STALEVO 100 mg/25 mg/200 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA
Como utilizar STALEVO 100 mg/25 mg/200 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
Prospecto: informação para o utilizador
Stalevo 100mg/25mg/200mg comprimidos revestidos com película
Levodopa/carbidopa/entacapona
Leia todo o prospecto detenidamente antes de começar a tomar este medicamento, porque contém informações importantes para si.
- Conserva este prospecto, porque pode ter que voltar a lê-lo. Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Este medicamento foi-lhe prescrito somente a si, e não deve dá-lo a outras pessoas, ainda que tenham os mesmos sintomas que si, porque pode prejudicá-las.
- Se experimentar efeitos adversos, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Ver secção 4.
Conteúdo do prospecto
- O que é Stalevo e para que é utilizado
- O que necessita de saber antes de começar a tomar Stalevo
- Como tomar Stalevo
- Posíveis efeitos adversos
- Conservação de Stalevo
- Conteúdo do envase e informações adicionais
1. O que é Stalevo e para que é utilizado
Stalevo contém três princípios ativos (levodopa, carbidopa e entacapona) num comprimido revestido com película. Stalevo é utilizado para tratar a doença de Parkinson.
A doença de Parkinson deve-se à baixa concentração no cérebro de uma substância chamada dopamina. A levodopa aumenta a quantidade de dopamina e, desta forma, reduz os sintomas da doença de Parkinson. Carbidopa e entacapona melhoram os efeitos antiparkinsonianos da levodopa.
2. O que necessita de saber antes de começar a tomar Stalevo
Não tome Stalevo se
- é alérgico a levodopa, carbidopa ou entacapona, ou a qualquer um dos outros componentes deste medicamento (incluídos na secção 6)
- sofre de glaucoma de ângulo estreito (um distúrbio ocular).
- tem um tumor das glândulas suprarrenais.
- toma determinados medicamentos para tratar a depressão (combinações de inibidores seletivos da MAO-A e MAO-B, ou inibidores não seletivos da MAO).
- sofreu alguma vez síndrome neuroléptico maligno (SNM – uma reação rara aos medicamentos que se utilizam no tratamento de distúrbios mentais graves).
- sofreu alguma vez rabdomiólise não traumática (um distúrbio muscular raro).
- sofre um distúrbio grave do fígado.
Advertências e precauções
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar Stalevo se sofre ou sofreu alguma vez:
- um ataque cardíaco ou qualquer outra doença do coração, incluindo as arritmias, ou dos vasos sanguíneos.
- asma ou qualquer outra doença pulmonar.
- algum problema de fígado, porque pode ser necessário ajustar a dose que recebe.
- alguma doença dos rins ou relacionada com as hormonas.
- úlcera de estômago ou convulsões.
- diarreia prolongada. Consulte com o seu médico, porque pode ser um sinal de inflamação do cólon.
- qualquer forma de distúrbio mental grave, como psicose.
- glaucoma de ângulo aberto, porque pode ser necessário ajustar a dose e controlar a pressão intraocular.
Consulte o seu médico se está a tomar:
- antipsicóticos (medicamentos para tratar a psicose).
- algum medicamento que possa causar uma descida da pressão sanguínea ao levantar-se de uma cadeira ou da cama. Deve saber que Stalevo pode agravar estas reações.
Consulte o seu médico se, durante o tratamento com Stalevo:
- nota grande rigidez nos músculos ou que se contraem com violência, ou se sofre tremores, agitação, confusão, febre, pulso rápido ou grandes flutuações da pressão arterial. Se se produzir alguma destas circunstâncias, entre em contacto com o seu médico de imediato.
- se sente deprimido, tem ideias de suicídio ou nota alterações anormais do seu comportamento.
- observa que se queda dormido de repente, ou se nota muito sonolento. Se isto lhe sucede, não deve conduzir nem manejar ferramentas ou máquinas (ver também a secção “Condução e uso de máquinas”).
- começa a notar movimentos incontrolados ou estes agravam. Se isto ocorre, o seu médico pode ser obrigado a mudar a dose de medicação.
