COR PIK CALLICIDA COLODION
Como utilizar COR PIK CALLICIDA COLODION
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
Cor Pik callicida colodión
Ácido salicílico/Ácido acético
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a usar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
Siga exactamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico ou farmacêutico.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se necessitar de conselho ou mais informações, consulte o seu farmacêutico.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.
- Deve consultar um médico se piorar ou se não melhorar após 7 dias.
Conteúdo do prospecto
- O que é Cor Pik callicida e para que se utiliza.
- O que precisa saber antes de começar a usar Cor Pik callicida
- Como usar Cor Pik callicida
- Efeitos adversos possíveis.
- Conservação de Cor Pik callicida
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é Cor Pik callicida e para que se utiliza
Pertence ao grupo de medicamentos denominados anti-verrugas e callicidas.
Contém como princípios ativos, ácido salicílico e ácido acético, que aplicados sobre a pele produzem um amolecimento e posterior destruição de calos, durezas ou verrugas.
Está indicado no tratamento local de calos, durezas e verrugas.
Cor Pik callicida está indicado em adultos e crianças maiores de 12 anos.
2. O que precisa saber antes de começar a usar Cor Pik callicida
Não use Cor Pik callicida:
- Se é alérgico ao ácido salicílico, ao ácido acético ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6).
- Em lunares ou em zonas da pele que estejam infectadas, irritadas, inflamadas ou feridas.
- Se tiver problemas de circulação nos vasos sanguíneos.
- Se é diabético.
- Em crianças menores de 2 anos.
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a usar Cor Pik callicida.
- Este medicamento é exclusivamente para uso externo (cutâneo). Não ingerir.
- Cor Pik callicida é inflamável. Deve manter o frasco afastado de chamas ou calor e não fumar enquanto se está aplicando.
- Evitar o contacto com a pele saudável que rodeia a calosidade ou verruga, os olhos, a face, as mucosas (exemplo: boca, nariz…). Em caso de aplicação acidental nos olhos ou mucosas, enxágue com água abundante se necessário até 15 minutos.
- Não se deve usar o medicamento com mais frequência nem durante mais tempo que o recomendado, nem em zonas extensas de pele, pois poderiam produzir-se reações adversas por absorção.
- No caso de calos e durezas é necessário descobrir a causa da sua aparição e tratar-la em consequência (medidas ortopédicas, corrigir os apoios, etc.). Evite, se possível, as causas de desconforto do pé (como calçado estreito).
- Se padece de insuficiência do rim ou do fígado graves, deve ter precaução porque poderiam produzir-se efeitos adversos.
Pessoas de idade avançada
As pessoas mais velhas mais provavelmente podem ter problemas dos vasos sanguíneos, o que se deve ter em conta pela possibilidade de aparecimento de efeitos adversos.
Crianças
Não use em crianças menores de 2 anos. Não se deve utilizar em crianças entre 2 e 12 anos por motivos de segurança ou só sob supervisão médica.
Uso de Cor Pik callicida com outros medicamentos
Informa ao seu médico ou farmacêutico se está utilizando, utilizou recentemente ou pudesse ter que utilizar qualquer outro medicamento.
Não utilize este medicamento junto com outros queratolíticos (callicidas e antiverrugas) na mesma zona, pois poderia potenciar-se o efeito.
Não utilize este medicamento com preparados como sabões abrasivos ou produtos que contenham exfoliantes (peróxido de benzoilo, resorcinol, enxofre, tretinoína) ou que contenham álcool.
Gravidez, lactação e fertilidade
Se está grávida ou em período de lactação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de ficar grávida, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.
Como medida de precaução é preferível evitar o uso de Cor Pik callicida durante a gravidez e a lactação.
Condução e uso de máquinas
A influência deste medicamento sobre a capacidade para conduzir e utilizar máquinas é nula ou insignificante.
3. Como usar Cor Pik callicida
Siga exactamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico ou farmacêutico. Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
A dose recomendada é:
- Adultos e crianças maiores de 12 anos:
Aplique uma quantidade do produto segundo se indica mais abaixo sobre a zona a tratar 1 ou 2 vezes ao dia, durante seis dias.
Uso cutâneo.
Antes de cada aplicação, lave a zona afetada com água sabonosa quente e seque.
Aplique com a ajuda do pincel sobre o calo, dureza ou verruga, 6 camadas do produto, deixando secar o líquido entre as aplicações, evitando tocar a zona de pele saudável que o rodeia, preferentemente ao deitar e repetindo às 12 horas.
