Bg pattern

PROTHROMPLEX TOTAL 500 UI PÓ E SOLVENTE PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL

Avaliação de receita online

Avaliação de receita online

Um médico irá avaliar o seu caso e decidir se a emissão de uma receita é clinicamente apropriada.

Fale com um médico sobre este medicamento

Fale com um médico sobre este medicamento

Discuta os seus sintomas e os próximos passos numa consulta expressa.

Esta página fornece informação geral. Para aconselhamento personalizado, consulte um médico. Em caso de sintomas graves, contacte os serviços de emergência.
About the medicine

Como utilizar PROTHROMPLEX TOTAL 500 UI PÓ E SOLVENTE PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL

Traduzido com IA

Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.

Mostrar original

Introdução

Prospecto: informação para o paciente

Prothromplex Total 500 UI

Pó e dissolvente para solução injetável

complexo de protrombina humano

Leia todo o prospecto atentamente antes decomeçar a usareste medicamento, porque contém informações importantes para si.

  • Conserva este prospecto, porque pode ter que relê-lo.
  • Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
  • Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver seção 4.

Conteúdo do prospecto

  1. O que é Prothromplex Total e para que é utilizado
  2. O que precisa saber antes de começar a usar Prothromplex Total
  3. Como usar Prothromplex Total
  4. Possíveis efeitos adversos
  5. Conservação de Prothromplex Total
  6. Conteúdo do envase e informações adicionais

1. O que é Prothromplex Total e para que é utilizado

Prothromplex Total é preparado a partir de plasma humano (a parte líquida do sangue). Contém os factores de coagulação sanguínea II, VII, IX e X (factores de coagulação do complexo de protrombina) e proteína C.

Estes factores de coagulação dependem da vitamina K e, como a vitamina K, desempenham um papel importante na coagulação do sangue. Em caso de deficiência de algum destes factores, o sangue não se coagula tão rapidamente como habitualmente, o que aumenta a tendência a sangrar.

Prothromplex Total é utilizado para:

  • o tratamento das hemorragias
  • a prevenção das hemorragias imediatamente antes ou após uma operação cirúrgica.
    • a deficiência adquirida e a deficiência congénita de factores de coagulação

Deficiência adquirida:

Pode desenvolver uma deficiência dos factores de coagulação dependentes da vitamina K (deficiência adquirida) causada, por exemplo, pelo tratamento ou por uma sobredosagem de medicamentos que reduzem o efeito da vitamina K (conhecidos como antagonistas da vitamina K).

Deficiência congénita:

Se nasceu com uma deficiência (deficiência congénita), este medicamento pode ser administrado imediatamente antes ou após uma operação cirúrgica quando não se dispõe do concentrado de factor individual adequado.

Doctor consultation

Não tem a certeza se este medicamento é adequado para si?

Discuta os seus sintomas e opções de tratamento com um médico online.

2. O que precisa saber antes de começar a usar Prothromplex Total

Não use Prothromplex Total

  • se é alérgico aos factores de coagulação ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na seção 6).
  • se a heparina lhe produziu ou suspeita que lhe produziu alguma vez uma diminuição de plaquetas, as células que se encarregam da coagulação sanguínea (trombocitopenia induzida por heparina).

Advertências e precauções

Consulte o seu médico antes de usar Prothromplex Total

  • pois existe a rara possibilidade de que possa desenvolver uma reação alérgica grave repentina (reação anafiláctica) a Prothromplex Total porque se notificaram reações alérgicas desse tipo.

Pode encontrar informações detalhadas sobre os primeiros sintomas deste tipo de reação alérgica na seção 4 “Possíveis efeitos adversos”

  • se tem uma deficiência adquirida dos factores de coagulação dependentes da vitamina K.

Esta deficiência adquirida pode ser causada pelo tratamento com medicamentos que neutralizam a coagulação do sangue através da inibição da vitamina K. Neste caso, só deve ser utilizado Prothromplex Total quando seja necessária uma correção rápida dos níveis do complexo de protrombina, como nos casos de hemorragias graves ou cirurgia de urgência. Em outros casos, é suficiente com a redução da dosagem do antagonista da vitamina K ou com a administração de vitamina K

  • se recebe medicamentos para inibir a coagulação do sangue (antagonistas da vitamina K). Pode ter uma tendência a formar coágulos de sangue que se pode incrementar com a administração do concentrado de complexo de protrombina humano
  • se tem uma deficiência congénitaespecífica de alguns dos factores de coagulação dependentes da Vitamina K deve utilizar-se um produto com o factor específico em caso de estar disponível
  • se está em tratamento com concentrado do complexo de protrombina humano, especialmente se o recebeu de forma repetida pois podem produzir-se coágulos (trombose) e passar ao torrente sanguíneo (embolia)
  • se pertence a algum dos seguintes grupos de pacientes, devido à possibilidade de que se produzam coágulos:
  • pacientes com doença cardíaca coronária ou que sofreram um infarto cardíaco
  • pacientes com doença hepática
  • pacientes pré ou pós-operatórios
  • recém-nascidos
  • pacientes com risco de complicações tromboembólicas ou coagulação intravascular disseminada (CID)

Nestas situações, o médico avaliará cuidadosamente os benefícios do tratamento com Prothromplex Total face aos possíveis riscos dessas complicações.

Rastreabilidade

Cada vez que lhe for administrada uma dose de Prothromplex Total, recomenda-se registrar o nome e número de lote do produto para manter um controlo dos lotes utilizados.

