Bg pattern

RINOBANEDIF POMADA NASAL

Avaliação de receita online

Avaliação de receita online

Um médico irá avaliar o seu caso e decidir se a emissão de uma receita é clinicamente apropriada.

Fale com um médico sobre este medicamento

Fale com um médico sobre este medicamento

Discuta os seus sintomas e os próximos passos numa consulta expressa.

Esta página fornece informação geral. Para aconselhamento personalizado, consulte um médico. Em caso de sintomas graves, contacte os serviços de emergência.
About the medicine

Como utilizar RINOBANEDIF POMADA NASAL

Traduzido com IA

Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.

Mostrar original

Introdução

Prospecto: informação para o utilizador

Rinobanedif Pomada Nasal

Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a usar este medicamento, porque contém informação importante para si.

  • Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
  • Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
  • Este medicamento foi-lhe prescrito apenas para si, e não deve dá-lo a outras pessoas, embora tenham os mesmos sintomas que si, porque pode prejudicá-las.

Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.

Conteúdo do prospecto

  1. O que é Rinobanedif e para que é utilizado
  2. O que precisa saber antes de começar a usar Rinobanedif
  3. Como usar Rinobanedif
  4. Possíveis efeitos adversos
  5. Conservação de Rinobanedif
  1. Conteúdo do envase e informação adicional

1. O que é Rinobanedif e para que é utilizado

É uma pomada nasal que contém como princípios ativos dois antibióticos (bacitracina e neomicina), um corticosteroide, prednisolona (anti-inflamatório), fenilefrina (descongestionante nasal), clorobutanol (antiséptico) e dois componentes com propriedades aromatizantes (óleo de eucalipto e essência de niaulí); em aplicação na mucosa nasal Rinobanedif proporciona atividade antiséptica, anti-inflamatória e vasoconstritora.

Os antibióticos são utilizados para tratar infecções bacterianas e não servem para tratar infecções virais como a gripe ou o resfriado.

É importante que siga as instruções relativas à dose, ao intervalo de administração e à duração do tratamento indicadas pelo seu médico.

Não guarde nem reutilize este medicamento. Se uma vez finalizado o tratamento lhe sobrar antibiótico, devolva-o à farmácia para a sua correta eliminação. Não deve deitar os medicamentos pelo esgoto nem para o lixo.

Rinobanedif está indicado no tratamento local de afecções da mucosa nasal que cursam com congestão, inflamação (como alguns sintomas de rinite) e/ou pequenas feridas, com ou sem formação de crostas, em adultos e crianças maiores de 6 anos.

Doctor consultation

Não tem a certeza se este medicamento é adequado para si?

Discuta os seus sintomas e opções de tratamento com um médico online.

2. O que precisa saber antes de começar a usar Rinobanedif

Não use Rinobanedif:

  • Se é alérgico aos princípios ativos ou a qualquer um dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6).
  • Se padece afecções tuberculosas, sífilis, afecções por fungos (fúngicas) ou por vírus (por exemplo, herpes ou varicela), incluído nas vias respiratórias.
  • Nos olhos nem em feridas abertas.
  • Nas crianças menores de 6 anos.

Advertências e precauções

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a usar Rinobanedif.

  • Administrar com precaução nas seguintes situações: doença arterial coronária ou cardíaca, hipertensão, batimentos irregulares (arritmias), doença da tiróide, diabetes mellitus, dificuldade em urinar devido a problemas de próstata, glaucoma (aumento da pressão dentro dos olhos), úlceras recentes no tabique nasal, cirurgia nasal recente ou traumatismo nasal recente.
  • Devido ao conteúdo do corticoide (prednisolona) por via nasal, podem produzir-se quaisquer dos efeitos adversos que foram notificados sobre o uso de corticosteroides por via oral, especialmente quando são utilizados a doses altas e em tratamentos prolongados, como a alteração de glândulas localizadas junto aos rins que produz a aparência de sintomas como obesidade, atraso no crescimento em crianças, etc. (síndrome de Cushing).
  • Não deve usar o medicamento por tempo prolongado.
  • Se é hipersensível a certos antibióticos (aminoglicosídeos) pode ser sensível à neomicina e se é sensível a esta pode ser sensível à bacitracina, componentes deste medicamento.

