CARBOCAL D 600 mg/400 UI COMPRIMIDOS MASTIGÁVEIS SABOR LARANJA
Como utilizar CARBOCAL D 600 mg/400 UI COMPRIMIDOS MASTIGÁVEIS SABOR LARANJA
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
CARBOCAL D 600 mg/400 UI comprimidos mastigáveis sabor laranja
Cálcio/ colecalciferol
Leia todo o prospecto atentamente antes de começar a tomar o medicamento.
- Conserva este prospecto, pois pode ter que voltar a lê-lo.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Este medicamento foi prescrito para si e não deve ser dado a outras pessoas, mesmo que tenham os mesmos sintomas, pois pode prejudicá-las.
- Se considera que algum dos efeitos adversos que sofre é grave ou se apercebe de qualquer efeito adverso não mencionado neste prospecto, informe o seu médico ou farmacêutico.
Conteúdo do prospecto:
- O que é Carbocal D e para que é utilizado.
- Antes de tomar Carbocal D.
- Como tomar Carbocal D.
- Posíveis efeitos adversos.
- Conservação de Carbocal D.
- Informação adicional
1. O que é Carbocal D e para que é utilizado
Este medicamento contém dois princípios ativos: cálcio e vitamina D3. O cálcio é um constituinte importante dos ossos e a vitamina D3 ajuda à absorção do cálcio no intestino e ao seu depósito nos ossos.
Está indicado para:
- Correção das deficiências de vitamina D e cálcio em idosos.
- Em combinação com tratamentos da osteoporose, se os níveis de cálcio e vitamina D forem demasiado baixos, ou houver um risco elevado de serem demasiado baixos
2. Antes de tomar Carbocal D
Não tome Carbocal D
- Se for alérgico (hipersensível) ao cálcio, vitamina D ou a qualquer um dos outros componentes de Carbocal D (em particular o óleo de soja ou amendoim) (ver seção 6).
- Se tiver níveis anormalmente altos de cálcio no sangue (hipercalcemia) e/ou perda excessiva de cálcio na urina (hipercalciúria)
- Se tiver alguma condição que possa levar à hipercalcemia e/ou hipercalciúria (ex. glândulas paratiroideias sobreactivas, uma doença da medula óssea (mieloma), um tumor ósseo maligno (metástases nos ossos))
- Se tiver insuficiência renal.
- Se tiver cálculos nos rins (litíase cálcica) ou tiver depósitos de cálcio nos rins (nefrocalcinose)
- Se tiver um excesso de vitamina D (hipervitaminose D)
Tenha especial cuidado com Carbocal D
No caso de tratamentos prolongados com Carbocal D, a quantidade de cálcio no sangue deve ser regularmente controlada (calcemia). Este controlo é particularmente importante nos idosos e quando o tratamento está sendo administrado ao mesmo tempo que glucósidos cardíacos (ex. digoxina) ou diuréticos. Dependendo do resultado, o seu médico deve decidir se reduz ou interrompe o tratamento.
Antes de tomar Carbocal D, consulte o seu médico ou farmacêutico:
- Se teve cálculos renais.
- Se está sofrendo algum distúrbio imunológico (sarcoidose), pelo qual se deve controlar os níveis de cálcio no sangue e urina.
- Se está imóvel e padece redução da massa óssea (osteoporose). Isso pode aumentar demasiado os níveis de cálcio no sangue, o que pode causar efeitos adversos.
- Se está tomando outros medicamentos que contenham vitamina D3 ou cálcio. Isso pode aumentar demasiado os níveis de cálcio no sangue, o que pode causar efeitos adversos.
Uso de outros medicamentos
Informa o seu médico ou farmacêutico se está utilizando ou utilizou recentemente outros medicamentos, mesmo os adquiridos sem receita.
