ROALAX TISANA (Chá de Ervas)
Como utilizar ROALAX TISANA (Chá de Ervas)
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: Informação para o utilizador
roalax Tisana
Cassia angustifolia Vahl
|
Neste prospecto:
- O que é roalax Tisana e para que é utilizado
- O que precisa saber antes de começar a tomar roalax Tisana
- Como tomar roalax Tisana
- Possíveis efeitos adversos
- Conservação de roalax Tisana
- Conteúdo do envase e informações adicionais
1. O que é roalax Tisana e para que é utilizado
roalax Tisana é um laxante estimulante vegetal.
Está indicado em adultos e crianças maiores de 12 anos para o tratamento de curto prazo do estreñimento ocasional.
Deve consultar um médico se piorar ou se não melhorar após 4 dias.
2. O que precisa saber antes de começar a tomar roalax Tisana
Não tome roalax Tisana:
Se é alérgico (hipersensível) aos princípios ativos ou a qualquer um dos outros componentes deste medicamento. (incluídos na seção 6)
Se padece íleo, apendicite, doenças intestinais inflamatórias crónicas como p. ex. Doença de Crohn ou Colite ulcerosa; em caso de padecer dores abdominais de causa desconhecida, assim como em casos de desidratação grave com perdas de água e sal.
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar roalax Tisana.
Uma ingestão de laxantes estimulantes superior ao breve período de tempo de aplicação previsto pode causar um agravamento do estreñimento. Este preparado deveria ser usado apenas quando não se conseguiu um efeito terapêutico com uma mudança dos hábitos alimentares ou com preparados laxantes incrementadores do bolo intestinal.
Crianças
Crianças menores de 12 anos não podem tomar roalax Tisana.
Uso de roalax Tisana com outros medicamentos:
Comunique ao seu médico ou farmacêutico que está tomando, tomou recentemente ou poderia ter que tomar qualquer outro medicamento.
O uso prolongado de laxantes pode provocar uma diminuição dos níveis de potássio que podem aumentar a ação de outros medicamentos que se administram para o coração (antiarrítmicos, diuréticos, corticosteroides e/ou raiz de alcaçuz).
A ação deste medicamento sobre o trânsito intestinal poderia modificar os níveis de outros medicamentos que se tomam ao mesmo tempo por via oral.
Gravidez, lactação e fertilidade:
Se está grávida ou em período de lactação, acredita que poderia estar grávida ou tem intenção de ficar grávida, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar qualquer medicamento.
Devido às insuficientes investigações toxicológicas roalax Tisana não pode ser ingerido por mulheres grávidas nem em período de lactação.
|
Uso em pacientes de idade avançada:
Por sua idade e dependendo de sua condição física, você pode ser mais sensível aos efeitos do medicamento. Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este medicamento e se considera que algum dos efeitos adversos que sofre é grave ou se aprecia qualquer efeito adverso não mencionado neste prospecto.
Quando utilizem este medicamento pacientes incontinentes, se deve ter maior cuidado na troca de fraldas para evitar o contato com as fezes.
Condução e uso de máquinas:
Não são necessárias medidas especiais de precaução.
3. Como tomar roalax Tisana
Siga exatamente as instruções de administração do medicamento contidas neste prospecto ou as indicadas pelo seu médico.
Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
roalax Tisanaé um medicamento que se toma por via oral.
A dose recomendada é:
Adultos e adolescentes maiores de 12 anos: Uma vez ao dia tomar de ½ a 1 colher dosificadora de roalax Tisana. A dose correta individual é a mínima que se requer para obter uma evacuação.
A colher dosificadora é de 5 ml (que correspondem a 1,3 g de produto) e tem uma marca que indica a metade da sua capacidade (2,5 ml).
A dose máxima diária não deve superar os 30 mg de derivados de hidroxiantraceno, ou seja, 1 colher dosificadora (1,3 g de pó) de roalax Tisana.
Modo de uso:
Verter água a ferver em um copo ou xícara ½ a 1 colher dosificadora de roalax Tisana.
O medicamento costuma tardar de 8 a 12 horas em produzir sua ação laxante, por isso se recomenda uma tomada única à noite, para que o efeito se produza pela manhã.
Duração do tratamento:
Os laxantes estimulantes não devem ser tomados sem indicação do médico durante um longo período de tempo (superior a 6 dias).
