Bg pattern

Acne

A acne é uma condição comum da pele que afeta a maioria das pessoas em algum momento. Causa manchas, pele oleosa e, às vezes, pele quente ou dolorosa ao toque.

Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.

Obter uma receita online

Obter uma receita online

Um médico analisará o seu caso e poderá emitir uma receita se for clinicamente apropriado.

Falar com um médico online

Falar com um médico online

Discuta os seus sintomas e as opções de tratamento com um médico.

Esta página fornece informação geral e não substitui a consulta de um médico. Se os sintomas forem graves, persistentes ou estiverem a agravar-se, procure aconselhamento médico com urgência.

A acne é uma condição comum da pele que afeta a maioria das pessoas em algum momento. Causa manchas, pele oleosa e, às vezes, pele quente ou dolorosa ao toque.

Sintomas da acne

A acne desenvolve-se mais frequentemente em:

  • rosto – isto afeta quase todas as pessoas com acne
  • costas – isto afeta mais de metade das pessoas com acne
  • peito – isto afeta cerca de 15% das pessoas com acne

Tipos de lesões do acne

Existem 6 tipos principais de lesões causadas pelo acne:

  • cravos pretos (comedões abertos) – pequenas elevações pretas ou amareladas que se desenvolvem na pele; não estão cheias de sujidade, mas tornam-se escuras devido à oxidação do sebo no interior do folículo piloso
  • cravos brancos (comedões fechados) – têm um aspeto semelhante aos cravos pretos, mas estão fechados, podem ser mais firmes e não esvaziam quando pressionados
  • pápulas – pequenas lesões inflamadas, avermelhadas, que podem ser sensíveis ou dolorosas
  • pústulas – semelhantes às pápulas, mas com uma ponta branca ou amarelada no centro, causada pela acumulação de pus
  • nódulos – lesões grandes, sólidas e profundas que se formam sob a superfície da pele e são frequentemente dolorosas
  • cistos – a forma mais grave de acne; lesões profundas cheias de pus, semelhantes a furúnculos, com maior risco de provocar cicatrizes permanentes.

Coisas que pode tentar se tiver acne

Estas técnicas de autoajuda podem ser úteis:

  • Não lave as áreas afetadas da pele mais de duas vezes por dia. Lavar com frequência pode irritar a pele e piorar os sintomas.
  • Lave a área afetada com um sabão ou detergente suave e água morna. Água muito quente ou fria pode piorar a acne.
  • Não tente "limpar" os cravos pretos ou espremer as borbulhas. Isso pode piorá-las e causar cicatrizes permanentes.
  • Evite produtos de maquiagem, cuidados com a pele e proteção solar à base de óleo (às vezes rotulados como “comedogénicos”). Use produtos não comedogénicos à base de água, pois é menos provável que obstruam os poros da sua pele.
  • Remova completamente a maquiagem antes de ir para a cama.
  • Se a pele seca for um problema, use um emoliente à base de água sem perfume.
  • O exercício regular não pode melhorar a sua acne, mas pode melhorar o seu humor e aumentar a sua autoestima. Tome banho o mais rápido possível depois de terminar o exercício, pois o suor pode irritar a sua acne.
  • Lave o cabelo regularmente e tente evitar deixar o cabelo cair no rosto.

Embora a acne não possa ser curada, pode ser controlada com tratamento.

Se desenvolver acne leve, é uma boa ideia falar com um farmacêutico para obter aconselhamento.

Vários cremes, loções e géis para tratar as borbulhas estão disponíveis para compra nas farmácias.

Podem ser recomendados produtos que contenham uma baixa concentração de peróxido de benzoílo, mas tenha cuidado, pois isso pode descolorir a roupa.

Se a sua acne for grave ou aparecer no peito e nas costas, pode ser necessário tratá-la com antibióticos ou cremes mais fortes que só estão disponíveis mediante receita médica.