Crianças

Não administrar a crianças menores de 6 anos, por não ter sido estabelecida a segurança e eficácia deste medicamento nelas.

As crianças têm mais propensão a ter efeitos adversos por corticosteroides do que os adultos.

Outros medicamentos e Rinobanedif

Informa ao seu médico ou farmacêutico se está a tomar, tomou recentemente ou pode ter que tomar qualquer outro medicamento, mesmo os adquiridos sem receita.

Alguns medicamentos podem aumentar os efeitos de Rinobanedif, pelo que o seu médico fará controles minuciosos se está a tomar estes medicamentos (incluídos alguns para o VIH: ritonavir, cobicistat).

Se se produz absorção interna suficiente pode dar origem a crises hipertensivas e arritmias cardíacas, especialmente quando se administra juntamente com IMAO (antidepressivos e para outros usos), antidepressivos tricíclicos e beta-bloqueantes (para o coração). Também se pode produzir interação com maprotilina (antidepressivo) e outros aminoglicosídeos (antibióticos).

Gravidez, lactação e fertilidade

Se está grávida ou em período de lactação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento.

Como alguns dos componentes de Rinobanedif podem ser absorvidos para a circulação, especialmente com administração em grande quantidade e de forma prolongada, não deve ser administrado durante a gravidez, salvo se o médico considerar que o benefício para a mãe supera os possíveis riscos para o feto ou o bebê.

Não aplique Rinobanedif durante a lactação.

Condução e uso de máquinas

Não se descreveram efeitos sobre a capacidade para conduzir e utilizar máquinas.

3. Como usar Rinobanedif

Siga exatamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico ou farmacêutico. Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.

A dose recomendada é:

Adultos e crianças maiores de 6 anos :Realizar de 1 a 3 aplicações por dia.

A duração média do tratamento será de 5 dias.

Uso em crianças

Não administrar a crianças menores de 6 anos.

Via nasal.

Instruções para o uso correto da pomada

Abertura do tubo e modo de emprego: Para abrir o tubo, desenrosque o conjunto tampa-cânula e retire a arandela de segurança (Fig. A). Coloque de novo a cânula, enroscando-a até o fundo, para assim perfurar o precinto aluminizado do tubo.

Aplique em ambos os orifícios nasais, uma pequena quantidade de Rinobanedif (Fig. B) procurando uma distribuição uniforme da pomada, para o que é conveniente um ligeiro massagem externo. (Fig. C).

Tubo de creme com aplicador e duas mulheres aplicando creme nasal com diferentes técnicas

Depois da aplicação, limpe o extremo do tubo com um pano limpo e húmido. Não utilize o envase por mais de uma pessoa.

Deve consultar o médico se piora ou não melhora após 7 dias de tratamento.

Se usa mais Rinobanedifdo que deve

Dada a forma de administração, resulta muito difícil a intoxicação.

Em caso de sobredosagem, os efeitos que podem produzir-se seriam fundamentalmente irritação local, e em caso de absorção suficiente de fenilefrina, aparência de alterações cardiovasculares (arritmias cardíacas, hipertensão).

Em caso de ingestão acidental, um envase, existiria irritação gástrica e não teria por que haver alterações cardiovasculares.

O tratamento, em caso de sobredosagem ou ingestão acidental, deverá incluir o controlo da tensão arterial e eletrocardiograma. Além disso, em caso de ingesta (superior ou igual a um envase), se provocará o vómito ou se realizará um lavado gástrico e se administrará um protetor de mucosa.

Em caso de sobredosagem ou ingestão acidental, consulte imediatamente o seu médico ou farmacêutico, ou acuda a um centro médico, ou ligue ao Serviço de Informação Toxicológica, Tel. 91 562 04 20 indicando o medicamento e a quantidade ingerida.

Se esqueceu de usar Rinobanedif

Não use uma dose dupla para compensar a dose esquecida.

Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.

Medicine questions

Já começou a tomar o medicamento e tem dúvidas?

Discuta os seus sintomas e tratamento com um médico online.

4. Possíveis efeitos adversos

Como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora não todas as pessoas os sofram.