Em particular:
- Diuréticos tiazídicos (medicamentos que se usam para tratar a hipertensão), dado que podem aumentar a quantidade de cálcio no sangue,
- Esteroides orais, dado que podem reduzir a quantidade de cálcio no sangue,
- Orlistate (um medicamento que se usa para o tratamento da obesidade), colestiramina, ou laxantes como o óleo de parafina, dado que podem reduzir a absorção de vitamina D3,
- Fenitoína (um medicamento para a epilepsia) e barbitúricos (uns medicamentos que ajudam a dormir), dado que podem tornar menos eficaz a vitamina D3,
- Glucósidos cardíacos (medicamentos que se utilizam para tratar problemas do coração), dado que se pode causar mais efeitos adversos se se tomar demasiado cálcio.
- Antibióticos tetraciclinas, dado que se pode reduzir a quantidade absorvida. Nesse caso, recomenda-se que a tomada seja pelo menos 2 horas antes, ou 4-6 horas após a tomada de Carbocal D,
- Estramustina (medicamento que se usa em quimioterapia), hormonas tiroideias ou medicamentos que contenham ferro, zinco, ou estrôncio, dado que se pode reduzir a quantidade absorvida. Devem ser administrados pelo menos 2 horas antes ou após a tomada de Carbocal D
- Bifosfonatos (um tratamento para determinadas condições dos ossos), fluoreto ou fluoroquinolonas (um tipo de antibiótico), dado que pode reduzir-se a quantidade absorvida. Estes medicamentos devem ser tomados pelo menos 3 horas antes ou após a tomada de Carbocal D
- Outros medicamentos que contenham cálcio ou vitamina D enquanto estiver tomando Carbocal D Isso pode aumentar demasiado o nível de cálcio no sangue
Toma de Carbocal D com os alimentos e bebidas
Nas duas horas anteriores à tomada de Carbocal D, deve evitar comer alimentos que contenham oxalatos (ex.: espinafre e ruibarbo) ou ácido pítico (ex.: cereais integrais), os quais podem reduzir a absorção do cálcio.
Gravidez e Lactação
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar qualquer medicamento.
Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez, no entanto, a ingestão diária de cálcio não deve ser superior a 1500 mg e a ingestão diária de vitamina D não deve ser superior a 600 UI. Por isso, em caso de gravidez, a dose diária de Carbocal D não deve exceder um comprimido por dia. Quantidades superiores podem ter efeitos negativos para o bebê.
Durante a lactação pode tomar Carbocal D. Dado que o cálcio e a vitamina D3 passam para o leite materno, tem que consultar o seu médico primeiro se o seu filho está a receber algum outro produto que contenha vitamina D3.
Condução e uso de máquinas
Não se conhecem efeitos na capacidade de condução e uso de máquinas.
Informação importante sobre alguns dos componentes de Carbocal D
Este medicamento contém sorbitol. Se o seu médico lhe indicou que padece uma intolerância a certos açúcares, consulte com ele antes de tomar/utilizar este medicamento.
Este medicamento pode ser prejudicial para pessoas com fenilcetonúria porque contém aspartamo, que é uma fonte de fenilalanina.
Este medicamento contém sacarose. Se o seu médico lhe indicou que padece uma intolerância a certos açúcares, consulte com ele antes de tomar o medicamento
Carbocal D também contém óleo de soja parcialmente hidrogenado. Não deve ser utilizado em caso de alergia ao amendoim ou soja.
3. Como tomar Carbocal D
Siga exatamente as instruções de administração de Carbocal D indicadas pelo seu médico. Consulte o seu médico se tiver dúvidas.
A dose normal é 1 comprimido duas vezes por dia para adultos e idosos (ex.: um comprimido de manhã e outro comprimido à noite). As mulheres grávidas devem tomar apenas um comprimido por dia.
Mastigue os comprimidos de Carbocal D e beba, a seguir, um pouco de água, se desejar.
Se tomar mais Carbocal D do que devia
Se tomar mais Carbocal D do que devia e sofrer algum dos sintomas de sobredose, pare de tomar Carbocal D e contacte imediatamente o seu médico.
Os sintomas de sobredose podem incluir: anorexia, sede excessiva, náusea, vómitos, constipação, dor abdominal, fraqueza muscular, fadiga, problemas de saúde mental, aumento da produção de urina, dor nos ossos, cálculos renais.
