POMADA RETAL HEMOAL
Como utilizar POMADA RETAL HEMOAL
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
Hemoal pomada rectal
Benzocaína, Efedrina hidrocloruro Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a usar este medicamento, porque contém informações importantes para si. Siga exactamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico ou farmacêutico.
Conteúdo do prospecto 1.- O que é Hemoal e para que se utiliza. 2.- O que necessita de saber antes de começar a usar Hemoal. 3.- Como usar Hemoal. 4.- Possíveis efeitos adversos. 5.- Conservação de Hemoal. 6.- Conteúdo do envase e informação adicional. |
1. O que é Hemoal e para que se utiliza
É um anestésico local por ação da benzocaína e um vasoconstritor por ação da efedrina.
Está indicado no alívio sintomático da dor, picazão ou coceira associada a hemorroides em adultos.
2. O que necessita de saber antes de começar a usar Hemoal
Não use Hemoal:
- se é alérgico (hipersensível) à benzocaína, ao hidrocloruro de efedrina ou a qualquer um dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6), a outros anestésicos locais derivados do ácido p-aminobenzoico, parabenos ou parafenilendiamina ou tintes comerciais para o cabelo
- se apresentou alergia a anestésicos locais
- se apresentou, suspeita que possa apresentar ou tem um maior risco de um aumento da metahemoglobina no sangue (metahemoglobinemia)
- se está a ser tratado com sulfamidas
- se está a ser tratado com inibidores da colinesterase (medicamentos para a doença de Alzheimer) ou tem atividade reduzida da colinesterase
- se está a ser tratado com agentes simpaticomiméticos
- se padece doença coronária grave ou transtorno cardiovascular
- se padece hipertensão
- se padece hipertireoidismo
- se atualmente está a ser tratado ou esteve durante as últimas duas semanas sob tratamento com medicamentos para tratar a depressão como os Inibidores da monoaminooxidase (IMAOs)
- em áreas extensas de pele, pele eccematosa, queimada pelo sol, infectada ou agrietada
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a usar Hemoal.
Este medicamento não deve ser utilizado se padece problemas graves de coração (bloqueio cardíaco completo).
Este medicamento deve ser utilizado com precaução se padece diabetes, glaucoma de ângulo fechado, Fenómeno de Raynaud, feocromocitoma e hiperplasia prostática.
Mantenha uma função intestinal normal mediante uma dieta apropriada (frutas, vegetais, uma ingestão de líquidos adequada e um exercício regular). Pode ser útil tomar simultaneamente algum laxante, aumentador do volume ou abrandador das fezes. Deve evitar um uso excessivo de laxantes, pois poderia produzir preguiça intestinal.
Uso de outros medicamentos
Informa o seu médico ou farmacêutico se está a utilizar, ou utilizou recentemente outros medicamentos, mesmo os adquiridos sem receita médica.
Este medicamento pode interagir com:
- Fenotiazinas (antipsicótico) ou antidepressivos IMAO podem produzir aumento da pressão arterial, arritmia cardíaca ou mesmo provocar a morte.
- Glucósidos cardíacos: o uso de glucósidos cardíacos (por exemplo, digoxina) ao mesmo tempo que a efedrina pode aumentar o risco de batimento irregular do coração ou ataque cardíaco.
- Antidepressivos: os antidepressivos tricíclicos (por exemplo, amitriptilina) e os antidepressivos noradrenérgicos-serotoninérgicos podem aumentar o risco de efeitos secundários cardiovasculares com efedrina.
- Agentes simpaticomiméticos: o uso da efedrina com outros agentes simpaticomiméticos pode aumentar o risco de hipertensão e outros efeitos cardiovasculares.
- Agentes anti-hipertensivos beta-bloqueantes: o uso deste medicamento ao mesmo tempo que agentes anti-hipertensivos beta-bloqueantes ou outros anti-hipertensivos pode reduzir a eficácia destes.
- Sulfamidas (medicamento para tratar infecções): não devem ser utilizados ao mesmo tempo que benzocaína, pois pode diminuir o efeito das sulfamidas.
- Inibidores da colinesterase (medicamentos para a doença de Alzheimer): não devem ser utilizados ao mesmo tempo que benzocaína, pois pode aumentar o efeito da benzocaína.
- Alcaloides do cornezuelo de centeno: risco de vasoconstricção e/ou aumento da tensão (hipertensão) quando utilizados em combinação com a efedrina.