- sofre diarreia: recomenda-se vigiar o peso para evitar uma possível perda de peso excessiva.
- sofre perda de apetite progressiva, astenia (fraqueza, esgotamento) e descida de peso em um tempo relativamente breve. Nestes casos, deve ser avaliada a possibilidade de uma avaliação médica completa que inclua um exame da função hepática.
- considera que tem que deixar de tomar Stalevo; consulte a secção "Se interromper o tratamento com Stalevo".
Informa ao seu médico se si ou a sua família/cuidador nota que está a desenvolver desejos ou propensão a comportar-se de uma maneira invulgar em si ou que não pode resistir ao impulso, à determinação ou à tentação de realizar certas atividades que possam causar-lhe dano a si ou aos outros. Estes comportamentos são denominados distúrbios do controlo de impulsos e podem incluir dependência do jogo, comida ou gastos excessivos, e um impulso sexual anormalmente elevado ou preocupação com um aumento de pensamentos ou sensações sexuais. O seu médico pode necessitar de rever o seu tratamento.
Durante o tratamento prolongado com Stalevo, o médico pode fazer-lhe análises clínicas com regularidade.
Se tiver que se submeter a uma intervenção cirúrgica, deve informar o seu médico de que está a tomar Stalevo.
Não se recomenda a utilização de Stalevo para o tratamento dos sintomas extrapiramidais (por exemplo, movimentos involuntários, agitação, rigidez muscular e contrações musculares) provocados por outros medicamentos.
Crianças e adolescentes
A experiência de utilização de Stalevo em pacientes com menos de 18 anos é limitada. Por conseguinte, não se recomenda a sua administração em crianças ou adolescentes.
Toma de Stalevo com outros medicamentos
Informa ao seu médico ou farmacêutico se está a tomar, tomou recentemente ou pode ter que tomar outro medicamento.
Não tome Stalevo se está a tomar determinados medicamentos para tratar a depressão (combinações de inibidores seletivos da MAO-A e MAO-B, ou inibidores não seletivos da MAO).
Stalevo pode aumentar o efeito, e também os efeitos adversos, de certos medicamentos.
Entre eles estão:
- os medicamentos utilizados para tratar a depressão, como moclobemida, amitriptilina, desipramina, maprotilina, venlafaxina e paroxetina
- rimiterol e isoprenalina, empregues para tratar as doenças respiratórias
- adrenalina, utilizada para as reações alérgicas graves
- noradrenalina, dopamina e dobutamina, que se usam para tratar as doenças cardíacas e a tensão arterial baixa
- alfa‑metildopa, empregada para tratar a tensão arterial alta
- apomorfina, utilizada para tratar a doença de Parkinson.
Determinados medicamentos podem reduzir os efeitos de Stalevo. Estes medicamentos são
- Antagonistas da dopamina empregues para tratar distúrbios mentais, as náuseas e os vómitos
- A fenitoína, empregada para prevenir as convulsões
- A papaverina, empregada para relaxar os músculos.
Stalevo pode dificultar a absorção do ferro a nível digestivo. Por conseguinte, não deve tomar Stalevo ao mesmo tempo que toma suplementos de ferro. Se tomar algum deles, deve esperar pelo menos 2 a 3 horas antes de tomar o outro.
Toma de Stalevo com alimentos e bebidas
- Stalevo pode ser tomado com ou sem alimentos.
- Pode que, em alguns pacientes, Stalevo não seja absorvido bem se for tomado com alimentos ricos em proteínas (carnes, peixes, laticínios, cereais e frutos secos) ou pouco depois de ingeri-los. Consulte o seu médico se acredita que isto ocorre no seu caso.
Gravidez, lactação e fertilidade
Se está grávida ou em período de amamentação, acredita que possa estar grávida ou tem intenção de engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.
Não deve amamentar o seu filho durante o tratamento com Stalevo.
Condução e uso de máquinas
Stalevo pode reduzir a sua pressão arterial, o que pode produzir-lhe tonturas ou desmaios. Por conseguinte, tenha especial cuidado ao manejar ferramentas ou máquinas.
