WILZIN 50 mg CÁPSULAS DURAS
Como utilizar WILZIN 50 mg CÁPSULAS DURAS
Traduzido com IA
Esta informação é fornecida apenas para fins informativos e não substitui a consulta de um médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento. A Oladoctor não se responsabiliza por decisões médicas baseadas neste conteúdo.
Mostrar originalConteúdo do folheto informativo
Introdução
RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR
Wilzin 25 mg cápsulas duras
Wilzin 50 mg cápsulas duras
zinc
Leia todo o resumo das características do produto atentamente antes de começar a tomar o medicamento.
- Conserva este resumo das características do produto, pois pode ter que voltar a lê-lo.
- Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
- Este medicamento foi prescrito para si e não deve ser dado a outras pessoas, embora tenham os mesmos sintomas, pois pode prejudicá-las.
- Se considera que algum dos efeitos adversos que sofre é grave ou se apercebe de qualquer efeito adverso não mencionado neste resumo das características do produto, informe o seu médico ou farmacêutico.
Neste resumo das características do produto:
- O que é Wilzin e para que é utilizado
- Antes de tomar Wilzin
- Como tomar Wilzin
- Possíveis efeitos adversos
- Conservação de Wilzin
- Informação adicional
1. O que é WILZIN e para que é utilizado
Wilzin pertence a um grupo de medicamentos denominado produtos para o trato alimentar e metabolismo.
Wilzin está indicado para o tratamento da doença de Wilson, um defeito raro hereditário na excreção de cobre. O cobre da dieta, que não pode ser eliminado adequadamente, acumula-se primeiro no fígado e depois em outros órgãos, como os olhos e o cérebro. Isto pode dar origem a uma lesão hepática e distúrbios neurológicos.
Wilzin bloqueia a absorção de cobre do intestino e, por conseguinte, evita a sua transferência para a corrente sanguínea e a sua acumulação no organismo. O cobre não absorvido é eliminado posteriormente nas fezes.
A doença de Wilson persistirá durante toda a vida do paciente e, por conseguinte, o tratamento é necessário por toda a vida.
2. ANTES DE TOMAR WILZIN
Não tome Wilzin:
Se for alérgico (hipersensível) ao zinco ou a qualquer um dos outros componentes de Wilzin.
Tenha especial cuidado com Wilzin:
Devido ao facto de demorar a fazer efeito, normalmente não se recomenda Wilzin para o tratamento inicial dos pacientes com sinais e sintomas da doença de Wilson.
Se atualmente estiver a receber tratamento com outro medicamento anti-cobre, por exemplo, penicilamina, o seu médico poderá adicionar Wilzin ao seu tratamento antes de deixar o tratamento inicial.
Assim como outros medicamentos anti-cobre, como a penicilamina, os seus sintomas podem piorar após o início do tratamento. Neste caso, deve informar o seu médico.
Com o objetivo de realizar um acompanhamento da sua doença e do seu tratamento, o seu médico realizará análises de sangue e de urina periodicamente. Isto é feito para garantir que recebe o tratamento suficiente.
O acompanhamento poderá detectar indícios de um tratamento insuficiente (excesso de cobre) ou um tratamento excessivo (deficiência de cobre), sendo ambos nocivos, especialmente no caso das crianças em idade de crescimento e das mulheres grávidas.
Deve informar o seu médico se sentir fraqueza muscular ou uma sensação anormal nas extremidades, pois isto pode indicar tratamento excessivo.
Uso de outros medicamentos
Informar o seu médico ou farmacêutico se estiver a utilizar ou tiver utilizado recentemente outros medicamentos, mesmo os adquiridos sem receita.
Consulte o seu médico antes de tomar qualquer outra medicação que possa reduzir a eficácia de Wilzin, como ferro, suplementos de cálcio, tetraciclinas (antibióticos) ou fósforo. Por outro lado, a eficácia de alguns medicamentos, como ferro, tetraciclinas, fluoroquinolonas (antibióticos), pode ser reduzida por Wilzin.
Toma de Wilzin com os alimentos e bebidas
Wilzin deve ser tomado com o estômago vazio, separado das refeições. A fibra da dieta e alguns produtos lácteos, em especial, retardam a absorção das sales de zinco. Alguns pacientes experimentam desconforto estomacal após a dose matinal. Por favor, fale sobre este assunto com o médico que o trata da doença de Wilson se lhe acontecer isto.
Este efeito secundário pode ser reduzido retardando a primeira dose do dia para meia manhã (entre o pequeno almoço e o almoço). Assim como pode ser minimizado tomando a primeira dose de Wilzin com um pouco de comida que contenha proteínas, como a carne (nunca com leite).
Gravidez
Consulte o seu médico se planeia ficar grávida. É muito importante que continue com o tratamento anti-cobre durante a gravidez.
Se ficar grávida enquanto toma Wilzin, o seu médico decidirá que tratamento e que dose são melhores no seu caso.
Lactação
Deve evitar amamentar o seu filho se tomar Wilzin. Por favor, fale com o seu médico.