Quando procurar aconselhamento médico

Se tiver acne leve, fale com um farmacêutico sobre medicamentos para tratá-la.

Se estes não controlarem a sua acne, ou se estiver a deixá-lo muito infeliz, consulte um médico de família.

Deve consultar um médico de família se tiver acne moderada ou grave ou se desenvolver nódulos ou cistos, pois eles precisam ser tratados adequadamente para evitar cicatrizes. 

Tente resistir à tentação de cutucar ou espremer as borbulhas, pois isso pode levar a cicatrizes permanentes.

Os tratamentos podem levar vários meses para funcionar, portanto, não espere resultados imediatos. Uma vez que comecem a funcionar, os resultados são geralmente bons.

Por que tenho acne?

A acne está mais frequentemente ligada às alterações nos níveis hormonais durante a puberdade, mas pode começar em qualquer idade.

Certos hormonas fazem com que as glândulas produtoras de gordura ao lado dos folículos pilosos na pele produzam maiores quantidades de óleo (sebo anormal).

Este sebo anormal altera a atividade de uma bactéria da pele geralmente inofensiva chamada P. acnes, que se torna mais agressiva e causa inflamação e pus.

Os hormonas também engrossam o revestimento interno do folículo piloso, causando o bloqueio dos poros. Limpar a pele não ajuda a remover este bloqueio.

Outras possíveis causas

Sabe-se que a acne é hereditária. Se ambos os seus pais tivessem acne, é provável que você também tenha acne.

As alterações hormonais, como as que ocorrem durante o ciclo menstrual ou a gravidez, também podem levar a episódios de acne em mulheres.

Não há evidências de que a má higiene ou a atividade sexual desempenhem um papel na acne.

Quem é afetado?

A acne é muito comum em adolescentes e jovens adultos. Cerca de 95% das pessoas com idades entre 11 e 30 anos são afetadas pela acne em alguma medida.

A acne é mais comum em meninas entre as idades de 14 e 17 anos e em meninos entre as idades de 16 e 19 anos.

A maioria das pessoas tem acne intermitentemente por vários anos antes que os seus sintomas comecem a melhorar à medida que envelhecem.

A acne geralmente desaparece quando uma pessoa está na casa dos 20 anos.

Em alguns casos, a acne pode continuar na vida adulta. Cerca de 3% dos adultos têm acne com mais de 35 anos.

Causas do acne

A acne é causada quando pequenos orifícios na pele, conhecidos como folículos pilosos, ficam bloqueados.

As glândulas sebáceas são pequenas glândulas encontradas perto da superfície da sua pele. As glândulas estão ligadas aos folículos pilosos, que são pequenos orifícios na sua pele dos quais um único pelo cresce.

As glândulas sebáceas lubrificam o cabelo e a pele para evitar que sequem. Elas fazem isso produzindo uma substância oleosa chamada sebo.

Na acne, as glândulas começam a produzir demasiado sebo. O excesso de sebo mistura-se com as células mortas da pele e ambas as substâncias formam um tampão no folículo.

Se o folículo obstruído estiver perto da superfície da pele, ele incha para fora, criando uma cabeça branca. Alternativamente, o folículo obstruído pode estar aberto à pele, criando uma cabeça preta.

Bactérias normalmente inofensivas que vivem na pele podem então contaminar e infetar os folículos obstruídos, causando pápulas, pústulas, nódulos ou quistos.

Testosterona 

A acne na adolescência é considerada desencadeada pelo aumento dos níveis de uma hormona chamada testosterona, que ocorre durante a puberdade. A hormona desempenha um papel importante na estimulação do crescimento e desenvolvimento do pénis e dos testículos em rapazes e na manutenção da força muscular e óssea em raparigas.

As glândulas sebáceas são particularmente sensíveis às hormonas. Acredita-se que o aumento dos níveis de testosterona faz com que as glândulas produzam muito mais sebo do que a pele precisa.

Acne em famílias

A acne pode ser hereditária. Se os seus pais tiveram acne, é provável que você também a desenvolva.

