SCEMBLIX 40 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA
Como utilizar SCEMBLIX 40 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o paciente
Scemblix®20mg comprimidos revestidos com película
Scemblix®40mg comprimidos revestidos com película
asciminibe
Este medicamento está sujeito a monitorização adicional, o que agilizará a detecção de nova informação sobre a sua segurança. Pode contribuir comunicando os efeitos adversos que possa ter. A parte final da seção 4 inclui informação sobre como comunicar estes efeitos adversos.
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar este medicamento, porque contém informação importante para si.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Este medicamento foi prescrito apenas para si, e não deve dá-lo a outras pessoas, mesmo que tenham os mesmos sintomas que si, porque pode prejudicá-las.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver seção 4.
Conteúdo do prospecto
- O que é Scemblix e para que é utilizado
- O que precisa saber antes de começar a tomar Scemblix
- Como tomar Scemblix
- Efeitos adversos possíveis
- Conservação de Scemblix
- Conteúdo do envase e informação adicional
1. O que é Scemblix e para que é utilizado
O que é Scemblix
Scemblix contém o princípio ativo asciminibe, que pertence ao grupo de medicamentos chamados inibidores da proteína quinase.
Para que é utilizado Scemblix
Scemblix é um medicamento para o cancro, que é utilizado para o tratamento em adultos de um tipo de cancro do sangue (leucemia) chamada leucemia mieloide crónica em fase crónica com cromossoma Filadelfia positivo (LMC-FC Ph+). É administrado a pacientes que já foram tratados com dois ou mais medicamentos para este tipo de leucemia chamados inibidores da tirosina quinase.
Como funciona Scemblix
Com a LMC Ph+ o corpo produz muitos glóbulos brancos anormais. Scemblix bloqueia a ação de uma proteína (BCR::ABL1) que produzem estes glóbulos brancos anormais, parando assim a sua divisão e crescimento descontrolado.
Se tiver alguma pergunta sobre como funciona este medicamento ou por que lhe foi prescrito, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
2. O que precisa saber antes de começar a tomar Scemblix
Não tome Scemblix
- se for alérgico a asciminibe ou a algum dos outros componentes deste medicamento (incluídos na seção 6).
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar Scemblix se algo do que se indica a seguir for aplicável ao seu caso:
- se tiver ou tiver tido alguma vez dor na boca do estômago que pode ser devido a problemas com o seu pâncreas (pâncreas inflamado, pancreatite).
- se tiver tido alguma vez ou pudesse ter hepatite B. Isto deve-se a que Scemblix poderia reativar a hepatite B. Antes de começar o tratamento, o seu médico tem que verificar se tem sinais de infecção.
Informar ao seu médico ou farmacêutico se durante o tratamento com Scemblix:
- experimentar fraqueza, sangramento ou hematomas espontâneos e infecções frequentes com sinais como febre, calafrios, dor de garganta ou úlceras bucais. Estes podem ser sinais de diminuição da atividade da medula óssea, o que resulta em uma mielossupressão (uma redução do número de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas).
- os análises de sangue mostram que tem níveis elevados das enzimas chamadas lipase e amilase (sinais de dano no pâncreas, também conhecido como toxicidade pancreática).
- tem um distúrbio cardíaco ou um distúrbio do ritmo cardíaco, como um latido irregular ou uma atividade elétrica anormal do coração chamada prolongação do intervalo QT que se vê no eletrocardiograma (ECG).
- os análises de sangue mostram que tem um nível baixo de potássio ou de magnésio (hipopotassémia ou hipomagnesemia).
- está sendo tratado com medicamentos que podem ter um efeito não desejado sobre a função do coração (torsadesdepointes) (ver “Outros medicamentos e Scemblix”).
- experimentar dor de cabeça, tonturas, dor no peito ou dificuldade para respirar (possíveis sinais de pressão arterial alta, também conhecida como hipertensão).
Acompanhamento durante o seu tratamento com Scemblix
O seu médico irá rever o seu estado de forma regular para verificar se o tratamento está tendo o efeito desejado. Serão realizados exames periódicos durante o tratamento, incluindo análises de sangue. Estes exames controlam:
- a quantidade de células no sangue (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas).