- Linezolida (antibiótico para o tratamento de infecções bacterianas graves): risco de aumento da tensão (hipertensão) ao utilizar-se com a efedrina.
- Bloqueantes das neuronas adrenérgicas: a efedrina pode reduzir ou anular os efeitos anti-hipertensivos da guanetidina.
- Supressores do apetite e psicoestimulantes de tipo anfetamínico: risco de hipertensão e aumento do ritmo cardíaco com o uso concomitante da efedrina e da sibutramina.
- Anestésicos halogenados: a efedrina deve ser utilizada com precaução se for submetido a anestesia com anestésicos halogenados, pois pode induzir transtorno do ritmo cardíaco (fibrilação ventricular).
- Outros anestésicos locais do tipo de benzocaína: pode existir relação cruzada entre a benzocaína e outros anestésicos locais do tipo éster.
- Teofilina (antiasmático, broncodilatador): aumento do risco de reações adversas após a administração concomitante de teofilina e efedrina.
- Dexametasona (glucocorticoide): a efedrina aumenta a eliminação da dexametasona.
- Doxapram (estimulante respiratório): risco de hipertensão quando utilizado em combinação com a efedrina.
- Oxitocina: risco de hipertensão quando utilizado em combinação com a efedrina.
Interacções com testes de diagnóstico:
Não utilize Hemoal 72 horas antes da realização do teste de punção pancreática com bentiromida, pois existe a possibilidade de interferência no resultado do mesmo.
Gravidez, lactação e fertilidade
Se está grávida ou em período de lactação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar qualquer medicamento.
Não deve utilizar este medicamento se está grávida ou em período de lactação, a menos que tenha sido recomendado pelo seu médico, pois existe a possibilidade de absorção.
Uso em maiores de 65 anos e pacientes debilitados:
As pessoas maiores de 65 anos e os pacientes debilitados podem ser mais sensíveis à benzocaína, pelo que deve reduzir a dose.
Uso em crianças
Não é recomendado devido à escassez de dados sobre eficácia e segurança.
Condução e uso de máquinas
Não se descreveram efeitos sobre a capacidade de conduzir ou de manejar máquinas.
Hemoal contém álcoois de lanolina acetilados
Este medicamento pode produzir reações locais na pele (como dermatite de contacto) porque contém álcoois de lanolina acetilados.
3. Como usar Hemoal
Siga exactamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico ou farmacêutico. Em caso de dúvida, consulte novamente o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento é aplicado por via rectal.
A higiene pessoal é fundamental para controlar os sintomas hemorroidais. Por isso, deve manter limpa a zona, para o que se recomenda lavar com um pouco de sabão suave e secar, sem friccionar, com uma toalha limpa.
Aplique uma fina camada de pomada (aprox. 1 cm) na zona anal afectada limpa e seca, pela manhã, à noite e após cada defecação. Em geral, 3 a 4 vezes ao dia.
Aplique com um dedo, utilizando a ponta do dedo para vencer a resistência do esfíncter.
Para usar no interior do canal anal, retire a protecção da cânula, enrosque-a no tubo, lubrifique-a com um pouco de pomada e introduza-a no canal anal com cuidado. Em seguida, aplique uma pequena quantidade de pomada exercendo uma ligeira pressão sobre o tubo. Em caso de encontrar resistência no momento da aplicação, deve interromper a mesma, pois pode resultar prejudicial e danosa.
Após a aplicação, desenrosque a cânula do tubo e lave-a antes de guardá-la.
Lave as mãos antes e após cada aplicação. Por razões de higiene e para evitar infecções, a cânula deve ser usada apenas por um único paciente.
O tratamento não deve durar mais de 7 dias. Se os sintomas anorrectais (dor, picazão, coceira) não melhoram neste tempo ou aparece hemorragia, deve consultar o seu médico.
Maiores de 65 anos e pacientes debilitados:devem reduzir a dose, ver “Uso em maiores de 65 anos e pacientes debilitados”
Se usa mais Hemoal do que deve:
Se utilizou mais Hemoal do que deve, consulte o seu médico ou farmacêutico ou o Serviço de Informação Toxicológica. Telefone 91 562.04.20 indicando o medicamento e a quantidade aplicada.
Os sintomas que podem aparecer por sobredosificação são ansiedade, nervosismo, palpitações, dor de cabeça e insónia.