Se se sente muito cansado ou observa que, por vezes, se queda dormido de repente, espere até que se sinta totalmente desperto de novo antes de conduzir ou fazer qualquer outra coisa que exija estar alerta. Se não, pode pôr-se a si mesmo e a outros em perigo de um acidente grave ou até mortal.
Stalevo contém sacarose
Stalevo contém sacarose (1,6 mg/comprimido). Se o seu médico lhe indicou que padece uma intolerância a certos açúcares, consulte com ele antes de tomar este medicamento.
3. Como tomar Stalevo
Siga exactamente as instruções de administração deste medicamento indicadas pelo seu médico ou farmacêutico. Em caso de dúvida, consulte de novo o seu médico ou farmacêutico.
Adultos e idade avançada:
- O seu médico indicar-lhe-á o número exacto de comprimidos de Stalevo que deve tomar por dia.
- Os comprimidos não devem ser partidos nem divididos em troços mais pequenos.
- Tome apenas um comprimido de cada vez.
- Dependendo de como responde ao tratamento, pode ser que o seu médico lhe indique que aumente ou reduza a dose.
- Se está a tomar comprimidos de Stalevo de 50 mg/12,5 mg/200 mg, 75 mg/18,75 mg/200 mg, 100 mg/25 mg/200 mg, 125 mg/31,25 mg/200 mg ou 150 mg/37,5 mg/200 mg, não tome mais de 10 comprimidos por dia.
Fale com o seu médico ou farmacêutico se acredita que o efeito de Stalevo é demasiado intenso ou demasiado fraco, ou se sofre possíveis efeitos adversos.
Para abrir o frasco pela primeira vez: abra o fecho pressionando com o dedo polegar no selo até que se parta. Ver Figura 1. | Figura 1
|
Se tomar mais Stalevo do que deve
Se, por acaso, tomou mais comprimidos de Stalevo do que devia, fale imediatamente com o seu médico ou farmacêutico. Em caso de sobredosagem, pode sentir-se atordoado ou agitado, que o ritmo do coração seja mais lento ou mais rápido do que o normal, ou que mude a cor da sua pele, língua, olhos ou urina.
Se esquecer de tomar Stalevo
Não tome uma dose dupla para compensar as doses esquecidas.
Se faltar mais de 1 hora até à próxima dose:
Tome um comprimido assim que se lembrar, e o seguinte à hora normal.
Se faltar menos de 1 hora até à próxima dose:
Tome um comprimido assim que se lembrar, espere 1 hora e tome outro comprimido então. A seguir, siga como de costume.
Deve sempre transcorrer uma hora entre comprimidos de Stalevo, para evitar possíveis efeitos adversos.
Se interromper o tratamento com Stalevo
Não deixe de tomar Stalevo a menos que o seu médico assim o indique. Nesse caso, é possível que o seu médico tenha que ajustar a dose dos outros medicamentos contra a doença de Parkinson, especialmente da levodopa, para que o controlo dos seus sintomas seja suficiente. Se deixar de tomar Stalevo e outros medicamentos contra a doença de Parkinson de forma brusca, pode sofrer efeitos adversos não desejados.
Se tiver alguma outra dúvida sobre a utilização deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
4. Posíveis efeitos adversos
Como todos os medicamentos, este medicamento pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram. Muitos podem ser aliviados ajustando a dose.
Se experimentar algum destes sintomas durante o tratamento com Stalevo, entre em contacto com o seu médico de imediato:
- Grande rigidez ou contrações violentas dos músculos, tremores, agitação, confusão, febre, pulso rápido ou grandes flutuações da pressão arterial. Pode ser um sinal de síndrome neuroléptico maligno (SNM, uma reação rara e grave aos medicamentos utilizados no tratamento de distúrbios do sistema nervoso central) ou de rabdomiólise (uma alteração muscular rara e grave).
- Reação alérgica caracterizada por sinais como urticária, picazón, erupção e inchação da face, dos lábios, da língua ou da garganta. Esta reação pode causar dificuldades para respirar ou para engolir.