- os níveis de enzimas pancreáticas (amilase e lipase).
- os níveis de eletrólitos (potássio, magnésio).
- a sua frequência cardíaca e a sua pressão arterial.
Crianças e adolescentes
Não dê este medicamento a crianças ou a adolescentes menores de 18 anos.
Outros medicamentos e Scemblix
Informar ao seu médico ou farmacêutico se está tomando, tomou recentemente ou possa ter que tomar qualquer outro medicamento. Em particular, informar ao seu médico ou farmacêutico se está utilizando:
- medicamentos que normalmente são utilizados para o tratamento de convulsões (ataques), como carbamazepina, fenobarbital ou fenitoína
- medicamentos para a dor e/ou sedativos que são utilizados antes ou depois de procedimentos médicos ou cirúrgicos, como alfentanilo ou fentanilo
- medicamentos utilizados para o tratamento de enxaquecas ou demência, tais como a dihidroergotamina ou ergotamina
- medicamentos que podem ter um efeito não desejado sobre a atividade elétrica do coração (torsadesdepointes), tais como bepridil, cloroquina, claritromicina, halofantrina, haloperidol, metadona, moxifloxacina ou pimozida
- medicamentos utilizados para reduzir a capacidade de coagulação do sangue, como a warfarina ou dabigatrão
- medicamentos utilizados para tratar a inflamação grave do intestino ou para a inflamação das articulações dolorosas ou reumáticas graves, como a sulfassalazina ou colchicina
- medicamentos utilizados para tratar o cancro, a inflamação grave das articulações reumáticas ou a psoríase, como o metotrexato
- rosuvastatina, medicamento utilizado para reduzir os níveis de colesterol no sangue
- medicamentos utilizados para tratar a pressão sanguínea alta e outras doenças do coração, tais como digoxina
- Erva de São João (também conhecida como Hypericumperforatum), uma planta medicinal que é utilizada para a depressão
Se já estiver tomando Scemblix, deve informar ao seu médico sobre qualquer novo medicamento que lhe seja prescrito.
Se não estiver seguro de se o seu medicamento for algum dos medicamentos que foram mencionados anteriormente, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
Scemblix com alimentos e bebidas
Não tome este medicamento com alimentos. Deve tomá-lo pelo menos 2 horas após e 1 hora antes de qualquer alimento. Para mais informações, “Quando tomar Scemblix” na seção 3.
Gravidez e amamentação
Se estiver grávida ou em período de amamentação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.
Gravidez
Scemblix pode ser prejudicial ao seu bebê. Se for uma mulher em idade de poder engravidar, o seu médico explicará os possíveis riscos de tomá-lo durante a gravidez e amamentação.
Se for uma mulher que pode engravidar, o seu médico pode fazer um teste de gravidez se necessário antes de iniciar o tratamento com Scemblix.
Se engravidar, ou acredita que possa estar grávida, após iniciar o tratamento com Scemblix, informe ao seu médico imediatamente.
Conselhos de anticoncepcionais para mulheres
Se for uma mulher que pode engravidar, deve utilizar um método anticonceptivo eficaz para evitar engravidar durante o tratamento com Scemblix e pelo menos 3 dias após deixar de tomá-lo. Pergunte ao seu médico sobre os métodos anticonceptivos mais eficazes.
Amamentação
Não se sabe se Scemblix passa para o leite materno. Portanto, deve interromper a amamentação enquanto estiver tomando Scemblix e pelo menos 3 dias após deixar de tomá-lo.
Condução e uso de máquinas
A influência deste medicamento sobre a capacidade para conduzir e utilizar máquinas é nula ou insignificante. Se após tomar este medicamento experimentar efeitos adversos (como tonturas ou distúrbios visuais) que possam afetar a capacidade para conduzir ou utilizar ferramentas ou máquinas de forma segura, deve evitar realizar estas atividades até que o efeito tenha desaparecido.