Condução e uso de máquinas:
Não foram realizados estudos sobre a capacidade para conduzir e utilizar máquinas.
Informação importante sobre alguns dos componentes de Wilzin
As cápsulas duras de Wilzin 50 mg contêm laranja amarelo FCF (E110) que pode produzir reações alérgicas.
.
3. Como TOMAR WILZIN
Siga exatamente as instruções de administração de Wilzin do seu médico. Consulte o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. Para as diferentes doses, Wilzin é apresentado em cápsulas duras de 25 mg ou 50 mg.
- Adultos:
A dose habitual é 1 cápsula dura de Wilzin 50 mg (ou 2 cápsulas duras de Wilzin 25 mg) três vezes ao dia, com uma dose máxima de 1 cápsula dura de Wilzin 50 mg (ou 2 cápsulas duras de Wilzin 25 mg) cinco vezes ao dia.
- Crianças e adolescentes:
A dose habitual é:
- de 1 a 6 anos: 1 cápsula dura de Wilzin 25 mg duas vezes ao dia.
- de 6 a 16 anos que pesem menos de 57 kg: 1 cápsula dura de Wilzin 25 mg três vezes ao dia.
- de 16 anos em diante ou que pesem mais de 57 kg: 2 cápsulas duras de Wilzin 25 mg ou 1 cápsula dura de Wilzin 50 mg três vezes ao dia.
Tome sempre Wilzin com o estômago vazio, pelo menos 1 hora antes das refeições ou de 2 a 3 horas após as refeições. Em caso de não tolerar bem a dose da manhã (ver seção 4), pode tomar a meia manhã, entre o pequeno almoço e o almoço. Também pode tomar Wilzin com um pouco de proteína, como a carne, mas nunca com leite.
Se lhe foi prescrito Wilzin com outro medicamento anti-cobre, como a penicilamina, deixe passar pelo menos 1 hora entre os dois medicamentos.
Para administrar Wilzin a crianças que não podem engolir as cápsulas, abra a cápsula e misture o pó com um pouco de água (possivelmente com açúcar ou com edulcorantes).
Se Vd. tomar mais Wilzin do que devia:
Se Vd. tomar mais Wilzin do que o indicado, pode experimentar náuseas, vómitos e tonturas. Neste caso, deve solicitar aconselhamento médico.
Se olvidou de tomar Wilzin:
Não tome uma dose dupla para compensar a dose esquecida.
Se tiver alguma outra dúvida sobre o uso deste produto, consulte o seu médico.
.
4. Possíveis efeitos adversos
Assim como todos os medicamentos, Wilzin pode produzir efeitos adversos, embora nem todas as pessoas os sofram.
Estes efeitos secundários podem apresentar-se com determinadas frequências, que se definem como segue:
- muito frequentes: afetam mais de 1 de cada 10 utilizadores.
- frequentes: afetam de 1 a 10 de cada 100 utilizadores.
- pouco frequentes: afetam de 1 a 10 de cada 1.000 utilizadores.
- raros: afetam de 1 a 10 de cada 10.000 utilizadores.
- muito raros: afetam menos de 1 de cada 10.000 utilizadores.
- frequência não conhecida: não pode ser estimada a frequência a partir dos dados disponíveis.
Frequentes:
- Após tomar Wilzin, pode produzir-se uma irritação gástrica, especialmente no início do tratamento.
- Foram comunicados alterações nas análises de sangue, incluindo um aumento de algumas enzimas hepáticas e pancreáticas.
Pouco frequentes:
- Pode produzir-se uma diminuição de glóbulos vermelhos e glóbulos brancos.
Comunicação de efeitos adversos
Se experimentar qualquer tipo de efeito adverso, consulte o seu médico ou farmacêutico, mesmo que se trate de possíveis efeitos adversos que não aparecem neste resumo das características do produto. Também pode comunicá-los directamente através do sistema nacional de notificação incluído no Apêndice V. Mediante a comunicação de efeitos adversos, pode contribuir para fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.
.
5. Conservação de WILZIN
- Mantenha fora do alcance e da vista das crianças.
- Não utilize Wilzin após a data de validade que aparece no invólucro e no frasco, após EXP. A data de validade é o último dia do mês que se indica.
- Não conserve a uma temperatura superior a 25°C.
Os medicamentos não devem ser jogados fora pelos esgotos ou com os resíduos domésticos. Pergunte ao seu farmacêutico como se livrar dos medicamentos que não precisa. Desta forma, ajudará a proteger o meio ambiente.
6. INFORMAÇÃO ADICIONAL
Composição de Wilzin
O princípio ativo é o zinco. Cada cápsula dura contém 25 mg de zinco (correspondente a 83,92 mg de acetato de zinco dihidratado) ou 50 mg de zinco (correspondente a 167,84 mg de acetato de zinco dihidratado).
Os outros componentes são amido de milho e estearato de magnésio. As cáscaras das cápsulas contêm gelatina, dióxido de titânio (E171) e azul brilhante FCF (E133) em Wilzin 25 mg ou laranja amarelo FCF (E110) em Wilzin 50 mg. A tinta de impressão contém óxido de ferro preto (E172) e goma laca.
