ELEBRATO ELLIPTA 92/55/22 microgramas pó para inalação (dose única)
Como utilizar ELEBRATO ELLIPTA 92/55/22 microgramas pó para inalação (dose única)
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
Elebrato Ellipta 92microgramas/55microgramas/22microgramas pó para inalação, unidose
furoato de fluticasona/umeclidínio/vilanterol
Leia todo o prospecto atentamente antes de começar a usar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que o reler.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
- Este medicamento foi prescrito apenas para si, e não deve dá-lo a outras pessoas, mesmo que tenham os mesmos sintomas que si, porque pode prejudicá-las.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.
Conteúdo do prospecto
- O que é Elebrato Ellipta e para que é utilizado
- O que precisa saber antes de começar a usar Elebrato Ellipta
- Como usar Elebrato Ellipta
- Posíveis efeitos adversos
- Conservação de Elebrato Ellipta
- Conteúdo do envase e informação adicional
Instruções de uso passo a passo
1. O que é Elebrato Ellipta e para que é utilizado
O que é Elebrato Ellipta
Elebrato Ellipta contém três princípios ativos chamados furoato de fluticasona, bromuro de umeclidínio e vilanterol.
Furoato de fluticasona pertence a um grupo de medicamentos chamados corticosteroides, frequentemente chamados simplesmente esteroides.
Bromuro de umeclidínio e vilanterol pertencem a um grupo de medicamentos chamados broncodilatadores.
Para que é utilizado Elebrato Ellipta
Elebrato Ellipta é utilizado para tratar a doença pulmonar obstructiva crónica (DPOC) em adultos. A DPOC é uma doença crónica que piora lentamente e se caracteriza por provocar dificuldade para respirar.
Na DPOC, os músculos que rodeiam as vias aéreas se contraem, dificultando a respiração. Este medicamento estende os músculos dos pulmões, reduzindo o inchaço e irritação nas vias respiratórias mais pequenas e facilita a entrada e saída de ar dos pulmões. Quando é utilizado regularmente, ajuda a controlar as dificuldades para respirar e reduz os efeitos da DPOC na sua vida quotidiana.
Elebrato Ellipta deve ser usado diariamente e não apenas quando tem problemas para respirar ou outros sintomas de DPOC. Não deve ser utilizado para aliviar um ataque repentino de asfixia ou sibilância.Se tiver este tipo de ataques, deve utilizar um inhalador de ação rápida (como salbutamol). Se não tiver um inhalador de ação rápida, contacte o seu médico.
2. O que precisa saber antes de começar a usar Elebrato Ellipta
Não use Elebrato Ellipta
- se é alérgico ao furoato de fluticasona, umeclidínio, vilanterol ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6).
Advertências e precauções
Consulte o seu médico antes de começar a usar Elebrato Ellipta
- se tem asma(não use Elebrato Ellipta para tratar a asma)
- se tem problemas cardíacosou pressão arterial alta
- se tem problemas hepáticos
- se tem tuberculose(TB) pulmonarou qualquer outra infecção desde há tempo ou que não tenha sido tratada
- se tem um problema ocular chamado glaucoma de ângulo estreito
- se tem próstata aumentada, dificuldade para urinarou uma obstrução na bexiga
- se sofre epilepsia
- se tem problemasda glândula tireoide
- se tem o nível de potássiono sangue baixo
- se tem antecedentes de diabetes
- se apresenta visão borrosa ou outras alterações visuais.
Consulte com o seu médicose acha que alguma das condições anteriores se aplica a si.
Dificuldades respiratórias urgentesSe tiver opressão no peito, tosse, sibilância ou dificuldade para respirar imediatamente após utilizar o seu inhalador Elebrato Ellipta:
deixe de usar este medicamentoe procure atendimento médico imediatamente,porque pode ter uma afecção grave chamada broncoespasmo paradoxal.
Problemas oculares durante o tratamento comElebrato Ellipta
Se tiver dor ocular ou incômodo, visão borrosa durante um tempo, halos visuais ou imagens coloridas, assim como vermelhidão dos olhos durante o tratamento com Elebrato Ellipta:
deixe de usar este medicamento e procure ajuda médica imediatamente.Estes sinais podem ser devidos a um ataque agudo de glaucoma de ângulo estreito.
Infecção pulmonar
Se está utilizando este medicamento para o tratamento da DPOC, pode apresentar um maior risco de desenvolver uma infecção dos pulmões conhecida como pneumonia. Consulte a secção 4 "Posíveis efeitos adversos" para obter informações sobre os sintomas a que deve estar atento enquanto estiver usando este medicamento.