A avaliação dos efeitos adversos baseia-se nas seguintes frequências:

Muito frequentes: podem afetar mais de 1 de cada 10 pessoas

Frequentes: podem afetar até 1 de cada 10 pessoas

Pouco frequentes: podem afetar até 1 de cada 100 pessoas

Raros: podem afetar até 1 de cada 1.000 pessoas

Muito raros: podem afetar até 1 de cada 10.000 pessoas.

Frequência não conhecida (não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis).

Durante o uso de Rinobanedif pomada podem aparecer os seguintes efeitos adversos:

  • Frequentes: pode produzir-se dermatite de contacto alérgica (inflamação na zona de aplicação); após o uso contínuo ou excessivo pode aparecer uma congestão nasal de rebote.
  • Com frequência rara: foram observadas reações alérgicas de tipo cutâneo: vermelhidão, picazón, secura ou sensação de queimadura da mucosa nasal. Em raros casos também: espirros e sinais de absorção interna tais como: dor de cabeça, vertigem ou nervosismo, batimentos irregulares, hipertensão e reação anafiláctica (reação alérgica exagerada), em geral se se aplicasse a pomada em lesões profundas.
  • Em muito raros casos: pode produzir-se ototoxicidade (perda de audição), nefrotoxicidade (afecção do rim), especialmente se existe disfunção renal, ligeira hemorragia nasal, secura nasal e irritação.

Os efeitos adversos dos corticosteroides aumentam com fatores que aumentam a absorção, como são o uso prolongado, em áreas extensas ou com materiais oclusivos.

Com o uso de corticosteroides tópicos, em particular por via nasal, podem produzir-se além disso os seguintes efeitos adversos:

Distúrbios do olfato e do gosto; raramente, ulceração ou perfuração do tabique nasal.

Outros efeitos adversos dos corticoides são: atrofia da pele, alterações na cor da pele, propensão a ter hematomas, aparência de vasos sanguíneos sob a superfície da pele, inflamação de folículos pilosos (foliculite), aumento do pelo, estrias, acné, infecção secundária como infecção por fungos.

Efeitos adversos devidos à absorção do corticoide: afecção caracterizada por obesidade, cara arredondada, acumulação de gordura na zona cervical, atraso na cicatrização, sintomas psiquiátricos, etc. (síndrome de Cushing); cataratas, glaucoma.

Comunicação de efeitos adversos

Se experimenta qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los directamente através do Sistema Espanhol de Farmacovigilância de medicamentos de Uso Humano: https://www.notificaRAM.es. Mediante a comunicação de efeitos adversos, pode contribuir para fornecer mais informação sobre a segurança deste medicamento.

5. Conservação de Rinobanedif

Não requer condições especiais de conservação.

Este medicamento deve ser usado em 6 meses após a sua abertura.

Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece no envase após CAD. A data de validade é o último dia do mês que se indica.

Os medicamentos não devem ser deitados pelo esgoto nem para o lixo. Deposite os envases e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que não precisa. Deste modo, ajudará a proteger o meio ambiente.

6. Conteúdo do envase e informação adicional

Composição de Rinobanedif

  • Os princípios ativos são: bacitracina-zinco, neomicina sulfato, prednisolona, fenilefrina hidrocloruro, clorobutanol hemihidrato, óleo de eucalipto e essência de niaulí. Cada grama de pomada contém: 500 UI de bacitracina zinco, 5 mg de neomicina sulfato (equivalente a 3,5 mg de neomicina base), 3 mg de prednisolona (0,3%), 2,5 mg de fenilefrina hidrocloruro (0,25%), 8 mg de clorobutanol hemihidrato, 2,00 mg - 2,86 mg de óleo de eucalipto (equivalente a 2 mg de 1,8 Cineol) e 1,54 mg - 2,22 mg de essência de niaulí (equivalente a 1 mg de 1,8 Cineol).
  • Os demais componentes (excipientes) são: colesterol, plastibase, vaselina branca filante e vaselina líquida.

Aspecto do produto e conteúdo do envase

Rinobanedif é uma pomada nasal; é untuosa, de cor branca amarelada.

Cada envase contém um tubo de alumínio com 10 g de pomada nasal.

Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação

Titular da autorização de comercialização:

TEOFARMA S.R.L.