Um estudo descobriu que se ambos os seus pais tiveram acne, é mais provável que você tenha acne mais grave em idade precoce. Também descobriu que se um ou ambos os seus pais tiveram acne na idade adulta, é mais provável que você também tenha acne na idade adulta.

Acne em mulheres

As mulheres são mais propensas a ter acne na idade adulta do que os homens. Acredita-se que muitos casos de acne na idade adulta são causados pelas alterações nos níveis hormonais que muitas mulheres têm em determinados momentos.

Esses momentos incluem:

  • menstruação – algumas mulheres têm um surto de acne logo antes da menstruação
  • gravidez – muitas mulheres têm sintomas de acne nesta altura, geralmente durante os primeiros 3 meses de gravidez
  • síndrome do ovário policístico – uma condição comum que pode causar acne, ganho de peso e a formação de pequenos quistos dentro do ovário

Outros gatilhos

Outros possíveis gatilhos de um surto de acne incluem:

  • alguns produtos cosméticos – no entanto, isso é menos comum, pois a maioria dos produtos é agora testada, para que não causem manchas (não comedogénicos)
  • certos medicamentos – como medicamentos esteróides, lítio (usado para tratar depressão e transtorno bipolar) e alguns medicamentos usados para tratar epilepsia
  • fumo – que pode contribuir para a acne em pessoas mais velhas

Mitos sobre a acne

Apesar de ser uma das condições de pele mais generalizadas, a acne também é uma das mais mal compreendidas. Existem muitos mitos e equívocos sobre ela:

'A acne é causada por ter a pele suja e má higiene'

A maioria das reações biológicas que desencadeiam a acne ocorrem abaixo da pele, não na superfície, portanto, a limpeza da sua pele não tem efeito na sua acne. Lavar o rosto mais de duas vezes ao dia pode apenas irritar a sua pele.

'Espremer borbulhas, cravos e espinhas é a melhor maneira de se livrar da acne'

Isso pode realmente piorar os sintomas e pode deixar cicatrizes.

'A atividade sexual pode influenciar a acne'

Ter relações sexuais ou masturbar-se não vai melhorar nem piorar a acne.

'Tomar banhos de sol, camas de bronzeamento e lâmpadas de bronzeamento ajudam a melhorar os sintomas da acne'

Não há evidências conclusivas de que a exposição prolongada à luz solar ou o uso de camas de bronzeamento ou lâmpadas de bronzeamento possa melhorar a acne. Muitos medicamentos usados para tratar a acne podem tornar a sua pele mais sensível à luz, portanto, a exposição pode causar danos dolorosos à sua pele e também aumentar o seu risco de cancro da pele.

'A acne é contagiosa'

Você não pode transmitir a acne para outras pessoas.

'Acne e pasta de dentes'

Uma alegação encontrada em muitos sites é que a pasta de dentes pode secar manchas individuais.

Embora a pasta de dentes contenha substâncias antibacterianas, ela também contenha substâncias que podem irritar e danificar a sua pele.

Usar pasta de dentes desta forma não é recomendado. Existem tratamentos muito mais eficazes e seguros disponíveis em farmácias ou com médicos de família.

Diagnóstico do acne

Um médico de família pode diagnosticar a acne observando a sua pele. Isto envolve examinar o seu rosto, peito ou costas para detetar os diferentes tipos de borbulhas, como comedões ou nódulos dolorosos e vermelhos.

A gravidade da sua acne determinará onde deve procurar tratamento e qual o tratamento que deve receber.

A gravidade da acne é frequentemente categorizada como:

  • leve – principalmente comedões e pontos negros, com algumas pápulas e pústulas
  • moderada – comedões e pontos negros mais generalizados, com muitas pápulas e pústulas
  • grave – muitas pápulas, pústulas, nódulos ou quistos grandes e dolorosos; poderá também ter algumas cicatrizes

Para acne leve, deve falar com um farmacêutico para obter aconselhamento. Para acne moderada ou grave, fale com um médico de família.

