Doença do Neurónio Motor (DNM)
A doença do neurónio motor (DNM) causa fraqueza muscular que piora ao longo de alguns meses ou anos. É geralmente uma doença que diminui a esperança de vida e atualmente não tem cura, mas o tratamento pode ajudar a controlar os sintomas.
Se reconhecer estes sintomas, procure aconselhamento médico. Em caso de agravamento, contacte os serviços de emergência.
-
Nesta página
A doença do neurónio motor (DNM) causa fraqueza muscular que piora ao longo de alguns meses ou anos. É geralmente uma doença que diminui a esperança de vida e atualmente não tem cura, mas o tratamento pode ajudar a controlar os sintomas.
Sintomas da doença do neurónio motor (DNM)
Adultos de qualquer idade podem contrair a doença do neurónio motor (DNM), mas geralmente afeta pessoas com mais de 50 anos.
Os sintomas que pode ter inicialmente incluem:
- mãos rígidas ou fracas – pode ter problemas em segurar ou agarrar coisas
- pernas e pés fracos – pode achar difícil subir escadas, pode tropeçar muito e pode achar difícil levantar ou mover o pé (pé caído)
- contrações, espasmos ou cãibras musculares (onde os músculos apertam dolorosamente)
À medida que a DNM piora, pode:
- ter problemas para respirar, engolir e falar
- produzir muita saliva (baba)
- ter alterações no seu humor e personalidade
- ser incapaz de andar ou mover-se
Os sintomas afetam cada pessoa de forma diferente. Pode não ter todos os sintomas e a rapidez com que pioram pode variar de pessoa para pessoa.
Os sintomas iniciais da DNM, como contrações e fraqueza muscular, podem ser semelhantes a outras condições menos graves. Mas é importante que sejam verificados por um médico de família.
Consulte um médico de família se tiver:
- dificuldade em segurar ou agarrar objetos
- fraqueza nas pernas ou pés
- contrações ou cãibras musculares que continuam a ocorrer, duram muito tempo ou não desaparecem
Como a doença do neurónio motor (DNM) é diagnosticada
Se um médico de família achar que pode ter doença do neurónio motor (DNM), ele pode encaminhá-lo para um especialista em cérebro e nervos (neurologista) para uma avaliação e alguns testes.
Os testes usados para ajudar a diagnosticar a DNM incluem:
- análises de sangue
- testes para verificar o quão bem os seus nervos estão a funcionar
- uma ressonância magnética (RM) para ajudar a descartar outras condições que afetam o cérebro e os nervos
A DNM pode ser difícil de diagnosticar nos estágios iniciais. Mas à medida que os sintomas pioram, geralmente pode ser confirmada.
Tipos de doença do neurónio motor (DNM)
Existem 4 tipos principais de doença do neurónio motor (DNM).
Cada tipo afeta diferentes partes do corpo, especialmente nos estágios iniciais da condição. A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é o tipo mais comum de DNM.
Os 4 tipos principais de DNM
Tipo Sintomas iniciais
| Esclerose lateral amiotrófica (ELA) | Fraqueza muscular nos braços e pernas que pode fazer com que tropece e deixe cair coisas
| Paralisia bulbar progressiva (PBP) | Afeta principalmente os músculos da face, garganta e língua, causando fala arrastada e problemas para engolir
| Atrofia muscular progressiva (AMP) | Fraqueza nas mãos
| Esclerose lateral primária (ELP) | Pernas fracas, às vezes com outros sintomas, incluindo problemas de fala
Como a doença do neurónio motor (DNM) afeta a sua vida
A doença do neurónio motor (DNM) piora ao longo de vários meses ou anos e geralmente diminui a esperança de vida. A rapidez com que isso acontece varia de pessoa para pessoa.
A DNM pode afetar a vida de uma pessoa de muitas maneiras, incluindo:
- mobilidade e movimento
- fala e comunicação
- respiração, deglutição, alimentação e bebida
- emoções, sentimentos, pensamentos e comportamento
- relacionamentos e família
Vai precisar de cuidados e apoio contínuos de uma ampla gama de especialistas, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e terapeutas da fala, para ajudá-lo com esses problemas.
À medida que a DNM piora, terá dificuldade em se mover e pode precisar de uma cadeira de rodas. Também pode precisar de uma máquina chamada ventilador para ajudá-lo a respirar e tecnologia assistiva para ajudar na fala.
Quanto tempo pode esperar viver depende dos seus sintomas e do tipo de DNM que tem. A sua equipa de cuidados poderá falar consigo sobre a esperança de vida se quiser saber mais.
Tratamento para a doença do neurónio motor (DNM)
Atualmente, não existe cura para a doença do neurónio motor (DNM). Mas existem tratamentos que podem aliviar os seus sintomas e ajudá-lo a ter a melhor qualidade de vida possível.
O tipo de tratamento que lhe será oferecido dependerá dos seus sintomas e do tipo de DNM que tem. Provavelmente precisará de diferentes tratamentos ao longo do tempo.
Uma equipa de profissionais de saúde fornecerá o apoio de que precisa. A equipa pode incluir um enfermeiro especialista, um especialista em cérebro e nervos (neurologista), um fisioterapeuta e um terapeuta ocupacional.
Medicamentos para a DNM
Os tratamentos que pode ter incluem:
- medicamentos para ajudar a aliviar os sintomas, como rigidez muscular ou cãibras, baba e falta de ar
- um medicamento chamado riluzol se tiver esclerose lateral amiotrófica (ELA), que pode ajudar a retardar a sua progressão
Tratamento e apoio para os sintomas da DNM
Também lhe será oferecido tratamento e apoio para os sintomas da DNM. As necessidades de cada pessoa serão diferentes dependendo dos seus sintomas.
O apoio de que pode precisar pode incluir:
- fisioterapia e exercícios para ajudar com a fraqueza e rigidez muscular
- aconselhamento dietético para ajudá-lo a manter o peso – também pode precisar de equipamento e auxílios para ajudá-lo ao comer e beber
- equipamento de mobilidade, como andadores e cadeiras de rodas, e adaptações domésticas, como corrimãos e elevadores de escadas
- ajuda com os cuidados pessoais, como lavar, tomar banho e vestir-se
- ajuda para comunicar – um terapeuta da fala pode ensinar-lhe técnicas úteis para ajudá-lo a falar e aconselhá-lo sobre auxílios de comunicação adequados
- terapia da fala, como terapia cognitivo-comportamental (TCC), para ajudá-lo a lidar com emoções e sentimentos, como ansiedade e depressão
Deve ter uma consulta com a sua equipa de cuidados a cada 2 ou 3 meses para discutir quaisquer alterações nos seus sintomas e necessidades e para verificar como está a correr o tratamento.
Causas da doença do neurónio motor (DNM)
A doença do neurónio motor (DNM) afeta os nervos no seu cérebro e medula espinhal chamados neurónios motores. Os neurónios motores dizem aos seus músculos o que fazer.
Se tiver DNM, os seus neurónios motores param de funcionar corretamente.
Não está claro por que isso acontece, mas para a maioria das pessoas pensa-se que uma combinação de certos genes e outros fatores está envolvida.
Cerca de 1 em 10 pessoas com DNM tem um histórico familiar da condição. Mas se alguém na sua família tem DNM, isso não significa necessariamente que também a terá.
Receba atualizações e ofertas exclusivas
Seja o primeiro a conhecer novos serviços, atualizações do marketplace e ofertas exclusivas para subscritores.