Segurança viral

Quando se administram medicamentos derivados de plasma ou sangue humano, há que levar a cabo certas medidas para evitar que as infecções passem aos pacientes.

Tais medidas incluem:

  • uma cuidadosa seleção dos doadores, para excluir aqueles que estão em risco de ser portadores de doenças infecciosas,
  • análise de marcadores específicos de infecções nas doações individuais e nas misturas de plasma,
  • inclusão de etapas no processo de fabricação para eliminar/inativar vírus.

Apesar disto, quando se administram medicamentos derivados do sangue ou plasma humanos, a possibilidade de transmissão de agentes infecciosos não se pode excluir totalmente. Isto também se refere a vírus emergentes ou de natureza desconhecida ou outros tipos de infecções.

Estas medidas consideram-se eficazes para vírus envoltos como o vírus da imunodeficiência humana (VIH), vírus da hepatite B e vírus da hepatite C e para o vírus não envolto da hepatite A. As medidas tomadas podem ter um valor limitado face a outros vírus não envoltos como o parvovirus B19. A infecção por parvovirus B19 pode ser grave para uma mulher grávida (infecção fetal) e para pessoas cujo sistema imunológico está deprimido ou em pacientes que têm algum tipo de anemia (por exemplo, doença falciforme ou anemia hemolítica).

É possível que o seu médico lhe recomende vacinar-se contra hepatite A e hepatite B, se a si lhe for administrado de forma regular ou repetida concentrados de complexo de protrombina humano derivados de plasma humano.

Recomenda-se encarecidamente que, cada vez que lhe for administrada uma dose de Prothromplex Total, se deixe constância do nome do medicamento e número de lote administrado com o fim de manter um registo dos lotes utilizados.

Crianças e adolescentes

A segurança e eficácia do uso de Prothromplex Total em pacientes menores de 18 anos não se estabeleceu nos ensaios clínicos.

Outros medicamentos e Prothromplex Total

Informa ao seu médico ou farmacêutico se está a usar, usou recentemente ou pudesse ter que tomar/utilizar qualquer outro medicamento.

Informa ao seu médico se recebe medicamentos para inibir a coagulação do sangue (antagonistas da vitamina K). Pode ter uma tendência a formar coágulos de sangue que se pode incrementar com a administração do concentrado de complexo de protrombina humano.

Interferência com testes biológicos

Quando se realizam testes de coagulação sensíveis à heparina em pacientes que recebem doses elevadas de complexo de protrombina humano, deve considerar-se a heparina contida no produto administrado.

Gravidez, lactação e fertilidade

Se está grávida ou em período de lactação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento. Prothromplex Total pode ser utilizado durante a gravidez e o período de lactação apenas naqueles casos em que estiver clinicamente indicado.

Não se dispõe de informação relativa aos efeitos de Prothromplex Total na fertilidade.

Condução e uso de máquinas

Não se realizaram estudos sobre a capacidade para conduzir e utilizar máquinas.

Prothromplex Total contém sódio e heparina

Este medicamento contém 68 mg de sódio por frasco ou 0,14 mg de sódio (componente principal do sal de mesa/para cozinhar) por Unidade Internacional. Isto equivale a 3,4 % da ingestão diária máxima de sódio recomendada para um adulto.

A heparina pode causar reações alérgicas e uma redução no recuento de células sanguíneas que pode afetar ao sistema de coagulação sanguínea. Os pacientes com antecedentes de reações alérgicas induzidas pela heparina devem evitar o uso de medicamentos que contenham heparina.

3. Como usar Prothromplex Total

O início, a administração e a supervisão do tratamento devem ser realizados sob a estrita supervisão de um médico com experiência no tratamento dos distúrbios da coagulação.

A dosagem e a duração do tratamento com Prothromplex Total dependerão de vários factores como o peso corporal, a gravidade da sua doença, a localização e a intensidade da hemorragia ou a necessidade de prevenir a hemorragia em procedimentos cirúrgicos.

O seu médico calculará a dosagem de acordo com as suas necessidades específicas e controlará a coagulação e a sua condição clínica de forma regular (ver seção "Esta informação está destinada apenas a profissionais do sector sanitário”).

Forma de administração

Via intravenosa.

Um médico deve supervisionar a administração de Prothromplex Total.

Após a reconstituição com a água esterilizada para preparações injetáveis que se fornece, Prothromplex Total é administrado lentamente numa veia (via intravenosa). A velocidade de administração depende do seu bem-estar e não deve superar os 2 ml por minuto (60 UI/min).

Uso em crianças e adolescentes

Não há dados suficientes para recomendar a administração de Prothromplex Total em pacientes menores de 18 anos.

Se usar mais Prothromplex Total do que deve

Em caso de sobredosagem aumenta o risco de complicações tromboembólicas ou coagulopatia de consumo.

Quando se têm administrado doses altas de concentrados do complexo de protrombina humano se têm observado ataque cardíaco, aumento do consumo de plaquetas e de factores de coagulação com uma formação elevada de coágulos nos vasos sanguíneos (coagulopatia de consumo), trombose venosa e embolia pulmonar.

Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico.

Medicine questions

Já começou a tomar o medicamento e tem dúvidas?

Discuta os seus sintomas e tratamento com um médico online.

4. Possíveis efeitos adversos

Como em todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora não todas as pessoas os sofram.

Como em todos os tratamentos com derivados plasmáticos, existe a possibilidade de que possa desenvolver uma reação alérgica repentina (reação anafiláctica). Em casos individuais, pode desenvolver-se desde uma reação de hipersensibilidade grave até um choque.

