Acalasia
Acalasia é uma doença rara do esófago, que pode dificultar a deglutição de alimentos e bebidas.
Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.
-
Nesta página
-
Medicamentos habitualmente prescritos para Acalasia
Apenas para fins informativos. Consulte sempre um médico antes de utilizar qualquer medicamento.
Forma farmacêutica: COMPRIMIDO, 20 mgSubstância ativa: manidipineFabricante: Laboratorio Stada S.L.Requer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 5 mg de amlodipinoSubstância ativa: amlodipineFabricante: Industria Quimica Y Farmaceutica Vir S.A.Requer receita médicaForma farmacêutica: COMPRIMIDO, 10 mgSubstância ativa: amlodipineFabricante: Sandoz Farmaceutica S.A.Requer receita médica
Acalasia é uma doença rara do esófago, que pode dificultar a deglutição de alimentos e bebidas.
Normalmente, os músculos do esófago contraem-se para empurrar os alimentos em direção ao estômago. Um anel de músculo no final do esófago relaxa então para permitir que os alimentos entrem no estômago.
Na acalasia, os músculos do esófago não se contraem corretamente e o anel de músculo pode não abrir adequadamente, ou não abrir de todo. Os alimentos e as bebidas não conseguem passar para o estômago e ficam presos. Frequentemente, são trazidos de volta.
Sintomas da acalasia
Nem todas as pessoas com acalasia apresentarão sintomas.
Mas a maioria das pessoas com acalasia terá dificuldade em engolir alimentos ou bebidas (conhecido como disfagia). A deglutição tende a tornar-se gradualmente mais difícil ou dolorosa ao longo de alguns anos, até ao ponto em que às vezes é impossível.
Outros sintomas incluem:
- trazer de volta alimentos não digeridos
- crises de engasgo e tosse
- azia
- dor no peito
- infeções respiratórias repetidas
- babando de vómito ou saliva
- perda de peso gradual, mas significativa
Os sintomas da acalasia podem começar em qualquer fase da vida.
Os problemas de deglutição também podem ser causados por cancros da boca, garganta e esófago. Existe uma ligação entre a acalasia a longo prazo e o risco de desenvolver cancro do esófago, mas o risco é pequeno.
É sempre importante verificar os sintomas imediatamente, mesmo que os seus sintomas não o estejam a incomodar.
Causas da acalasia
Acredita-se que a acalasia ocorra quando os nervos do esófago são danificados e deixam de funcionar corretamente, razão pela qual os músculos e o anel muscular não funcionam. A causa exata disso é desconhecida.
Em algumas pessoas, pode estar relacionada com uma infeção viral. Também pode estar associada a ter uma doença autoimune, em que o sistema imunitário do corpo ataca células, tecidos e órgãos saudáveis.
Em casos raros, é possível que a acalasia seja causada por um gene defeituoso.
Diagnóstico da acalasia
Se um médico de família pensar que tem acalasia, será encaminhado para o hospital para fazer alguns exames de diagnóstico. A acalasia também pode ser diagnosticada durante uma investigação, como uma radiografia do tórax, por outra razão.
Os exames para acalasia incluem:
- manometria – um pequeno tubo de plástico é passado pela sua boca ou nariz para o seu esófago para medir a pressão muscular ao longo dele em diferentes pontos.
- trânsito esofágico com bário – bebe um líquido branco que contém o produto químico bário e são tiradas radiografias. O bário aparece claramente na radiografia para que o médico possa ver quanto tempo demora a passar para o seu estômago.
- endoscopia – um instrumento fino e flexível chamado endoscópio é passado pela sua garganta para permitir que o médico veja diretamente o revestimento do seu esófago, o anel muscular e o seu estômago.
Tratamentos para acalasia
Não existe cura para a acalasia, mas o tratamento pode ajudar a aliviar os sintomas e facilitar a deglutição.
Os seus médicos falarão consigo sobre os riscos e benefícios das diferentes opções de tratamento.
Medicamentos
Os medicamentos, como os nitratos ou a nifedipina, podem ajudar a relaxar os músculos do seu esófago. Isto facilita a deglutição e torna-a menos dolorosa para algumas pessoas, embora não funcionem para todos.
O efeito dura apenas por um curto período de tempo, por isso, os medicamentos podem ser usados para aliviar os sintomas enquanto espera por um tratamento mais permanente. Podem causar dores de cabeça, mas geralmente melhoram com o tempo.
Dilatação com balão (estiramento do músculo)
Sob sedação, ou às vezes anestesia geral, um balão é passado para o esófago usando um tubo fino e flexível (endoscópio). O balão é então insuflado para ajudar a esticar o anel muscular que permite que os alimentos entrem no seu estômago.
Isto melhora a deglutição para a maioria das pessoas, mas pode precisar de tratamento várias vezes antes que os seus sintomas melhorem.
A dilatação com balão acarreta um pequeno risco de rasgar o esófago (ruptura esofágica), o que pode exigir cirurgia de emergência.
Injeção de Botox
Usando um endoscópio, o Botox é injetado no anel muscular que permite que os alimentos entrem no seu estômago, fazendo com que ele relaxe.
Geralmente é eficaz por alguns meses e, ocasionalmente, por alguns anos, mas tem que ser repetido. Isto geralmente é indolor e pode ser usado para alívio temporário em pessoas que não podem ter outros tratamentos.
Cirurgia
Sob anestesia geral, as fibras musculares do anel muscular que permite que os alimentos entrem no seu estômago são cortadas. Isto é feito usando cirurgia laparoscópica (laparoscopia) e é chamado de miotomia de Heller.
Pode tornar a deglutição mais fácil permanentemente.
Frequentemente, um segundo procedimento será feito ao mesmo tempo para impedir que tenha refluxo ácido e azia, que pode ser um efeito colateral da operação de miotomia de Heller. O seu cirurgião falará consigo sobre isto e quaisquer outras opções cirúrgicas que possam ser a melhor opção para si.
Tratamento de acompanhamento
A dilatação com balão e a cirurgia podem causar efeitos colaterais, como refluxo ácido e azia e dor no peito. Um médico de família pode ser capaz de prescrever medicamentos para ajudar com isso, e o seu cirurgião pode sugerir que tome este medicamento rotineiramente.
É normal que a dor no peito persista por algum tempo após o tratamento.
Deve consultar um médico de família se ainda tiver dificuldades em engolir ou continuar a perder peso após o tratamento.
Médicos online para Acalasia
Discuta os seus sintomas e os próximos passos possíveis para Acalasia com um médico online.
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.