Em geral, é suficiente tomar o medicamento 2 ou 3 vezes em uma semana para obter o efeito desejado.
Se após 4 dias de tratamento não se produziu defecação, deve suspender-se o tratamento imediatamente e consultar o seu médico.
Se estima que a ação de roalax Tisanaé demasiado forte ou débil, comunique-o ao seu médico ou farmacêutico.
Se tomar mais roalax Tisana do que devia:
A ingestão de doses muito maiores do que as recomendadas do produto pode provocar cãibras intestinais e diarreia grave com a consequente perda de água e sal, assim como possíveis dores gastrointestinais. No entanto, a possibilidade de intoxicação pelo consumo das tisanas é muito baixa.
Se tomou mais roalax Tisanado que devia, consulte o seu médico, farmacêutico ou ligue para o Serviço de Informação Toxicológica, telefone 91 562 04 20, indicando o medicamento e a quantidade tomada.
Se esqueceu de tomar roalax Tisana:
Não tome uma dose dupla para compensar a dose esquecida, mas sim continue com a tomada como lhe foi indicado pelo seu médico ou como se descreve no prospecto.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Possíveis efeitos adversos
Assim como todos os medicamentos, roalax Tisana pode produzir efeitos adversos, embora não todas as pessoas os sofram.
De maneira ocasional podem produzir-se dores no ventre e espasmos, meteorismo (presença de gás no ventre), náuseas, deposições mucosas e/ou diarreias, erupções cutâneas, reações alérgicas. Pode aparecer uma coloração da urina amarelo-vermelho-marrom, embora isso não tenha importância clínica. Todos estes sintomas desaparecem ao suspender o tratamento.
Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto.
5. Conservação de roalax Tisana
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não requer condições especiais de conservação.
Não utilize roalax Tisana após a data de caducidade que aparece no envase após de CAD. A data de caducidade é o último dia do mês que se indica.
Caducidade após a abertura do envase: 6 meses
Os medicamentos não devem ser jogados pelos desgües nem na lixeira. Deposite os envases e os medicamentos que não precisa no Ponto SIGRE da farmácia. Em caso de dúvida, pergunte ao seu farmacêutico como se desfazer dos envases e dos medicamentos que não precisa. Dessa forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informações adicionais
Composição de Bekunis Lax Tisana:
O princípio ativo é:
1 colher dosificadora (1,3 g) de Bekunis Lax Tisana contém 1,04 g de folhas cortadas de Cassia angustifolia Vahl., com um conteúdo de 30 mg de derivados hidroxiantracénicos expressos como senósido B.
Os demais componentes são excipientes: Flores de Hibisco cortadas, Folhas de Mentha cortadas, Raiz de alcaçuz cortada.
Aspecto do produto e conteúdo do envase:
Bekunis Lax Tisana é uma tisana que se apresenta em envases de 60 g.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação:
roha arzneimittel GmbH
Rockwinkeler Heerstraße 100
D-28355 Bremen, Alemanha
Telefone: +49 421 2579-0
Telefax: +49 421 2579-300
Podem solicitar mais informações respeito a este medicamento dirigindo-se ao representante local do titular da autorização de comercialização:
FAES FARMA, S.A.,
Máximo Aguirre, 14
48940 Leioa – Bizkaia - Espanha
Data da última revisão deste prospecto Maio 2012
A informação detalhada deste medicamento está disponível na página web da Agência espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) http://www.aemps.gob.es
- País de registo
- Substância ativa
- Requer receita médicaNão
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a ROALAX TISANA (Chá de Ervas)Forma farmacêutica: COMPRIMIDO, 7,5 mg de senosídeos A-BSubstância ativa: senna glycosidesFabricante: Pharmaceutical Innovation Services S.L.Não requer receita médicaForma farmacêutica: SOLUÇÃO/SUSPENSÃO ORAL, 1g/mlSubstância ativa: castor oilFabricante: Laboratorio Reig Jofre, S.A.Não requer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 5,00 mg de bisacodilo por comprimidoSubstância ativa: bisacodylFabricante: Roha Arzneimittel GmbhNão requer receita médica
Médicos online para ROALAX TISANA (Chá de Ervas)
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para ROALAX TISANA (Chá de Ervas) — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.