Consulte com o seu médico o mais rápido possível se desenvolver algum desses sintomas.
Crianças e adolescentes.
Este medicamento não deve ser administrado a crianças ou adolescentes menores de 18 anos.
Outros medicamentos e Elebrato Ellipta
Informa ao seu médico ou farmacêutico se está tomando, tomou recentemente ou pode ter que tomar qualquer outro medicamento. Se não tem certeza do conteúdo do seu medicamento, consulte com o seu médico ou farmacêutico.
Alguns medicamentos podem afetar a forma como este medicamento actua, ou fazer com que seja mais provável que apresente efeitos adversos. Estes incluem:
- medicamentos chamados betabloqueantes (como propranolol), utilizado no tratamento da pressão arterial alta ou outras doenças do coração
- ketoconazol ou itraconazol, para tratar infecções por fungos
- claritromicina ou telitromicina, para tratar infecções bacterianas
- ritonavir ou cobicistat para tratar o VIH
- medicamentos que diminuem o nível de potássio no sangue, como alguns diuréticos ou alguns medicamentos para tratar a DPOC e a asma (como metilxantina ou esteroides)
- outros medicamentos de acção prolongada para tratar problemas respiratórios semelhantes a este medicamento, por exemplo, tiotrópio, indacaterol. Não use Elebrato Ellipta se já utilizar estes medicamentos.
Consulte com o seu médico ou farmacêuticose está tomando algum destes medicamentos. O seu médico pode fazer controles minuciosos se está tomando algum destes medicamentos, porque podem aumentar os efeitos adversos de Elebrato Ellipta.
Gravidez e amamentação
Se está grávida ou em período de amamentação, acha que pode estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico antes de utilizar este medicamento. Se está grávida, não use este medicamento a menos que o seu médico o indique.
Desconhece-se se os componentes de Elebrato Ellipta podem passar para o leite materno. Se está em período de amamentação, deve consultar com o seu médico antes de utilizar Elebrato Ellipta. Se está em período de amamentação, não use este medicamento a menos que o seu médico o indique.
Condução e uso de máquinas
É pouco provável que este medicamento afete a sua capacidade para conduzir ou utilizar máquinas.
Elebrato Ellipta contém lactose
Se o seu médico lhe indicou que padece uma intolerância a certos açúcares, consulte com ele antes de utilizar este medicamento.
3. Como usar Elebrato Ellipta
Siga exactamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico. Em caso de dúvida, consulte novamente o seu médico ou farmacêutico.
A dose recomendadaé uma inalação todos os dias, à mesma hora todos os dias. Só precisa de uma inalação por dia, porque o efeito deste medicamento dura 24 horas.
Não use mais doses do que o seu médico lhe indicou.
Use Elebrato Elliptacomregularidade
É muito importante que use Elebrato Ellipta todos os dias, como lhe indicou o seu médico. Isso ajudará a não ter sintomas ao longo do dia e da noite.
Elebrato Ellipta nãodeve ser utilizado para aliviar um ataque repentino de asfixia ou sibilância. Se tiver este tipo de ataque, deve utilizar um inhalador de “resgate” de acção rápida (como salbutamol).
Como usar o inhalador
Para obter a informação completa, leia as “Instruções de uso passo a passo” no final deste prospecto.
Elebrato Ellipta é para uso por via inhalatória.
Elebrato Ellipta está pronto para uso uma vez que se abra a bandeja.
Se os sintomas não melhoram
Se os seus sintomas de DPOC (asfixia, sibilância, tosse) não melhoram ou pioram, ou se está utilizando o seu inhalador de “resgate” de acção rápida mais frequentemente do que o habitual:
contacte o seu médico o mais rápido possível.
Se usa mais Elebrato Elliptado que deve
Se acidentalmente usa mais medicamento do que deve, contacte o seu médico ou farmacêutico imediatamente,porque pode necessitar de atendimento médico. Se for possível, mostre-lhes o inhalador, o envase ou o seu prospecto. Pode notar que o seu coração bate mais rápido do que o normal, sentir-se tremoroso, ter alterações visuais, ter a boca seca ou ter dor de cabeça.
Se esqueceu de usar Elebrato Ellipta
Não inhale uma dose dupla para compensar as doses esquecidas. Inhale a próxima dose à sua hora habitual. Se tiver sibilância ou asfixia, use o seu inhalador de “resgate” de acção rápida (por exemplo, salbutamol), e procure aconselhamento médico.