Por isso, deve prestar atenção aos possíveis sintomas precoces de uma reação alérgica, tais como:

  • eritema (enrubescimento da pele)
  • erupção cutânea
  • aparição de habões na pele (sarpullido/urticária)
  • picar em qualquer parte do corpo
  • inchaço dos lábios e da língua
  • dificuldade para respirar/disneia
  • opressão no peito
  • indisposição geral
  • tontura
  • queda da tensão arterial

Se si nota um ou vários dos sintomas mencionados, avise imediatamente o seu médico, que interromperá a perfusão imediatamente. Os sintomas graves requerem um tratamento de urgência imediato.

Quando se utilizam concentrados do complexo de protrombina (incluindo Prothromplex Total), os pacientes podem desenvolver resistência (inibidores) a um ou vários factores de coagulação, com a consequente inactivação dos factores de coagulação do sangue. A aparição destes inibidores pode manifestar-se como uma resposta insuficiente ao tratamento.

Durante o tratamento com os concentrados do complexo de protrombina, podem desenvolver-se coágulos de sangue (trombos) e ser arrastados ao torrente sanguíneo (embolia). Isto pode produzir complicações como infarto cardíaco, um aumento do consumo de plaquetas e de factores de coagulação com uma formação elevada de coágulos nos vasos sanguíneos (coagulopatia de consumo), oclusão das veias por um coágulo de sangue (trombose venosa) e oclusão de um vaso pulmonar por um coágulo de sangue (infarto pulmonar).

Os seguintes efeitos adversos podem afetar até 1 de cada 10 pessoas ao utilizar Prothromplex Total:

  • formação de coágulos de sangue em todo o corpo (coagulação intravascular disseminada), resistência (inibidores) a um ou mais dos factores do complexo de protrombina (factores II, VII, IX, X)
  • reação alérgica grave e repentina (choque anafiláctico), reação anafiláctica, hipersensibilidade, acidente cerebrovascular, dor de cabeça
  • ataque cardíaco (infarto agudo de miocárdio), palpitação do coração (taquicardia)
  • trombose arterial, trombose venosa, queda da tensão arterial (hipotensão), enrubescimento da pele (rubor)
  • oclução de um vaso pulmonar por um coágulo de sangue (embolia pulmonar),dificuldade para respirar, falta de respiração (disneia), jadeios
  • vómitos, sensação de vómito (náuseas)
  • sarpullido em todo o corpo (urticária), erupção cutânea (erupção eritematosa), picar (prurito)
  • um certo distúrbio renal com sintomas como inchaço dos párpados, da face e da parte inferior das pernas com aumento de peso, assim como perda de proteínas através da urina (síndrome nefrótico)
  • febre (pirexia).

Os seguintes efeitos adversos foram observados com outros concentrados do complexo de protrombina:

  • inchaço da face, da língua e dos lábios (angioedema), sensação cutânea como queimadura, cosquilleo, picar ou formigueiro na pele (parestesia)
  • reação no local da injeção
  • letargia
  • inquietude

Comunicação de efeitos adversos

Se experimenta qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los directamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de Medicamentos de Uso Humano: www.notificaRAM.es.

Ao comunicar efeitos adversos, pode contribuir para fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.

5. Conservação de Prothromplex Total

Conservar em frigorífico (entre 2ºC e 8ºC). Não congelar.

Conservar o medicamento no embalagem original para protegê-lo da luz.

Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

Não utilize o medicamento após a data de validade que aparece no envase após CAD. A data de validade é o último dia do mês que se indica.

Durante o período de validade, o produto pode ser conservado a temperatura ambiente (máx. 25ºC) por um período de até 6 meses. Deve anotar-se o início e o fim da conservação a temperatura ambiente no envase do medicamento.

Após a conservação a temperatura ambiente, Prothromplex Total não deve ser devolvido ao frigorífico (2 ºC a 8 ºC) e deve ser eliminado se não foi utilizado durante os 6 meses.

Utilize imediatamente a solução uma vez reconstituída.

Os medicamentos não devem ser jogados nos deságues nem na lixeira. Pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que não precisa. Desta forma, ajudará a proteger o meio ambiente.

6. Conteúdo do envase e informação adicional

Composição de Prothromplex Total

:

O princípio ativo é o complexo de protrombina humana, composto pelos fatores humanos de coagulação II, VII, IX e X e proteína C.

Por frasco

[UI]

Após reconstituição com 17 ml de água esterilizada para preparações injetáveis

[UI/ml]

fator II humano de coagulação

375 – 708

22,5 – 42,5

fator VII humano de coagulação

417

25

fator IX humano de coagulação

500

30

fator X humano de coagulação

500

30

Um frasco contém pelo menos 333 UI de proteína C co-purificada com os fatores de coagulação sanguínea.

Os demais componentes são: cloreto de sódio, citrato de sódio, heparina sódica (0,2-0,5 UI/UI de fator IX) e antitrombina III 12,5-25 UI por frasco (0,75-1,5 UI/ml).

Dissolvente: Água esterilizada para preparações injetáveis.

Aspectodo produtoe conteúdo do envase

Pó e dissolvente para solução injetável.

Prothromplex Total é um pó branco ou ligeiramente amarelo, liofilizado ou em forma de substância compacta seca.

Após a reconstituição, a solução tem um pH compreendido entre 6,5 e 7,5 e uma osmolalidade não inferior a 240 mosm/kg. A solução é transparente ou ligeiramente opalescente.

