BUPREX 0,2 mg COMPRIMIDOS SUBLINGUAIS
Como utilizar BUPREX 0,2 mg COMPRIMIDOS SUBLINGUAIS
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
Buprex 0,2 mg comprimidos sublinguais
Buprenorfina
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo. Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Este medicamento foi-lhe prescrito apenas a si, e não deve dá-lo a outras pessoas, mesmo que tenham os mesmos sintomas que si, porque pode prejudicá-las.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.
Conteúdo do prospecto
- O que é Buprex e para que é utilizado
- O que necessita de saber antes de começar a tomar Buprex
- Como tomar Buprex
- Posíveis efeitos adversos
- Conservação de Buprex
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é Buprex e para que é utilizado
Buprex é um analgésico opioide (narcótico) que está indicado no tratamento de dores moderadas e intensas de qualquer etiologia.
2. O que necessita de saber antes de começar a tomar Buprex
Não tome Buprex
- se é alérgico (hipersensível) à buprenorfina ou a qualquer um dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6),
- se é menor de 14 anos de idade.
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar Buprex:
- se padece asma ou outros problemas respiratórios, ou se está a tomar medicamentos que podem fazer com que a sua respiração seja mais lenta ou mais débil,
- se padece ou já padeceu alguma vez alguma dependência de medicamentos ou substâncias,
- se padece alguma doença do fígado (como hepatite),
- se padece alguma doença do rim,
- se padece pressão arterial baixa,
- se sofreu uma lesão craniana ou uma doença cerebral recente,
- se padece problemas de tireoide,
- se padece algum transtorno corticosuprarrenal (p. ex., a doença de Addison),
- se padece algum transtorno urinário (como um aumento do tamanho da próstata ou um estreitamento da uretra),
- se tem 60 ou mais anos de idade,
- se tem depressão ou outras afecções que se tratam com antidepressivos. O uso concomitante destes medicamentos juntamente com Buprex pode produzir o síndrome serotoninérgico, um transtorno potencialmente mortal (ver "Uso de Buprex com outros medicamentos").
Transtornos respiratórios relacionados com o sono
Buprex pode causar transtornos respiratórios relacionados com o sono, tais como apneia do sono (pausas respiratórias durante o sono) e hipoxemia relacionada com o sono (níveis baixos de oxigénio no sangue). Os sintomas podem incluir pausas respiratórias durante o sono, despertares noturnos devidos à dificuldade para respirar, dificuldade para manter o sono ou sonolência excessiva durante o dia. Contacte com o seu médico se si ou outra pessoa observa estes sintomas. O seu médico poderá considerar uma redução da dose.
Aspectos importantes que se devem ter em conta:
- Maus usos, abuso e desvio
Este medicamento pode ser um alvo para as pessoas que abusam de medicamentos com receita. Mantenha este medicamento num local seguro para protegê-lo do roubo. Não dê este medicamento a nenhuma outra pessoa. Pode causar-lhe a morte ou outros tipos de danos.
- Problemas respiratórios
Algumas pessoas morreram por insuficiência respiratória (incapacidade para respirar) porque utilizaram mal este medicamento ou o tomaram em associação com outros depressores do sistema nervoso central, como o álcool, as benzodiazepinas (tranquilizantes) ou outros opioides.
Tolerância, dependência e adicçãoEste medicamento contém buprenorfina, uma substância opioide. O uso repetido de opioides pode diminuir a eficácia do medicamento (o seu organismo acostuma-se ao medicamento, isto é o que se conhece como tolerância). O uso repetido de Buprex também pode causar dependência, abuso e adicção, o que pode dar lugar a uma sobredose potencialmente mortal. O risco de efeitos adversos pode aumentar com uma dose mais alta e uma duração de uso mais prolongada.
A dependência ou a adicção podem fazer com que se sinta que já não tem o controlo da quantidade de medicamento que precisa tomar ou com que frequência deve tomá-lo.
O risco de se tornar dependente ou adicto varia de acordo com a pessoa. Pode apresentar um maior risco de se tornar dependente ou adicto a Buprex se:
- Si ou algum membro da sua família tem antecedentes de abuso ou dependência de álcool, medicamentos de venda com receita ou substâncias ilícitas (“adicção”).
