DETRAMAX 2,5 mg/g + 15 mg/g POMADA
Como utilizar DETRAMAX 2,5 mg/g + 15 mg/g POMADA
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
Detramax 2,5 mg/g+ 15 mg/g pomada
Hidrocortisona / Propanocaína hidrocloruro
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a usar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
Siga exactamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico ou farmacêutico.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se necessitar de conselho ou mais informações, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.
- Deve consultar um médico se piorar ou se não melhorar após 5-7 dias.
Conteúdo do prospecto
- O que é Detramax e para que é utilizado
- O que precisa saber antes de começar a usar Detramax
- Como usar Detramax
- Possíveis efeitos adversos
- Conservação de Detramax
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é Detramax e para que é utilizado
Contém como princípios ativos para uso cutâneo, hidrocortisona (um corticoide), com ação anti-inflamatória e propanocaína hidrocloruro, com efeito anestésico local.
Detramax está indicado para o alívio temporário sintomático do prurido e dor da pele devido a pequenas irritações da mesma que respondem aos corticosteroides, como alergia por contacto com sabões, detergentes, metais, picadas de insetos, medusas e ortigas.
2. O que precisa saber antes de começar a usar Detramax
Não use Detramax:
- Se é alérgico à hidrocortisona, à propanocaína ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6).
- Sobre pele infectada, por bactérias, fungos ou vírus (por exemplo, herpes ou varicela).
- Sobre feridas e mucosas (por exemplo, nos olhos, boca, assim como na zona anal ou genital).
- Em acne, nem para o tratamento de pé de atleta.
- Para o tratamento de úlceras.
- Para irritação ou ardor provocados pelos panos.
- Em caso de tuberculose ou sífilis nas quais está afetada a pele.
- Sobre uma área de eritema ou reação ao redor de uma vacina.
- Em áreas afetadas por uma inflamação com eritema da pele no rosto (rosácea) ou em uma inflamação ao redor da boca (dermatite perioral).
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a usar Detramax.
- Detramax deve ser usado apenas para o tratamento externo da pele. Não deve aplicar-se nenhum tipo de vendagem na zona tratada, salvo se o médico o indicar.
- Os corticosteroides (um dos princípios ativos deste medicamento), não devem ser usados em amplas zonas do corpo nem durante períodos prolongados, porque isso aumenta significativamente o risco de efeitos adversos.
- Evite o contacto com os olhos e mucosas e lave as mãos após o uso.
- Se lhe aparecer alergia ao medicamento, deve interromper o tratamento.
- Se desenvolver uma infecção durante o uso deste medicamento, deve consultar o médico sobre o tratamento.
- Entre em contato com o seu médicose apresentar visão borrada ou outras alterações visuais.
Crianças
Não utilizar em crianças menores de 12 anos, salvo se o médico o prescrever; neste caso, deve ter-se em conta que os panos produzem oclusão, o que aumenta a absorção do medicamento.
Uso de Detramax com outros medicamentos
Informa ao seu médico ou farmacêutico se está utilizando, utilizou recentemente ou pudesse ter que utilizar qualquer outro medicamento.
Não se conhecem interações.
Gravidez, lactação e fertilidade
Se está grávida ou em período de lactação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.
Como regra geral, durante o primeiro trimestre de gravidez, não deve aplicar-se a pomada.
Recomenda-se não utilizar este medicamento durante a gravidez, a menos que o seu médico o considere necessário, avaliando os benefícios face ao potencial risco.
As mulheres grávidas ou em período de lactação não devem utilizar Detramax sobre extensas zonas de pele nem durante um período de tempo prolongado, nem utilizar vendagens oclusivas.
Não aplicar Detramax nas mamas durante a lactação.
Condução e uso de máquinas
O tratamento com este medicamento não afeta a capacidade de conduzir ou utilizar máquinas.
Detramax pomada contém álcool cetoestearílico, parahidroxibenzoato de metilo (E-218) e propilenoglicol
Este medicamento pode produzir reações locais na pele (como dermatite de contacto) porque contém álcool cetoestearílico.
Pode produzir reações alérgicas (possivelmente retardadas) porque contém parahidroxibenzoato de metilo (E218).
Também pode produzir irritação da pele porque contém propilenoglicol
3. Como usar Detramax
Siga exactamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico ou farmacêutico. Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
Uso cutâneo
Aplique sobre a zona afetada uma pequena quantidade de pomada de 1 a 3 vezes ao dia com um suave massagem.