Acne em mulheres

Se a acne começar repentinamente em mulheres adultas, pode ser um sinal de um desequilíbrio hormonal, especialmente se for acompanhada por outros sintomas como:

A causa mais comum de desequilíbrios hormonais em mulheres é a síndrome do ovário policístico (SOP).

A SOP pode ser diagnosticada utilizando uma combinação de ecografias e análises sanguíneas.

Leia mais sobre diagnóstico da SOP.

Tratamento do acne

O tratamento para a acne depende da sua gravidade. Pode levar vários meses de tratamento antes que os sintomas da acne melhorem.

Se tiver apenas alguns cravos, pontos brancos e borbulhas, um farmacêutico deverá ser capaz de aconselhá-lo sobre como tratá-los com sucesso com géis ou cremes de venda livre (tratamentos tópicos) que contenham peróxido de benzoílo.

Consulte um médico sobre Acne

Consulte um médico sobre Acne

Discuta os seus sintomas e obtenha orientação médica adequada à sua situação — tudo online.

Tratamentos com um médico de família

Consulte um médico de família se a sua acne for moderada ou grave, ou se a medicação da farmácia não tiver funcionado, pois provavelmente precisará de medicação prescrita.

Medicamentos prescritos que podem ser usados para tratar a acne incluem:

  • retinóides tópicos
  • antibióticos tópicos
  • ácido azelaico
  • antibióticos em comprimidos
  • nas mulheres, a pílula anticoncional combinada

Se tiver acne grave, ou se os medicamentos prescritos não estiverem a funcionar, o seu médico de família pode encaminhá-lo para um especialista no tratamento de condições de pele (dermatologista).

Por exemplo, se:

  • tiver um grande número de pápulas e pústulas no peito e nas costas, bem como no rosto
  • tiver nódulos dolorosos
  • tiver cicatrizes, ou estiver em risco de cicatrizes
  • a sua condição o estiver a fazer sentir-se muito deprimido ou ansioso

Para acne leve a moderada ou moderada a grave, geralmente começará com uma combinação de tratamentos tópicos, ou antibióticos em comprimidos combinados com tratamentos tópicos.

Terapias hormonais ou a pílula anticoncional oral combinada também podem ser eficazes em mulheres que têm acne.

Mas a pílula progestagénica ou o implante contraceptivo podem, por vezes, piorar a acne.

Muitos destes tratamentos podem levar de 2 a 3 meses antes de começarem a funcionar.

É importante ser paciente e persistir com um tratamento recomendado, mesmo que não haja um efeito imediato.

Tratamentos tópicos (géis, cremes e loções)

Peróxido de benzoílo

O peróxido de benzoílo funciona como um antisséptico para reduzir o número de bactérias na superfície da pele.

Também ajuda a reduzir o número de cravos e pontos brancos, e tem um efeito anti-inflamatório.

O peróxido de benzoílo está geralmente disponível como um creme ou gel. É usado uma ou duas vezes ao dia.

Deve ser aplicado após a lavagem em todas as partes do rosto afetadas pela acne.

Deve ser usado com moderação, pois o excesso pode irritar a sua pele.

Também torna o seu rosto mais sensível à luz solar, por isso evite o sol e fontes de luz ultravioleta (UV) (como camas de bronzeamento), ou use protetor solar.

O peróxido de benzoílo pode ter um efeito de branqueamento, por isso evite que entre em contacto com o cabelo ou roupas.

Os efeitos secundários comuns do peróxido de benzoílo incluem:

  • pele seca e tensa
  • sensação de ardor, comichão ou picada
  • alguma vermelhidão e descamação da pele

Os efeitos secundários são geralmente leves e devem desaparecer quando o tratamento terminar.

A maioria das pessoas precisa de um curso de tratamento de 6 semanas para limpar a maior parte ou toda a sua acne.