- É fumador.
- Já teve problemas com o seu estado de espírito (depressão, ansiedade ou um transtorno de personalidade) ou recebeu tratamento de um psiquiatra para outras doenças mentais.
Se nota algum dos seguintes sinais enquanto toma Buprex, poderá ser um sinal de que se tornou dependente ou adicto:
- Precisa de tomar o medicamento durante mais tempo do que o recomendado pelo seu médico.
- Precisa de tomar mais doses do que a recomendada.
- Está a usar o medicamento por razões distintas das prescritas, por exemplo, “para se acalmar” ou “para ajudar a dormir”.
- Fez tentativas repetidas e sem sucesso de deixar ou controlar o uso do medicamento.
- Não se sente bem quando deixa de tomar o medicamento e se sente melhor quando volta a tomá-lo (“sintomas de abstinência”).
Se nota algum destes sinais, fale com o seu médico para abordar a estratégia terapêutica mais adequada no seu caso, incluindo quando é apropriado deixar de tomar e como fazer de forma segura (ver secção 3 “Se interrompe o tratamento com Buprex”).
- Sintomas de abstinência
Este produto pode causar sintomas de abstinência se o tomar com outros opioides como a heroína ou a metadona.
- Diagnóstico de afecções médicas não relacionadas
Este medicamento pode mascarar os sintomas da dor que poderiam ajudar no diagnóstico de algumas doenças. Não se esqueça de informar o seu médico se tomar este medicamento.
Uso em desportistas
Informa-se os desportistas que este medicamento contém um componente que pode estabelecer um resultado analítico de controlo de dopagem como positivo.
Uso de Buprex com outros medicamentos
Informa o seu médico se está a tomar, tomou recentemente ou poderá ter que tomar qualquer outro medicamento.
O uso concomitante de Buprex e medicamentos sedantes como as benzodiazepinas ou medicamentos relacionados aumenta o risco de sonolência, dificuldades para respirar (depressão respiratória), coma e pode pôr em risco a vida. Devido a isso, o uso concomitante apenas deve ser considerado quando não são possíveis outras opções de tratamento.
No entanto, se o seu médico lhe prescreve Buprex juntamente com medicamentos sedantes, a dose e a duração do tratamento concomitante devem ser limitadas pelo seu médico.
Informa o seu médico sobre todos os medicamentos sedantes que está a tomar e siga atentamente a recomendação de dose do seu médico. Poderá ser útil informar amigos ou familiares para que sejam conscientes dos sinais e sintomas indicados anteriormente. Informa o seu médico se experimenta estes sintomas.
Alguns medicamentos, como os detalhados a seguir, podem aumentar os efeitos adversos de Buprex e podem causar diversas reações adversas muito graves:
- Benzodiazepinas(utilizadas para tratar a ansiedade ou os transtornos do sono) como, por exemplo, diacepam, temacepam ou alprazolam. O seu médico indicar-lhe-á a dose adequada para si. A tomada de uma dose incorrecta de benzodiazepinas poderá causar a morte devido a uma insuficiência respiratória (incapacidade para respirar).
- Outros medicamentos que poderiam ocasionar sonolência e que se empregampara o tratamento de doenças como a ansiedade, o insónio, as convulsões/crises epilépticas ou a dor. Este tipo de medicamentos reduzirão o seu nível de alerta, dificultando a condução e o uso de máquinas. Também poderão ocasionar, como consequência muito grave, depressão do sistema nervoso central. A seguir, inclui-se uma lista de exemplos deste tipo de medicamentos:
- outros medicamentos que contenham opioides, como a metadona, alguns analgésicos ou antitussígenos;
- antidepressivos (utilizados para o tratamento da depressão) como isocarboxazida, fenelcina, selegilina, tranilcipromina e valproato, podem potenciar os efeitos deste medicamento;
- antidepressivos como moclobemida, tranilcipromina, citalopram, escitalopram, duloxetina, fluoxetina, fluvoxamina, paroxetina, sertralina, venlafaxina, amitriptilina, opipramol, doxepina ou trimipramina. Estes medicamentos podem interagir com Buprex e poderá experimentar sintomas como contracções involuntárias e rítmicas dos músculos, incluindo os músculos que controlam o movimento do olho, agitação, alucinações, coma, suor excessivo, tremores, reflexos exagerados, aumento da tensão muscular e temperatura corporal por cima de 38 ºC. Informe o seu médico se experimenta algum destes sintomas;
- antagonistas dos receptores H1 sedantes (utilizados para o tratamento de reacções alérgicas) como a difenhidramina e a clorfenamina;
- barbitúricos (utilizados para produzir sono ou sedação) como fenobarbital ou secobarbital;
- tranquilizantes (utilizados para produzir sono ou sedação) como hidrato de cloral.