Muito frequentes (podem afectar mais de 1 em cada 10 pessoas):
- movimentos incontrolados (discinesias)
- sensação de malestar (náuseas)
- coloração castanha-avermelhada da urina inofensiva
- dor muscular
- diarreia
Frequentes (podem afectar até 1 em cada 10 pessoas):
- desmaio ou desfalecimento devido à descida da pressão arterial; hipertensão
- agravamento dos sintomas do parkinsonismo, tonturas, sonolência
- vómitos; dor e malestar abdominal; ardor de estômago; secura da boca; constipação
- incapacidade de dormir; alucinações; confusão; sonhos anormais (com pesadelos); cansaço
- mudanças do estado mental, incluindo problemas de memória, ansiedade e depressão (possivelmente com pensamentos de suicídio)
- doenças cardíacas ou arteriais (p. ex., dor torácica), irregularidades da frequência cardíaca
- quedas mais frequentes
- respiração fatigosa
- aumento da sudorese, erupções
- cãibras musculares, inchação das pernas
- visão borrosa
- anemia
- diminuição do apetite, perda de peso
- dor de cabeça, dor nas articulações
- infecções urinárias
Pouco frequentes (podem afectar até 1 em cada 100 pessoas):
- infarto
- hemorragia intestinal
- alterações do número de células do sangue que podem provocar hemorragias, anomalias dos testes da função hepática
- convulsões
- sensação de agitação
- sintomas psicóticos
- colite (inflamação do cólon)
- mudanças de cor diferentes das da urina (p. ex., pele, unhas, cabelo, suor)
- dificuldade para engolir
- incapacidade para urinar
Foram também relatados os seguintes efeitos adversos
- hepatite (inflamação do fígado)
- picazón
Pode experimentar os seguintes efeitos adversos:
- Incapacidade de resistir ao impulso de realizar uma ação que possa ser prejudicial, e que possa incluir:
- um forte impulso para jogar excessivamente, apesar das consequências graves pessoais e familiares;
- um aumento ou alteração do interesse sexual e um comportamento preocupante para si ou para os outros, como por exemplo, uma tendência sexual aumentada;
- compras ou gastos excessivos e incontrolados;
- comer de forma excessiva (comer grandes quantidades de comida em períodos de tempo curtos) ou compulsiva (comer mais comida do que o habitual e mais do que o necessário para satisfazer o apetite).
Informa ao seu médico se apresenta algum destes comportamentos: eles discutirão a forma de gerir ou reduzir estes sintomas.
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste prospecto. Também pode relatá-los directamente através do sistema nacional de notificação incluído no Anexo V. Mediante a comunicação de efeitos adversos, pode contribuir para fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.
5. Conservação de Stalevo
Mantenha este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
Não utilize este medicamento após a data de validade que aparece na caixa após CAD. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
Não requer condições especiais de conservação.
Os medicamentos não devem ser deitados fora por meio dos esgotos nem pela lixeira. Pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos invólucros ou dos medicamentos que já não precisa. Desta forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. Conteúdo do envase e informação adicional
Composição de Stalevo
- Os princípios ativos de Stalevo são levodopa, carbidopa e entacapona.
- Cada comprimido de Stalevo 100 mg/25 mg/200 mg contém 100 mg de levodopa, 25 mg de carbidopa e 200 mg de entacapona.
- Os demais componentes do núcleo do comprimido são croscarmelosa sódica, estearato de magnésio, amido de milho, manitol (E 421), povidona (E 1201)
- Os componentes da cobertura película são glicerol 85 por cento (E 422), hipromelosa, estearato de magnésio, polissorbato 80, óxido de ferro vermelho (E 172), sacarose, dióxido de titânio (E 171), óxido de ferro amarelo (E 172).
Aspecto do produto e conteúdo do envase
Stalevo 100 mg/25 mg/200 mg: comprimidos de cor vermelho-acastanhada ou acinzentada, ovais, sem ranhuras, revestidos com película com “LCE 100” gravado em uma das faces.
Há seis tamanhos diferentes de envase (de 10, 30, 100, 130, 175 ou 250 comprimidos). Pode ser que apenas alguns tamanhos de envases estejam comercializados.