Se interromper o tratamento com Elebrato Ellipta
Use este medicamento durante o tempo que o seu médico lhe recomendou. Não deixe de utilizar até que o seu médico o indique, mesmo que se sinta melhor, porque os seus sintomas podem piorar.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
4. Posíveis efeitos adversos
Como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Reacções alérgicas
As reacções alérgicas a Elebrato Ellipta são raras (podem afectar até 1 de cada 1 000 pessoas).
Se tiver algum dos sintomas descritos a seguir após tomar Elebrato Ellipta, deixe de usá-loe informeimediatamente ao seu médico:
- erupção ou vermelhidão da pele, habões (urticária)
- inchaço, algumas vezes da face ou da boca (angioedema)
- sibilância, tosse ou dificuldade para respirar
- sensação de fraqueza repentina ou tontura (que pode provocar colapso ou perda de consciência).
Dificuldades respiratórias urgentes
Se a sua respiração ou as sibilanças pioram imediatamente após o uso do seu inhalador Elebrato Ellipta, deixe de usá-loe procure ajuda médicaimediatamente.
Pneumonia (infecção dos pulmões)em pacientes com DPOC (efeito adverso frequente)
Se tiver algum dos sintomas que se seguem enquanto está utilizando Elebrato Ellipta, consulte com o seu médico. Podem ser sintomas de uma infecção pulmonar:
- febre ou arrepios
- aumento da produção de mucosidade, mudança na cor do muco
- aumento da tosse ou aumento da dificuldade para respirar.
Outros efeitos adversos
Frequentes(podem afectar até 1 de cada 10 pessoas)
- aftas, protuberâncias (bultos) na boca ou na garganta causadas por uma infecção por fungos (candidíase). Enxaguar a boca com água imediatamente após usar Elebrato Ellipta pode ajudar a prevenir este efeito adverso
- infecção do nariz, seios nasais ou garganta
- infecção das vias respiratórias superiores
- picazão, muco ou nariz entupido
- dor na parte posterior da boca e da garganta
- inflamação dos seios nasais
- inflamação dos pulmões (bronquite)
- gripe
- resfriado comum
- dor de cabeça
- tosse
- micção dolorosa e frequente (podem ser sinais de infecção do tracto urinário)
- dor nas articulações
- dor nas costas
- prisão de ventre.
Pouco frequentes(podem afectar até 1 de cada 100 pessoas)
- batimento do coração irregular
- batimento do coração mais rápido
- rouquidão
- debilitamento dos ossos que pode produzir fracturas.
- secura da boca
- alteração do gosto
- visão borrosa
- aumento da pressão ocular
- dor ocular.
Raros(podem afectar até 1 de cada 1 000 pessoas)
- reacções alérgicas (ver anteriormente na Secção 4)
- dificuldade para urinar (retenção urinária)
- dor ou incômodo ao urinar (disúria)
- consciência dos batimentos do coração (palpitações)
- ansiedade
- tremor
- espasmos musculares
- aumento do açúcar no sangue (hiperglicemia).
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los directamente através do sistema nacional de notificação incluído no Apêndice V. Mediante a comunicação de efeitos adversos, pode contribuir para proporcionar mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Elebrato Ellipta
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não use este medicamento após a data de validade que aparece no envase após CAD. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Não conserve a uma temperatura superior a 30 ºC.
Mantenha o inhalador dentro da bandeja selada para protegê-lo da humidade e só o retire imediatamente antes do primeiro uso. Uma vez aberta a bandeja, o inhalador pode ser utilizado durante um prazo de 6 semanas, contando desde a data de abertura da bandeja. Escreva a data em que se deve deitar o inhalador no espaço designado para isso na etiqueta do inhalador. A data deve ser anotada assim que o inhalador seja retirado da bandeja.
Se for conservado na geladeira, deixe que o inhalador atinja a temperatura ambiente durante pelo menos uma hora antes do seu uso.
Os medicamentos não devem ser deitados pelos esgotos nem para o lixo. Pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que já não precisa. Desta forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de Elebrato Ellipta
Os princípios ativos são furoato de fluticasona, bromuro de umeclidínio e vilanterol.
Cada inalação fornece uma dose liberada (dose que sai pela boquilha) de 92 microgramas de furoato de fluticasona, 65 microgramas de bromuro de umeclidínio equivalente a 55 microgramas de umeclidínio e 22 microgramas de vilanterol (como trifenato).