O pó e o dissolvente estão contidos em frascos de vidro de dose única (vidro hidrolítico de tipo I e tipo II, respectivamente) e selados com tampas de borracha de butilo.

Conteúdo do envase

  • 1 frasco com Prothromplex Total 500 UI em pó
  • 1 frasco com 17 ml de água esterilizada para preparações injetáveis
  • 1 Mix2vial para reconstituição

Tamanho do envase1 x 500 UI

Título da autorização de comercialização e responsável pela fabricação

Título da autorização de comercialização:

Baxalta Innovations GmbH

Industriestrasse 67

1221 Viena

Áustria

Responsável pela fabricação:

Takeda Manufacturing Austria AG

Industriestrasse, 67

A-1221 Viena, Áustria

Representante local:

Takeda Farmacêutica España S.A.

Calle Albacete, 5, planta 9ª

Edificio Los Cubos

28027 Madrid

Espanha

Tel: +34 91 790 42 22

Este medicamento está autorizado nos estados membros do Espaço Económico Europeu e no Reino Unido (Irlanda do Norte) com osseguintes nomes:

Áustria

Prothromplex TOTAL 500 I.E. Pó e solvente para solução injetável

Estônia, Grécia, Hungria, Irlanda, Letônia, Malta, Romênia, Reino Unido (Irlanda do Norte)

Prothromplex Total

Bulgária, República Checa, Polônia

Prothromplex Total NF

Bélgica, Dinamarca, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Portugal

Prothromplex

Alemanha, Eslováquia

Prothromplex NF

Itália, Eslovênia

Proplex

Espanha

Prothromplex Total 500 UI pó e solvente para solução injetável

Datada última revisão deste prospecto:Março 2023

A informação detalhada deste medicamento está disponível na página Web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.gob.es/

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esta informação está destinada unicamente a profissionais do setor sanitário:

Instruções para a preparação e a administração

Instruções gerais

  • Para a reconstituição, utilizar apenas o equipamento de reconstituição fornecido.
  • Verificar a data de validade e garantir que Prothromplex Total pó e água para injeções (dissolvente) estão à temperatura ambiente antes da preparação. Não utilizar após a data de validade indicada nas etiquetas e no envase.
  • Utilizar uma técnica asséptica (condições de limpeza e baixo teor de germes) e uma superfície de trabalho plana durante o procedimento de reconstituição. Lavar as mãos e colocar luvas para exame limpas (o uso de luvas é opcional).
  • Aquecer o frasco sem abrir que contém o dissolvente (água esterilizada para injeções) à temperatura ambiente ou corporal (máximo 37 °C).
  • Prothromplex Total apenas deve ser reconstituído imediatamente antes da sua administração. A solução é transparente ou ligeiramente opalescente. Não utilizar soluções turvas ou que contenham depósitos.

Instruções para a reconstituição do pó para solução injetável:

Passos

Imagem

1

  • Retirar os protetores do frasco de concentrado e do frasco de dissolvente.

Mãos com luvas azuis segurando frasco e retirando líquido com agulha para outro frasco vazio transparente

2

  • Desinfetar cada tampa com um cotonete estéril embebido em álcool (ou outra solução estéril adequada) friccionando a tampa durante vários segundos.
  • Deixar secar a tampa de borracha. Colocar os frascos sobre uma superfície plana.

Mãos com luvas azuis segurando frasco e frasco transparente com líquido além de tampas vermelha e azul

3

  • Abrir o envase do dispositivo Mix2Vial despregando completamente a tampa, sem tocar o interior do envase.
  • Não retirar o dispositivo Mix2Vial do envase.

Mãos com luvas azuis segurando uma agulha hipodérmica com um líquido azul dentro se preparando para a injeção

4

  • Inverter o envase com o dispositivo Mix2Vial e colocá-lo sobre a parte superior do frasco de dissolvente.
  • Inserir firmemente a ponta de plástico azul do dispositivo no centro da tampa do frasco de dissolvente empurrando em linha reta para baixo. Segurar o envase pela borda e retirá-lo do dispositivo Mix2Vial.
  • Ter cuidado para não tocar a ponta de plástico transparente.
  • O frasco de dissolvente já tem conectado o dispositivo Mix2Vial e está pronto para ser conectado ao frasco de Prothromplex Total.

Mão com luva azul segurando um filtro conectando a um frasco e uma seringa com líquido roxo seta indica direção

5

  • Para conectar o frasco de dissolvente ao frasco de Prothromplex Total, dar a volta ao frasco de dissolvente e colocá-lo sobre o frasco que contém o Prothromplex Total em pó.
  • Inserir completamente a ponta de plástico transparente na tampa do frasco de Prothromplex Total empurrando firmemente em linha reta para baixo. Isso deve ser feito imediatamente para manter o líquido sem germes.
  • O dissolvente fluirá para o interior do frasco de Prothromplex Total por vácuo. Verificar se todo o dissolvente foi transferido.
  • Não utilizar se o vácuo foi perdido e o dissolvente não flui para o frasco de Prothromplex Total.

Mão com luva segurando um autoinjetor conectado a um frasco de medicamento e um recipiente vazio

6

  • Girar suavemente e de forma contínua os frascos conectados até que se dissolvam ou deixar repousar o produto reconstituído durante 5 minutos e depois girar suavemente para garantir que o pó se dissolveu completamente.
  • Não agitar. A agitação afetará negativamente o produto. Não refrigerar após a reconstituição.