Pode ser aconselhado a continuar o tratamento com menos frequência para evitar que a acne volte.

Retinóides tópicos

Os retinóides tópicos funcionam removendo as células mortas da pele da superfície da pele (esfoliando), o que ajuda a evitar que se acumulem dentro dos folículos pilosos.

A tretinoína e o adapaleno são retinóides tópicos usados para tratar a acne. Estão disponíveis em gel ou creme e são geralmente aplicados uma vez por dia antes de se deitar.

Aplique em todas as partes do rosto afetadas pela acne 20 minutos após a lavagem do rosto.

É importante aplicar retinóides tópicos com moderação e evitar a exposição excessiva à luz solar e aos raios UV.

Os retinóides tópicos não são adequados para uso durante a gravidez, pois existe o risco de poderem causar defeitos congénitos.

Os efeitos secundários mais comuns dos retinóides tópicos são irritação e picadas leves na pele.

Geralmente é necessário um curso de 6 semanas, mas pode ser aconselhado a continuar a usar o medicamento com menos frequência após este período.

Antibióticos tópicos

Os antibióticos tópicos ajudam a matar as bactérias na pele que podem infetar os folículos pilosos obstruídos. Estão disponíveis como uma loção ou gel que é aplicado uma ou duas vezes ao dia.

Geralmente, recomenda-se um curso de 6 a 8 semanas. Após este período, o tratamento é geralmente interrompido, pois existe o risco de as bactérias no seu rosto se tornarem resistentes aos antibióticos.

Isso pode piorar a sua acne e causar infeções adicionais.

Os efeitos secundários são incomuns, mas podem incluir:

  • irritação leve da pele
  • vermelhidão e ardor da pele
  • descamação da pele

Ácido azelaico

O ácido azelaico é frequentemente usado como um tratamento alternativo para a acne se os efeitos secundários do peróxido de benzoílo ou dos retinóides tópicos forem particularmente irritantes ou dolorosos.

O ácido azelaico funciona eliminando as células mortas da pele e matando as bactérias.

Está disponível como um creme ou gel e é geralmente aplicado duas vezes ao dia (ou uma vez ao dia se a sua pele for particularmente sensível).

O medicamento não torna a sua pele sensível à luz solar, por isso não precisa de evitar a exposição ao sol.

Geralmente, precisa de usar ácido azelaico por um mês antes que a sua acne melhore.

Os efeitos secundários do ácido azelaico são geralmente leves e incluem:

  • ardor ou picadas na pele
  • comichão
  • pele seca
  • vermelhidão da pele

Antibióticos em comprimidos

Os antibióticos em comprimidos (antibióticos orais) são geralmente usados em combinação com um tratamento tópico para tratar a acne mais grave.

Na maioria dos casos, é prescrita uma classe de antibióticos chamada tetraciclinas, a menos que esteja grávida ou a amamentar.

As mulheres grávidas ou a amamentar são geralmente aconselhadas a tomar um antibiótico chamado eritromicina, que é conhecido por ser mais seguro de usar.

Geralmente, leva cerca de 6 semanas antes de notar uma melhoria na sua acne.

Dependendo de como reage ao tratamento, um curso de antibióticos orais pode durar de 4 a 6 meses.

As tetraciclinas podem tornar a sua pele sensível à luz solar e aos raios UV, e também podem tornar a pílula anticoncional oral menos eficaz durante as primeiras semanas de tratamento.

Terá de usar um método contraceptivo alternativo, como preservativos, durante este período.

Terapias hormonais

As terapias hormonais podem frequentemente beneficiar as mulheres com acne, especialmente se a acne piorar em torno dos períodos ou estiver associada a condições hormonais como a síndrome do ovário policístico.

Se ainda não o usar, um médico de família pode recomendar a pílula anticoncional oral combinada, mesmo que não seja sexualmente ativo.