- Medicamentos utilizados para o tratamento da alergia e para o tratamento de vómitos ou náuseas nos viagens (antihistamínicos ou antieméticos).
- Medicamentos para o tratamento dos transtornos psiquiátricos (antipsicóticos ou neurolépticos).
- Relaxantes musculares.
- Medicamentos para o tratamento do Parkinson.
- A clonidina (utilizada para o tratamento da pressão arterial) pode prolongar os efeitos deste medicamento.
- A naltrexona pode evitar os efeitos terapêuticos de Buprex. Se atualmente está a tomar este medicamento seguido do uso concomitante de naltrexona, poderá experimentar um início repentino de abstinência prolongada e intensa.
- Os antirretrovirais (utilizados para o tratamento do SIDA) como ritonavir, nelfinavir ou indinavir podem potenciar os efeitos deste medicamento.
- Alguns agentes antifúngicos (utilizados para o tratamento de infecções por fungos) como ketoconazol, itraconazol e certos antibióticos (macrólidos) podem alongar os efeitos deste medicamento.
- Alguns medicamentos podem diminuir o efeito de Buprex, como, por exemplo, os medicamentos utilizados para o tratamento da epilepsia ou da dor devido a problemas no nervo/dor neuropática (gabapentina ou pregabalina, carbamacepina e fenitoína) e os medicamentos utilizados para tratar a tuberculose (rifampicina).
- Anestésicos (utilizados durante a cirurgia como o halotano).
Uso de Buprex com alimentos, bebidas e álcool
O álcool pode aumentar a sonolência e o risco de insuficiência respiratória se for combinado com Buprex. Não use Buprex juntamente com bebidas alcoólicas.
Gravidez e lactação
Se está grávida ou em período de lactação, acredita que poderá estar grávida ou tem intenção de ficar grávida, consulte o seu médico antes de utilizar este medicamento.
Não se conhecem os riscos de usar Buprex em mulheres grávidas. Informe o seu médico se está grávida ou se planeia estar. O seu médico decidirá se o seu tratamento deve continuar com outro medicamento alternativo.
Quando se utilizam medicamentos como Buprex durante a gravidez, especialmente nos últimos meses, podem dar lugar a sintomas de abstinência no recém-nascido, incluindo problemas respiratórios. Isto pode não ocorrer até vários dias após o parto.
Desde que Buprex passa para o leite materno, este medicamento não deve ser usado durante a lactação.
Condução e uso de máquinas
Buprex pode causar sonolência. Isto pode ocorrer com mais frequência nas primeiras semanas de tratamento ou quando se muda a dose, mas também pode acontecer se o tomar juntamente com álcool ou medicamentos sedantes. Não conduza nem utilize ferramentas ou máquinas, nem realize actividades perigosas, até que não saiba como lhe afeta este medicamento.
Este medicamento contém lactose. Se o seu médico lhe indicou que padece uma intolerância a certos açúcares, consulte com ele antes de tomar este medicamento.
Este medicamento contém menos de 1 mmol de sódio (23 mg) por comprimido; isto é, essencialmente “isento de sódio”.
3. Como tomar Buprex
Siga exactamente as instruções de administração de Buprex indicadas pelo seu médico.
A dose normal é de um comprimido cada 8 horas, que poderá aumentar-se, segundo a intensidade da dor, a 1-2 comprimidos sublinguais cada 6-8 horas.