Via F.lli Cervi, 8

27010 Valle Salimbene (PV) - Itália

Responsável pela fabricação:

DOPPEL FARMACEUTICI, S.R.L.

Via Martiri delle Foibe, 1. Cortemaggiore

(Piacenza)- 29016- Itália

Data da última revisão deste prospecto:Fevereiro 2020

A informação detalhada e actualizada deste medicamento está disponível na página Web da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.gob.es

Médicos online para RINOBANEDIF POMADA NASAL

Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para RINOBANEDIF POMADA NASAL — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.

5.0 (74)
Doctor

Tarek Agami

Medicina geral 11 years exp.

O Dr. Tarek Agami é médico generalista com direito de exercício profissional em Portugal e Israel, oferecendo consultas médicas online para adultos e crianças. Atua nas áreas de cuidados primários, prevenção, avaliação de sintomas e acompanhamento de doenças crónicas, sempre com uma abordagem baseada na evidência e adaptada a cada paciente.

Com formação clínica e experiência em hospitais de referência em Israel (Kaplan Medical Center, Barzilai Medical Center, Wolfson Medical Center) e Portugal (European Healthcare City, Viscura Internacional, Hospital Dr. José Maria Grande, Hospital Vila Franca de Xira), o Dr. Agami alia prática internacional a um cuidado próximo e eficaz.

Áreas principais de atuação:

  • Diagnóstico e tratamento de doenças agudas e crónicas (hipertensão, diabetes, infeções respiratórias, queixas cardiovasculares)
  • Avaliação de sintomas e planeamento de exames complementares
  • Consultas de prevenção e acompanhamento do estado geral de saúde
  • Assistência médica durante viagens ou mudança de país
  • Ajuste de tratamentos e orientações personalizadas sobre estilo de vida
O Dr. Agami oferece acompanhamento médico para pacientes em tratamento com análogos de GLP-1 (como Ozempic ou Mounjaro) para controlo de peso e obesidade. Explica os protocolos disponíveis, monitora a eficácia e segurança e adapta o tratamento de acordo com as diretrizes em vigor em Portugal e Israel.

O seu compromisso é prestar cuidados médicos de forma profissional, acessível e centrada na pessoa, com comunicação clara e respeito pelas necessidades individuais.

Camera Marcar consulta online
€ 69
5.0 (67)
Doctor

Nuno Tavares Lopes

Medicina familiar 18 years exp.

Dr. Nuno Tavares Lopes é médico licenciado em Portugal com mais de 17 anos de experiência em medicina de urgência, clínica geral, saúde pública e medicina do viajante. Atualmente, é diretor de serviços médicos numa rede internacional de saúde e consultor externo do ECDC e da OMS.
Áreas de atuação:

  • Urgência e medicina geral: febre, infeções, dores no peito ou abdómen, feridas, sintomas respiratórios e problemas comuns em adultos e crianças.
  • Doenças crónicas: hipertensão, diabetes, colesterol elevado, gestão de múltiplas patologias.
  • Medicina do viajante: aconselhamento pré-viagem, vacinas, avaliação “fit-to-fly” e gestão de infeções relacionadas com viagens.
  • Saúde sexual e reprodutiva: prescrição de PrEP, prevenção e tratamento de infeções sexualmente transmissíveis.
  • Gestão de peso e bem-estar: planos personalizados para perda de peso, alterações no estilo de vida e saúde preventiva.
  • Dermatologia e sintomas de pele: acne, eczemas, infeções cutâneas e outras condições dermatológicas.
  • Baixa médica (Baixa por doença): emissão de certificados médicos válidos para a Segurança Social em Portugal.
  • Certificados médicos para troca da carta de condução (IMT)
O Dr. Nuno Tavares Lopes acompanha pacientes que utilizam medicamentos GLP-1 (Mounjaro, Wegovy, Ozempic, Rybelsus) como parte de um plano de emagrecimento. Oferece um plano de tratamento personalizado, acompanhamento regular, ajuste de dosagem e orientações sobre como combinar a medicação com mudanças sustentáveis no estilo de vida. As consultas seguem os padrões médicos aceites na Europa.