Os demais componentes são lactose monohidrato (ver seção 2 “Elebrato Ellipta contém lactose”) e estearato de magnésio.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Elebrato Ellipta é um pó para inalação (unidose).
O inhalador Ellipta é formado por um corpo de plástico cinza claro, um protetor da boquilha bege e um contador de doses. Está embalado em uma bandeja de alumínio laminado com uma tampa de alumínio desdobrável. A bandeja contém uma bolsa dessecante para reduzir a umidade no envase.
O princípio ativo é apresentado como um pó branco em tiras de blíster separadas dentro do inhalador. Elebrato Ellipta está disponível em envases de 1 inhalador que contêm 14 ou 30 doses (para um tratamento de 14 ou 30 dias) e em envases clínicos que contêm 90 doses (3 inhaladores de 30 doses, para um tratamento de 90 dias). Pode ser que apenas alguns tamanhos de envases estejam comercializados.
Título da autorização de comercialização
GlaxoSmithKline Trading Services Limited.
12 Riverwalk
Citywest Business Campus
Dublín 24
Irlanda
Responsável pela fabricação:
Glaxo Wellcome Production
Zone Industrielle No.2
23 Rue Lavoisier
27000 Evreux
França
Podem solicitar mais informações sobre este medicamento dirigindo-se ao representante local do título da autorização de comercialização:
Bélgica GlaxoSmithKline Pharmaceuticals s.a./n.v. Tel: + 32 (0) 10 85 52 00 | Lituânia UAB “BERLIN-CHEMIE MENARINI BALTIC” Tel: + 370 52 691 947 |
| Luxemburgo GlaxoSmithKline Pharmaceuticals s.a./n.v. Bélgica Tel: + 32 (0) 10 85 52 00 |
República Tcheca GlaxoSmithKline s.r.o. Tel: + 420 222 001 111 |
|
Dinamarca GlaxoSmithKline Pharma A/S Tlf: + 45 36 35 91 00 | Malta GlaxoSmithKline Trading Services Limited Tel: + 356 80065004 |
Alemanha Berlin-Chemie AG Tel: +49 (0) 30 67070 | Países Baixos GlaxoSmithKline BV Tel: + 31 (0) 33 2081100 |
Estônia OÜ Berlin-Chemie Menarini Eesti Tel: + 372 667 5001 | Noruega GlaxoSmithKline AS Tlf: + 47 22 70 20 00 |
Grécia Guidotti Hellas A.E. Τηλ: + 30 210 8316111-13 | Áustria GlaxoSmithKline Pharma GmbH Tel: + 43 (0)1 97075 0 |
Espanha FAES FARMA, S.A. Tel: + 34 900 460 153 | Polônia GSK Services Sp. z o.o. Tel.: + 48 (0)22 576 9000 |
França Menarini France Tél: + 33 (0)1 45 60 77 20
| Portugal BIAL, Portela & Ca. SA. Tel: + 351 22 986 61 00
|
Irlanda GlaxoSmithKline (Irlanda) Limited Tel: + 353 (0)1 4955000 | Eslovênia Berlin-Chemie / A. Menarini Distribution Ljubljana d.o.o. Tel: + 386 (0)1 300 2160 |
Islândia Vistor hf. Sími: + 354 535 7000 | República Eslovaca Berlin-Chemie / A. Menarini Distribution Slovakia s.r.o. Tel: + 421 2 544 30 730 |
Itália
Tel: +39 (0)55 56801 | Finlândia GlaxoSmithKline Oy Puh/Tel: + 358 (0)10 30 30 30 |
Chipre GlaxoSmithKline Trading Services Limited Τηλ: + 357 80070017 | Suécia GlaxoSmithKline AB Tel: + 46 (0)8 638 93 00 |
Letônia SIA Berlin-Chemie/Menarini Baltic Tel: + 371 67103210 | Reino Unido (Irlanda do Norte) GlaxoSmithKline Trading Services Limited Tel: + 44 (0)800 221441 |
Data da última revisão deste prospecto:
Outras fontes de informação
A informação detalhada deste medicamento está disponível no site da Agência Europeia de Medicamentos: http://www.ema.europa.eu.
Instruções de uso passo a passo
O que é o inhalador?
A primeira vez que utilizar Elebrato Ellipta, não precisa se certificar de que o inhalador está funcionando corretamente, pois contém doses pré-medidas e está pronto para uso direto.