Aspecto de Wilzin e conteúdo do invólucro
Wilzin 25 mg é uma cápsula dura de cor aguamarina com a impressão "93-376”. Wilzin 50 mg é uma cápsula dura opaca de cor laranja com a impressão "93-377”.
É apresentado em invólucros de 250 cápsulas duras em um frasco de polietileno fechado com um fecho de polipropileno e polietileno. O frasco também contém um recheio de algodão.
Titular da autorização de comercialização
Recordati Rare Diseases.
Immeuble “Le Wilson”.
70, avenue du Général de Gaulle.
F-92800 Puteaux.
França.
Responsável pela fabricação
Recordati Rare Diseases.
Immeuble “Le Wilson”.
70, avenue du Général de Gaulle.
F-92800 Puteaux.
França.
ou.
Recordati Rare Diseases.
Eco River Parc.
30, rue des Peupliers.
F-92000 Nanterre.
França.
Pode solicitar mais informações sobre este medicamento dirigindo-se ao representante local do titular da autorização de comercialização.
Bélgica/Bélgica/Bélgica Recordati. Tel: +32 2 46101 36. | Lituânia Recordati AB. Tel: + 46 8 545 80 230. Suécia. |
Grécia Recordati Rare Diseases. Tel: +33 (0)1 47 73 64 58. França. | Luxemburgo/Luxemburgo Recordati. Tel: +32 2 46101 36. Bélgica. |
República Checa Recordati Rare Diseases. Tel: +33 (0)1 47 73 64 58. França. | Hungria Recordati Rare Diseases. Tel: +33 (0)1 47 73 64 58. França. |
Dinamarca Recordati AB. Tel: +46 8 545 80 230. Suécia. | Malta Recordati Rare Diseases. Tel: +33 1 47 73 64 58. França. |
Alemanha Recordati Rare Diseases Alemanha GmbH. Tel: +49 731 140 554 0. | Países Baixos Recordati. Tel: +32 2 46101 36. Bélgica. |
Estônia Recordati AB. Tel: + 46 8 545 80 230. Suécia. | Noruega Recordati AB. Tel: +46 8 545 80 230. Suécia. |
Grécia Recordati Rare Diseases. Tel: +33 1 47 73 64 58. França. | Áustria Recordati Rare Diseases Alemanha GmbH. Tel: +49 731 140 554 0. Alemanha. |
Espanha Recordati Rare Diseases Espanha S.L.U. Tel: + 34 91 659 28 90. | Polônia Recordati Rare Diseases. Tel: +33 (0)1 47 73 64 58. França. |
França Recordati Rare Diseases. Tel: +33 (0)1 47 73 64 58. | Portugal Jaba Recordati S.A. Tel: +351 21 432 95 00. |
Croácia Recordati Rare Diseases. Tel: +33 (0)1 47 73 64 58. França. | Romênia Recordati Rare Diseases. Tel: +33 (0)1 47 73 64 58. França. |
Irlanda Recordati Rare Diseases. Tel: +33 (0)1 47 73 64 58. França. | Eslovênia Recordati Rare Diseases. Tel: +33 (0)1 47 73 64 58. França. |
Islândia Recordati AB. Tel: +46 8 545 80 230. Suécia. | Eslováquia Recordati Rare Diseases. Tel: +33 (0)1 47 73 64 58. França. |
Itália Recordati Rare Diseases Itália Srl. Tel: +39 02 487 87 173. | Finlândia Recordati AB. Tel: +46 8 545 80 230. Suécia. |
Chipre Recordati Rare Diseases. Tel: +33 1 47 73 64 58. França. | Suécia Recordati AB. Tel: +46 8 545 80 230. |
Letônia Recordati AB. Tel: + 46 8 545 80 230. Suécia. | Reino Unido Recordati Rare Diseases Reino Unido Ltd. Tel: +44 (0)1491 414333. |
Este resumo das características do produto foi aprovado em
A informação detalhada sobre este produto está disponível no site da Agência Europeia de Medicamentos (EMA): http://www.ema.europa.eu. Também apresenta links para outros sites sobre doenças raras e medicamentos órfãos.
.
- País de registo
- Substância ativa
- Requer receita médicaSim
- Fabricante
- Esta informação é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Consulte sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Alternativas a WILZIN 50 mg CÁPSULAS DURASForma farmacêutica: CÁPSULA, 25 mgSubstância ativa: zinc acetateFabricante: Recordati Rare DiseasesRequer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, DesconhecidaSubstância ativa: sodium phenylbutyrateFabricante: Immedica Pharma AbRequer receita médicaForma farmacêutica: SOLUÇÃO/SUSPENSÃO ORAL, DesconhecidaSubstância ativa: sodium phenylbutyrateFabricante: Immedica Pharma AbRequer receita médica
Médicos online para WILZIN 50 mg CÁPSULAS DURAS
Avaliação de dosagem, efeitos secundários, interações, contraindicações e renovação de receita para WILZIN 50 mg CÁPSULAS DURAS — sujeita a avaliação médica e à regulamentação local.
Perguntas frequentes
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.