No caso de sobredose prolongada, os depósitos de cálcio podem aparecer nos vasos sanguíneos ou em outros tecidos do corpo.
No caso de sobredose grave, poderia ocorrer um paro cardíaco.
Em caso de sobredose ou ingestão acidental, ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, telefone: 91 562 04 20, indicando o medicamento e a quantidade ingerida.
Se esqueceu de tomar Carbocal D
Não tome a dose dupla para compensar as doses esquecidas.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste produto, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Posíveis efeitos adversos
Como todos os medicamentos, Carbocal D pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Efeitos adversos pouco frequentes (afeta de 1 a 10 pacientes cada 1000): excesso dos níveis de cálcio no sangue ou urina.
Efeitos adversos raros (afeta de 1 a 10 pacientes cada 10.000): constipação, flatulência, náusea, dor abdominal, diarreia, picadas, erupção cutânea e urticária.
Se considera que algum dos efeitos adversos que sofre é grave ou se apercebe de qualquer efeito adverso não mencionado neste prospecto, informe o seu médico ou farmacêutico.
5. Conservação de Carbocal D
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não conserve a uma temperatura superior a 30°C.
Mantenha o frasco perfeitamente fechado para protegê-lo da humidade.
Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece no estojo e no frasco após CAD. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Os medicamentos não devem ser jogados nos esgotos nem na lixeira. Deposite os recipientes e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos recipientes e dos medicamentos que já não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Informação adicional
Composição de Carbocal D
- Os princípios ativos são carbonato de cálcio e colecalciferol (vitamina D3).
Cada comprimido contém 1500 mg de carbonato de cálcio (equivalente a 600 mg de cálcio) e 400 UI de colecalciferol (equivalente a 10 microgramas de vitamina D3).
- Os demais componentes (excipientes) são: DL-alfa-tocoferol, óleo de soja parcialmente hidrogenado, gelatina, sacarose, amido de milho, amido de milho pregelatinizado, polissorbato 80, sorbitol, aroma de laranja (preparações aromatizantes naturais, substâncias aromatizantes, maltodextrina, e E-307), croscarmelosa de sódio, aspartamo, estearato de magnésio e xilitol.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Carbocal D apresenta-se na forma de comprimidos mastigáveis brancos e sabor laranja.
Cada envase contém 60 comprimidos mastigáveis.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
O titular é: Farmasierra Laboratórios S.L.
Ctra. de Irún 26,200
San Sebastián de los Reyes 28709
Madrid Espanha
O responsável pela fabricação é:
Farmasierra Manufacturing S.L.
Carretera de Irún km 26,200
San Sebastián de los Reyes
28709 – Madrid - Espanha
Este prospecto foi aprovado em maio de 2011.
A informação detalhada e atualizada deste medicamento está disponível na página web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS):http://www.aemps.es/
- País de registo
- Preço médio em farmácia7.21 EUR
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a CARBOCAL D 600 mg/400 UI COMPRIMIDOS MASTIGÁVEIS SABOR LARANJAForma farmacêutica: COMPRIMIDO MASTIGÁVEL, 1000 mg/880 UISubstância ativa: Calcium, combinations with vitamin D and/or other drugsFabricante: Lacer S.A.Requer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO ORODISPERSÍVEL/LIOTAB, 1500 mg de carbonato de cálcio; 400 UI de colecalciferolSubstância ativa: Calcium, combinations with vitamin D and/or other drugsFabricante: Itf Medilab Farma S.A.Requer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO ORODISPERSÍVEL/LIOTAB, 1500 mg de carbonato de cálcio (600 mg de Cálcio) + 2000 UI de colecalciferolSubstância ativa: Calcium, combinations with vitamin D and/or other drugsFabricante: Italfarmaco S.A.Requer receita médica
Médicos online para CARBOCAL D 600 mg/400 UI COMPRIMIDOS MASTIGÁVEIS SABOR LARANJA
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para CARBOCAL D 600 mg/400 UI COMPRIMIDOS MASTIGÁVEIS SABOR LARANJA — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.