Os comprimidos sublinguais são administrados por via sublingual, para isso coloque um comprimido de Buprex debaixo da língua e deixe que se dissolva. Não mastigue nem engula os comprimidos.
Consulte o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
Antes de iniciar o tratamento e de forma periódica durante o mesmo, o seu médico falará consigo sobre o que pode esperar do uso de Buprex, quando e durante quanto tempo deve tomá-lo, quando deve contactar o seu médico e quando deve deixar de tomá-lo (ver também “Se interrompe o tratamento com Buprex”).
Se tomar mais Buprex do que deve
Se si ou outra pessoa tomar demasiada quantidade deste medicamento, deve ir ou devem levá-lo imediatamente a um serviço de urgência ou a um hospital para receber tratamento, porque a sobredose de Buprex pode causar problemas respiratórios graves e que podem pôr em risco a sua vida.
Os sintomas de sobredose podem incluir sensação de sonolência, pressão arterial baixa (hipotensão), náuseas (sentir-se doente), vómitos, constricção das pupilas (pupilas de pequeno tamanho caracterizadas por visão borrosa e dificuldade para focar) e pode que respire muito mais lento do que o normal para si.
Em caso de sobredose ou ingestão accidental, consulte o seu médico, farmacêutico, ou ligue ao Serviço de Informação Toxicológica ao telefone 91 562 04 20 indicando o medicamento e a quantidade.
Se esquecer de tomar Buprex
Se esquecer de tomar uma dose, tome-a assim que se lembrar, a não ser que coincida com a seguinte toma. Não tome uma dose dupla para compensar as doses esquecidas.
Se interromper o tratamento com Buprex
A interrupção repentina do tratamento pode dar lugar a um síndrome de abstinência de aparecimento tardio.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Efeitos adversos possíveis
Tal como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Informar imediatamente o seu médico ou procurar atenção médica urgente se experimentar algum dos seguintes sintomas após tomar este medicamento. Estes sintomas podem ser graves e Buprex pode causar problemas respiratórios graves que podem pôr em risco a sua vida:
- Se começar a respirar mais lentamente ou de forma mais fraca do que o normal para si. Isto pode ser um sinal de depressão respiratória induzida por Buprex (afeta um número desconhecido de pessoas).
- Se experimentar de repente ruídos como assobios ao respirar, dificuldade para respirar, inchaço dos párpados, da face ou dos lábios, erupções cutâneas ou urticárias, especialmente as que cobrem todo o corpo. Estes podem ser sinais de uma reação alérgica (efeitos adversos raros que podem afetar até 1 em cada 1.000 pessoas).
- Se começar a sentir-se mareado, pois isto pode ser um sinal de pressão arterial baixa (efeito adverso frequente que pode afetar até 1 em cada 10 pessoas).
- Se experimentar um estreitamento repentino das vias respiratórias (broncoespasmo) (afeta um número desconhecido de pessoas).
- Se experimentar uma reação de sensibilidade com febre, erupções cutâneas, inchaço e, por vezes, diminuição da pressão arterial (choque anafiláctico) (afeta um número desconhecido de pessoas).
- Se experimentar inchaço da face, língua ou garganta, ou dificuldade para engolir ou respirar (angioedema) (afeta um número desconhecido de pessoas).