Titular da autorização de comercialização e responsável pela fabricação
Orion Corporation
Orionintie 1
FI‑02200 Espoo
Finlândia
Pode solicitar mais informações sobre este medicamento dirigindo-se ao representante local do titular da autorização de comercialização.
Bélgica/Bélgiue/BelgienNovartis Pharma N.V. Tel: +32 2 246 16 11 | Lituânia UAB Orion Pharma Tel: +370 5 276 9499 |
Bulgária Novartis Bulgaria EOOD Tel: +359 2 489 98 28 | LuxemburgoNovartis Pharma GmbH Alemanha Tel: +49 911 273 0 |
República Tcheca Novartis s.r.o. Tel: +420 225 775 111 | Hungria Novartis Hungária Kft. Pharma Tel: +36 1 457 65 00 |
DinamarcaOrion Pharma A/S Tel: +45 8614 0000 | Malta Novartis Pharma Services Inc. Tel: +356 21222872 |
AlemanhaOrion Pharma GmbH Tel: +49 40 899 689-0 | Países BaixosNovartis Pharma B.V. Tel: +31 26 37 82 111 |
Estônia Orion Pharma Eesti OÜ Tel: +372 66 44 551 | Noruega Orion Pharma AS Tel: +47 40 00 42 10 |
Grécia Novartis (Hellas) Α.Ε.Β.Ε. Tel: + 30 210 281 17 12 | ÁustriaNovartis Pharma GmbH Tel: +43 1 86 6570 |
EspanhaNovartis Farmacéutica, S.A. Tel: +34 93 306 42 00 | Polônia Orion Pharma Poland Sp z.o.o. Tel: + 48 22 8333177, 8321036 |
FrançaNovartis Pharma S.A.S. Tel: +33 1 55 47 66 00 | PortugalNovartis Farma - Produtos Farmacêuticos, S.A. Tel: +351 21 000 8600 |
Croácia Novartis Hrvatska d.o.o. Tel: +385 1 6274 220 | Romênia Novartis Pharma Services Romania SRL Tel: +40 21 31299 01 |
IrlandaOrion Pharma (Irlanda) Ltd. c/o Allphar Services Ltd. Tel: +353 1 428 7777 | Eslovênia Novartis Pharma Services Inc. Tel: +386 1 300 75 50 |
Islândia Vistor hf. Tel: +354 535 7000 | República Eslovaca Novartis Slovakìa s.r.o. Tel: +421 2 5542 5439 |
ItáliaNovartis Farma S.p.A. Tel: +39 02 96 54 1 | FinlândiaOrion Corporation Tel: +358 10 4261 |
Chipre Novartis Pharma Services Inc. Tel: +357 22 690 690 | SuéciaOrion Pharma AB Tel: +46 8 623 6440 |
Letônia Orion Corporation Orion Pharma parstavnieciba Tel: +371 20028332 | Reino Unido Orion Pharma (UK) Ltd. Tel: +44 1635 520 300 |
Data da última revisão deste prospecto:
Outras fontes de informação
A informação detalhada sobre este medicamento está disponível no site da Agência Europeia de Medicamentos http://www.ema.europa.eu
- País de registo
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a STALEVO 100 mg/25 mg/200 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULAForma farmacêutica: GEL INTESTINAL, 20 mg/ml + 5 mg/ml + 20 mg/mlSubstância ativa: levodopa, decarboxylase inhibitor and COMT inhibitorFabricante: Lobsor Pharmaceuticals AbRequer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 100 mg/25 mg/200 mgSubstância ativa: levodopa, decarboxylase inhibitor and COMT inhibitorFabricante: Abdi Farma GmbhRequer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 125mg/31,25mg/200 mgSubstância ativa: levodopa, decarboxylase inhibitor and COMT inhibitorFabricante: Abdi Farma GmbhRequer receita médica
Médicos online para STALEVO 100 mg/25 mg/200 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para STALEVO 100 mg/25 mg/200 mg COMPRIMIDOS REVESTIDOS POR PELÍCULA — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.