Esta pílula combinada pode frequentemente ajudar a melhorar a acne em mulheres, mas pode levar até um ano para que os benefícios completos sejam vistos.

Co-ciprindiol

O co-ciprindiol é um tratamento hormonal que pode ser usado para acne mais grave que não responde aos antibióticos. Ajuda a reduzir a produção de sebo.

Provavelmente terá de usar co-ciprindiol por 2 a 6 meses antes de notar uma melhoria significativa na sua acne.

Existe um pequeno risco de que as mulheres que tomam co-ciprindiol possam desenvolver cancro da mama mais tarde na vida.

Por exemplo, num grupo de 10.000 mulheres que não tomaram co-ciprindiol, esperaria que 16 delas desenvolvessem cancro da mama até aos 35 anos.

Este número aumenta para 17 ou 18 para mulheres que foram tratadas com co-ciprindiol durante pelo menos 5 anos na casa dos 20 anos.

Existe também uma pequena chance de o co-ciprindiol causar um coágulo sanguíneo. O risco é estimado em cerca de 1 em 2.500 em qualquer ano.

Não se pensa que seja seguro tomar co-ciprindiol se estiver grávida ou a amamentar. As mulheres podem precisar de fazer um teste de gravidez antes de iniciar o tratamento.

Outros efeitos secundários do co-ciprindiol incluem:

  • dores de cabeça
  • mamas doloridas
  • alterações de humor
  • perda de interesse pelo sexo
  • ganho ou perda de peso

Isotretinoína

A isotretinoína é um tratamento para acne grave que vem em cápsulas. Tem vários efeitos benéficos:

  • ajuda a normalizar o sebo e a reduzir a quantidade produzida
  • ajuda a evitar que os folículos se obstruam
  • diminui a quantidade de bactérias na pele
  • reduz a vermelhidão e o inchaço em e ao redor das borbulhas

Mas o medicamento também pode causar uma ampla gama de efeitos secundários. É recomendado apenas para casos graves de acne que não responderam a outros tratamentos.

Devido ao risco de efeitos secundários, a isotretinoína só pode ser prescrita por um médico especialista.

Leia tudo sobre isotretinoína, incluindo quem pode tomá-la, efeitos secundários e os riscos na gravidez.

Tratamentos não farmacêuticos

Vários tratamentos para a acne não envolvem medicação.

Pode ser recomendado que faça terapia fotodinâmica, onde a luz é aplicada à pele numa tentativa de melhorar os sintomas da acne.

Outros tratamentos não farmacêuticos incluem:

  • extrator de comedões – um pequeno instrumento em forma de caneta que pode ser usado para limpar cravos e pontos brancos
  • peelings químicos – onde uma solução química é aplicada ao rosto, fazendo com que a pele descasque e seja substituída por pele nova

Mas estes tratamentos podem não funcionar e não podem ser recomendados de forma rotineira.

Complicações do acne

As cicatrizes de acne podem, por vezes, desenvolver-se como uma complicação da acne. Qualquer tipo de borbulha pode levar a cicatrizes, mas é mais comum quando os tipos mais graves de borbulhas (nódulos e quistos) rebentam e danificam a pele circundante.

Cicatrizes também podem ocorrer se espremer ou cutucar as suas borbulhas, por isso é importante não o fazer.

Existem 3 tipos principais de cicatrizes de acne:

  • cicatrizes de picada de gelo – pequenos buracos profundos na superfície da sua pele que parecem que a pele foi perfurada com um objeto afiado
  • cicatrizes de ondulação – causadas por bandas de tecido cicatricial que se formam sob a pele, dando à superfície da pele uma aparência ondulada e irregular
  • cicatrizes em caixa – depressões redondas ou ovais, ou crateras, na pele

Tratamento de cicatrizes de acne

Muitas clínicas privadas em Portugal oferecem tratamento para cicatrizes de acne. Os preços podem variar amplamente, desde cerca de 500 € até mais de 12 000 €, dependendo do tipo de tratamento necessário.

