: erupção, urticária, inchaço da face por acumulação de líquidos (edema facial), picos, ruído na respiração procedente dos pulmões (sibilancias), rubor, dificuldade cardio-respiratória e reações graves incluyendo choque anafiláctico.
A presença de vitamina B2 no medicamento pode produzir alterações na cor da urina que adquire um color amarelo alaranjado.
Se ocorrer uma reação alérgica, há que interromper o tratamento e consultar um profissional de saúde.
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los directamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de medicamentos de Uso Humano: https://notificaram.es. Mediante a comunicação de efeitos adversos, você pode contribuir para proporcionar mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Becozyme C Forte
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não conserve a temperatura superior a 30ºC.
Não utilize este medicamento após a data de caducidade que aparece no envase após de CAD. A data de caducidade é o último dia do mês que se indica.
Os medicamentos não se devem deitar pelos desagües nem para a lixeira. Deposite os envases e os medicamentos que não necessita no Ponto Sigre da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que já não necessita. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informações adicionais
Composição de Becozyme C Forte
- Os princípios ativos são: tiamina nitrato (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), nicotinamida, piridoxina hidrocloruro (vitamina B6), pantotenato cálcio, biotina, cianocobalamina (vitamina B12) e ácido ascórbico (vitamina C). Cada comprimido contém 15 mg de tiamina nitrato, 15 mg de riboflavina, 50 mg de nicotinamida, 10 mg de piridoxina hidrocloruro, 25 mg de pantotenato cálcio, 0,15 mg de biotina, 10 microgramas de cianocobalamina e 200 mg de ácido ascórbico.
Os demais componentes (excipientes) são: sacarose, óxido de magnésio leve, lactose monohidrato, talco, estearato de magnésio, povidona K90, óxido de magnésio pesado, etilcelulosa, amido de milho, goma arábiga, dióxido de titânio (E-171), óxido de ferro vermelho (E172), cera montanglicol.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Este medicamento são comprimidos revestidos de cor rosa claro. Apresenta-se em envases que contêm 30 comprimidos.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
Titular da autorização de comercialização
Bayer Hispania, S.L.
Av. Baix Llobregat, 3 – 5
08970 Sant Joan Despí (Barcelona)
Responsável pela fabricação
Dragenopharm Apotheker
Püschl GmbH
Göllstrasse 1
D-84529 Tittmoning (Alemanha)
Data da última revisão deste prospecto:Março 2019.
A informação detalhada deste medicamento está disponível na página Web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.gob.es/
- País de registo
- Requer receita médicaNão
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a BECOZYME C FORTE COMPRIMIDOS REVESTIDOSForma farmacêutica: INJETÁVEL, 1g de ácido ascórbico / 5mlSubstância ativa: ascorbic acid (vit C)Fabricante: Bayer Hispania S.L.Requer receita médicaForma farmacêutica: CÁPSULA, 25.000 UISubstância ativa: colecalciferolFabricante: Laboratorios Alter S.A.Requer receita médicaForma farmacêutica: CÁPSULA, 50.000 UISubstância ativa: colecalciferolFabricante: Laboratorios Alter S.A.Requer receita médica
Médicos online para BECOZYME C FORTE COMPRIMIDOS REVESTIDOS
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para BECOZYME C FORTE COMPRIMIDOS REVESTIDOS — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.