Mão com luva azul girando um frasco transparente com um adaptador roxo sobre uma superfície bege e um recipiente vazio

7

  • Desconectar os dois lados do Mix2Vial entre si segurando o lado de plástico transparente do dispositivo Mix2Vial acoplado ao frasco de Prothromplex Total com uma mão e o lado de plástico azul do dispositivo Mix2Vial acoplado ao frasco de dissolvente com a outra.
  • Girar o lado de plástico azul no sentido contrário ao das agulhas do relógio e separar suavemente os dois frascos.
  • Não tocar a extremidade do conector de plástico unido ao frasco de Prothromplex Total que contém o produto dissolvido.
  • Colocar o frasco de Prothromplex Total sobre uma superfície de trabalho plana. Descartar o frasco de dissolvente vazio.

Mão com luva azul conectando um dispositivo de infusão a um frasco transparente com uma seta vermelha indicando a direção

8

  • Introduzir ar em uma seringa de plástico descartável estéril vazia puxando para trás o êmbolo.
  • A quantidade de ar deve ser igual à quantidade de Prothromplex Total reconstituído que se extrairá do frasco.

Mãos com luvas azuis segurando uma seringa com agulha inserida na pele mostrando um pequeno ponto vermelho de punção

9

  • Deixar o frasco de Prothromplex Total (que contém o produto reconstituído) sobre a superfície de trabalho plana, conectar a seringa ao conector de plástico transparente e girar a seringa no sentido das agulhas do relógio.

Mãos com luvas azuis segurando uma seringa e um frasco transparente girando para misturar o conteúdo líquido dentro

10

  • Segurar o frasco com uma mão e utilizar a outra para introduzir todo o ar da seringa no frasco.

Mão com luva azul segurando seringa transparente com líquido e inserindo agulha na pele do antebraço seta vermelha indica direção

11

  • Inverter a seringa conectada e o frasco de Prothromplex Total, de modo que o frasco fique na parte superior. Garantir que o êmbolo da seringa esteja pressionado. Introduzir Prothromplex Total na seringa puxando lentamente o êmbolo para trás.
  • Não empurrar e puxar a solução de um lado para o outro entre a seringa e o frasco. Se fizer isso, pode danificar o medicamento.

Mão com luva segurando seringa com agulha inserida na pele, frasco de medicamento junto a ela e seta vermelha indicando direção

12

  • Quando estiver pronto para a perfusão, desconectar a seringa girando-a no sentido contrário ao das agulhas do relógio. Inspecionar visualmente a seringa em busca de partículas; a solução deve ser transparente e ligeiramente opalescente.
  • Se a solução estiver turva ou apresentar sedimentos, não utilizar.

Mão com luva segurando seringa girando para misturar medicamento líquido transparente com fundo laranja e seta vermelha indicando rotação

Instruções para a administração

Examinar a solução preparada na seringa para detectar partículas e mudanças de cor antes da administração. A solução deve ser transparente, incolor e não conter partículas. O filtro incluído no dispositivo Mix2Vial elimina completamente essas partículas. A filtração não influencia no cálculo da dose. A solução na seringanão deve ser utilizada se estiver turva ou contiver flocos ou partículas após a filtração.

  1. Conectar a agulha de perfusão a uma seringa que contenha Prothromplex Total solução. Para maior comodidade, recomenda-se um equipamento de infusão com asas (borboleta). Apontar a agulha para cima e eliminar qualquer bolha de ar batendo suavemente a seringa com o dedo e empurrando lentamente o ar para fora da seringa e da agulha.
  2. Aplique um torniquete e prepare o local de infusão limpando bem a pele com um cotonete estéril embebido em álcool (ou outra solução estéril adequada).
  3. Introduzir a agulha na veia e retirar o torniquete. Perfundir lentamente Prothromplex Total. Não perfundir mais de 2 ml por minuto. Desconectar a seringa vazia.

Nota:Não retirar a agulha de borboleta até que sejam perfundidas todas as seringas e não tocar o puerto Luer que se conecta à seringa.

  1. Retirar a agulha da veia e utilizar um cotonete estéril para exercer pressão no local de perfusão durante vários minutos.

Não voltar a tampar a agulha. Colocar a agulha, a seringa e o frasco de Prothromplex Total e de dissolvente vazios em um contenedor de objetos pontiagudos de paredes rígidas para sua correta eliminação. Não descartar esses suprimentos na lixeira doméstica comum.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Posologia e forma de administração

Posologia

A seguir são fornecidas apenas diretrizes gerais de dosagem, à exceção do tratamento de hemorragias e profilaxia perioperatória de sangramentos durante o tratamento com antagonistas da vitamina K.

O tratamento deve ser iniciado sob a supervisão de um médico com experiência no tratamento de distúrbios de coagulação. A dose e duração do tratamento de substituição dependem da gravidade do distúrbio, da localização e intensidade da hemorragia e da condição clínica do paciente.

A quantidade e frequência da administração devem ser calculadas de forma individual para cada paciente. Os intervalos de dosagem devem ser adaptados às diferentes meias-vidas circulantes dos diferentes fatores de coagulação do complexo de protrombina.

Os requisitos posológicos individuais apenas podem ser identificados com base em uma determinação periódica dos níveis plasmáticos dos fatores de coagulação em questão ou na análise global dos níveis do complexo de protrombina (p. ex., teste de Quick, INR, tempo de protrombina) e na monitorização contínua da condição clínica do paciente.