O tratamento pode durar de cinco a seis dias. Uma vez transcorridos, se lavará a zona com água quente à qual se terá adicionado um pouco de bicarbonato. Depois de dez minutos de banho, deverá iniciar-se o desprendimento da calosidade ou verruga tratada, friccionando ligeiramente com a mão.
Para os calos ou durezas, o tratamento aproximadamente pode durar até 7 dias; as verrugas podem tardar mais tempo em desaparecer completamente (inclusivamente várias semanas).
Se a calosidade piorar aos 7 dias de tratamento ou piorar após o tratamento, ou as verrugas se espalharem, deve consultar o médico, que replanteará o tratamento.
Uso em crianças e adolescentes
Não utilize em crianças menores de 2 anos. Em crianças entre 2 e 12 anos, não deve ser utilizado, excepto sob supervisão médica.
Se usa mais Cor Pik callicida do que deve
Devido a que o seu uso é externo e sobre uma zona muito concreta, é pouco provável que apareçam episódios de intoxicação.
Em caso de aplicação acidental nos olhos ou mucosas, enxágue com água abundante.
A sobredose ou a ingestão poderiam produzir sintomas de toxicidade sistémica por salicilatos, com sintomas nos ouvidos, digestivos ou outros.
Em caso de sobredose ou ingestão acidental, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico ou acuda a um centro médico, ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, telefone: 91 562 04 20, indicando o medicamento e a quantidade ingerida.
Se esqueceu de usar Cor Pik callicida
Não use uma dose dupla para compensar as doses esquecidas
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Efeitos adversos possíveis
Assim como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora não todas as pessoas os sofram.
Em contacto com a pele saudável das zonas adjacentes, poderia provocar irritação da pele, queimadura, vermelhidão, dermatite e até ulceração local. Neste caso, há que suspender o tratamento até que desapareça a irritação. Se melhorar a irritação, pode continuar com o tratamento; ao reiniciá-lo, deve prestar-se especial atenção a que o medicamento esteja em contacto apenas com a calosidade ou verruga.
Se esta irritação se fizer mais grave, deve interromper-se o tratamento e informar o médico.
Poderiam aparecer sintomas de alergia ao medicamento.
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto.
Também pode comunicá-los directamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de Medicamentos de Uso Humano: www.notificaRAM.es
Mediante a comunicação de efeitos adversos, você pode contribuir para proporcionar mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Cor Pik callicida
Não requer condições especiais de conservação.
Por ser inflamável, manter o frasco bem fechado e afastado de chamas ou do calor.
Manter este medicamento fora da vista e do alcance e das crianças.
Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece no envase após de CAD. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Os medicamentos não devem ser jogados nos esgotos nem na lixeira. Deposite os envases e os medicamentos que não necessite no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de Cor Pik callicida colodión
- Os princípios ativos são: Ácido salicílico e ácido acético. Cada grama contém 100 mg de ácido salicílico (10%) e 21,2 mg de ácido acético (2,12%).
- Os demais componentes (excipientes) são: Ácido láctico, óleo de rícino e colodión (elástico).
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Cor Pik callicida apresenta-se em forma de colodión (líquido que forma uma película flexível na zona de aplicação). O líquido é incolor até amarelo-rosáceo.
Apresenta-se em um frasco de vidro topázio com tampa provido de um pincel aplicador, com 10 g ou 20 g de colodión.
Pode ser que apenas alguns tamanhos de envase estejam comercializados.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
Titular
QUIMIFAR, S.A.
Comadran, 37 (Barbera del Valles (Barcelona)) - 08210 – Espanha
Responsável pela fabricação
INDUSTRIAS FARMACEUTICAS PUERTO GALIANO, S.A.
Parque Europolis, Calle S, nº 4 (Las Rozas (Madrid)) - 28230 – Espanha
ou
QUIMIFAR, S.A.
Comadran, 37 (Barbera del Valles (Barcelona)) - 08210 – Espanha
Data da última revisão deste prospecto: Outubro 2015.
A informação detalhada e actualizada deste medicamento está disponível na página web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.es
- País de registo
- Requer receita médicaNão
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a COR PIK CALLICIDA COLODIONForma farmacêutica: INJETÁVEL, 1 mlSubstância ativa: tralokinumabFabricante: Leo Pharma A/SRequer receita médicaForma farmacêutica: INJETÁVEL, 300 mgSubstância ativa: tralokinumabFabricante: Leo Pharma A/SRequer receita médicaForma farmacêutica: CÁPSULA, 10 mgSubstância ativa: alitretinoinFabricante: Industrial Farmaceutica Cantabria S.A.Requer receita médica
Médicos online para COR PIK CALLICIDA COLODION
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para COR PIK CALLICIDA COLODION — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.