Scemblix contém lactose e sódio
Se o seu médico lhe indicou que padece uma intolerância a certos açúcares, consulte com ele antes de tomar este medicamento.
Este medicamento contém menos de 1 mmol de sódio (23 mg) por comprimido; isto é, essencialmente “isento de sódio”.
3. Como tomar Scemblix
Siga exatamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico ou farmacêutico. Em caso de dúvida, consulte novamente o seu médico ou farmacêutico.
Quanto Scemblix deve tomar
O seu médico dirá exatamente quantos comprimidos deve tomar por dia e como tomá-los.
A dose recomendada é 1 comprimido de Scemblix 40 mg duas vezes por dia. Tome 1 comprimido, e o outro, aproximadamente 12 horas mais tarde.
Dependendo de como responde ao tratamento e dos possíveis efeitos adversos, o seu médico pode reduzir a dose ou interromper o tratamento de forma temporária ou para sempre.
Quando tomar Scemblix
Tome Scemblix:
- pelo menos 2 horas após qualquer alimento
- depois espere pelo menos 1 hora antes de voltar a comer
Se tomar este medicamento à mesma hora todos os dias, ajudará a lembrar de tomá-lo.
Como tomar Scemblix
Engula os comprimidos inteiros com um copo de água. Não parta os comprimidos, nem os esmague ou mastigue para assegurar a dosagem correta.
Quanto tempo deve tomar Scemblix
Continue tomando este medicamento durante o tempo que o seu médico indicar. Este é um tratamento a longo prazo, possivelmente por vários meses ou anos. O seu médico irá rever o seu estado de forma regular para verificar se o tratamento está tendo o efeito desejado.
Se tiver perguntas sobre quanto tempo deve tomar este medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Se tomar mais Scemblix do que deve
Se tiver tomado mais comprimidos do que deve, ou no caso de alguém o ter tomado acidentalmente, informe o seu médico, ou vá imediatamente ao médico. Mostre-lhe o envase. Pode precisar de atenção médica.
Se esquecer de tomar Scemblix
Se faltar menos de 6 horas até a sua próxima dose, salte a dose esquecida e tome a próxima dose, à hora habitual.
Se faltar mais de 6 horas até a sua próxima dose, tome a dose esquecida e depois tome a próxima dose à hora habitual.
Se interromper o tratamento com Scemblix
Não deixe de tomar este medicamento a menos que assim o tenha indicado o seu médico.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Efeitos adversos possíveis
Como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Alguns efeitos adversos podem ser graves
Se sofrer algum efeito adverso grave, deixe de tomar o medicamento e informe o seu médico imediatamente.
Muito frequentes(podem afetar mais de 1 de cada 10 pacientes)
- sangramento espontâneo ou hematomas (sinais de níveis baixos de plaquetas, trombocitopenia)
- febre, dor de garganta, infecções frequentes (sinais de níveis baixos de glóbulos brancos, neutropenia)
Frequentes(podem afetar 1 de cada 10 pacientes)
- latido irregular do coração, mudança na atividade elétrica do coração (prolongação do intervalo QT)
Pouco frequentes(podem afetar até 1 de cada 100 pacientes)
- febre superior a 38°C associada com níveis baixos de glóbulos brancos (neutropenia febril)
- níveis baixos de todos os tipos de células sanguíneas (pancitopenia)
Outros efeitos adversos
Outros efeitos adversos são os que se mencionam a seguir. Se estes efeitos adversos se agravarem, então informe o seu médico ou farmacêutico.