Em caso de intervenções cirúrgicas maiores, é essencial realizar uma monitorização precisa do tratamento de substituição por meio de análises de coagulação (ensaios específicos dos fatores de coagulação específicos e/ou análises globais para medir os níveis do complexo de protrombina).

Hemorragia e profilaxia perioperatória de sangramentos durante o tratamento com antagonistas da vitamina K:

Em hemorragias graves ou antes de se submeter a operações com alto risco de sangramentos, devem ser alcançados os níveis normais (teste de Quick 100%, INR 1,0).

Aplica-se a seguinte regra: 1 UI fator IX/kg de peso corporal aumenta o valor do teste de Quick em aproximadamente 1%.

Se a administração de Prothromplex Total se baseia nos valores de INR, a dose dependerá do valor de INR antes do tratamento e do valor INR a alcançar.

Devem ser seguidas as doses descritas na tabela a seguir, de acordo com as recomendações publicadas por Makris et al. 20011.

1Makris M, Watson HG: The Management of Coumarin-Induced Over-Anticoagulation Br. J. Haematol.2011; 114:271-280

Dose de Prothromplex Total de acordo com os valores iniciais de INR

INR

Dose, [UI/kg] (as UI se referem ao Fator IX)

2,0-3,9

25

4,0-6,0

35

>6,0

50

A correção do antagonista da vitamina K que induz um deterioramento da hemostasia persiste durante cerca de 6-8 horas. No entanto, os efeitos da vitamina K, se administrada ao mesmo tempo, são habitualmente alcançados dentro de 4 – 6 horas. Portanto, não é necessário repetir o tratamento com complexo de protrombina humana quando se administra vitamina K.

Como essas recomendações são empíricas e a recuperação e a duração do efeito podem variar, é obrigatória a supervisão do INR durante o tratamento.

Tratamento de hemorragias e profilaxia perioperatória de sangramentos na deficiência congênita de algum dos fatores de coagulação dependentes da vitamina K, quando não se dispõe de um produto purificado do fator de coagulação específico:

O cálculo da dose necessária para o tratamento é baseado no dado empírico de que aproximadamente 1 UI de fator VII ou fator IX por kg de peso corporal aumenta a atividade plasmática do fator IX em torno de 0,015 UI/ml; e 1 UI por kg de peso corporal de fator VII em torno de 0,024 UI/ml. Uma UI de fator II ou X por kg de peso corporal aumenta a atividade plasmática do fator II ou X em torno de 0,021 UI/ml2

2Ostermann H, Haertel S, Knaub S, Kalina U, Jung K, Pabinger I. Pharmacokinetics of Beriplex P/N prothrombin complex concentrate in healthy volunteers.Thromb Haemost. 2007;98(4):790-797

A dose de um fator específico administrado é expressa em Unidades Internacionais (UI), que estão relacionadas com o padrão atual da OMS para cada fator. A atividade plasmática de um fator de coagulação específico é expressa como um percentual (relativo ao plasma normal) ou em Unidades Internacionais (relativas ao padrão internacional para o fator de coagulação específico).

Uma Unidade Internacional (UI) de atividade de um fator de coagulação é equivalente à quantidade contida em 1 ml de plasma humano normal. Por exemplo, o cálculo da dose necessária de fator X é baseado no dado empírico de que 1 Unidade Internacional (UI) de fator X por kg de peso corporal aumenta a atividade plasmática do fator X em torno de 0,017 UI/ml. A dose necessária é determinada utilizando a seguinte fórmula:

Unidades necessárias = peso corporal (kg) x aumento desejado de fator X (UI/ml) x 60

onde 60 (ml/kg) é o recíproco da recuperação estimada.

Se a recuperação individual for conhecida, este valor deve ser utilizado no cálculo.

Dose única máxima

Para corrigir o valor de INR não é necessário exceder a dose de 50 UI/kg. Se a gravidade da hemorragia requer uma dose mais alta, o médico tem que avaliar o risco/benefício.

População pediátrica

A segurança e eficácia do uso de Prothromplex Total na população pediátrica não se estabeleceu nos ensaios clínicos.

Interação com outros medicamentos e outras formas de interação

Se se administrarem doses altas de Prothromplex Total, deve-se ter em conta a heparina contida no produto ao realizar análises da coagulação sensíveis à heparina.

Incompatibilidades

Este medicamento não deve ser misturado com outros medicamentos, excepto com o dissolvente que se fornece.

Como com todos os medicamentos de fator de coagulação, a eficácia e a tolerância do medicamento podem ser afectadas se for misturado com outros medicamentos. Recomenda-se clarar um acesso venoso comum com solução salina isotónica antes e após a administração de Prothromplex Total.

Precauções especiais de eliminação e outras manipulações

Só se deve usar o equipamento de reconstituição que se fornece para a reconstituição.

Prothromplex Total deve ser reconstituído imediatamente antes da sua administração. A solução deve ser utilizada imediatamente após (a solução não contém conservantes).

A solução é transparente ou ligeiramente opalescente. O produto reconstituído deve ser inspeccionado visualmente antes da sua administração para verificar a ausência de partículas estranhas ou decoloração. Não utilizar soluções turvas ou que contenham depósitos.

N

Recomenda-se encarecidamente que cada vez que se administre Prothromplex Total a um paciente, se registe o nome e o número do lote do produto para manter um vínculo entre o paciente e o lote do produto.