É importante ter expectativas realistas sobre o que o tratamento cosmético pode alcançar. Embora o tratamento possa melhorar significativamente a aparência das suas cicatrizes, não pode eliminá-las completamente.

Os tratamentos para cicatrizes de acne incluem:

Dermoabrasão

A dermoabrasão envolve a remoção da camada superior da pele, seja usando lasers ou uma escova de arame especialmente feita.

Após o procedimento, a sua pele ficará vermelha e dolorida durante vários meses, mas à medida que cicatriza, deverá notar uma melhoria na aparência das suas cicatrizes.

Tratamento a laser

O tratamento a laser pode ser usado para tratar cicatrizes de acne leves a moderadas. Existem 2 tipos de tratamento a laser:

  • tratamento a laser ablativo – onde os lasers são usados para remover uma pequena área de pele à volta da cicatriz para produzir uma nova área de pele com uma aparência suave
  • tratamento a laser não ablativo – onde os lasers são usados para estimular o crescimento de novo colagénio (um tipo de proteína encontrada na pele), o que ajuda a reparar alguns dos danos causados pelas cicatrizes e melhora a aparência

Técnicas de punção

As técnicas de punção são usadas para tratar cicatrizes de picada de gelo e cicatrizes em caixa. Existem 3 tipos de técnica de punção:

  • excisão por punção – usada para tratar cicatrizes de picada de gelo leves. A cicatriz é cirurgicamente removida e a ferida restante é selada. Após a cicatrização da ferida, deixa uma área de pele mais suave e uniforme
  • elevação por punção – usada para tratar cicatrizes em caixa. A base da cicatriz é cirurgicamente removida, deixando os lados da cicatriz no lugar. A base é então readaptada aos lados, mas levantada para que fique ao nível da superfície da pele. Isso torna a cicatriz muito menos notável
  • enxerto por punção – usada para tratar cicatrizes de picada de gelo muito profundas. Tal como na excisão por punção, a cicatriz é removida, mas a ferida é "tapada" com uma amostra de pele retirada de outra parte do corpo (geralmente da parte de trás da orelha)

Subcisão

A subcisão é um tratamento cirúrgico que pode ser usado para tratar cicatrizes de ondulação. Durante a cirurgia, a camada superior da pele é removida do tecido cicatricial subjacente. Isso permite que o sangue se acumule sob a área afetada. O coágulo sanguíneo ajuda a formar tecido conjuntivo, que eleva a cicatriz de ondulação para que fique ao nível do resto da superfície da pele.

Uma vez concluída a subcisão, tratamentos adicionais, como tratamento a laser e dermoabrasão, podem ser usados para melhorar ainda mais a aparência da cicatriz.

Depressão

A acne pode frequentemente causar sentimentos intensos de ansiedade e stress, o que pode, por vezes, levar as pessoas com a condição a tornarem-se socialmente retraídas. Esta combinação de fatores pode levar as pessoas com acne a ficarem deprimidas.

Pode estar deprimido se, durante o último mês, se sentiu frequentemente para baixo, deprimido ou sem esperança e tem pouco interesse ou prazer em fazer coisas.

Se pensa que você ou o seu filho podem ter depressão, é importante falar com o seu médico de família. Eles podem encaminhá-lo para uma equipa de saúde mental para apoio especializado.

Os tratamentos para a depressão incluem:

  • terapias de conversação, como terapia cognitivo-comportamental (TCC)
  • um tipo de antidepressivo chamado inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS)

Leia mais sobre tratamento para depressão.

Médicos online para Acne

Discuta os seus sintomas e os próximos passos possíveis para Acne com um médico online.

5.0 (3)
Doctor

Tomasz Grzelewski

Dermatologia 21 years exp.