Muito frequentes(podem afetar mais de 1 de cada 10 pacientes)
- infecções de garganta e nariz (infecção respiratória das vias altas)
- cansaço, fadiga, palidez (sinais de níveis baixos de glóbulos vermelhos, anemia)
- dor de cabeça, tonturas, dor no peito, dificuldade para respirar (sinais de pressão arterial alta, hipertensão)
- dor de cabeça
- tonturas
- respiração entrecortada, dificuldade para respirar (sinais de dispneia)
- tosse
- vómitos
- diarreia
- náuseas
- dor abdominal (tripe)
- erupção
- picor (prurito)
- dor muscular, dor de ossos e dor nas articulações (dor musculoesquelética)
- dor nas articulações (artralgia)
- cansaço (fadiga)
- inchaço generalizado (edema)
- febre (pirexia)
Frequentes(podem afetar até 1 de cada 10 pacientes)
- febre, tosse, dificuldade para respirar, sibilância (sinais de infecção respiratória das vias baixas)
- gripe
- perda de apetite
- visão borrosa
- secura de olhos
- palpitações
- dor no peito, tosse, hipo, respiração acelerada, acumulação de líquido entre os pulmões e a cavidade torácica que, se for grave, poderia deixá-lo sem fôlego (derrame pleural)
- dor no peito (dor torácica não cardíaca)
- dor intensa na boca do estômago (sinal de pâncreas inflamado, pancreatite)
- erupção com picor (urticária)
Pouco frequentes(podem afetar até 1 de cada 100 pacientes)
- reações alérgicas que podem incluir erupção cutânea, ronchas, dificuldade para respirar, ou pressão arterial baixa (hipersensibilidade)
Anomalias nos exames de sangue
Durante o tratamento, podem ser alterados os resultados dos exames de sangue, que dão informação ao seu médico sobre o funcionamento dos seus órgãos. Por exemplo:
Muito frequentes(podem afetar mais de 1 de cada 10 pacientes)
- níveis elevados das enzimas lipase e amilase (função do pâncreas)
- níveis elevados das enzimas transaminases, que inclui a alanina aminotransferase (ALT), aspartato aminotransferase (AST) e gama-glutamiltransferase (GGT) (função do fígado)
- níveis elevados de gorduras/lípidos
Frequentes(podem afetar até 1 de cada 10 pacientes)
- níveis elevados da substância bilirrubina (função do fígado)
- níveis elevados da enzima creatina fosfocinase (função muscular)
- níveis elevados de açúcar
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode comunicá-los diretamente através do sistema nacional de notificação incluído no Apêndice V. Mediante a comunicação de efeitos adversos, você pode contribuir para proporcionar mais informação sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Scemblix
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece na caixa após EXP. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Não conserve a uma temperatura superior a 25 ºC.
Conservar no embalagem original para protegê-lo da umidade.
Não utilize este medicamento se observar que o envase estiver danificado ou tiver sinais de ter sido manipulado.
Os medicamentos não devem ser jogados nos deságues nem na lixeira. Pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos envases e dos medicamentos que já não precisa. Desta forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de Scemblix
- O princípio ativo é asciminibe.
Cada comprimido revestido com película de 20 mg contém cloreto de asciminibe, equivalente a 20 mg de asciminibe.
Cada comprimido revestido com película de 40 mg contém cloreto de asciminibe, equivalente a 40 mg de asciminibe.
- Os demais componentes são:
Comprimidos revestidos com película de 20 mg e 40 mg: lactose monohidratada, celulose microcristalina E460i), hidroxipropilcelulose (E463), croscarmelosa sódica (E468), álcool polivinílico (E1203), dióxido de titânio (E171), estearato de magnésio, talco (E553b), dióxido de silício coloidal, lecitina (E322), goma xantana (E415), óxido de ferro vermelho (E172).
Apenas os comprimidos revestidos com película de 20 mg: óxido de ferro amarelo (E172). Apenas os comprimidos revestidos com película de 40 mg: óxido de ferro preto (E172).
Ver “Scemblix contém lactose e sódio” na seção 2.
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Scemblix 20 mg comprimidos revestidos com película (comprimidos): comprimidos biconvexos, redondos de cor amarela pálida com bordos biselados de aproximadamente 6 mm de diâmetro, gravado com o logotipo da empresa em um lado e com “20” por outro.
Scemblix 40 mg comprimidos revestidos com película (comprimidos): comprimidos biconvexos, redondos de cor branca roxa com bordos biselados de aproximadamente 8 mm de diâmetro, gravado com o logotipo da empresa em um lado e com “40” por outro
Scemblix é apresentado em blisters que contêm 10 comprimidos revestidos com película.