Médicos online para PROTHROMPLEX TOTAL 500 UI PÓ E SOLVENTE PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL

Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para PROTHROMPLEX TOTAL 500 UI PÓ E SOLVENTE PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.

5.0 (74)
Doctor

Tarek Agami

Medicina geral 11 years exp.

O Dr. Tarek Agami é médico generalista com direito de exercício profissional em Portugal e Israel, oferecendo consultas médicas online para adultos e crianças. Atua nas áreas de cuidados primários, prevenção, avaliação de sintomas e acompanhamento de doenças crónicas, sempre com uma abordagem baseada na evidência e adaptada a cada paciente.

Com formação clínica e experiência em hospitais de referência em Israel (Kaplan Medical Center, Barzilai Medical Center, Wolfson Medical Center) e Portugal (European Healthcare City, Viscura Internacional, Hospital Dr. José Maria Grande, Hospital Vila Franca de Xira), o Dr. Agami alia prática internacional a um cuidado próximo e eficaz.

Áreas principais de atuação:

  • Diagnóstico e tratamento de doenças agudas e crónicas (hipertensão, diabetes, infeções respiratórias, queixas cardiovasculares)
  • Avaliação de sintomas e planeamento de exames complementares
  • Consultas de prevenção e acompanhamento do estado geral de saúde
  • Assistência médica durante viagens ou mudança de país
  • Ajuste de tratamentos e orientações personalizadas sobre estilo de vida
O Dr. Agami oferece acompanhamento médico para pacientes em tratamento com análogos de GLP-1 (como Ozempic ou Mounjaro) para controlo de peso e obesidade. Explica os protocolos disponíveis, monitora a eficácia e segurança e adapta o tratamento de acordo com as diretrizes em vigor em Portugal e Israel.

O seu compromisso é prestar cuidados médicos de forma profissional, acessível e centrada na pessoa, com comunicação clara e respeito pelas necessidades individuais.

Camera Marcar consulta online
€ 69
5.0 (67)
Doctor

Nuno Tavares Lopes

Medicina familiar 18 years exp.

Dr. Nuno Tavares Lopes é médico licenciado em Portugal com mais de 17 anos de experiência em medicina de urgência, clínica geral, saúde pública e medicina do viajante. Atualmente, é diretor de serviços médicos numa rede internacional de saúde e consultor externo do ECDC e da OMS.
Áreas de atuação:

  • Urgência e medicina geral: febre, infeções, dores no peito ou abdómen, feridas, sintomas respiratórios e problemas comuns em adultos e crianças.
  • Doenças crónicas: hipertensão, diabetes, colesterol elevado, gestão de múltiplas patologias.
  • Medicina do viajante: aconselhamento pré-viagem, vacinas, avaliação “fit-to-fly” e gestão de infeções relacionadas com viagens.
  • Saúde sexual e reprodutiva: prescrição de PrEP, prevenção e tratamento de infeções sexualmente transmissíveis.
  • Gestão de peso e bem-estar: planos personalizados para perda de peso, alterações no estilo de vida e saúde preventiva.
  • Dermatologia e sintomas de pele: acne, eczemas, infeções cutâneas e outras condições dermatológicas.
  • Baixa médica (Baixa por doença): emissão de certificados médicos válidos para a Segurança Social em Portugal.
  • Certificados médicos para troca da carta de condução (IMT)
O Dr. Nuno Tavares Lopes acompanha pacientes que utilizam medicamentos GLP-1 (Mounjaro, Wegovy, Ozempic, Rybelsus) como parte de um plano de emagrecimento. Oferece um plano de tratamento personalizado, acompanhamento regular, ajuste de dosagem e orientações sobre como combinar a medicação com mudanças sustentáveis no estilo de vida. As consultas seguem os padrões médicos aceites na Europa.

O Dr. Lopes combina um diagnóstico rápido e preciso com uma abordagem holística e empática, ajudando os pacientes a lidar com situações agudas, gerir doenças crónicas, viajar com segurança, obter documentos médicos e melhorar o seu bem-estar a longo prazo.

Camera Marcar consulta online
€ 59
5.0 (3)
Doctor

Tomasz Grzelewski

Dermatologia 21 years exp.

O Dr. Tomasz Grzelewski, PhD, é alergologista, pediatra, médico de clínica geral e especialista em medicina desportiva, com interesse clínico em dermatologia, endocrinologia, alergologia e saúde desportiva. Conta com mais de 20 anos de experiência clínica. Formou-se na Universidade Médica de Łódź, onde concluiu o doutoramento com distinção. A sua investigação foi distinguida pela Sociedade Polaca de Alergologia pelo contributo inovador na área. Ao longo da carreira, tem tratado uma grande variedade de doenças alérgicas e pediátricas, incluindo métodos modernos de dessensibilização.

Durante cinco anos, o Dr. Grzelewski liderou dois serviços de pediatria na Polónia, acompanhando casos clínicos complexos e equipas multidisciplinares. Trabalhou também em centros médicos no Reino Unido, adquirindo experiência tanto em cuidados de saúde primários como em contextos especializados. Com mais de uma década de experiência em telemedicina, presta consultas online reconhecidas pela clareza e qualidade das suas recomendações.

O Dr. Grzelewski está envolvido em programas clínicos dedicados a terapias antialérgicas avançadas. Como investigador principal, conduz estudos sobre dessensibilização sublingual e oral, contribuindo para o desenvolvimento de tratamentos modernos baseados em evidência científica.