O Dr. Tomasz Grzelewski, PhD, é alergologista, pediatra, médico de clínica geral e especialista em medicina desportiva, com interesse clínico em dermatologia, endocrinologia, alergologia e saúde desportiva. Conta com mais de 20 anos de experiência clínica. Formou-se na Universidade Médica de Łódź, onde concluiu o doutoramento com distinção. A sua investigação foi distinguida pela Sociedade Polaca de Alergologia pelo contributo inovador na área. Ao longo da carreira, tem tratado uma grande variedade de doenças alérgicas e pediátricas, incluindo métodos modernos de dessensibilização.

Durante cinco anos, o Dr. Grzelewski liderou dois serviços de pediatria na Polónia, acompanhando casos clínicos complexos e equipas multidisciplinares. Trabalhou também em centros médicos no Reino Unido, adquirindo experiência tanto em cuidados de saúde primários como em contextos especializados. Com mais de uma década de experiência em telemedicina, presta consultas online reconhecidas pela clareza e qualidade das suas recomendações.

O Dr. Grzelewski está envolvido em programas clínicos dedicados a terapias antialérgicas avançadas. Como investigador principal, conduz estudos sobre dessensibilização sublingual e oral, contribuindo para o desenvolvimento de tratamentos modernos baseados em evidência científica.

Completou ainda estudos em dermatologia no Cambridge Education Group (Royal College of Physicians of Ireland) e um curso de endocrinologia clínica na Harvard Medical School, o que amplia a sua capacidade de acompanhar problemas cutâneos alérgicos, dermatite atópica, urticária, sintomas endócrinos e reações imunológicas.

Os pacientes procuram frequentemente o Dr. Tomasz Grzelewski por questões como:

  • alergias sazonais e perenes
  • rinite alérgica e congestão nasal crónica
  • asma e dificuldades respiratórias
  • alergias alimentares e medicamentosas
  • dermatite atópica, urticária e reações cutâneas
  • infeções recorrentes em crianças
  • aconselhamento sobre atividade física e saúde desportiva
  • questões gerais da medicina familiar
O Dr. Tomasz Grzelewski é reconhecido pela comunicação clara, abordagem estruturada e capacidade de explicar opções terapêuticas de forma simples e acessível. A sua experiência multidisciplinar em alergologia, pediatria, dermatologia e endocrinologia permite-lhe oferecer cuidados seguros, atualizados e completos para pacientes de todas as idades.
0.0 (206)
Doctor

Alexandra Alexandrova

Medicina geral 9 years exp.

A Dra. Alexandra Alexandrova é médica licenciada em medicina geral em Espanha, com especialização em tricologia, nutrição e medicina estética. Oferece consultas online para adultos, combinando uma abordagem terapêutica com cuidados personalizados para o cabelo, o couro cabeludo e a saúde geral.

Áreas de especialização:

  • Queda de cabelo em mulheres e homens, queda de cabelo pós-parto, alopecia androgenética e eflúvio telógeno.
  • Condições do couro cabeludo: dermatite seborreica, psoríase, irritação, caspa.
  • Doenças crónicas: hipertensão, diabetes, distúrbios metabólicos.
  • Consulta de tricologia online: planos de tratamento personalizados, apoio nutricional, estimulação do crescimento capilar.
  • Prevenção da queda de cabelo: desequilíbrios hormonais, stress, cuidados capilares adequados.
  • Avaliações médicas de rotina e prevenção de doenças cardiovasculares e metabólicas.
  • Aconselhamento nutricional personalizado para melhorar a força capilar, a saúde da pele e o equilíbrio hormonal.
  • Medicina estética: estratégias não invasivas para melhorar a qualidade da pele, o tónus e o bem-estar metabólico.

A Dra. Alexandrova segue uma abordagem baseada na evidência e centrada na pessoa. As consultas online com terapeuta e tricologista na Oladoctor oferecem apoio profissional para o cabelo, couro cabeludo e saúde geral — tudo no conforto da sua casa.

Camera Marcar consulta online
€ 59
bg-pattern-dark

Receba atualizações e ofertas exclusivas

Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.