Está disponível nos seguintes formatos:
Envases que contêm 20 ou 60 comprimidos revestidos com película.
Scemblix 40 mg comprimidos revestidos com película também está disponível no formato multienvase contendo 180 (3 envases de 60) comprimidos revestidos com película.
Pode ser que apenas alguns tamanhos de envase sejam comercializados.
Título da autorização de comercialização
Novartis Europharm Limited
Vista Building
Elm Park, Merrion Road
Dublin 4
Irlanda
Responsável pela fabricação
Novartis Farmacêutica SA
Gran Via de les Corts Catalanes, 764
08013 Barcelona
Espanha
Novartis Pharma GmbH
Roonstrasse 25
90429 Nuremberga
Alemanha
Novartis Pharma GmbH
Sophie-Germain-Strasse 10
90443 Nuremberga
Alemanha
Podem solicitar mais informações sobre este medicamento dirigindo-se ao representante local do titular da autorização de comercialização:
Bélgica Novartis Pharma N.V. Tel: +32 2 246 16 11 | Lituânia SIA Novartis Baltics Lietuvos filialas Tel: +370 5 269 16 50 |
| Luxemburgo Novartis Pharma N.V. Tel: +32 2 246 16 11 |
República Tcheca Novartis s.r.o. Tel: +420 225 775 111 | Hungria Novartis Hungária Kft. Tel.: +36 1 457 65 00 |
Dinamarca Novartis Healthcare A/S Tlf.: +45 39 16 84 00 | Malta Novartis Pharma Services Inc. Tel: +356 2122 2872 |
Alemanha Novartis Pharma GmbH Tel: +49 911 273 0 | Países Baixos Novartis Pharma B.V. Tel: +31 88 04 52 111 |
Estônia SIA Novartis Baltics Eesti filiaal Tel: +372 66 30 810 | Noruega Novartis Norge AS Tlf: +47 23 05 20 00 |
Grécia Novartis (Hellas) A.E.B.E. Τηλ: +30 210 281 17 12 | Áustria Novartis Pharma GmbH Tel: +43 1 86 6570 |
Espanha Novartis Farmacêutica, S.A. Tel: +34 93 306 42 00 | Polônia Novartis Poland Sp. z o.o. Tel.: +48 22 375 4888 |
França Novartis Pharma S.A.S. Tél: +33 1 55 47 66 00 | Portugal Novartis Farma - Produtos Farmacêuticos, S.A. Tel: +351 21 000 8600 |
Croácia Novartis Hrvatska d.o.o. Tel. +385 1 6274 220 | Romênia Novartis Pharma Services Romania SRL Tel: +40 21 31299 01 |
Irlanda Novartis Ireland Limited Tel: +353 1 260 12 55 | Eslovênia Novartis Pharma Services Inc. Tel: +386 1 300 75 50 |
Islândia Vistor hf. Sími: +354 535 7000 | República Eslovaca Novartis Slovakia s.r.o. Tel: +421 2 5542 5439 |
Itália Novartis Farma S.p.A. Tel: +39 02 96 54 1 | Finlândia Novartis Finland Oy Puh/Tel: +358 (0)10 6133 200 |
Chipre Novartis Pharma Services Inc. Τηλ: +357 22 690 690 | Suécia Novartis Sverige AB Tel: +46 8 732 32 00 |
Letônia SIA Novartis Baltics Tel: +371 67 887 070 |
Data da última revisão deste prospecto: 04/2025
Outras fontes de informação
A informação detalhada sobre este medicamento está disponível no site da Agência Europeia de Medicamentos: https://www.ema.europa.eu
- País de registo
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a SCEMBLIX 40 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULAForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 20 mgSubstância ativa: asciminibFabricante: Novartis Europharm LimitedRequer receita médicaForma farmacêutica: CÁPSULA, 100 mgSubstância ativa: bosutinibFabricante: Pfizer Europe Ma EeigRequer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 100 mgSubstância ativa: bosutinibFabricante: Pfizer Europe Ma EeigRequer receita médica
Médicos online para SCEMBLIX 40 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para SCEMBLIX 40 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.