Completou ainda estudos em dermatologia no Cambridge Education Group (Royal College of Physicians of Ireland) e um curso de endocrinologia clínica na Harvard Medical School, o que amplia a sua capacidade de acompanhar problemas cutâneos alérgicos, dermatite atópica, urticária, sintomas endócrinos e reações imunológicas.

Os pacientes procuram frequentemente o Dr. Tomasz Grzelewski por questões como:

  • alergias sazonais e perenes
  • rinite alérgica e congestão nasal crónica
  • asma e dificuldades respiratórias
  • alergias alimentares e medicamentosas
  • dermatite atópica, urticária e reações cutâneas
  • infeções recorrentes em crianças
  • aconselhamento sobre atividade física e saúde desportiva
  • questões gerais da medicina familiar
O Dr. Tomasz Grzelewski é reconhecido pela comunicação clara, abordagem estruturada e capacidade de explicar opções terapêuticas de forma simples e acessível. A sua experiência multidisciplinar em alergologia, pediatria, dermatologia e endocrinologia permite-lhe oferecer cuidados seguros, atualizados e completos para pacientes de todas as idades.
Camera Marcar consulta online
€ 80
0.0 (0)
Doctor

Chikeluo Okeke

Medicina geral 4 years exp.

O Dr. Chikeluo Okeke é médico de medicina interna com uma ampla experiência clínica internacional. Natural da Nigéria, trabalhou em diferentes sistemas de saúde europeus e atualmente exerce prática clínica na Suécia. Este percurso profissional permitiu-lhe desenvolver uma visão abrangente da medicina e uma forte capacidade de adaptação a contextos culturais e linguísticos diversos.

O Dr. Okeke dedica-se à medicina interna e aos cuidados médicos gerais em adultos, combinando rigor clínico com atenção ao estilo de vida e ao contexto individual de cada paciente. As suas consultas são particularmente adequadas para pessoas que procuram orientação médica online, vivem fora do seu país de origem ou necessitam de recomendações claras e bem estruturadas.

Presta consultas online focadas na avaliação de sintomas, prevenção e acompanhamento a longo prazo de doenças crónicas, ajudando os pacientes a compreender a sua situação clínica e a definir os passos seguintes de forma segura.

Motivos mais frequentes de consulta:

  • Questões gerais de medicina interna e avaliação inicial do estado de saúde.
  • Sintomas agudos como febre, tosse, infeções, dor ou fraqueza.
  • Doenças crónicas e ajuste de tratamentos em curso.
  • Problemas de tensão arterial, fadiga e alterações metabólicas.
  • Consultas preventivas e check-ups de rotina.
  • Interpretação de análises laboratoriais e exames médicos.
  • Aconselhamento médico para pacientes acompanhados online.

O Dr. Okeke é reconhecido pela sua comunicação clara, abordagem tranquila e sensibilidade cultural. Escuta atentamente, explica as opções de forma compreensível e apoia os pacientes na tomada de decisões informadas sobre a sua saúde.

As consultas online com o Dr. Chikeluo Okeke oferecem cuidados fiáveis em medicina interna sem limitações geográficas, com foco na relevância clínica, clareza e conforto do paciente.

Camera Marcar consulta online
€ 60

Perguntas frequentes

É necessária receita para PROTHROMPLEX TOTAL 500 UI PÓ E SOLVENTE PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL?
PROTHROMPLEX TOTAL 500 UI PÓ E SOLVENTE PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL requires receita médica em Espanha. Pode confirmar com um médico online se este medicamento é adequado para o seu caso.
Qual é a substância ativa de PROTHROMPLEX TOTAL 500 UI PÓ E SOLVENTE PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL?
A substância ativa de PROTHROMPLEX TOTAL 500 UI PÓ E SOLVENTE PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL é coagulation factor IX, II, VII and X in combination. Esta informação ajuda a identificar medicamentos com a mesma composição, mas com nomes comerciais diferentes.
Quem fabrica PROTHROMPLEX TOTAL 500 UI PÓ E SOLVENTE PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL?
PROTHROMPLEX TOTAL 500 UI PÓ E SOLVENTE PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL é fabricado por Baxalta Innovations Gmbh. As marcas e embalagens podem variar consoante o distribuidor.
Que médicos podem prescrever PROTHROMPLEX TOTAL 500 UI PÓ E SOLVENTE PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL online?
Médicos Médicos de família, Psiquiatras, Dermatologistas, Cardiologistas, Endocrinologistas, Gastroenterologistas, Pneumologistas, Nefrologistas, Reumatologistas, Hematologistas, Infecciologistas, Alergologistas, Geriatras, Pediatras, Oncologistas que prestam consultas online podem prescrever PROTHROMPLEX TOTAL 500 UI PÓ E SOLVENTE PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL quando clinicamente indicado. Pode marcar uma videoconsulta para discutir o seu caso e as opções de tratamento.
Quais são as alternativas a PROTHROMPLEX TOTAL 500 UI PÓ E SOLVENTE PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL?
Outros medicamentos com a mesma substância ativa (coagulation factor IX, II, VII and X in combination) incluem BERIPLEX 1000 UI PÓ E SOLVENTE PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL, BERIPLEX 500 UI PÓ E SOLVENTE PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL, COFACT 250 UI PÓ E SOLVENTE PARA SOLUÇÃO INJETÁVEL. Podem ter nomes comerciais ou formulações diferentes, mas contêm o mesmo princípio terapêutico. Consulte sempre um médico antes de iniciar ou alterar qualquer medicação.
bg-pattern-dark

Receba atualizações e ofertas exclusivas

Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.