Outros efeitos adversos que podem ocorrer com Buprex são apresentados a seguir:
Efeitos adversos muito frequentes (podem afetar mais de 1 em cada 10 pessoas): |
Sedação, mareios, vertigem, náuseas (sentir-se doente). |
Efeitos adversos frequentes (podem afetar até 1 em cada 10 pessoas): |
Dor de cabeça, miosis (pupila de pequeno tamanho), hipotensão (tensão baixa), hipoventilação (respiração demasiado lenta ou superficial), vómitos, hiperhidrose (aumento da sudorese). |
Efeitos adversos pouco frequentes (podem afetar até 1 em cada 100 pessoas): |
Estado de confusão, humor eufórico (sensação exagerada de bem-estar), nervosismo, depressão, transtorno psicótico (transtorno mental que causa alterações do pensamento e da percepção), alucinações, despersonalização (não se sentir como um mesmo), disartria (transtorno da fala), parestesia (formigamento), coma, tremores, visão borrosa, diplopia (visão dupla), deficiência visual, conjuntivite (inflamação do olho), tinnitus (zumbido nos ouvidos), taquicardia (ritmo cardíaco acelerado), bradicardia (ritmo cardíaco lento), cianose (coloração azulada ou púrpura da pele), bloqueio auriculoventricular de segundo grau (afeção cardíaca), hipertensão (pressão arterial alta), palidez (pele pálida), dispneia (dificuldade para respirar), apneia (pausas na respiração), boca seca, constipação, dispepsia (indigestão), flatulência, prurido (coceira), erupção cutânea, retenção urinária, astenia (sensação de fraqueza), fadiga, malestar (sensação de mal-estar). |
Efeitos adversos raros (podem afetar até 1 em cada 1.000 pessoas): |
Hipersensibilidade, diminuição do apetite, disforia (sensação de mal-estar ou sentir-se infeliz), agitação, convulsões (ataques), coordenação anormal, diarreia, urticária (erupções cutâneas). |
Frequência não conhecida (não podem ser estimadas a partir dos dados disponíveis): |
Dependência de drogas, sonolência, ineficácia do medicamento, interação com outros medicamentos, cáries dentárias. |
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los diretamente através do Sistema Português de Farmacovigilância de Medicamentos de Uso Humano: www.infarmed.pt. Mediante a comunicação de efeitos adversos, você pode contribuir para fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Buprex
Mantenha fora da vista e do alcance das crianças.
Conservar este medicamento em um local seguro e protegido, onde outras pessoas não possam aceder a ele. Pode causar danos graves e ser mortal para as pessoas que o tomam de forma acidental ou intencional quando não lhes foi prescrito.
Conservar o blister no embalagem exterior para protegê-lo da humidade.
Não conservar a temperatura superior a 30ºC.
Não utilize Buprex após a data de caducidade que aparece no envase após CAD. A data de caducidade é o último dia do mês que se indica.
Os medicamentos não devem ser jogados nos deságues nem na lixeira. Deposite os envases e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informações adicionais
Composição de Buprex
O princípio ativo é buprenorfina. Cada comprimido contém 0,2 mg de buprenorfina como buprenorfina hidrocloruro.
Este medicamento contém amido de milho, lactose monohidrato, manitol, povidona, ácido cítrico anidro, citrato de sódio e estearato de magnésio.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Buprex 0,2 mg comprimidos sublinguais é apresentado em blister de 20 comprimidos sublinguais.
Titular da autorização de comercialização
EUMEDICA Pharmaceuticals GmbH
Basler Straβe 126
79540 Lörrach
Alemanha
Responsável pela fabricação
Medinfar Manufacturing S.A.
Parque Industrial Armando Martins Tavares
Rua Outeiro Da Armada N.º 5
Condeixa-a-Nova
3150-194 Sebal
Portugal
EUMEDICA S.A.
Chemin de Nauwelette 1
7170 Manage
Bélgica
Data da última revisão deste prospecto: Junho 2025
A informação detalhada e atualizada deste medicamento está disponível na página Web da Agência Portuguesa de Medicamentos e Produtos de Saúde (INFARMED) http://www.infarmed.pt/
- País de registo
- Preço médio em farmácia8.68 EUR
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a BUPREX 0,2 mg COMPRIMIDOS SUBLINGUAISForma farmacêutica: PENSAMENTO TRANSDÉRMICO, 35 microgramas/horaSubstância ativa: buprenorphineFabricante: Andromaco Pharma S.L.Requer receita médicaForma farmacêutica: ADESIVO TRANSDÉRMICO, 52,5 microgramas/horaSubstância ativa: buprenorphineFabricante: Andromaco Pharma S.L.Requer receita médicaForma farmacêutica: PENSO TRANSDÉRMICO, 70 microgramas/horaSubstância ativa: buprenorphineFabricante: Andromaco Pharma S.L.Requer receita médica
Médicos online para BUPREX 0,2 mg COMPRIMIDOS SUBLINGUAIS
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para BUPREX 0,2 mg COMPRIMIDOS SUBLINGUAIS — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.