Lave as mãos após cada aplicação.
Se os sintomas persistem durante mais de 5-7 dias, segundo a indicação, ou em caso de agravamento, deve interromper o tratamento e consultar o médico.
Uso em crianças
Não utilizar em crianças menores de 12 anos, salvo se o médico o indicar.
Se usar mais Detramax do que deve
A utilização de quantidades superiores às recomendadas de corticosteroides aumenta o risco de efeitos adversos.
Em caso de sobredosagem ou ingestão acidental, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico, acuda ao seu médico, ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica Telefone: 91 562 04 20, indicando o medicamento e a quantidade aplicada/tomada.
Se esquecer de usar Detramax
Não use uma dose dupla para compensar as doses esquecidas.
Se esquecer de aplicar a pomada no momento previsto, aplique-a tão pronto quanto possível e continue com a pauta habitual.
4. Possíveis efeitos adversos
Assim como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Os efeitos adversos que poderiam produzir-se devem-se fundamentalmente a um uso excessivo do medicamento ou uso com vendagem oclusiva.
Poderia produzir-se reação alérgica como dermatite de contacto.
A utilização de corticosteroides na pele pode dar lugar a atrofia cutânea (adelgaçamento da pele), telangiectasia (pequenas veias que se veem na pele), estrias, especialmente durante tratamentos prolongados, eritema, hipertricose (crescimento do pelo), hematomas, acne, retardo na cicatrização, rosácea (inflamação com eritema da pele no rosto), dermatite perioral (uma inflamação ao redor da boca), infecção secundária como por fungos, em pele ou mucosas.
O seu uso prolongado ou em áreas extensas, pode produzir absorção através da pele e obter-se um efeito sistémico (em áreas do corpo distintas da de aplicação), como por exemplo, glaucoma (aumento da pressão do olho), visão borrada – com uma frequência não conhecida (não pode estimar-se a frequência a partir dos dados disponíveis) ou pode produzir-se um distúrbio caracterizado por inchaço da face, pescoço e obesidade.
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los directamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de Medicamentos de Uso Humano: www.notificaRAM.es. Mediante a comunicação de efeitos adversos, você pode contribuir para proporcionar mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Detramax
Não requer condições especiais de conservação.
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não utilize este medicamento após a data de caducidade que aparece no envase após CAD. A data de caducidade é o último dia do mês que se indica.
Os medicamentos não devem ser jogados nos desgotos nem na lixeira. Deposite os envases e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de Detramax pomada
- Os princípios ativos são hidrocortisona e propanocaína hidrocloruro. Cada grama contém 2,5 mg de hidrocortisona (0,25%) e 15 mg de propanocaína hidrocloruro (1,5%).
- Os demais componentes são: glicerol (E422), propilenoglicol, álcool cetoestearílico, parahidroxibenzoato de metilo (nipagín) (E218), etanol e água purificada.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Detramax é uma pomada de cor branca brilhante e textura suave, que se apresenta em tubos de alumínio.
Cada tubo contém 30 g.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
Titular
Anotações Farmacêuticas S.L.
Cal1e D’Amposta, nº 14-18, planta 2 porta 2B,
08174 - Sant Cugat del Vallés. Barcelona (Espanha).
Responsável pela fabricação
Laboratórios Bohm, S.A.
C/ Molinaseca, 23. Polígono Industrial Cobo Calleja, Fuenlabrada,
28947 Madrid (Espanha).
Data da última revisão deste prospecto: Abril 2022
A informação detalhada e actualizada deste medicamento está disponível na página Web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.es/
- País de registo
- Substância ativa
- Requer receita médicaNão
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a DETRAMAX 2,5 mg/g + 15 mg/g POMADAForma farmacêutica: CREME, -Substância ativa: betamethasoneFabricante: Faes Farma S.A.Requer receita médicaForma farmacêutica: CREME, 1 mg; 10 mg; 0,5 mg; 10 mgSubstância ativa: betamethasoneFabricante: Galenicum Derma S.L.U.Requer receita médicaForma farmacêutica: POMADA, 0,64 mg ; 30 mgSubstância ativa: betamethasoneFabricante: Organon Salud S.L.Requer receita médica
Médicos online para DETRAMAX 2,5 mg/g + 15 mg/g POMADA
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para DETRAMAX 2,5 mg/g + 15 mg/g POMADA — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.