O Dr. Lopes combina um diagnóstico rápido e preciso com uma abordagem holística e empática, ajudando os pacientes a lidar com situações agudas, gerir doenças crónicas, viajar com segurança, obter documentos médicos e melhorar o seu bem-estar a longo prazo.

Camera Marcar consulta online
€ 59
5.0 (17)
Doctor

Anastasiia Shalko

Medicina familiar 13 years exp.

A Dra. Anastasiia Shalko é médica de clínica geral com formação em pediatria e medicina geral. Formou-se na Bogomolets National Medical University, em Kyiv, e concluiu o internato de pediatria na P.L. Shupyk National Medical Academy of Postgraduate Education. Após trabalhar como pediatra em Kyiv, mudou-se para Espanha, onde exerce como médica de clínica geral desde 2015, prestando cuidados a adultos e crianças.

O seu trabalho concentra-se em situações clínicas urgentes e de curta duração, quando o paciente precisa de uma avaliação rápida dos sintomas e de orientações claras sobre o que fazer a seguir. Ajudá-lo a perceber se é necessária uma consulta presencial, se é seguro tratar em casa ou se é preciso ajustar o tratamento. Entre os motivos mais comuns de consulta estão:

  • síntomas respiratórios agudos (tosse, dor de garganta, congestão, febre)
  • constipações, infeções virais e doenças sazonais
  • queixas gastrointestinais (náuseas, diarreia, dor abdominal, gastroenterite)
  • mal-estar súbito em crianças ou adultos
  • dúvidas sobre tratamentos já prescritos e ajustes necessários
  • renovação de receitas quando clinicamente indicado
A Dra. Shalko trabalha especificamente com queixas agudas e consultas rápidas, oferecendo recomendações práticas e ajudando o paciente a tomar decisões seguras. A sua comunicação é clara e simples, explicando cada passo e orientando sobre riscos, sinais de alerta e o melhor próximo passo.

A médica não realiza seguimento a longo prazo de doenças crónicas, nem programas de tratamento contínuo ou gestão complexa de patologias prolongadas. As suas consultas destinam-se a sintomas recentes, problemas que surgem de forma repentina e situações urgentes que beneficiam de uma opinião médica imediata.

Com experiência tanto em pediatria como em clínica geral, a Dra. Anastasiia Shalko presta cuidados com confiança a adultos e crianças. O seu estilo é tranquilo, direto e orientado para o bem-estar do paciente, garantindo uma experiência clara e acolhedora em cada consulta online.

Camera Marcar consulta online
€ 50

Perguntas frequentes

É necessária receita para RINOBANEDIF POMADA NASAL?
RINOBANEDIF POMADA NASAL requires receita médica em Espanha. Pode confirmar com um médico online se este medicamento é adequado para o seu caso.
Quem fabrica RINOBANEDIF POMADA NASAL?
RINOBANEDIF POMADA NASAL é fabricado por Teofarma S.R.L.. As marcas e embalagens podem variar consoante o distribuidor.
Que médicos podem prescrever RINOBANEDIF POMADA NASAL online?
Médicos Médicos de família, Psiquiatras, Dermatologistas, Cardiologistas, Endocrinologistas, Gastroenterologistas, Pneumologistas, Nefrologistas, Reumatologistas, Hematologistas, Infecciologistas, Alergologistas, Geriatras, Pediatras, Oncologistas que prestam consultas online podem prescrever RINOBANEDIF POMADA NASAL quando clinicamente indicado. Pode marcar uma videoconsulta para discutir o seu caso e as opções de tratamento.
Quais são as alternativas a RINOBANEDIF POMADA NASAL?
Outros medicamentos com a mesma substância ativa () incluem AVAMYS 27,5 microgramas/pulverização, suspensão para pulverização nasal, AVANCORT 27,5 microgramas/pulverização SUSPENSÃO PARA PULVERIZAÇÃO NASAL, AVANCORT DUO 137/50 microgramas/aplicação suspensão para spray nasal. Podem ter nomes comerciais ou formulações diferentes, mas contêm o mesmo princípio terapêutico. Consulte sempre um médico antes de iniciar ou alterar qualquer medicação.
bg-pattern-dark

Receba atualizações e ofertas exclusivas

Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.