Bg pattern

Arterite temporal

A arterite temporal (arterite de células gigantes) é uma inflamação das artérias, particularmente as que se encontram nas laterais da cabeça (as têmporas). É grave e requer tratamento urgente.

Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.

Esta página fornece informação geral e não substitui a consulta de um médico. Se os sintomas forem graves, persistentes ou estiverem a agravar-se, procure aconselhamento médico com urgência.

A arterite temporal (arterite de células gigantes) é uma inflamação das artérias, particularmente as que se encontram nas laterais da cabeça (as têmporas). É grave e requer tratamento urgente.

Sintomas da arterite temporal

Os sintomas da arterite temporal dependem de quais artérias são afetadas.

Os principais sintomas são:

  • dores de cabeça frequentes e intensas
  • dor ou sensibilidade nas laterais da cabeça (têmporas) ou no couro cabeludo
  • dor na mandíbula ao comer ou falar
  • problemas de visão, como visão dupla ou perda de visão em 1 ou ambos os olhos

Sintomas mais gerais também são comuns – por exemplo, sintomas semelhantes aos da gripe, perda de peso não intencional, depressão e fadiga.

Algumas pessoas com arterite temporal também desenvolvem polimialgia reumática (PMR). Isto causa dor, rigidez e inflamação nos músculos ao redor dos ombros, pescoço e quadris.

Testes para arterite temporal

Se consultar um médico de família sobre a arterite temporal, ele perguntará sobre os seus sintomas e examinará as suas têmporas.

Após a realização de alguns exames de sangue, será encaminhado para um especialista.

Ele poderá realizar testes adicionais para ajudar a diagnosticar a arterite temporal.

Poderá ter:

  • uma ecografia das suas têmporas
  • uma biópsia sob anestesia local – onde uma pequena amostra da artéria temporal é removida e verificada quanto a sinais de arterite temporal

Se tiver problemas de visão, deve ter uma consulta no mesmo dia com um especialista em olhos (oftalmologista) num serviço de oftalmologia hospitalar.

Tratamento para arterite temporal

A arterite temporal é tratada com medicamentos esteroides, geralmente prednisolona.

O tratamento será iniciado antes da confirmação da arterite temporal devido ao risco de perda de visão se não for tratada rapidamente.

Existem 2 fases de tratamento:

  1. Uma dose inicial elevada de esteroides durante algumas semanas para ajudar a controlar os seus sintomas.
  2. Uma dose mais baixa de esteroides (após a melhoria dos seus sintomas) administrada durante um período de tempo mais longo, possivelmente vários anos.

Um pequeno número de pessoas pode precisar tomar esteroides pelo resto da vida.

Terá consultas de acompanhamento regulares para verificar como está a progredir e verificar se tem algum efeito secundário.

Esteroides

Não pare de tomar esteroides abruptamente, a menos que o seu médico lhe diga para o fazer. Interromper um tratamento prescrito pode deixá-lo muito doente.

Outros tratamentos

Poderá também precisar de tomar outros tipos de medicamentos se tiver arterite temporal, incluindo:

  • aspirina em baixa dose – para reduzir o risco de acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco, que podem ocorrer se as artérias do seu coração forem afetadas
  • inibidores da bomba de protões (IBPs) – para diminuir o risco de desenvolver um problema estomacal, como indigestão ou uma úlcera estomacal, que pode ser um efeito secundário da toma de prednisolona
  • terapia com bisfosfonatos – para reduzir o risco de osteoporose ao tomar prednisolona
  • imunossupressores – para permitir a redução da medicação esteroide e ajudar a prevenir o retorno da arterite temporal
bg-pattern-dark

Receba atualizações e ofertas exclusivas

Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.