Se esqueceu de usar Hemoal:
Não se aplique uma dose dupla para compensar as doses esquecidas.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste produto, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Possíveis efeitos adversos
Assim como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora não todas as pessoas os sofram.
Efeitos adversos raros (podem afectar até 1 de cada 1.000 pessoas):
- redução do fluxo sanguíneo da zona onde se aplica a pomada (isquemia)
Efeitos adversos muito raros (em menos de 1 de cada 10.000 pessoas)
- reações de hipersensibilidade
- ansiedade
- dor de cabeça, nervosismo, insónia
- palpitações
Efeitos adversos de frequência não conhecida: (não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis)
- aumento de metahemoglobina no sangue (metahemoglobinemia) que origina uma coloração azul na pele e mucosas (cianose)
- diminuição do apetite, diminuição do nível de potássio no sangue (hipopotasemia)
- confusão, depressão, estados psicóticos, medo, irritabilidade
- inquietude, tremor
- aceleração dos batimentos do coração (taquicardia), batimentos irregulares do coração (arritmia cardíaca), dor tipo anginosa, ritmo cardíaco lento (bradicardia), paro cardíaco
- tensão elevada (hipertensão), hemorragia cerebral, tensão baixa (hipotensão)
- acumulação de líquido nos pulmões (edema pulmonar)
- náuseas, vómitos, excesso de saliva
- retenção urinária
- debilidade, aumento de sudorese (hiperhidrose)
- mudanças nos níveis de glicose no sangue
- dermatite alérgica
Outros:
Podem produzir-se reações alérgicas por contacto, sensação de queimadura anal.
Desidratação da zona da pele onde se aplica (epitélio) e endurecimento das mucosas.
Comunicação de efeitos adversos
Se experimenta qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los directamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de Medicamentos de Uso Humano (www.notificaram.es). Mediante a comunicação de efeitos adversos, pode contribuir para proporcionar mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Hemoal
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Conserva por debaixo de 30 ºC.
Não utilize após a data de caducidade que aparece no envase. A data de caducidade é o último dia do mês que se indica.
Os medicamentos não devem ser deitados por os desgües nem para a lixeira. Deposite os envases e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se desfazer dos envases e dos medicamentos que já não precisa. Desta forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de Hemoal:
Por cada grama:
Os princípios activos são: benzocaína 30 miligramas e efedrina (hidrocloruro) 2 miligramas.
Os demais componentes (excipientes) são: óxido de zinco, vaselina branca e álcoois de lanolina acetilados.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Tubo de alumínio flexível, barniz interior epoxídico com tampão a rosca de polietileno, contendo 30 g e 50 g de pomada rectal. Cada envase contém uma cânula para aplicação rectal.
Titular da autorização de comercialização
Reckitt Benckiser Healthcare, S.A.
C/ Mataró, 28
08403 Granollers-Barcelona
Responsável pela fabricação
INDUSTRIA QUIMICA Y FARMACEUTICA VIR, S.A.
Laguna, 66-68-70. Poligono Industrial Urtinsa II (Alcorcón)
- 28923 – Espanha
ou
ALCALA FARMA, S.L.
Carretera M-300 Km 29,920 (Alcalá de Henares) - 28802 - Espanha
Data da última revisão deste prospecto: junho 2025
A informação detalhada deste medicamento está disponível na página web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) (http://www.aemps.gob.es/).
- País de registo
- Substância ativa
- Requer receita médicaNão
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a POMADA RETAL HEMOALForma farmacêutica: SEMISSÓLIDO RETAL, Benzocaína 6%; Efedrina 0,2%/ 100 gSubstância ativa: benzocaineFabricante: Reckitt Benckiser Healthcare S.A.Não requer receita médicaForma farmacêutica: SEMISSÓLIDO RETAL, 20 mg/g + 20 mg/g + 25 mg/gSubstância ativa: lidocaineFabricante: Jntl Consumer Health (Spain) S.L.Não requer receita médicaForma farmacêutica: SEMISSÓLIDO RETAL, 0,25 mg; 8 mg; 1 mg/gSubstância ativa: fluocinonideFabricante: Anotaciones Farmaceuticas, S.L.Não requer receita médica
Médicos online para POMADA RETAL HEMOAL
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para POMADA RETAL HEMOAL — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.