Sua caixa de inhalador Elebrato Ellipta contém:
O inhalador está embalado em uma bandeja. Não abra a bandeja até que esteja preparado para inhalar uma dose do medicamento. Quando estiver preparado para usar o inhalador, retire a tampa para abrir a bandeja. A bandeja contém uma bolsa dessecante, para reduzir a umidade. Jogue a bolsa do dessecante fora, nãoa abra, ingira ou inhale.
Quando retirar o inhalador da bandeja, estará na posição de “fechado”. Não abra o inhalador até que esteja preparado para inhalar uma dose do medicamento. Deve anotar a data de “Descartar em” no espaço designado para isso que aparece na etiqueta do inhalador e na caixa. A data de “Descartar em” é de 6 semanas desde a data de abertura da bandeja. Depois desta data, o inhalador não deve ser utilizado mais.A bandeja pode ser descartada uma vez que a abra.
Se for armazenado na geladeira, deixe que o inhalador atinja a temperatura ambiente durante pelo menos uma hora antes de usá-lo.
As instruções passo a passo de uso do inhalador fornecidas a seguir podem ser usadas tanto para o inhalador Ellipta de 30 doses (30 dias de tratamento) quanto para o inhalador Ellipta de 14 doses (14 dias de tratamento).
- Ler as seguintes instruções antes de utilizar o inhalador
Se a tampa do inhalador for aberta e fechada sem que se inhale o medicamento, a dose será perdida.A dose perdida ficará retida de forma segura dentro do inhalador, mas não estará disponível para ser inhalada.
Não é possível administrar acidentalmente uma dose adicional ou uma dose dupla por meio de uma inalação.

Para o inhalador de 14 doses, o contador de doses também será mostrado metade em vermelho quando restarem menos de 10 doses e, em seguida, será mostrado metade em vermelho com o número 0 após a última dose utilizada. O contador de doses aparecerá completamente vermelho se a tampa for aberta novamente.
- Preparar uma dose
Quando estiver preparado para inhalar uma dose, abra a tampa do inhalador.
Não agite o inhalador.
- Deslize a tampa para baixo até ouvir um ‘clic’.




Agora, o medicamento está preparado para poder ser inhalado.
Como confirmação, o contador de doses diminui em 1unidade.
- Se o contador de doses não diminuir ao ouvir o ‘clic’, o inhalador não liberará a dose do medicamento.Leve-o ao farmacêutico e solicite ajuda.
- Não agite o inhalador em nenhum momento.
- Inalar o medicamento
- Enquanto mantém o inhalador afastado da boca, expire tanto quanto possível.
Nãoexpire dentro do inhalador.
- Coloque a boquilha entre os lábios e feche-os firmemente ao redor da boquilha.
Nãoobstrua as ranuras de ventilação com os dedos.
- Realize uma inspiração longa, contínua e profunda. Mantenha a inspiração tanto tempo quanto possível (pelo menos 3-4 segundos).
- Retire o inhalador da boca.
- Expire suavemente e lentamente.
Pode ser que não seja capaz de distinguir o sabor ou notar o medicamento, mesmo quando utiliza o inhalador de forma correta.
Antesde fechar a tampa, a boquilha do inhalador pode ser limpa utilizando um pano seco.
- Fechar o inhalador e enxaguar a boca
- Deslize a tampa para cima, até o topo, para cobrir a boquilha.

- Enxágue a boca com água após ter usado o inhalador, não engula.
Isso fará com que seja menos provável que se produzam efeitos adversos como úlceras na boca ou garganta.
- País de registo
- Preço médio em farmácia75.87 EUR
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a ELEBRATO ELLIPTA 92/55/22 microgramas pó para inalação (dose única)Forma farmacêutica: INALAÇÃO PULMONAR, 92 µg/55 µg/22 µg/doseSubstância ativa: vilanterol, umeclidinium bromide and fluticasone furoateFabricante: Glaxosmithkline Trading Services LimitedRequer receita médicaForma farmacêutica: INALAÇÃO PULMONAR, 55 MICROGRAMAS/22 MICROGRAMASSubstância ativa: vilanterol and umeclidinium bromideFabricante: Glaxosmithkline (Ireland) LimitedRequer receita médicaForma farmacêutica: INALAÇÃO PULMONAR, 340/12 microgramasSubstância ativa: formoterol and aclidinium bromideFabricante: Covis Pharma Europe B.V.Requer receita médica
Médicos online para ELEBRATO ELLIPTA 92/55/22 microgramas pó para inalação (dose única)
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para ELEBRATO ELLIPTA 92/55/22 microgramas pó para inalação (dose única) — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.



